Caribe para principiantes: língua, visto, vacina, passeios, dinheiro, tempo, furacões etc.

Aruba: Eagle Beach

Caribe para principiantes

Cada vez mais o Caribe se consolida como a nova fronteira para as férias na praia do brasileiro. Mais até do que o mar azul-bebê, o que nos atrai é a novidade. Na cabeça do brasileiro, as ilhas do Caribe são um arquipélago com o formato de um ponto de interrogação. Para facilitar a vida dos candidatos a viajar pela região, compilei as perguntas mais frequentes que me fazem sobre o Caribe.

Precisa visto?

Só para Cuba (vendido pelas cias. aéreas no embarque da perna final do vôo) e para os territórios dos Estados Unidos no Caribe, como Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas. O território francês de Guadalupe, onde estão St.-Martin e St.-Barthélemy, não exige mais visto de brasileiros desde outubro de 2009. O México também deixou de exigir visto em 2013.

Precisa vacina contra febre amarela?

Praticamente todos os destinos do Caribe estão exigindo. Desde outubro de 2017, o Viaje na Viagem parou de listar os países que exigem e os que não exigem, porque a lista só cresce. Nossa recomendação é: vacine-se — ou providencie seu certificado de isenção.

Leia mais: Viajante: vacine-se contra febre amarela (ou providencie seu certificado de isenção). Veja como.

Precisa fazer câmbio?

Com exceção de Cuba, o dólar é moeda corrente em todos os lugares turísticos do Caribe. O troco normalmente vem na moeda local. Na maioria dos países os caixas automáticos inclusive dão a opção de fazer saques em dólar. Cartões de crédito têm larga aceitação.

Curaçao: Port-Marie/Portomari

Precisa falar inglês?

Nosso portunhol é relativamente bem entendido na República Dominicana, em Cuba, no México, na Colômbia, na Venezuela, em Aruba e Curaçao. Em St. Maarten e Barbados, um pouco de inglês é bom para evitar mal-entendidos. Tanto na parte francesa de St.-Martin quanto em St.-Barth o inglês é compreendido e falado por todos.

Precisa carro?

Em St. Maarten, Curaçao e St.-Barth é fundamental. Em Cancún, permite que você passeie por conta própria. Em Aruba dá uma mobilidade extra, mas não é imprescindível. Em Barbados, a independência vem com um problema: dirigir na mão inglesa em estradas acanhadas. Em Playa del Carmen só é necessário para os dias de passeios. Em Cuba é uma aventura (poucos postos de gasolina, muitos cubanos pedindo carona). Em Punta Cana é praticamente inútil (e não se preocupe, há fartura de táxis. O preço é tabelado, há um guichê no aeroporto e nos hotéis é só pedir para o mensageiro, que ele chama por telefone.)

Precisa carteira internacional de motorista?

Não.

Arena Gorda, Punta Cana

Qual é a melhor época?

O tempo é mais firme e a temperatura mais amena entre dezembro e abril. Em maio o clima começa a ficar mais úmido, as temperaturas sobem e as chuvas são mais freqüentes, por isso os preços caem.

E os furacões?

Podem ocorrer entre agosto e novembro (com exceção de Aruba, Curaçao e Cartagena; Barbados e San Andrés tampouco vêem furacões há muitos anos). A probabilidade de pegar um é mínima – e compensada pelos preços bastante em conta desta época. Saiba mais aqui.

O mar é bonito mesmo?

Todo o Caribe vendido no Brasil tem praias consistentemente mais bonitas do que as nossas, no quesito cor da água e transparência. A areia branca dessas ilhas é que dá a coloração azul-bebê característica da região. A transparência/cristalinidade varia de acordo com a época, com a quantidade de luz, com as condições atmosféricas, com o vento, com a ocorrência ou não de chuva nos dias anteriores, com a posição do sol, com a posição do observador. É muito difícil para um fotógrafo amador captar a transparência da água sem polarizador e sem paciência para encontrar o ângulo exato em que a cristalinidade é revelada. Não espere encontrar o tempo inteiro a água quase incolor vista de fotos aéreas. O mágico do mar do Caribe é o azul-bebê. Uma vez dentro d’água você sempre vai ficar encantado com a transparência e a visibilidade.

St.-Barth: Plage Gouverneur

Como é a temperatura da água?

Morna no meio do ano (mas menos morna que no Nordeste) e um pouquinho fria no fim do ano (mas menos fria que no Rio e em Santa Catarina).

Tem muitos passeios?

No seu hotel haverá guichês de agências locais com os catálogos. Quase tudo pode ser arranjado de um dia para o outro. Cancún, Playa del Carmen e Barbados têm os passeios mais diversificados. Fãs de arquitetura colonial vão curtir Havana, Cartagena e Curaçao. Para mergulhar os destinos top são San Andrés, Bonaire, Cozumel, Curaçao e St. Maarten.

Tem agito?

Cancún e sua vizinha descolada, Playa del Carmen, são imbatíveis neste quesito. A noite tem algum apelo para solteiros em Cartagena, Barbados e Curaçao.

É bom para ir com crianças?

O mar é propício para crianças em todo o Caribe oferecido no Brasil (evite apenas a parte de baixo da zona hoteleira de Cancún, que tem mar perigoso). Você encontra resorts superequipados em Punta Cana e na Riviera Maia (ao sul de Cancún). A hotelaria de Aruba também é bem preparada para satisfazer as expectativas de famílias brasileiras.

Mullet Bay, St. Maarten

É mais caro do que o Nordeste?

É. Não se iluda com os pacotes mais em conta — normalmente são chamarizes e oferecem hotéis bastante inferiores aos que você escolheria no Nordeste. Na baixa temporada (maio a novembro) você vai encontrar preços bons até em ótimos hotéis, mas leve em consideração que é a época mais sujeita a chuvas, e que de agosto a novembro há risco de furacão — o que leva os hotéis a baixarem violentamente os preços (coisa que o nosso Nordeste poderia fazer na nossa temporada de chuvas, entre maio e julho).

Gastos extras: conte em pagar pelo menos 3 dólares por cerveja long-neck ou refrigerante (a cerveja pode chegar a 5 dólares em alguns lugares). O preço das refeições, em todas os gêneros de restaurantes, do fast food aos mais sofisticados — regula mais com São Paulo e Rio do que com o Nordeste. Com o agravante de que não dá para dividir pratos. Os lugares mais em conta são Cancún, Playa del Carmen & Riviera Maia e St. Maarten.

Os passeios também são bem carinhos — você vai encontrar alguns de 40 dólares, mas a maioria começa em 60 dólares, e muitos custam de 100 dólares para cima.

O único lugar com preços comparáveis ao Nordeste é San Andrés.

Como são as compras?

O comércio nas ilhas é voltado para o turista americano. Por isso é especializado em tudo o que é altamente taxado nos Estados Unidos: jóias, relógios, cosméticos, perfumes e roupas de grife. O único lugar onde comprar eletrônicos é interessante é o Panamá; se a renovação do seu equipamento fizer parte do seu plano de viagem, programe uma paradinha na Cidade do Panamá na volta. Ou vá via Miami.

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

Janeiro | Fevereiro | Março

Abril | Maio | Junho

Julho | Agosto | Setembro

Outubro | Novembro | Dezembro

Praiômetro

Leia mais:

342 comentários

Olá !
Tenho estas duas opções a escolher para minha viagem em Dezembro. Aruba ou Cancun ?
Preciso de informações !!!

Obrigada
Marta

Olá, bom dia, obrigado pelas respostas, ajudou muito!. Vou continuar no post de Playa del Carmem. Achei que estava no post correto, risos.

Olá, estou pesquisando no TripAdvisor, mas tenho algumas questoes:
Da para ir a pé de Playacar para o centro de Playa?. O que é Playacar? Na Riviera os Resorts sao na praia ou afastados, pois vejo muitos afastados com a praia longe. E o que sao os clubes? Sorry, muitas perguntas..

    Playacar é um condomínio de resorts. A distância não é caminhável, não — os resorts são grandes, é preciso passar pelo centrinho feio de Playa e então chegar à Quinta Avenida. Você vai precisar de táxi ou carro.

    Na Riviera vai precisar de carro.

    Não dá para querer tudo. Ou bem você fica num resortão, ou bem se conforma com um resortinho para ficar no centro de Playa. As duas coisas são excludentes. Se Playa tivesse resortões no seu centrinho, não seria Playa — seria Playacar.

    Você estaria ajudando outros viajantes se estivesse discutindo esse assunto diretamente na página de Cancún https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire ou em algum post de Playa del Carmen.

    Este post é para discussões genéricas do Caribe ou para quem ainda não decidiu o seu destino.

    Na Riviera muitos resorts são complexos de resorts, então pode dar trabalho para chegar à beira da praia se a sua unidade for “interna”. Isso é compensado pelo preço e por transporte freqüente de jardineiras pelo complexo.

Eu de novo,…Estou preparando nova viagem para o final de ano e preciso de ajuda. Vou com a familia para Mexico City and Playa del Carmem. Queremos fazer o roteiro arqueologico, visitar as ruinas e curtir um resort. Mexico já resolvi. Estou com duvidas com o resort em Playa.
Alguem tem dicas de resort em Playa, lembrando que viajo com crianças, 7 anos e a bebé já está com 1 ano.

Ricardo escreveu que a “transparência/cristalinidade varia de acordo com a época”, além de outros fatores. É possível dizer qual a melhor época para transparência da água, ou depende da ilha?

    A água vai estar cristalina o ano inteiro em todas essas ilhas, salvo alguma condição excepcional (mau tempo duradouro, ou correntes intrusas, como aconteceu durante a minha semana em Barbados). É de se esperar que esteja mais cristalina durante o tempo seco, entre dezembro e abril. Mas o que eu quero ressaltar é que não se deve neurotizar esse assunto. O mar do Caribe em todas essas ilhas é lindo. Sua beleza não é captada com fidelidade por câmeras e fotógrafos amadores (me incluo na turma).

Boa tarde Ricardo,

Vc poderia auxiliar-me?

Vou para Aruba em fevereiro/ 11… E, vi que na maioria dos comentários cita-se Palm Beach, como o destino mais procurado.

Porém, analisando o mapa, interessou-me duas cidades, sendo elas: Eagle e Manchebo Beach. Já vi nos comentários, que Eagle Beach é um destino mais simples.

Qual vc recomendaria, sem ser Palm Beach? E, qual seria os pontos mais “bacanas” para conhecer a noite?

Outra coisa, vc conhece os hotéis: La Quinta; Costa Linda; Dutch Village e Tamarijn Aruba? O que recomenda?

Obrigada,
Vanessa… 🙂

Riq, a verdade foi que eu fiquei em dúvida, pois no tópico “Tem agito?”, você diz que “a noite tem algum apelo para solteiros em Curaçao”, mas no post “Dúvida: Aruba ou Curaçao? ” você diz que o vencedor da vida noturna é Aruba…

    O post Aruba x Curaçao é mais antigo. A nova percepção é desta última passada, quando fiquei mais tempo em Curaçao do que na primeira vez.

Fui ano passado para Cancun no Carnaval e gostaria de saber qual o local mais agitado (vida noturna, passeios, hotel, etc.) assim como Cancun.
Obrigada!

    Há carnaval em Aruba e Curaçao.

    Leia o tópico “Tem agito?” no corpo do texto.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.