Cancún: como escolher o seu hotel

Vista do hotel Cancún Caribe Park Royal Grand (km 11)

A península de Cancún tem praticamente uma centena de hotéis ao longo de seus 20 km. Antes de achar a sua agulha nesse palheiro, é melhor entender a geografia do pedaço.

Zona Hoteleira: ponta norte, da animação

O desenvolvimento de Cancún começou, em meados dos anos 80, pela ponta norte da península. As praias dali, voltadas para a baía de Mujeres, têm águas calmíssimas, tipo piscininha. É uma região ocupada por hotéis mais antigos, em terrenos pequenos: não espere piscinas grandes nem jardins. Por outro lado, é o trecho ideal para quem quer sair a pé para aproveitar a noite: por ali estão os bares e discos Señor Frog’s, Carlos’n Charlie, Coco Bongo (com shows superproduzidos toda noite), Hard Rock Café, Hooters, Friday’s. É o ponto mais animado do Boulevard Kukulcán (o nome oficial da avenida da zona hoteleira), pronto para quem quer brincar o ano inteiro de “spring break” (o equivalente americano à nossa semana do saco cheio). Os shoppings por ali são meio caidinhos. Há um píer de embarque para Isla Mujeres por ali mesmo (na Playa Tortuga) e o centrinho “de verdade” de Cancún não está longe. Os hotéis desse trecho têm como endereço os km 8 e 9. Aqui eu ficaria no Krystall Grand(ex-Hyatt Regency), porque é confortável, está numa praia ótima, tem bom preço e não é all-inclusive, permitindo que você curta tudo o que Cancún e a região têm a oferecer fora do hotel sem remorso. Já para quem quer mesmo all-inclusive, o Riu Cancún está no limite da zona de mar calminho.

Entre os km 12 e 13: shoppings

Quando a praia passa a se voltar para o leste, já estamos em mar aberto. O mar piscininha dá lugar a um mar com ondas — mas sem perder o tom azul-turquesa, nem oferecer (muito) perigo. Os hotéis ficam mais verticais, mas seus terrenos não aumentam na mesma proporção, não. Em alguns pontos forma-se um paredão de prédios pé-na-areia. O melhor trecho desta zona intermediária é entre os km 12 e 13, porque ali estão localizados os dois melhores shoppings da cidade: o La Isla (que é ao ar livre) e o Plaza Kukulkan (que tem uma ala chique, a Luxury Avenue). Os restaurantes são mais caretas e o ambiente bem mais familiar do que lá em cima. Bons hotéis nesta região: o elegante Le Blanc, o acessível Grand Park Royal Cancún Caribe, o rejuvenescido ME Cancún, o grandalhão Park Royal Cancún, o moderno Westin Lagunamar (um dos mais novos da península, e com um superpiscinão), e o renovado Aqua. O hotel mais barato dos pacotes, o Flamingo, também fica mais ou menos por aqui. Mas é um hotel bem básico. (Na mesma faixa de preço, eu ficaria com o Krystall Grand do grupo anterior.)

Ao sul, mais espaço

A parte de baixo da península é de desenvolvimento mais recente. Por aqui se encontram os hotéis com terrenos mais espaçosos. O lado da laguna é ocupado não por restaurantes ou danceterias, mas por campos de golfe. No km 16 estão dois hotéis que os brasileiros conhecem de outras invasões, os vizinhos Oasis Cancún e Gran Oasis Cancún. Por ali também estão dois hotéis recentemente renovados: o Iberostar Cancún e o Paradisus Cancún (ex-Gran Meliá).

Finalmente, escondidinho na enseada calmíssima de Punta Nizuc, está o Club Med, pioneiro da região e inteiramente renovado há poucos anos.

Outros pontos que você deve considerar ao escolher seu hotel:

Precisa alugar carro? Não, só se você quiser. Os 20 km do Boulevard Kukulkan são percorridos entre 6h e 22h por ônibus bem decentes, a menos de um dólar. Precisando voltar para o hotel à noite, tome um táxi; a tarifa é fixa, não deve sair mais do que 7 dólares (vindo do centro, 15 dólares). Para passeios fora da cidade: Chichén Itzá é muito longe (2h30/3h) para ir de carro; é melhor ir de excursão. Os ecoparques da Riviera Maia (Xcaret, Xplor, Xel-há) oferecem ingressos com transporte incluído; é mais tranqüilo. Eu só recomendaria alugar carro para tirar um ou dois dias para ir a Playa del Carmen ou Tulum sem pressão de horário.

All-inclusive ou não? Alguns hotéis oferecem a opção all-inclusive; outros são, perdão, exclusivamente all-inclusive. Vale a pena? Se você vai com crianças e/ou quer ficar o máximo de tempo possível no hotel, sempre vale. Agora: se a sua intenção é fazer muitos passeios de dia e curtir Cancún adoidado à noite — que são as razões pelas quais você deve ter escolhido Cancún frente a outros destinos do Caribe — então o all-inclusive vai acabar não se pagando.

Já ouviu falar da Riviera Maia? Se você está indo para Cancún por causa da praia, da infra hoteleira e dos parques, mas não por causa dos shoppings, bares e discotecas, considere os resorts que ficam ao longo da Riviera Maia. Os 150 km que separam Cancún de Tulum têm praias belíssimas, algumas delas em enseadas delicadinhas, ocupadas por grandes resorts que não ficam a dever aos grandes hotéis da cidade — e que estão mais perto das outras atrações da região, como os ecoparques. Há desde all-inclusives de redes com bom custo x benefício, como Iberostar, Barceló, Gran Palladium e Dreams, até resorts de altíssimo luxo, como o Maroma e o complexo Mayakoba — passando por hotéis-butique como o Esencia e o Paraíso de la Bonita.

Playa del Carmen e Tulum: Playa é para quem quer férias animadas, mas sem o gigantismo e a americanização excessiva de Cancún. Já Tulum é para quem quer uma praia tranqüila e hospedagem de charme, mas não quer cacifar os hotéis mais exclusivos da Riviera.

Leia mais:

586 comentários

Boa tarde Ricardo, tudo bem?

Vou viajar para Cancun em Fevereiro e gostaria de saber se o clima estará favorável ( se souber ) e se você tem referência do hotel que eu irei ficar, o SUN PALACE RESORT só para adultos. Peguei all inclusive pois pretendo descansar com minha mulher.

Parabéns pela iniciativa.

Abraços,

Gleico

Olá Ricardo se puder me ajudar…Estou indo pos natal para cancum com um amigo,temos a idade media de 32 anos.
Oq aconcelha para nos,solteiros rsrs, melhores baladas,e um hotel proximo.
E a virada qual melhor opç??

    Em Cancún, de carro, tudo é muito perto. As ruas são bem sinalizadas e o asfalto muito bom. Se vocês decidirem alugar um carro terão muito mobilidade.
    Pelo que percebi em Cancún os hotéis mais cheios são os com sistema all-inclusive. Comparo os hotéis com all-inclusive de Cancún com os navios de cruzeiro, pois são serviços semelhantes. Então, para quem está solteiro, um hotel deste poderá ser mais interessante.

    Então, Gabriel…. com tanto passeio pra fazer em Cancún, se enfurnar num all-inclusive? Sei não. A garotada americana adora, porque fica se chapando de goró pra sair calibrado pras boates. E comida e bebida no México são tão em conta (em Playa bem mais do que em Cancún) que eu acho negócio ficar em AI não.

    Não tinha visto sua resposta. São tantos comentários que às vezes fico perdido!
    Não acho um all-inclusive válido em Cancún, mas pelo que percebi são os hotéis mais cheios. No meu (e nos outros dois que visitei em o sistema) era tudo calmo em vazio. No Cancún Palace, com all-inclusive, estava lotado. Então para quem quer ver gente, um hotel all-inclusive pode ser mais interessante pela quantidade de pessoas.

Boa noite Ricardo,
estarei em Cancun no período entre 10/01/2011 à 17/01/2011 sendo eu ,minha esposa e duas filhas (2 e 8 anos),gostaria de saber sua opinião quanto aos hotéis e sistema de “all inclusive”.Em relação aos hotéis já me sugeriram Hyatt Regency, NH Krystal e Oasis, porém vendo pelos sites achei bem legal os hotéis Dreams Cancun Resort e Fiesta Americana Gran Coral,inclusive em uma avaliação de um hóspede do Hyatt Regency ele critica a praia do hotel e elogia as praias destes dois hotéis.Você poderia também sugerir alguns passeios ,levando em consideração a presença de uma criança de 02 anos.
Ricardo não gostaria de gastar muito dinheiro, tendo em vista que vou passar o Reveilon na Disney e depois vou p/ Cancun.
Obrigado,Glauco!

Olá Ricardo,
Eu e meu namorado vamos viajar na primeira semana de janeiro 2011. Pelo que li acho que Playa del Carmen é uma opção melhor do que Cancun, nós gostariamos de aproveitar os passerios durante o dia e ir aos bares a noite. Quais hotéis baratos vc indicaria em Playa, é melhor ficar em um hotel na beira da praia ou no centro? Vamos ficar = ou – uns 7 dias queríamos aproveitar os passeios, mas aproveitar alguns dias de praia também, o que vc recomenda. Desde já agradeço.

Gabriel,
este valor de 350,00 inclui as txs tbem?Vc reservou hotel por qual site e qual vc indica, prefiro quadruplo, vale a pena alugar um carro pq somos 4 e vamos a xcaret, tulum

    Adriana,

    Sim, com taxas. Eu reservei o JW Marriott, pelo próprio site. Tem também o CasaMagna, que fica ao lado, e tem tarifas mais baratas.
    Eu irei alugar carro pela comodidade. Se vale a pena? Vou descobrir daqui algumas semanas. É muito barato o aluguel e eu uso o seguro do cartão de crédito para não aumentar o valor final.
    Há diversos hotéis em Cancún. É difícil realmente escolher. E depende muito do seu orçamento também. Você tem algum hotel em mente? Eu vou escrever no meu site sobre esses dois hotéis citados no final do mês.

    A dica de conferir no site brasileiro da American é ótima (sobretudo pela possibilidade de parcelamento), mas nada garante que você consiga essa tarifa também, Adriana. Preços de passagens aéreas são voláteis. A data que vai mandar na sua viagem é a data que você conseguir confirmar as milhas para Miami. Só depois disso você vai poder comprar sua passagem para Cancún, e daí você vai ficar refém dos preços que estiverem sendo praticados para aquele dia (ou o dia seguinte, o que é sempre melhor quando as passagens não estão vinculadas).

    Alugar carro na região é ótimo. O único passeio puxado é Chichén Itzá, que eu recomendo fazer de ônibus.

    Leia mais sobre Cancún e Riviera Maia nesta página:
    https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire

    Se as milhas forem na AA ela pode inclusive emitir tudo com milhas. Muito melhor. E, se não me engano, o valor será o mesmo.

Ricardo,
Pretendo ir a cancun com 2 filhos de 16 e 18 anos em fevereiro, mas como vou pra miami de milhas quais as empresas que fazem miami /cancun e quanto custa mais ou menos a passagem e tem muita frequencia diaria de voo?
vc sabe como chama hoje o antigo hotel playa cancun e em qual km ele ficava?, estive nele ha uns 12 anos atras e gostei muito da praia, ondas mais fortes.

    Adriana,

    Todas as companhias americanas oferecem voos até Cancún, mas a American é a que oferece voos diretos de Miami, já que seu hub é lá. As outras normalmente fazem conexão em algum outro local, mas é bom checar. Os sites indicados pelo Riq irão te trazer todas as opções.

    Adriana,

    A AA é a melhor para esta rota. Comprei por R$350,00 ida e volta, para novembro. São 1:30 horas de viagem e há voos em diversos horários.
    No site brasileiro da AA que achei os melhores valores. No site americano e em consolidadores ficava mais caro. E você pode parcelar em 5 vezes sem juros comprando na aa.com.br.

Estou indo pra Cancun em janeiro, ficaremos eu e meu namorado no hotel Park Royal Cancun, gostaria de saber se a localização é legal e se conhecem as acomodações, achamos o quarto bem simples em relaçao aos outros, mas só vimos por fotos.
Grata

    O resort está citado no texto. Leia com atenção e você verá a localização.

Olá! Gostariamos de pedir sua opinião para o seguinte. Estamos em dúvida se passamos nossa lua de mel em Aruba ou Cancun, que será em julho de 2011. Como não conhecemos pessoalmente nenhum dos dois, só lemos e ouvimos falar bem de ambos, gostaríamos de saber qual sua indicacão, considerando que gostaríamos de um lugar paradisíaco, mas que ao mesmo tempo tivesse opcões de lazer e noite sofisticada. Desde já agradecemos.

Olá pessoal, tudo bem?

Estou planejando ir para Cancun no próximo carnaval de 2011 para passar uma semana. Acredito que seja o tempo suficiente para conhecer tudo, não é?
Estamos com a intenção de fazer mergulho em Cozumel pelo menos uns 2 ou 3 dias, mas não sei se valeria a pena ficar na ilha mesmo. O que vcs acham?
Vcs teriam alguma sugestão de roteiro dos lugares interessantes para conhecer? Alguém pode me ajudar com isso, por favor?
Já fui para Cancun quando era bem mais nova, mas não lembro das coisas direito…
Vi que todo mundo recomenda ir na Playa Del Carmem, mas será que vale a pena ficar lá tb? Não sei…tenho dúvidas em relação ao melhor lugar para ficar mais tempo e conseguir aproveitar tudo muito bem.

Muito obrigada pela ajuda!
Manuela.

    Playa del Carmen está a 45 min. de ferry boat de Cozumel. Cancún está a 1h30 de carro mais 45 min. de ferry boat de Cozumel, isso quando você consegue conexão imediata.

    O ferry boat custa 28 dólares ida e volta por pessoa. Indo e voltando todos os dias, vocês dois gastarão 56 dólares por dia só de transporte entre Playa e Cozumel.

    Faça as contas e veja onde você acha mais conveniente acordar.

    https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito