Algarve

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Algarve: o que fazer | Roteiros práticos

Veja nesta página do nosso guia prático de viagem ao Algarve:

Algarve: roteiro básico

Algarve o que fazer: roteiro básico

Praia do Pinhão, Lagos

Muita gente desce até o Algarve apenas para caçar as vistas dos mirantes mais espetaculares e fazer os passeios de barco às cavernas mais famosas. Se essa é a sua intenção, sugiro que você programe 3 noites no Algarve.

Clique nos nomes em azul para ver detalhes de cada atração e de onde se hospedar.

A melhor base para um roteiro vapt-vupt do Algarve é Lagos.

Dia da chegada: Ponta da Piedade

Caso você chegue até 13h ou 14h, aproveite para fazer o passeio de barco à Ponta da Piedade. (No fim da tarde o passeio já não compensa porque as formações naturais estarão à sombra).

Se a sua chegada for até as 4 da tarde e esteja de carro, é possível encaixar um passeio a Sagres.

Dia 2: Praias de Lagos

Caso você não tenha feito o passeio à Ponta da Piedade na chegada, faça hoje, antes de tudo.

Parta então para passar em revista as praias de Lagos:

Pode ser a pé (40 minutos de caminhada em cada sentido, sem contar o tempo das paradas), de ônibus urbano ou trenzinho turístico (salte na Praia de Dona Ana) ou ainda de carro (dá para estacionar em Dona Ana e na Praia do Camilo). Tanto Dona Ana quanto Camilo são ótimas escolhas para almoçar e/ou pegar praia. Veja mais detalhes aqui.

Dia 3: Praias de Carvoeiro (incluindo Benagil)

Dedique o segundo dia às praias de Carvoeiro:

Estando em Lagos, você pode ir de carro, de ônibus (com baldeação em Lagoa) ou de passeio de barco (sem parada nas praias). Veja mais detalhes aqui.

Tanto Benagil quanto a vila de Carvoeiro são bons lugares para almoçar. Para cair n'água, minha preferida é a Praia do Carvalho.

Algarve: roteiro ideal

Algarve o que fazer: roteiro ideal

Praia de Carvoeiro

O problema de fazer o roteiro vapt-vupt é voltar para casa, ver as fotos e pensar: como que eu vi todas essas belezas e não parei um pouquinho para aproveitar tudo a que tinha direito?

Se você gosta de praia, procure curtir o Algarve não só como turista, mas como veranista. Com 5 ou 7 dias no Algarve, sua viagem ganha um upgrade: o que seria um mero tour de praias vira férias na praia.

Clique nos nomes em azul para ver os detalhes de cada atração e onde se hospedar.

Escolha uma base que tenha praias nota 10 com acesso a pé ou de ônibus local -- como Lagos ou Carvoeiro. Você vai ter tempo para repetir suas praias preferidas -- quem passa correndo só vai poder voltar a uma dessas praias numa próxima viagem.

Saia um dia para explorar as praias de Carvoeiro (se você estiver em Lagos) ou as praias de Lagos (se você estiver em Carvoeiro).

Você pode dedicar outros dias às praias de Albufeira ou às praias de Portimão, mas sabendo de antemão (ops) que tem coisa melhor perto de casa.

Você vai ter mais chances de encaixar esticadas a Sagres ou Tavira nos dias em que não dê praia (ou o mar esteja muito agitado para passeios de barco).

E estando de carro, você pode também encaixar praias da Costa Alentejana e Vicentina na ida e/ou na volta, como a rústica Odeceixe ou a badalada Comporta.

Prefere tours organizados?

Conheça e reserve os passeios vendidos pelo nosso parceiro Viator:

Atrações do Algarve

Algarve o que fazer: Praia Dona Ana, Lagos

Praia Dona Ana, Lagos

Atrações | Praias de Lagos | Praias de Carvoeiro | Praias de Albufeira | Praias de Portimão | Sagres | Tavira | Costa Alentejana e Vicentina

Praias de Lagos

As praias nota 10 de Lagos levam uma grande vantagem sobre as outras: estão a uma distância perfeitamente caminhável da cidade. Saindo a pé pela beira-rio (perdão: pela marginal) de Lagos para a direita de quem olha para a água, bastam 30 minutos para ir da Praia da Batata, no canto direito da cidade, até a Praia do Camilo. (Mas dá para ir de carro, ônibus ou trenzinho turístico também, veja detalhes a seguir.)

Praia da Batata

Algarve o que fazer: Praia da Batata, Lagos

Coladinha na cidade, a Praia da Batata funciona como um trailer modesto do que você vai ver nas praias seguintes. É delimitada por falésias, tem água clara e um bar que aluga cadeiras.

Está a pouco mais de 5 minutos de caminhada da praça Infante Dom Henrique.

Praia do Pinhão

Algarve o que fazer: Praia do Pinhão, Lagos

Saia de Lagos pela beira-rio, siga pela direita e contorne as muralhas. A trilha para as melhores praias de Lagos começa num ponto escondidinho na subida da av. dos Descobrimentos, à altura do Corpo de Bombeiros, na calçada oposta. Se quiser pôr no Google Maps, o nome da rua é José Formosinho. (A propósito: a trilha em si não aparece no Google Maps, só a rua de acesso.)

A Praia do Pinhão já vai estar no fim da rua. Todos os elementos de uma praia algarvia estão ali: a escadaria, falésias, rochedos, túneis entre as pedras. Não tem bar.

Está a menos de 15 minutos de caminhada da praça Infante Dom Henrique. Não dá para chegar de carro.

Praia Dona Ana

O que fazer Algarve: Praia Dona Ana, Lagos

Das praias nota 10 do Algarve, Dona Ana talvez seja a mais versátil. Tem tamanho e estrutura de praião, mas oferece o visual que você procura por essas bandas: falésias, rochas dentro d'água, mar clarinho. Você pode escolher entre estender sua canga nas partes públicas da praia (que são maioria) ou alugar uma espreguiçadeira à sombra (há dois bares na areia).

Dona Ana está a menos de 10 minutos de caminhada da Praia do Pinhão pela trilhazinha que não aparece no Google Maps (ou 25 minutos de caminhada desde a praça Infante Dom Henrique).

Indo de carro, chegue cedo para conseguir estacionar no bolsão principal no alto da praia, ou você vai precisar caçar uma vaga na estrada.

O ônibus urbano Onda, linha azul, faz parada em Dona Ana. Você embarca no Mercado Portas de Portugal, à beira-rio e salta em Dona Ana 7 minutos mais tarde. A passagem custa 1,20 euro (veja os passes multiviagens aqui). Veja horários aqui.

Também dá para ir a Dona Ana com o trenzinho-jardineira Comboio Turístico. Leva 25 minutos desde a Marina de Lagos (demora mais que o ônibus porque o trenzinho vai primeiro à Ponta da Piedade e só pára em Dona Ana na volta). Custa 3,50 euros. Veja horários aqui.

Praia do Camilo

O que fazer Algarve; Praia do Camilo

A praia do Camilo é o protótipo da perfeita praia algarvia. É pequenina, protegida do vento por falésias, tem vista para uma rocha que brota no meio do mar e águas turquesa que praticamente convocam ao mergulho, mesmo que a temperatura nunca esteja assim tão convidativa.

Desça a escadaria devidamente equipado com água e víveres: não há nada à venda lá embaixo.

Algarve onde comer: restaurante Camilo

Restaurante Camilo

No alto da praia, porém, funciona o excelente Restaurante Camilo. Reserve: tel. (351) 282-763-845.

A Praia do Camilo está a 10 minutos a pé da Praia Dona Ana, pela estrada (não há trilha pela costeira). Sem paradas pelo caminho, são 35 minutos de caminhada desde a Praça Infante Dom Henrique.

Vindo de carro, há um pequeno bolsão de estacionamento no alto da praia e também vagas ao longo da estrada.

O ônibus urbano aqui, linha azul, leva até Dona Ana. Custa 1,20 euro (veja os passes multiviagens aqui). O trenzinho-jardineira Comboio Turístico também pára em Dona Ana. Custa 3,50 euros. De Dona Ana ao Camilo são 10 minutos de caminhada, pelo asfalto (não há trilha pelas falésias neste trecho).

Ponta da Piedade

O cartão-postal de Lagos não é uma praia convencional. A Ponta da Piedade é um labirinto de formações rochosas que, em tempos de mar calmo, forma uma espécie de piscina natural. Grutas, uma pedra furada e praias escondidas fazem parte da paisagem. Não tenho fotos minhas porque, no dia em que faria o passeio, o tempo virou inesperadamente e os passeios não saíram (clique aqui para ver as fotos tagueadas no Instagram). Mas aqui vai o serviço completo.

É possível fazer o passeio a partir da marina de Lagos ou indo até a Ponta da Piedade.

Faça o passeio com sol alto, para aproveitar toda a paisagem. Muita gente vai na hora do pôr do sol e encontra a Ponta da Piedade na sombra...

Ponta da Piedade a partir da Marina de Lagos

A vantagem do passeio de barco é que você faz um tour panorâmico da costa, passando por grutas que não são visíveis em terra firme.

Há vários tipos de passeios a escolher. Você pode comprar na marina de Lagos ou nas agências do centro. Caso prefira reservar com antecedência, nosso parceiro Viator vende alguns desses passeios pelo mesmo preço das agências.

Ponta da Piedade com saída da própria Ponta

A vantagem de fazer o passeio de meia hora a partir da própria Ponta da Piedade é que os barcos que saem dali são menores e têm acesso aos pontos mais recônditos do circuito, com parada para banho, se o mar estiver calmo. Os barcos maiores que saem de Lagos não têm a mesma autonomia.

O preço é o mesmo do passeio saindo de Lagos: 20 euros por pessoa. Você compra no local e aguarda o próximo embarque.

Você pode chegar à Ponta da Piedade de carro, a pé (20 minutos desde a Praia de Dona Ana, ou 10 minutos desde a Praia do Camilo, pela estrada) ou com o trenzinho-jardineira Comboio Turístico, que custa 3,50 euros.

O ponto do embarque fica ao pé de uma escadaria de 180 degraus.

Outras praias de Lagos

Lagos também tem um praião urbano, a Meia-Praia, que fica em frente à cidade, do outro lado do rio, com acesso a pé (20 minutos, contornando a marina) ou de barco (2 minutos cruzando o canal). Mas é uma praia absolutamente comum, sem a topografia que fez você se abalar até o Algarve. Desconsidere.

Para lá da Ponta da Piedade, Lagos tem outras duas praias bastante freqüentadas: Porto de Mós e Praia da Luz. Tanto uma quanto a outra são urbanas (a Luz, mais urbana que Porto de Mós), têm faixa larga de areia, bares e aluguel de espreguiçadeiras. As falésias aqui apenas enfeitam os cantos: o acesso é direto, não precisa descer (ou subir) escadarias. Eu acho que ambas perdem para Dona Ana -- mas, se você quiser conferir, aqui vão as coordenadas.

Porto de Mós fica a 3 km do centro (dá para ir com o ônibus urbano Onda, Linha 2-verde). Já a Praia da Luz está a 7 km do centro (dá para ir com o ônibus urbano Onda, Linha 4-amarela).

Praias de Carvoeiro

O título correto para este tópico seria 'Praias de Lagoa'. Lagoa, neste caso, é o nome de um município cuja sede fica a 5 km da costa. Prefiro usar como orientação o vilarejo praiano de Carvoeiro, que pertence a Lagoa.

Aqui ficam duas paisagens incontornáveis do Algarve: o Algar de Benagil e a Praia da Marinha. Mas aposto que você vai se surpreender com a Praia do Carvalho -- e achar fofa a própria Praia de Carvoeiro.

Algar de Benagil

Algarve o que fazer: Algar de Benagil

O Algar de Benagil é o monumento natural mais procurado do Algarve. Muita gente decide incluir o Algarve numa viagem a Portugal ao tomar conhecimento desta praia que fica dentro de uma gruta com um furo no teto. Como se chega a esse cartão-postal?

É fácil. Dá até para fazer a partir da praia onde você está hospedado.

Mas antes de tudo, vamos às pegadinhas.

Primeira pegadinha: o passeio só é realizado quando o mar está calmo. Se estiver ventando muito ou com ondulação excessiva, os barcos não zarpam.

Segunda pegadinha: para 'pegar praia' no Algar de Benagil, vá de caiaque (saindo da praia de Benagil). Você pode ficar quanto tempo quiser por lá (os caiaques são alugados em períodos de 45 minutos).

Os passeios convencionais normalmente apenas entram e saem da caverna, sem tempo para mergulho. (Em dias de mar extremamente calmo e movimento fraco, com poucos barcos na caverna, um barco pequeno pode fazer uma parada, mas não é garantido.)

Passeio de barco a Benagil saindo de Lagos, Portimão, Albufeira ou Carvoeiro

Se você não está de carro, nem quer se entender com as linhas de ônibus do Algarve, pode se encaixar num passeio de barco saindo das principais cidades de praia. O passeio funciona como um tour panorâmico da parte mais fotogênica da costa algarvia.

O tour pode ser comprado nas agências dos centrinhos ou nas marinas de Lagos, Albufeira e Portimão. Na praia do Carvoeiro há um guichê no canto esquerdo da praia da vila. Caso você prefira comprar com antecedência, nosso parceiro Viator vende alguns desses passeios pelo mesmo preço das agências.

Veja a duração do passeio e os preços a partir de cada base:

  • De Carvoeiro: 1 hora de passeio, 25 euros por pessoa. Há também um passeio com extensão à Praia da Marinha que dura 1h30 e custa 30 euros por pessoa

Passeio de barco ao Algar de Benagil saindo da Praia de Benagil

Se o seu objetivo do dia for passar em revista os mirantes das outras praias desta região, o melhor é fazer o passeio ao Algar a partir da própria praia de Benagil.

Há várias saídas por dia. Para não perder a viagem, reserve online com o operador Taruga Tour.

Há três tipos de passeios:

  • Expresso: 30 minutos, 15 euros por pessoa. Inclui a Praia da Marinha
  • Tradicional: 1h15, 25 euros por pessoa. Inclui a Praia da Marinha e tem parada para mergulho (se houver condições, no Algar de Benagil; senão, em outro ponto)
  • Aluguel de caiaque: 15 euros a cada 45 minutos

A praia de Benagil está a 36 km de Lagos e 22 km de Albufeira.

Se você vier de carro, há bolsões de estacionamento a 500 metros da praia (prepare-se para subir uma ladeirona na volta).

Indo de ônibus, pegue a linha Litoral-Albufeira-Lagos em Lagos (1h de percurso) ou Albufeira (30 min.) e salte em Lagoa. Em Lagoa, prossiga pela linha Portimão-Praia do Carvalho até o ponto final na Praia do Carvalho (20 minutos). Dali são 15 minutos a pé até Benagil (com ladeira na ida e na volta). Clique no nome das linhas para ver horários.

Querendo evitar essa caminhada, salte na Praia do Carvalho (a 10 minutos de Lagoa) e pegue o passeio de barco a Benagil dali mesmo (veja os detalhes no tópico acima).

Algarve onde comer: restaurante O Pescador

O Pescador, Benagil

À beira da estrada, no alto da ladeira, com vista para a praia, existe um ótimo restaurante, O Pescador (tel 351 282-354-017). Os preços, apesar de altos, são compatíveis com os de restaurantes que servem peixe fresco junto ao mar.

Praia da Marinha

Algarve o que fazer: Praia da Marinha

A Praia da Marinha é o 'Sancho' de Portugal: a praia que mais vezes é citada como a mais bonita do país. Comparando com outras praias nota 11, como a do Camilo, Dona Ana e do Carvalho, o que desequilibra o jogo é que a Praia da Marinha tem sua própria 'ponta da Piedade' particular. O canto direito da praia é enfeitado por um labirintinho de rochedos, com direito a grutas e a um espetacular um duplo arco de pedra. Quando a natureza resolve fazer paisagismo, sai de baixo.

Apesar da fama, a praia continua selvagem: não há bar ou aluguel de espreguiçadeiras lá embaixo.

Dei um pouquinho de azar no dia da minha visita -- a praia estava infestada de sargaços que sumiram com o verde-água da beiradinha. Ainda assim, o panorama era belíssimo. (E as algas não tinham atingido a praia quase-vizinha do Carvalho.)

A Praia da Marinha fica 2 km a oeste da praia de Benagil. Existe uma trilha por entre as falésias ligando as duas praias, para quem quiser caminhar. De carro, use um dos bolsões de estacionamento perto da praia ou as vagas mais distantes na estrada. Existe um ônibus desde Lagoa, a linha Lagoa-Praia da Marinha, mas opera em apenas dois horários por dia (e o ônibus da manhã sai muito cedo, às 8h50).

Praia do Carvalho

Algarve o que fazer: Praia do Carvalho

Se uma praia arranca um sonoro 'Uau!' de alguém que acabou de vir da Praia da Marinha e do Algar de Benagil, é porque sua beleza não fica nada a dever às vizinhas famosas. Eu diria que a Praia do Carvalho só não foi a maior surpresa das minhas explorações algarvias porque a nossa Carla Tolosa já tinha avisado que esta foi a sua praia preferida numa viagem em 2013. Não é uma perfeição de praia?

Leve água, comida e sombra com você. Não há serviço de praia nem na areia, nem nos altos da praia.

A Praia do Carvalho fica a 1,5 km da Praia de Benagil (e a 4 km da Praia de Carvoeiro).

Se você vier de carro, há estacionamento livre no alto da falésia à esquerda da praia. São 36 km desde Lagos e 25 km desde Albufeira.

Dá para chegar de ônibus. Embarque na linha Litoral-Albufeira-Lagos em Lagos (1h de percurso) ou Albufeira (30 min.) e salte em Lagoa. Em Lagoa, pegue a linha Portimão-Praia do Carvalho para Praia do Carvalho (mais 20 minutos). Quem sai de Portimão já pega a linha Portimão-Praia do Carvalho por lá mesmo; são 40 minutos até a Praia do Carvalho. Clique no nome das linhas para ver horários.

Praia de Carvoeiro

Algarve o que fazer: Praia de Carvoeiro

O vilarejo de Carvoeiro tem a praia central mais bem-feitinnha que eu visitei no Algarve. As construções do entorno não ofendem a vista -- pelo contrário, o casario branquinho ajuda a compor o cenário, mais ou menos como acontece na Grécia.

Estando na parte baixa do povoado, não é preciso descer escadas para ir à praia. Há serviço de bordo na areia. E saindo da praia, há uma fartura de restaurantes, lanchonetes, pizzarias, sorveterias e lugares de fish & chips para almoçar sem gastar muito. A propósito, recomendo vivamente a sorveteria Gelados & Companhia, onde tomei um sorvete de arroz doce com canela polvilhada na hora que me faria voltar ao Algarve (R. do Barranco, 5, tel. 351 282-110-121).

No canto esquerdo da praia você encontra o stand da Carvoeiro Caves, que faz passeios de barco ao Algar de Benagil e Praia da Marinha.

Carvoeiro fica a 31 km de Lagos e 28 km de Albufeira. Se você for de carro, saiba que o estacionamento na vila é difícil -- tem que caçar vaga (de parquímetro) na rua.

De ônibus, embarque na linha Litoral-Albufeira-Lagos em Lagos (1h de percurso) ou Albufeira (30 min.) e salte em Lagoa. Em Lagoa, pegue a linha Portimão-Praia do Carvalho para Praia do Carvalho (mais 10 minutos). Quem sai de Portimão já pega a linha 107 por lá mesmo; são 30 minutos até a Praia do Carvalho. Clique no nome das linhas para ver horários.

Praias de Albufeira

Albufeira é o maior balneário do Algarve. Tem mais frente de praia do que qualquer outra cidade da região, com faixa larga de areia e falésias onipresentes. As praias mais extensas são a praia centrala e a Praia da Falésia, que mudam de nome de acordo com o trecho. Entre as duas, porém, o litoral é recortado, com inúmeras praias menores, de desenho delicado.

Não visitei muitas praias em Albufeira -- mas, pelo que vi, não trocaria as praias de Lagos ou de Carvoeiro por nenhuma delas. Mas caso você esteja hospedado em Albufeira ou, mesmo estando em outra base, tenha tempo e disposição para fazer suas explorações, aqui vai uma amostra das praias do pedaço.

Praias centrais de Albufeira

Algarve o que fazer: praias centrais de Albufeira

Quem se hospeda na zona urbana de Albufeira sempre tem praia perto. O centro bordeja uma praia enorme, conhecida por nomes diferentes em cada trecho.

O canto direito (de quem olha para o mar) é a Praia do Peneco, e tem um elevador para quem não quer enfrentar a escadaria.

O próximo trecho é a Praia dos Pescadores, que não tem elevador mas tem... escada rolante.

O terceiro trecho é a Praia do Inatel, que fica na borda do centro, já na parte baixa da cidade.

A área central de Albufeira é a mais recomendada para um almoço mais econômico. Mas estacionar é bem complicado em toda a área.

Praia de Santa Eulália

Algarve o que fazer: praia de Santa Eulália, Albufeira

A 3 km do centro na direção leste, Santa Eulália é própria para quem gosta de praia pequena com conforto. Boa parte da praia é ocupada por espreguiçadeiras pagas (as do lado esquerdo são do mega-resort Grand Royal Santa Eulália), mas o miolo central é de uso público e gratuito.

Quem vem de carro pode usar bolsões de estacionamento junto à praia. O ônibus Albufeira-Faro faz parada próximo à praia.

Praia de São Rafael

Algarve o que fazer: praia de São Rafael, Albufeira

A 5km do centro na direção oeste, São Rafael tem um quê de Praia Dona Ana/Praia da Marinha, com mirante e rochedos muito no canto direito e no centro da praia. Uma pequena faixa é ocupada por um bar e suas espreguiçadeiras pagas, mas 90% da praia tem areia pública. O bom hotel São Rafael Atlântico fica a pouco mais de 5 minutos de caminhada.

Há bolsões de estacionamento para quem vem de carro. O ônibus Albufeira-Guia pára perto da praia.

Praia do Evaristo

Algarve o que fazer: Praia do Evaristo, Albufeira

Procurando uma praia escondidinha, com jeito de praia particular? Sugiro a Praia do Evaristo. Apesar de aberta ao público (qualquer pessoa pode chegar e estender sua canga na areia), a praia parece uma extensão do Restaurante Evaristo, uma antiga barraca de praia que virou restaurante fino (reserve: tel. 351 289-591-666). Não há cardápio: você escolhe diretamente do balcão refrigerado, e é cobrado de acordo (caro, não diga que não avisei).

Fica a 7 km do centro, na direção leste. Tem bolsão de estacionamento e vagas na estrada.

Praias de Portimão

Não tive tempo de passar em revista as praias de Portimão. (Também não tive muita vontade -- quando você passa pela estrada, a visão dos arranha-céus de Portimão desanima.)

Mas pelo que apurei, Portimão também tem suas praias bonitas. Para ir nas certas, eu apostaria na Praia dos Três Irmãos (a 6 km do centro), na Praia da Rocha (a 3 km do centro, junto à foz do rio Arade) e na Praia dos Caneiros, a 7 km do centro, na vizinha Ferragudo, do outro lado do rio.

Sagres

Algarve o que fazer: Sagres

Sagres está na quina sudoeste de Portugal (e da Europa). Não, não existe nenhuma 'Escola de Sagres' por ali (nem em outro lugar; os historiadores sabem hoje que a tal escola nunca existiu). Mas você vai encontrar uma fortaleza com bonitas vistas para a costa de promontórios. Também pode ir até a o farol do Cabo de São Vicente (que marca a ponta sudoeste da Europa). Perto da fortaleza (mas longe do farol) está o vilarejo de Sagres, que não chega a ser bonito.

Vale a pena ir a Sagres? Olhe, eu acho que caçar praias é um esporte bem mais divertido. Mas como um pulo em Sagres costuma estar nos planos de quem vem ao Algarve, devo avisar que não vale a pena reservar um dia inteiro para o passeio, não. Tente encaixar Sagres ao fim de outro passeio, e estará de ótimo tamanho. O roteiro em que Sagres se inclui com mais naturalidade é na volta de um dia em Odeceixe, na Costa Vicentina.

Sagres está a 32 km de Lagos e 85 km de Albufeira. Existe uma linha de ônibus Lagos-Sagres-Cabo de São Vicente, mas a maioria dos horários opera somente nos dias de semana.

Fortaleza de Sagres
  • Horários:
    • Abre diariamente das 9h30 às 17h30 (outubro a abril) ou 20h (maio a setembro)
    • Fecha dias 1º/jan, 22/jan, dom de Páscoa, 1º/Mai e 25/dez
  • Ingressos:
    • 3 euros (65+ 1,50 euro; grátis para crianças até 12 anos)
  • Estacionamento gratuito
  • Site oficial

Tavira

Algarve o que fazer: Tavira

Perto da fronteira com a Espanha, Tavira é uma cidadezinha encantadora, que mantém o charme de um Algarve pré-turismo de massa. Graças à inexistência de praias monumentais por perto, Tavira conseguiu não adquirir ares de balneário. Um passeio à cidade proporciona um bem-vindo respiro depois de muitos dias no Algarve.

Uma ponte romana une os dois lados do centro histórico, divididos por um rio de dois nomes. Sim: da nascente ate a ponte, o rio se chama Séqua. Da ponte em diante, passa a se chamar Gilão, até desaguar na Ria Formosa. A margem oeste do centro é dominada pela torre do relógio da Igreja de Santa Maria do Castelo -- vale a pena subir até lá e entrar no que restou das muralhas do castelo, em frente. A margem leste tem ruelas com lojinhas e cafés à beira-rio. É um passeio que cabe confortavelmente numa tarde.

Tendo um dia inteiro para passear em Tavira, inclua um passeio de barco pela Ria Formosa -- uma laguna protegida por ilhas-barreira de areia que é um parque natural. Tem dunas, salinas, várzea (usada para agricultua) e abriga aves e anfíbios. As praias de Tavira ficam na costa voltada para o mar aberto das ilhas-barreira -- e são selvagens, sem construções.

Tavira está a 115 km de Lagos e 73 km de Albufeira. De ônibus acaba sendo um passeio chato: são 3 horas de viagem desde Lagos e 2 horas desde Albufeira, em ambos os casos com baldeação em Faro.

Costa Vicentina e Alentejana

Portugal pode ter perdido o Algarve para o turismo de massa e a especulação imobiliária, mas em compensação preservou toda a costa abaixo de Lisboa voltada para o oeste. De Porto Covo até Burgau (perto de Sagres) estende-se o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Você não verá por aqui resorts ou condomínios, nem cidades que cresceram exageradamente. Alguns vilarejos (como Aljezur) têm o aspecto largadão de surf towns, outros (como Odeceixe e Porto Covo) permanecem perfeitos povoados branquinhos.

Apesar de não tão freqüentes quanto no filé do Algarve, as falésias também dão as caras em vários pontos da costa. O desenho do litoral é mais reto, mas não impede que aqui e ali apareçam enseadinhas. Muitas praias se prestam para o surf -- sobretudo mais ao sul.

A grande qualidade de todo essa costa é a admirável conservação do ambiente natural -- algo dificílimo de encontrar em praias do sul da Europa. Mas as paisagens não são tão espetaculares quanto as dos cartões-postais do Algarve.

Vale a pena trocar o Algarve por essas praias? Sendo bem sincero, eu acho que praia com natureza a gente tem bastante no Brasil. Eu procuraria na Europa paisagens que a gente não tem em casa.

De todo modo, aqui vão duas praias que eu acho que valem um desvio ou pit-stop.

Odeceixe

O rio Seixe serve de fronteira natural entre o Alentejo e o Algarve, fazendo assim de Odeceixe a praia mais ao norte da costa algarvia.

O vilarejo, todo branquinho e pitoresco, fica a 4 km do mar. A praia é singular: antes de chegar à foz, o rio Seixe corre um trechinho paralelo ao mar, formando uma península de areia banhada por água salgada e doce. Parece Jeribucaçu, em Itacaré, em versão ampliada.

Odeceixe está a 49 km de Lagos. O ônibus Lagos-Odeceixe leva 1h15 -- mas deixa na vila, não na praia.

Comporta

Praia de Comporta

Praia de Comporta, na península de Tróia (Alentejo)

Comporta é a praia 'cool' de Portugal. Imagine Trancoso se mudando para o Uruguai (tipo assim para Garzón, nos confins menos habitados de Punta del Este) -- você vai começar a ter uma noção do lugar.

O vilarejo, pouco maior que o Quadrado, ocupa um antigo núcleo de fazenda (ou herdade), com seus alojamentos e galpões transformados em lojas e restaurantes.

A praia fica a 1,5 km da vila, e é reta, com areia branquinha e mar azul-claro. Os únicos acidentes topográficos no seu campo de visão vão ser as elegantes tendas das espreguiçadeiras. Caso não queira pagar por elas, porém, é só estender sua canga na área ao lado.

Comporta tem um bolsão de estacionamento pago, junto à praia, e outro gratuito, que requer caminhar um pouco mais. A praia tem um quiosque e dois restaurantes. Se a idéia for passar em Comporta para almoçar, é fundamental fazer reserva, seja no Comporta Café (tel. 351 265-497-652), seja no Ilha do Arroz (tel 351 265-490-510).

Praia do Pego, Comporta

Praia do Pego

A 15 km da vila na direção sul, outra praia compartilha a vibe de Comporta: a praia do Pego. O restaurante a reservar aqui é o Sal (tel. 351 265-490-129).

O caminho mais curto entre Lisboa e Comporta é pelo ferry de Setúbal (70 km no total). Pela auto-estrada, são 120 km. Vindo de Lagos, são 240 km pelas estradas costeiras N261 e A26-1.

Leia mais:

4 comentários

Lu
LuPermalinkResponder

N gostei de Albufeira nem de Portimão.
A praia e o rest do Evaristo são imperdíveis. Ali perto tem tb um restaurante debruçado sobre o mar chamado Sardinha. Se estiver na época, vale mto a pena!
Se quiser gastar um pouco +, vale ir jantar no Vila Joya, 1* Michelin, próximo a Albufeira.
Comporta infelizmente ficou pra próxima ...

Amelia Maria Cardoso Stella

Amei esse artigo. Muito bem explicado como sempre! Ricardo suas "dicas" são fantásticas! Já tinha vontade de conhecer agora então vou colocar como prioridade.

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Olá. Nunca fui a Portugal, mas gostaria de conhecer. Vc acha viável um roteiro incluindo Lisboa e essa parte de praias? Quantos dias? Em que época do ano? Julho é verão lá, não?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar