Almoço em Puerto Montt, sobremesa em Frutillar

Palafitos de Angelmó

Além de ser o vilarejo mais próximo de Bariloche — tanto o Cruce de Lagos quanto o ônibus de linha passam por lá antes de chegar a Puerto Montt — Puerto Varas tem a vantagem de estar mais ou menos no centro geográfico dos pontos de interesse dos lagos andinos.

Transformei dois desses passeios — a Puerto Montt e a Frutillar — em excursões gastronômicas consecutivas. E o que é melhor: tudo com transporte público :mrgreen:

Parada do micro em Puerto Varas

Começamos pegando um micro no centrinho de Puerto Varas, em frente a uma galeria na esquina da Del Salvador com San Francisco. Todos os micros que conectam a cidade às vizinhas passam por ali. Tarifa: 700 pesos (US$ 1 e pouquinho).

A passagem Puerto Varas-Puerto Montt

Meia hora mais tarde (Puerto Montt está a apenas 20 km de Puerto Varas) desembarcávamos no anexo da rodoviária de Puerto Montt. Vale comentar que a rodoviária de Puerto Montt é limpíssima e moderníssima; mas o anexo, onde param os micros, é o horror o horror o horror.

De lá viramos à esquerda (de quem está de costas para o mar) e caminhamos por menos de 15 minutos. Passando o porto e um enclavezinho de lojas de artesanato chegamos ao nosso destino: os Palafitos de Angelmó, um conjunto de restaurantezinhos à beira do canal estreito proporcionado por uma ilhota em frente. O Nick já tinha estado lá em outra viagem, e a Meilin super-recomendava também.

Palafitos de Angelmó

Os Palafitos é um daqueles lugares onde o pitorescômetro sobe às alturas. Como resistir a entrar num desses micro-restauranticos com mesas apertadinhas e vista para os barquinhos chegando com peixe fresco? (Tá, NAQUELE momento exato não vi nenhum peixe chegando, mas a gente imagina, pô.)

Local 16/17

O mais indicado é o local número 19, que sai em tudo quanto é guia  e revista. Olhei pela janela e… bem, as janelas tem meias-cortinas e a chef tem chapéu de chef. Não, eu não queria um restaurante normal. Eu queria ir num sujinho comum. Escolhemos o número 15/16, de dona Vilma, pela vista.

Sra. Vilma!Mexilhõezões20 dólares...

Pedi mexilhões enormes; o Nick foi de côngrio frito. Tomamos cerveja. Tiramos fotos. Pagamos a conta (11 mil pesos; uns 20 dólares), felizes, e fomos embora.

O côngrio frito do Nick

Os 15 minutos de volta à rodoviária ajudaram a fazer um pouquinho a digestão. Ao chegar ao anexo pobrinho, achamos o lugar de onde saía o micro pra Frutillar.

O micro para Frutillar

A tarifa era um pouco mais cara — 1.200 pesos, ou US$ 2 e pouco. Desde Puerto Montt, a viagem é bem chatinha: os micros vêm pela auto-estrada (duplicada, espetacular — vai até 300 km ao norte do Chile assim), mas entram em Puerto Varas e em Llanquihue no caminho.

Tipo 4 reais

Uma hora depois estávamos na parte baixa de Frutillar, uma cidade cenográfica alemã à beira-lago. (Infelizmente naquele dia tinham desligado o painel gigantesco do Osorno que aparece nos dias claros no outro lado do lago.)

O píer de Frutillar

Outro ângulo...

No verão Frutillar funciona como um balneário e centro de artes (há um lindo teatro, o Teatro del Lago, que avança pelas águas do Llanquihue).

Fora de temporada é um lugar basicamente para se empanturrar de guloseimas alemãs — ali chamadas kuchen e tortas. E foi exatamente para isso que nós fomos. Quer dizer: tentamos ir também no Museu Colonial Alemão, mas estava próximo do horário de fechamento e não nos deixou entrar.

Aproveitamos uma trégua do chuvisqueiro para caminhar pela beira-lago, mas quando a chuva apertou corremos para a primeira confeitaria que apareceu na nossa frente.

O lugar se chama Duendes del Lago -- acredite

Eu fui de kuchen de morango, o Nick de kuchen de nozes. Se você preferir as tortas (altíssimas), peça uma fatia para duas pessoas, porque pelo que eu vi na mesa ao lado dá pra dois e sobra…

Kuchen de morango

Na volta estávamos no ponto esperando um micro pra Puerto Varas quando passou um casal de chilenos e nos ofereceu carona para lá — pode tanta simpatia? No caminho, nos falaram do terceiro programa gastronômico da região — ir até Porto Octay, a próxima cidadezinha à beira-lago, para um almoço pantagruélico de javali num lugar chamado Espantapájaros.

Obrigado pela carona, mas fica pra próxima!

Ah, Ricardo, me esqueci, para quem gosta de chá ,tomei muito chá na Argentina. o Té Taragui é uma delícia um sachê rende dois dos nossos nacionais. O Durazno(pêssego) é muito bom. Abraços.

Ricardo, Boa noite . Fizemos meu marido e eu o cruce dos lagos em meados de setembro, mas como viajamos novamente, não tive tempo de contar alguma coisa a respeito da viagem que pode ajudar a quem tiver interesse. O roteiro santiago/cruce dos lagos em dois dias/bariloche e buenos aires.
Fizemos o percurso com pacote de viagem de 13 dias. Começamos por Santiago da qual não preciso falar pois já muito se falou de lá. Cidade limpa e povo gentil, nenhum problema com câmbio já que falando portunhol você resolve tudo e o chileno já está se acostumando com brasileiros. O cruce é realmente lindidssímo. Pegamos dia frio e sem chuva, dizem é raridade pois chove mais de 200 dias por ano. Pernoitamos em Peula, um lugar lindo que não tem movimento, mas encanta , a natureza é perfeita, tudo um cartão postal. Atravessamos a fronteira com muita neve na estrada, travessia bem legal e pitoresca com destino a Bariloche, cidade muito acolhedora e linda . Clima ótimo em setembro. O que tinha receio era do frio mas deu até para fazer caminhadas no calçadão perto do lago. Para quem gosta é um bom programa. Em Bariloche ficamos em hotel do centro (Nevada) bem localizado, quarto pequeno, aquecimento meio exagerado mas o centro é bom pois tudo se concentra ali e pode-se ficar a vontade. Dos lugares que mais gostei para comer foi no restaurante RODEO na Rua Palacios 127. Foi o que + agradou pelo serviço atencioso e comida boa. Estava nevando forte no cerro catedral no dia 17 de setembro. Foi inesperado. fomos também ao campanário, tudo muito bonito. Bariloche realmente tem muitos encantos dá para voltar.Na volta viemos por esquel e os ônibus contratados pela cia aérea são sucateados. uma vergonha. bancos quebrados e eles não querem saber. foi o único inconveniente da viagem . O resto foi legal Buenos Aires é BBB sempre bom, barato e bonito. O que gostei ali foi de fazer saque no débito do Itau. Facil, fácil. No geral a viagem valeu a pena.

Olha realmente nesse tramo Bariloche Puerto Montt é expetacular.o que mais gostei foi comer no los pioneros (esse maior restaurante de Villa la Angostura).As geleias e frutas vendidas na estrada (trouxe varias-já no Chile) A de Frambuesa humm. Frutillar .No dia que passamos era o espetaculo dessas 3 asiaticas que tocam violinos no teatro do lago.Só tem concerto fera.Em Puerto Varas nosso hotel cabanas del lago..muito bom.O melhor cafe da manha (muito melhorr que qualquer hotel na argentina).E o restaurante la olla.Tem que pedir reserva..é lotadoo.

Olá,ficarei 5 dias hospedada em Puerto Varas e pretendo alugar um carro para ter autonomia . Gostaria de saber se é seguro ,já que estaremos só em duas mulheres,e se preciso alugar o carro já do Brasil ou é tranquilo chegar no aeroporto de Puerto Mont e alugar na hora. E se é fácil circular por Osorno,P. Mont,P. Varas e vale a pena ir à Pucon? Obrigada.

Olá, Lucia Helena! Chegue com o carro já alugado, é melhor e mais barato. Cote em sites como https://www.expedia.com . É seguro dirigir no Chile, sim. Atente apenas para a neve agora no inverno — o que torna difícil as subidas a Osorno e a viagem a Pucón por conta própria. Se você for a Pucón, programe um pernoite; a cidade é longe para um bate-volta.

Em Puerto Varas, não deixe de jantar no “Los Colonos Restaurant” – Santa Rosa, 580 – pertinho do cassino. O dono é o Enzo, um chileno-italiano muito simpático, que já morou em SP por dois anos, quando veio montar aqui o restaurante Mássimo – por aí já dá pra ter uma idéia da qualidade… Jantei lá três noites seguidas, e foi uma melhor que a outra. Minha família lembra desses jantares sempre, com muita saudade.. Abs!

Ricardo, estou com viagem marcada para Santiago,Atacama, Puerto Montt(CRUCI DOS LAGOS) e Bariloche.
Com esse vulcão em erupção terei que mudar algo? Dá para fazer, mesmo assim o Cruce dos Lagos para Bariloche? Sei que lá, agora, está complicado, e Puerto Montt, também foi afetada?
Obrigada.

Em maio fiz uma viagem com meu marido, chegando em Santiago, indo de lá de avião para Puerto Varas, depois de ônibus para Bariloche, voltando de ônibus para Puerto Varas, avião para Santiago, depois ônibus para Mendoza (viagem recomendadíssima, as mais belas vistas) e de ônibus noturno de Mendoza para Buenos Aires (ótimo serviço de bordo e ônibus confortável). Dica de refeição em Puerto Varas: Café “La Gringa” (https://lagringapostres.wordpress.com/). Preço: 5.000 pesos chilenos (uns 10 dólares) por suco + sopa + sanduíche ou quiche com salada, sobremesa e café. Os doces são ótimos e a dona do local (uma americana muito simpatica, a “gringa”) e o local bem agradável.

Ricardo,estou programando fazer uma excursão nos lagos andinos. meados de Setembro seria um mês propício para tal viagem . Como é o clima na região do chile até a Agentina. grata. Efigenia

A alta estação dos lagos é o verão. Mas não há época ruim.