Milão coronavirus viagem Italia

Coronavírus: devo cancelar minha viagem?

Coronavírus e viagens - Milão

Coronavírus e viagens

Leia o nosso post mais atualizado sobre o assunto

Coronavírus: não viaje até (pelo menos) o fim de abril

(E veja como cancelar sua viagem.)

Dia 11 de março a OMS declarou declarou a COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus, uma pandemia.

A Itália está inteira em quarentena até o dia 3 de abril. Em Israel, passageiros provenientes do exterior são obrigados a cumprir quarentena. Os Estados Unidos suspenderam os vôos de/para a Europa por 30 dias. Os parques Disney em Orlando e Paris anunciaram o fechamento entre o dia 15 e 31 de março. Museus de Madri e Amsterdã estão fechados até o fim do mês. Dinamarca, Noruega e Polônia fecharam as fronteiras. A República Tcheca anunciou a proibição de entrada de turistas de qualquer nacionalidade entre 16 de março e 11 de abril.

Outros países podem decretar a qualquer momento medidas restritivas para conter o vírus, que vão afetar a vida dos viajantes.

Além disso, com a pandemia decretada pela OMS, os seguros-viagem ficam dispensados (por cláusula contratual) de cobrir o tratamento. Na Europa isso é menos problemático, por causa do sistema de saúde pública, mas nos Estados Unidos e em outros países o viajante poderia ter que custear do seu próprio bolso uma internação de até duas semanas, que é o tempo médio de tratamento dos casos graves.

Atualização: Allianz Travel cobre coronavírus

Recebemos o comunicado da nossa parceira Allianz Travel assegurando, desde 11 de março, a cobertura de despesas médicas e hospitalares relacionadas à Covid-19 de seus segurados.

Caso você não tenha como adiar ou cancelar sua viagem, é um alento.

Veja o comunicado da Allianz aqui.

Cancelar ou não cancelar?

NÃO VIAJE ATÉ O FIM DE ABRIL

Viajar nas circunstâncias atuais é inseguro e vai trazer mais preocupação do que prazer. Países e cidades estão anunciando novas medidas restritivas a cada dia. A possibilidade de atrações estarem fechadas é cada vez mais alta. Em alguns lugares já há restrições para funcionamento de lojas e restaurantes. Até mesmo as ligações aéreas podem ser interrompidas enquanto você estiver fora do Brasil.

Verifique as condições de alteração e cancelamento da viagem que você comprou. Várias cias. aéreas estão facilitando a remarcação de bilhetes — algumas delas até mesmo para lugares que ainda não decretaram emergência.

Reembolso de hotéis previamente pagos só é fácil em lugares com restrições de viagem decretadas. Mas você pode tentar negociar em outros lugares também — por exemplo, em forma de crédito para uma hospedagem futura.

Acompanhe o noticiário: à medida em que forem impostas medidas restritivas em mais países, ficará mais fácil obter reembolso nesses lugares.

Vai viajar em maio?

Você ainda tem tempo para acompanhar a evolução da situação. Se a crise continuar até lá, não deverá ser difícil conseguir os reembolsos.

Viagens de junho em diante ao Hemisfério Norte

Eu mantenho o otimismo para viagens ao Hemisfério Norte de junho em diante, durante o verão, já fora da época de transmissão doenças respiratórias. Mas é um chute, ninguém pode garantir que o coronavírus se comporte como um vírus comum.

Viagens pelo Brasil

Ainda não há medidas restritivas de viagem no Brasil. Mas é bom acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde.

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

932 comentários

tenho uma viagem marcada para a europa em setembro (Londres,paris,bruxelas e Amsterdam). imagino que nesse mês tudo esteja mais controlado.estou certa em estar otimista?

    Olá, Claudia! Nós estamos otimistas também. De todo modo, há muito tempo para cancelar, e um cancelamento hoje não seria feito em condições favoráveis para você.

Tenho uma viagem para Punta Del Leste em 16/04. Até o momento a agência não se posicionou.
Como devo proceder?

    Olá, Helena! Aguarde mais um pouco, provavelmente em alguns dias ou semanas a viagem será cancelada sem custos devido à imposição de medidas restritivas.

Olá, eu e meu esposo estamos programando nossa viagem nas férias de Julho para Cartagena. Os preços caíram e por isso queremos aproveitar a oportunidade para a compra do pacote. O que você sugere?

    Olá, Laila! No momento não compre nada que você não possa cancelar com reembolso.

Tenho viagem marcada e toda paga para Alemanha e Áustria de 18/05 à 01/06, sendo que já recebi e-mail de um dos hotéis da Áustria cancelando minha reserva, alegando estar fechado por precaução em função do coronavírus. Sei que não existe uma previsão, mas você acha que se eu remarcasse para Outubro, minhas chances de curtir o outono lá seriam maiores? Grata, abraço!

    Olá, Elisete! Não existe certeza científica sobre o comportamento do vírus. Supõe-se, otimisticamente, que o surto estará controlado no verão do hemisfério norte.

Olá, pretendo realizar uma viagem rodoviária entre Campinas e Machado (MG) para a próxima sexta-feira dia 20/03, há alguma restrição? Busquei informações e não encontrei nada…

    Olá, Luis Augusto! Não há restrições, mas há a recomendação de que só se faça viagens em caso de extrema necessidade.

Tenho uma viagem para Montevidéu amanhã. Devo arriscar? Estamos preocupados em não conseguir voltar ou atrações fechadas.

    Olá, Fernanda! Recomendamos não viajar até o fim de abril, pelo menos.

Aqui na Europa, a crise entrou em uma nova fase crítica. Os fechamentos de fronteira podem ocorrer a qualquer momento e sem aviso prévio nem mesmo de 1 dia. Países como Noruega, Rússia, e outros emitiram comunicado pedindo que seus cidadãos voltem para os países respectivos, se estiverem a turismo em outras partea da Europa, pra evitar evacuação de pessoas que fiquem precisando de abrigo ou isoladas.

A Suíça fechou todas as áreas de ski até maio, ou seja, todo o resto da estação. Todos os trens turísticos panorâmicos foram cancelados até 4 de abril pelo menos.

Passagens emitidas com milhas de terceiros serão as mais problemáticas. As cias vão devolver milhas ao dono da conta, daí a Maximilhas tem se ir atrás individualmente pra reemitir…

Estou programando uma viagem para Cancun em Junho. O preço das passagens caiu muito durante essa semana . Devo aproveitar para comprar, ou é melhor aguardar os próximos dias ? Até agora não vi nada relacionado sobre o coronavírus no México.

    Olá, Thais! Não compre nada que você não possa cancelar com reembolso total.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito