Milão coronavirus viagem Italia

Coronavírus: devo cancelar minha viagem?

Coronavírus e viagens - Milão

Coronavírus e viagens

Leia o nosso post mais atualizado sobre o assunto

Coronavírus: não viaje até (pelo menos) o fim de abril

(E veja como cancelar sua viagem.)

Dia 11 de março a OMS declarou declarou a COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus, uma pandemia.

A Itália está inteira em quarentena até o dia 3 de abril. Em Israel, passageiros provenientes do exterior são obrigados a cumprir quarentena. Os Estados Unidos suspenderam os vôos de/para a Europa por 30 dias. Os parques Disney em Orlando e Paris anunciaram o fechamento entre o dia 15 e 31 de março. Museus de Madri e Amsterdã estão fechados até o fim do mês. Dinamarca, Noruega e Polônia fecharam as fronteiras. A República Tcheca anunciou a proibição de entrada de turistas de qualquer nacionalidade entre 16 de março e 11 de abril.

Outros países podem decretar a qualquer momento medidas restritivas para conter o vírus, que vão afetar a vida dos viajantes.

Além disso, com a pandemia decretada pela OMS, os seguros-viagem ficam dispensados (por cláusula contratual) de cobrir o tratamento. Na Europa isso é menos problemático, por causa do sistema de saúde pública, mas nos Estados Unidos e em outros países o viajante poderia ter que custear do seu próprio bolso uma internação de até duas semanas, que é o tempo médio de tratamento dos casos graves.

Atualização: Allianz Travel cobre coronavírus

Recebemos o comunicado da nossa parceira Allianz Travel assegurando, desde 11 de março, a cobertura de despesas médicas e hospitalares relacionadas à Covid-19 de seus segurados.

Caso você não tenha como adiar ou cancelar sua viagem, é um alento.

Veja o comunicado da Allianz aqui.

Cancelar ou não cancelar?

NÃO VIAJE ATÉ O FIM DE ABRIL

Viajar nas circunstâncias atuais é inseguro e vai trazer mais preocupação do que prazer. Países e cidades estão anunciando novas medidas restritivas a cada dia. A possibilidade de atrações estarem fechadas é cada vez mais alta. Em alguns lugares já há restrições para funcionamento de lojas e restaurantes. Até mesmo as ligações aéreas podem ser interrompidas enquanto você estiver fora do Brasil.

Verifique as condições de alteração e cancelamento da viagem que você comprou. Várias cias. aéreas estão facilitando a remarcação de bilhetes — algumas delas até mesmo para lugares que ainda não decretaram emergência.

Reembolso de hotéis previamente pagos só é fácil em lugares com restrições de viagem decretadas. Mas você pode tentar negociar em outros lugares também — por exemplo, em forma de crédito para uma hospedagem futura.

Acompanhe o noticiário: à medida em que forem impostas medidas restritivas em mais países, ficará mais fácil obter reembolso nesses lugares.

Vai viajar em maio?

Você ainda tem tempo para acompanhar a evolução da situação. Se a crise continuar até lá, não deverá ser difícil conseguir os reembolsos.

Viagens de junho em diante ao Hemisfério Norte

Eu mantenho o otimismo para viagens ao Hemisfério Norte de junho em diante, durante o verão, já fora da época de transmissão doenças respiratórias. Mas é um chute, ninguém pode garantir que o coronavírus se comporte como um vírus comum.

Viagens pelo Brasil

Ainda não há medidas restritivas de viagem no Brasil. Mas é bom acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde.

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

932 comentários

Olá, tenho uma viajem para Nova York em 21/04 até 01/05, vou pela Copa com parada no Panamá. Comprei as passagens pelo Decolar.
Devo cancelar a minha ida agora? Sabem a política da Copa Airlines ou do Decolar para remarcação?
Obrigada

    Olá, Renata! No site da Decolar você encontra a política atual para cada cia. Essas políticas vão se alterando à medida em que restrições são impostas.

Tenho voo hoje as 18h pra Johanesburgo. Fico lá até terça e voo pra Cidade do Cabo. No domingo faço o caminho inverso (cidade do cabo para Johanesburgo e depois pra Guarulhos). Meu receio é chegar lá e ter que ficar em quarentena num hotel durante a viagem. Onde consigo este tipo de informação? Obrigada.

    Olá, Luciana! Se puder, cancele. Não é o momento de viajar para lugar nenhum do mundo. A partir de amanhã as cias. aéreas vão passar a reduzir demais a malha de vôos. Você pode ficar ilhada por lá.

Viagem marcada agora para Abril para Europa. E minha dúvida, cancelar ou remarcar? Minha próxima data disponível será em Agosto. Tenho receio de marcar para esse mês e não ser possível ir novamente. Seria melhor cancelar tudo e tentar reembolso judicial (minhas tarifas não permitem cancelamentos). Obrigada

    Olá, Beatriz! Espera-se que em agosto o surto já tenha passado. Se não tiver passado, é provável que haja novas regras de remarcação ou cancelamento… ou que o seu vôo nem exista mais, e por isso possa ser integralmente reembolsado.

Temos viagem marcada pra 24/05 para Califórnia, vamos de São Francisco a Vegas terminando em 11/06. Vocês já acham prudente mudar a data da viagem? Podemos tentar ir a partir de Agosto até outubro

    Olá, Rosana! Você tem mais algum tempo para decidir e alterar/cancelar em condições mais favoráveis.

Gostaria de saber se corro algum risco se eu viajar para Jandaia do Sul aonde mora minha familia minha filha e meu neto por favor preciso urgentemente fazer essa viagem aguardo um parecer de voces Grata

    Olá, Maria Cristina! Não há impedimentos de viagens pelo Brasil. Se é essencial, você pode fazer. Tome as precauções recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Alguém já obteve êxito em cancelar passagem aérea emitidas por pontos na LATAM sem o pagamento da multa?

    Olá, Marileia! A política de cancelmaneto em todas as cias. aéreas vêm mudando à medida em que novas restrições às viagens e ao turismo são impostas.

Olá! Temos uma viajem marcada para o litoral de sp, ilhabela; para dia 18/03, porém de carro! Será que seria melhor adiar?

    Olá, Douglas! O momento é o de ficar em casa e desacelerar a propagação do vírus no Brasil.

MINHA viagem ao Peru é dia 22/03 por enquanto nao penso em cancelar

    Olá, Kesia! Deveria. Nesses próximos 7 dias muita coisa pode acontecer, inclusive o fechamento de Machu Picchu. A Argentina já fechou todos os parques nacionais.

O que acha sobre ir para a Inglaterrra (londres e arredores) em 8 de abril ( duraçao 15 dias)?

    Olá, Maria Cristina! No texto o Ricardo Freire escreveu: não viaje até o fim de abril.

Tenho viagem para Lima-Machu Picchu na metade de abril, exatamente no seu roteiro de 9 dias… melhor adiar?

    Olá, Renata! Você ainda tem algum tempo para desmarcar, mas na nossa opinião será inevitável.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito