2x Cajón del Maipo: de ônibus de linha e em tour organizado

cajon-de-maipo-abre2


A Luiza e a Benahia passaram o dia em Cajón del Maipo, mas fizeram passeios bem diferentes — e viram paisagens distintas, também. A Luiza foi de ônibus de linha e se aventurou pelas trilhas do cânion El Morado. A Benahia contratou um tour para curtir, sem pressa, as águas termais de Baños Colina.

Vai por elas:

El Morado

O passeio econômico da Luiza: trekking por conta própria

Estou em Santiago desde 6 de janeiro, e como estou na casa de uma amiga, ela tem me orientado para os passeios de forma que eu consiga fazer tudo de modo muito mais econômico. Fiz o passeio de El Morado, por conta própria, de ônibus. Pesquisei passeios guiados, tudo muito caro, entre 50.000 e 80.000 pesos chilenos. Levando em consideração que a entrada para o parque custa 2.000 pesos (mais ou menos R$ 8), considerei desnecessário gastar tanto. Como eu só queria fazer o passeio no Monumento El Morado, descartei a hipótese de pernoitar por lá. Para ir de ônibus é bem simples.

Chegada em Baños Morales

Chegada em Baños Morales

Entrada do parque

A linha de ônibus comuns Turmaipo reserva um ônibus para o destino Baños Morales (onde fica El Morado, as águas termais e o vulcão). De outubro a 1 de janeiro, só tem ônibus aos sábados, domingos e feriados. A partir de primeiro de janeiro e até 15 de março, sai um ônibus todos os dias. A saída é no Terminal de Metrobuses Bellavista de la Florida (penúltima estação da linha 5 do metrô). O valor de ida e volta das passagens é 8.000 pesos. A saída do ônibus do terminal é às 7h30, pontualmente (só sai um ônibus com esse destino por dia). No fim da tarde, esse mesmo ônibus volta de Baños Morales às 18h. Quem preferir pegar o ônibus em Puente Alto, nas proximidades da estação de metrô Las Mercedes, o ônibus passa às 7h50, aproximadamente. Por San José de Maipo passa mais ou menos às 8h30 e chega a Baños Morales aproximadamente às 10h. Mas não vá esperando por um ônibus de viagem… É um ônibus urbano comum, dos pequenos (micro), azul e branco, escrito “Metrobus”, e o número dele é MB-72. Caso a pessoa queira chegar ao Terminal de Buses ou a Puente Alto utilizando o metrô, basta ver a localização do hotel em relação à linha do metrô, e simular o trajeto no site.

Trilha em El Morado

Trilha em El Morado


Para fazer o trekking em El Morado, use roupas leves, boné, leve muita água, um lanche leve, frutas, e não deixe de usar bloqueador solar fator 50. Pense que vai caminhar por, pelo menos, 4 horas, num lugar árido e sem nenhuma árvore onde possa se proteger do sol. Mesmo utilizando bloqueador solar, fiquei com a marca da camiseta no braço. Na volta ventava muito, e um hidratante labial também vai muito bem. Minha filha de 13 anos foi comigo, e a recomendação do guarda, na entrada, é de que não andássemos além do lago, que fica a 6 km.

Rio de degelo


A subida não é fácil para quem é sedentário, e tem ainda os efeitos da altitude.

Acho que essas informações são ideais para quem gosta de caminhar e gastar pouco. Este é, de fato, o “caminho das pedras”.

Baños Colina

O passeio relax da Benahia: banhos termais em tour organizado

Também fui para Santiago agora em janeiro e faltando uns dias para viagem descobri Cajón del Maipo. Queria muito ir a Baños Colina e achei um anúncio de excursão com a Manzur Expediciones . Resolvi arriscar e reservei as vagas por e-mail. Valeu muito a pena! E pelo que li no comentário da Luiza, acho que o preço que paguei foi bem abaixo das outras excursões.

Em Santiago, fiquei no Ibis Providencia, e o local de encontro com o Manzur era em frente à Plaza Italia, no metrô Baquedano. Super perto do hotel, eu e meu namorado fomos caminhando na ida e na volta até o ponto de encontro.

Trajeto a Baños Colina

Baños ColinaBaños ColinaBaños ColinaTrajeto a Baños Colina

Eles estavam lá no horário marcado. Fiquei com medo de ser uma van velha ou algo do tipo, mas a van era nova, confortável, deu para dormir na volta (na ida tem que ir acordado, pois a paisagem vale a pena e até encontramos uma llama no meio do caminho, já no parque).

Baños Colina

A van nos deixou lá nas piscinas termais às 11h e voltou às 16h. O lugar é lindo, as piscinas estavam bem cheias pois era um domingo e estava muito sol. Aliás, não tem sombra no local, nenhuma, igual a Luiza falou, nem uma árvore, então tem que levar protetor, chapéu, camisa, tudo que puder proteger para não queimar muito. Lá em Baños Colina tem banheiro e ducha, para quem quiser trocar de roupa depois. O banheiro não é dos mais limpos, mas ajuda.

Baños Colina

Muita gente passando lama na cara, relaxando nas águas, foi um passeio bem diferente do restante da viagem em Santiago, Viña e Valparaíso. Gostei muito e recomendo o Manzur Expediciones. Paguei 16.000 pesos por pessoa (a entrada nas piscinas custa 8.000 pesos e já está no pacote).

Um grupo de americanos que estava na mesma van foi para fazer trekking. Eles pagaram $4.000 a menos ($12.000 no total) porque não entraram na área de Baños Colina. A van deixou o grupo deles um pouco antes da entrada das piscinas. Um outro grupo que estava com a Manzur, mas em outra van, levou bicicleta e também ficou um pouco antes da entrada, pagando menos.

Paramos no caminho em uma casinha bem típica para ir ao banheiro e comer, era uma espécie de bar. O caminho é realmente bonito de apreciar.

Bom, é isso. Saímos 8h da Plaza Itália e chegamos por volta das 19h. Baños Colina é bem no alto, então fica a 3 horas de Santiago. Acho que é uma ótima dica para quem ficar em Santiago.

Adoramos os passeios, Benahia e Luiza!

Em Cajón del Maipo também está a represa Embalse El Yeso e há outras muitas atividades para escolher, como rafting e cavalgadas. Pode valer, inclusive, o pernoite, como relatou por aqui a Joana. Quem preferir, pode ir até lá dirigindo. Mais informações no site oficial.

Leia mais:

64 comentários

Fui ao Atacama no ano de 2012. Ficamos em Santiago e depois fomos ao Atacama. Durante o tempo em que estivemos em Santiago, fomos dois dias por conta própria ao Cajón del Maipo, mas fomos de carro (alugamos um). Fomos ao Baños Colinas e a represa (ou reservatório) do rio Yeso, que é uma represa que contém 253 milhões de metros cúbicos de água, e que fica a uma altitude de 3000 metros. É um lugar fascinante. Como não vi comentários sobre esse lugar, resolvi escrever para saber se alguém conhece. A represa possui água de um azul turquesa que eu nunca vi. O caminho para chegar lá é bem difícil, estrada curta e bem perto a um precipício. Mas a vista ao chegar vale qualquer risco. Levamos sanduíches e lanchamos por lá. Foi um dia inesquecível.

O Ricardo Freire abriu um post em agosto/2011 para mim (olha que chique) pois, na época, não tinha muita informação de como chegar em Cajon del Maipo por conta própria.
Voltei a Santiago em agosto/2013 e finalmente consegui realizar meu sonho. Me sinto na obrigação de dar algumas dicas e dividir minha experiência com vocês.
Bóia, tentei comentar no post de Cajón – Quem dá o caminho das pedras – mas não consegui, por isso me perdoe desde já caso esse comentário vá para o local inadequado.
Cajón fica a aproximadamente 60KM de Santiago. Alugamos um carro e fomos com GPS, é bem sinalizado. Em menos de 1 hora chegamos na cidade.
Decidimos conhecer Embalse el Yeso depois de ver algumas imagens e relatos por aqui. Mas, como fomos no auge do inverno, algumas dicas são importantes.
Chegando em Cajón del Maipo, seguimos o “Caminho Al Volcan” e nem precisamos parar para perguntar. Há placas por todos os lados.
A estrada é sinuosa e linda, você não vai se cansar de tirar várias fotos.
Quando entramos na estrada que vai para o Embalse, começa a parte mais linda. Parecia que estávamos subindo o Valle Nevado. A paisagem é belíssima, se prepare para cruzar com cavalos selvagens, raposas e cabras no meio dos Andes.
Como a estrada é de terra e marca 29KM para chegar ao Embalse, demora cerca de 1 hora, indo devagar e curtindo a paisagem. Mas não adianta ter pressa, o caminho é incrível.
Chegando lá é que é a questão. Eu havia visto uma foto com o chão de terra. Fui de bota comum, com solado de couro e, ao chegar, tivemos que estacionar o carro um pouco antes da represa e andar pelo menos 1KM na neve. O gelo estava cobrindo toda a estradinha.
Neve de um lado, ribanceira de outro.
Então, uma dica: caso vá no inverno, use botas de neve para não correr o risco de se machucar.
Bom, a dificuldade vale a pena porque eu nunca tinha visto um lugar tão lindo em toda a vida. Silêncio, lago azul turquesa cristalino com montanha de neve por todos os lados.
Vale o passeio mil vezes.
Se estiver em Santiago, programe 1 dia inteiro para fazer esse passeio, mas eu acho que Cajón vale uma esticada maior, pois tem muita coisa a oferecer. Tem estação de esqui, glaciar, vulcão, enfim, eu ficaria pelo menos uns 3 dias por lá.
Espero ter ajudado 🙂

2 Formas BARATAS de chegar ate´ Cajon del Maipo:

– 1* De metro pegue a linha 5(verde) e va´ ate´ a estação “Bella de La Florida”, onde e´tambem uma estação de ônibus, pegue o “microbus” MB72 que vai te levar direto para o Cajon del Maipo (custos Metro($610 pesos) + microbus($950pesos)). Esse trajeto e´ muito seguro e barato, so´ que vai levar aproximadamente 2horas o percurso total entre metro + microbus.
– 2* De metro pegue a linha 4(roxa) e va´ ate´ a estação “Plaza de armas”, desda estaçao há duas formas de prosseguir, de táxi ou de microbus; de táxi: são taxis pretos que fazem corridas até o Cajon del Maipo e a vinicula Concha y Toro ou de Microbus: também pegar o numero MB72. Custos dessa segunda opção metro $610 + $1500pesos de taxi ou $800 pesos de microbus.

Segunda opção pode ser mais rápida…

Bom passeio e good luck!!

Gostaria de saber se em Abril há disponibilidade de onibus já que foi dito que diariamente só sai inibus atá Março. Se o passeio é possível e seguro fazê-lo sem guia. Obrigado

    Olá, Vinicius! Infelizmente não sabemos. Todo o nosso conhecimento sobre Cajón del Maipo é por contribuição generosa dos leitores. É muito difícil achar informações na net.

Olá gente, eu ia para Cajon por conta própria, mas achei uma excursão bem em conta, porém, como na mensagem acima, só dá pra ir se tiver no mínimo 5 pessoas. Alguém topa conhecer embalse del yeso no dia 23.06? Acessem… https://www.jorgeexcursiones.cl/excursiones.php?excursion=termas_plomo

    Oi tati. A excursão me interessa (eu e a minha esposa) e já preenchi o cadastro da empresa. Caso consiga confirmar, favor avisar.
    silvio

    Tati e Silvio, vocês fizeram o passeio com essa empresa? Deu tudo certo? Obrigada!

Boa Noite,

Eu e a minha esposa vamos para o Cajón del Maipo em 21 de maio de 2013 (terça-feira) pela Jorge Excursiones, já confirmamos através do site da empresa. Porém, até o momento, só foram cadastrados pra essa viagem apenas nós dois, precisamos de no mínimo 6 pessoas, ou seja, pelo menos mais 4, se caso alguém estiver interessado em ir pra lá é só se inscrever no link https://www.jorgeexcursiones.cl/inscripcion.php?excursion=termas_plomo&dia=15&mes=4&ano=2013, é fácil e logo após o Jorge entra em contato por e-mail para confirmar a reserva. Abraços!

Hoje estava pesquisando sobre Cajón de Maipo e descobri uma agência chilena que faz este passeio: a Ecochile Travel (https://ecochile.travel/). Eles oferecem dois passeios para a região:
– Glaciares e Termas: Quente e frio se misturam neste tour com duração de um dia, no qual faremos uma caminhada rumo ao Valle Las Arenas, onde está localizado o Glacial El Morado. Ao final (3000m altitud), você poderá relaxar nas águas acolhedoras das termas Baños Colina. Viajaremos de Santiago a San José de Maipo, um povo situado no Vale de Maipo, onde poderemos comprar petiscos para nosso piquenique de almoço. Em seguida, partimos para El Morado, onde uma caminhada exuberante e as admiráveis geleiras nos aguardam. Seu guia irá explicar tudo sobre a história e geografia da região durante a jornada de quatro horas, que culminará com um almoço junto ao glaciar. Após a descida da montanha, você poderá relaxar nas termas Baños Colina, localizadas aos pés do vulcão San Jose. (5856m altitud).U$145,00
– Através dos Andes: Descubra asexuberantes montanhasda Cordilheira dos Andescomesta caminhada, que irá levá-loatravés de umvale com belas paisagenseum antigo glaciar no Monumento Nacional ElMorado. Sairemos de Santiago em direção aosudesteaté a região de CajondelMaipo. Faremos uma parada no povoado de SanJosé de Maipo, onde você poderá se preparar para a caminhada que está por vir comprando comida no adorável comércio local. A próxima parada é o vilarejo de montanha chamado BañosMorales, onde iniciaremos a caminhada pelos Andes.Seu guia irálhe explicar tudo sobre a flora e fauna alpina sen quanto você caminhada pelo vale glacial, passando pela Laguna San Francisco e, eventualmente, ao pé do glaciar San Francisco antes de retornar a Santiago. U$125,00

Alguém conhece esta empresa??

Sobre Cajón del Maipo em agosto: acredito que não seja possível fazer o passeio ao monumento El Morado, porque há muita neve, e a região não é para praticar esportes de inverno, como Farellones ou Valle Nevado… É para trekking mesmo. A subida do monumento é muito íngreme, no verão a pessoa escorrega nas pedras, o que dirá no inverno, com neve. Acredito que seja quase impossível andar por ali. Por isso, no site da Turmaipo, durante o inverno não há ônibus para Banos Morales, somente até San Jose del Maipo. Minha amiga chilena fez o passeio com uns amigos brasileiros no mês de setembro, com um carro alugado. Ainda assim, nessa época há um pouco de neve, mas já é possível fazer o passeio. A recomendação é levar muita água sempre, mesmo que não esteja calor. Esta minha amiga me disse que uma dificuldade pela qual ela passou e de que não se esquece é de ter levado pouca água. Se não conseguir informações sobre transporte no site da Turmaipo, estando em Santiago, vale a pena ir até o Terminal de ônibus na estação Bellavista do metrô. É fácil andar de metrô em Santiago, e é deste terminal que saem os ônibus para a região de Cajón del Maipo. De San Jose del Maipo a Banos Morales é mais ou menos 1 hora e meia, sendo que boa parte do trecho é difícil até para dirigir. Talvez valha a pena alugar um carro, se o passeio for feito por um grupo de pessoas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito