De Santiago a Puerto Montt de carro: onde parar?

Osorno, ChileA Sonia vai em novembro para o Chile; o plano de viagem é alugar um carro em Santiago e descer até Puerto Montt. Ela pergunta: onde vale a pena parar pelo caminho?

A Sonia não disse de quanto tempo dispõe para a viagem. Mas antes de mais nada é bom saber o tamanho da empreitada.

De Santiago a Puerto Montt são 1.100 km — mais ou menos a mesma distância entre São Paulo e Porto Alegre. Ida e volta, seriam 2.200 km.

Segundo estimativa do Google Maps, ir e voltar entre Santiago e os lagos requer 40 horas dirigindo.

Nunca fiz esta viagem, mas em teoria eu não sou adepto da estratégia “tripa” para viajar no Chile. As distâncias são grandes e, no approach “tripa”, você acaba ignorando o que há do ladinho, na Argentina (e, no norte, também na Bolívia). Eu sou pela estratégia “esquartejamento”: acho que vale  mais a pena seccionar o território e fazer viagens casadas, entrando por um país e voltando por outro — ou então fazendo rotas circulares, quando der para atravessar a fronteira em pontos diferentes. Sou também adepto de alugar e devolver o carro num país, então atravessar de ônibus (ou barco) e alugar um outro carro no outro país.

Mas isso é um assunto para outro(s) post(s). Neste aqui vamos tentar extrair o melhor da estratégia “tripa”.

Bom. De cara eu tentaria devolver esse carro em Puerto Montt, voltando de avião a Santiago.

Quais seriam os melhores pontos de parada?


Visualizar Chile – de Santiago aos Lagos Andinos em um mapa maior

Antes de descer, eu aproveitaria o carro para dar uma passadinha em Valparaíso e Viña del Mar, que estão a 120 km de Santiago, na direção oeste. Eu adorei Valparaíso, como dá para ver neste post. Pernoitando por lá, dá para dar uma chegadinha àquela que muitos dizem ser a mais bonita das casas de Neruda, Isla Negra, que fica em El Quisco, 70 km ao sul.

Entre a costa e Santiago fica o Vale de Casablanca, mas eu pularia. Isso porque a primeira parada interessante ao sul de Santiago é justamente o Vale de Colchagua, a região vinícola chilena do momento. San Fernando, a 150 km de Santiago, é a cidade por onde passa a auto-estrada. Ali perto não deixe de visitar a Casa Silva e a Clos Apalta.

O próximo ponto de interesse são as termas de Chillán, que fora do inverno se transformam num destino de montanha com várias atividades em meio a natureza (e as águas termais, que são uma atração também na temporada de neve). Chillán fica a 310 km de San Fernando (460 km de Santiago; há um trem da TerraSur que faz o trajeto em 5 horas).

Continuando para o sul, o próximo destino espetacular é Pucón, uma cidade que é tipo assim uma micro-Barilochezinha, à beira do lago Villarrica, com direito a vistas para o vulcão (também Villarrica). Está a 380 km de Chillán, ou pouco mais de 800 km de Santiago. Sem carro, pode-se ir de avião a Temuco, que está a 100 km.

Em Pucón já se está na região dos Lagos Andinos chilenos. De lá a Valdivia são 150 km. De Valdivia a Osorno, 110 km. Depois são mais 105 km a Puerto Varas, que é a melhor base para explorar a região. Puerto Montt (onde está o aeroporto) fica a vinte minutinhos. Frutillar, cidade beira-lago lindinha, também está do lado. Tendo tempo, dá para se aventurar pela rusticíssima ilha Chiloé, 120 km mais para o sul.

E você? Já fez esta viagem? Defende a estratégia “tripa”? Tem dicas pra dar pra Sonia? Somos todos ouvidos!

Leia mais:

155 comentários

Olá Ricardo, sempre que viajo faço uma consulta a suas ótimas dicas. Desta vez vou ao Chile e estou na dúvida quanto a entrada e saída do pais. Você poderia me ajudar? Veja só o que estou pensando em fazer. Tenho no maximo 15 para ficar fora do pais.. Quero ir a Santiago, ao redores como Valparaiso, Vinha Del Mar e Mendonza (Argentina) depois iriamos ao sul, Puerto Montt, Puerto Varas e Frutillar. Pelo site voce indica ir ao vale de Conchagua. Estou receosa de tantas coisas e pouco tempo. Além disso só eu dirijo. Qual seria sua sugestão para roteiro? Obrigada Regina.

Adorei esse site, farei uma viagem de moto de São Paulo até Santiago no Chile e gostaria da sua opinião, ficarei 3 dias em Foz do Iguaçu, queria conhecer Medonza e chegar até Santiago. Tenho algumas dúvidas a primeira : é seguro viajar pela Argentina e Chile de moto? E a outra é : gostaria de ir até Puerto Montt, vale a pena andar essa distância ou tem lugares mais interessantes perto de Santiago? Se puder me dar algumas dicas tenho 20 dias para viajar. Obrigada.
Luciene Sampaio

    Olá, Luciene! Somos um site de turismo mais convencional. Viagens longas de carro e moto requerem outro tipo de know-how. Procure um forum de motoqueiros, é muito mais seguro para você.

Olá Bóia!
Eu e uma amiga estamos querendo passar 12 dias no chile (incluindo o dia de ida e volta).
A ideia era ir de avião até Santiago, de lá pegar um ônibus até Puerto Montt direto. Lá alugar um carro e ir subindo, passando por Puerto Varas, Pucon, Vina del Mar, Valparaíso e depois de voltar a Santiago.

Queria saber se dá pra fazer tudo isso em 12 dias… queríamos ficar 2 dias em santiago, 1 em vina del mar, 1 em valparaiso, 1 em puerto montt, 2 em puerto varas (peulla e frutillar) e 2 em pucon.
Será que tá bom? Será que dá tempo??? Quantos dias vc recomenda ficar em cada uma dessas cidades? É tranquilo viajar de carro lá?
To com muitas dúvidas, espero que possa me dá uma ajuda. Obrigada!!!

Olá Boia!

Estou planejando uma viagem para o Chile entre maio e agosto de 2013. A idéia é alugar um carro em Santiago para ir até Puerto Montt, parando em várias cidades… A volta seria de avião, porém, me espantei com o preço da passagem, a partir de R$600,00 por pessoa neste trecho. É isso mesmo? Teria alguma outra sugestão para volta?
Obrigado!

Vou ficar alguns dias em Pucon agora em agosto. Vale a pena ir um dia a Valdivia ou Osorno?
Obrigada

    Olá, Mariana! Depende de quantos dias você vai ficar. Aproveite Pucón; quando der Pucón por vista ou curtida, então pense em passear. Mas em princípio Pucón se basta.

Olá!Pretendo fazer o roteiro Pucón a Bariloche de carro (com paradas em Valdivia, Osorno, Puerto Montt, Puerto varas, Frutillar.. )em novembro ou dezembro deste ano e gostaria de saber se é tranquilo viajar de carro de Puerto Varas até Bariloche. No site http://www.ruta0.com , o trajeto sugerido é de 324km de estrada e asfalto… não é necessário atravessar os lagos por balsa..
É isso mesmo? Alguém já fez este percurso de carro? É tranquilo ir até Bariloche de carro? Estou com receio porque eu e meu marido iremos com o nosso filho que nessa época terá 1 ano e 10 meses! 🙂
Obrigada!

    Olá, Cris! Costuma ser complicado alugar carro para atravessar a fronteira, e você teria que voltar ao país de onde saiu para devolver. Nossa recomendação é alugar o carro no Chile, fazer todos os passeios, então atravessar de barco ou ônibus e alugar um novo carro na Argentina.

Oi Bóia, tudo bem?

Você conhece alguma companhia de turismo que faça os passeios pela região dos lagos: Puerto Montt, Puerto Varas, Vulcões?(estarei hospedada em Puerto Montt no hotel Apart Club Presidente Puerto Montt). Irei na primeira semana de julho para Santiago, ficarei do dia 1/07 a 4/07 e embarcarei para Puerto Montt no dia 4/07 com volta no dia 6/07 para Santiago novamente.
Em Santiago, você recomenda o Valle Nevado?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito