Algarve

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Algarve: onde ficar | Seleção de hotéis bem-localizados

Descubra nesta página do nosso guia prático de viagem ao Algarve:

Qual é a melhor base para explorar o Algarve?

As praias mais bonitas do Algarve estão no eixo entre Lagos, Carvoeiro, Portimão e Albufeira. Vilamoura tem a maior densidade de resorts sofisticados (e, mais perto de Faro, a Quinta do Lago é uma meca de golfistas). Tavira é para quem quer estar junto à praia, sem se sentir num balneário.

Onde ficar no Algarve: Lagos

Onde ficar Algarve: Lagos

Lagos oferece o melhor equilíbrio entre visual x estrutura x beleza das praias. Sua maior qualidade é ter resistido à verticalização. Dentro das muralhas, a cidade se mantém branquinha e pitoresca. E mesmo fora das muralhas, não há nenhum estrupício a estragar a paisagem.

O fato de ter uma seqüência de praias nota 10 a uma distância caminhável faz de Lagos a melhor opção para quem vai estar sem carro no Algarve. (Quanto ao Algar de Benagil, não se preocupe: dá para pegar um passeio de barco saindo de Lagos.)

Veja como chegar a Lagos de carro e de ônibus.

Hotéis dentro das muralhas

Onde ficar Algarve: Casa Mãe, Lagos

Casa Mãe

O hotel mais estiloso de Lagos é o Casa Mãe, aberto em 2016 junto às muralhas, num terreno municipal que estava abandonado. A maior parte dos apartamentos fica num predinho novo e discreto, com vista para o pátio (onde está o restaurante) e as muralhas. No alto do terreno estão a casa mais antiga (a Casa-Mãe propriamente dita) e mais quatro cabanas, além da (charmosa) piscina. Entre o prédio principal e as casas do alto, uma horta faz as vezes de jardim. A decoração é despojada e, por isso mesmo, super praiana. Para mim, o único ponto baixo do hotel está no café da manhã, que não é de buffet -- você precisa fazer uma escolha complicada (dois itens desta lista, um item desta, um item desta outra) e as coisas dificilmente chegam na ordem em que você gostaria de consumir. A localização, por sua vez, é perfeita: o hotel está numa zona calma, porém pertíssimo do movimento. E a parte alta do hotel está perto do acesso para um terreno baldio do lado de lá da muralha que funciona como estacionamento amplo e gratuito. Tem nota 9,4 no Booking (outubro/2018).

A cidade amuralhada tem poucos hotéis convencionais (e os que existem, estão datados). Em compensação, há muitos bed & breakfasts e guesthouses a considerar. Importante: ao fazer sua pesquisa independente, verifique se o bed & breakfast tem ar condicionado, porque muitos têm só ventilador. Todos a seguir têm ar condicionado:

A Casa Luma oferece quartos arejados (muitos, com varanda) e um café da manhã elogiadíssimo. Prefira a categoria 'quarto amplo'. Fica numa zona calma do centro. Nota 9,4 no Booking, outubro/2018.

Os quartos do Suites Inn Lagos são aconchegantes e estão longe do barulho da noite de Lagos. Dá para estacionar na parte alta da rua. Nota 9,2 no Booking, outubro/2018.

O diferencial do Inn Seventies é ter cozinhas equipadas em todos os apartamentos -- e, ainda assim, oferecer café da manhã incluído na diária. A decoração é um tanto excêntrica. Há uma piscina no terraço. Nota 8,1 no Booking, outubro/2018.

Finalmente, o The Salty Lodge dispõe de apartamentos de 1 e 2 quartos com sala e cozinha completa (alguns com varanda), decorados de maneira clean e jovial. Não serve café da manhã. Nota 9,4 no Booking, outubro/2018.

Fora das muralhas

Se você faz questão de hotéis convencionais, é melhor procurar fora das muralhas.

O Lagos Avenida se localiza junto à Marina de Lagos (bom para embarcar nos passeios à Ponta da Piedade e ao Algar de Benagil), mas a quase 10 minutos de caminhada do centrinho. Os quartos têm pegada clean-contemporânea. Na volta dos passeios, dá para relaxar na piscina de raia do terraço.Nota 9 no Booking, outubro/2018.

O quatro-estrelas Tivoli Lagos fica bem mais coladinho ao centro histórico. O segredo aqui é escolher os quartos Premier, que são os renovados. A nota do hotel acaba baixando pelas resenhas negativas de quem se hospeda nos quartos velhinhos, ou 'clássicos'. Só reserve aqui se a categoria do quarto contiver o nome 'Premier'. Nota 7,5 no Booking, outubro/2018.

Na praia

Onde ficar Algarve: praia Dona Ana

Praia Dona Ana

Se você faz questão de se hospedar junto à praia, a melhor opção em Lagos é escolher um dos hotéis próximos à Praia Dona Ana. Você estará perto também da outra praia sensacional de Lagos (a Praia do Camilo) e poderá ir ao centro de Lagos em ônibus de linha (7 minutos).

O Carvi Beach Hotel fica junto ao bolsão de estacionamento da praia e tem vista lateral do mar. Os quartos têm mobília moderna, e a piscina do terraço é muito gostosa. Nota 8,5 no Booking, outubro/2018.

A Dona Ana Garden faz o gênero pousadinha-caprichada-na-praia. Os quartos são aconchegantes e têm cozinhas compactas. A pousada fica junto à estrada, já na pista para a Praia do Camilo. Nota 8,3 no Booking, outubro/2018.

Dona Ana também tem um hotel sui-generis, o Villas Don Dinis. É composto por casas com apartamentos de diferentes tamanhos, cada um com sua própria decoração. As casas são voltadas para um pátio comum, onde estão as piscinas. Todo os apartamentos têm cozinha compacta ou completa, mas o hotel serve café da manhã incluído na diária. Nota 9,1 no Booking, outubro/2018.

Onde comer em Lagos

O corredor de restaurantes de Lagos começa na praça Gil Eanes. Dali, as ruas Lima Leitão e Alfonso d'Almeida se juntam para formar a 25 de Abril, que depois continua como Silva Lopes.

Onde comer Algarve: Mar d'Estórias, Lagos

Mar d'Estórias

Para culinária portuguesa com pegada contemporânea, reserve o Mar d'Estórias, que funciona na sobreloja de uma loja-conceito (R. Silva Lopes, 30, tel. 351 282-792-165, reservas online).

Pequenas porções e petiscos de qualidade acompanhados por bons vinhos em taça compõem a proposta do Taninos Wine & Kitchen, um dos bistrôs mais interessantes do corredor de restaurantes (R. Silva Lopes, 19, tel. 351 282-144-354).

Se estiver disposto a encarar a baixa gastronomia tradicional do Algarve (à base de chouriço, sardinha, morchilha, bucho...), o lugar para ir é o botequim Arc' da Velha (R. Gil Eanes, 15, tel. 351 914-209-673).

Um franguinho para variar? O Piri Piri fica no comecinho do corredor gastronômico (R. Lima Leitão, 15, tel. 351 282-763-803).

Onde comer Algarve: Vecchia Milano, Lagos

Vecchia Milano

Se bater fome de comida italiana, porém, fuja da área mais turística. A melhor trattoria da cidade é a Vecchia Milano, na parte mais alta da cidade (R. 1º de Maio, 4, tel. 351 282-184-206).

Onde comer Algarve: Tasty Maharaja

Tasty Maharaja

E caso você curta comida indiana, aproveite sua estada no Algarve: devido ao grande afluxo de turistas ingleses, os restaurantes indianos sempre serão no mínimo razoáveis. No início do corredor de restaurantes de lagos, o Mahajara Tasty Indian tem cardápio extenso e pergunta ao freguês o nível de pimenta desejado (R. Alfonso d'Almeida, 27, tel. 351 282-768-083).

Onde ficar no Algarve: Carvoeiro

Algarve onde ficar: Carvoeiro

Na região de Carvoeiro (o mais certo seria dizer Lagoa, que é o nome do município) já começam a aparecer resorts bem-estruturados fora de vilarejos. Estar por aqui garante a proximidade de duas praias sensacionais (e selvagens): a Praia da Marinha e a Praia do Carvalho. A prainha do centro, porém, é excelente também.

Veja como chegar a Carvoeiro de carro e de ônibus.

No vilarejo de Carvoeiro

O povoado de Carvoeiro é um balneário da maior simpatia. Uma grande praça em frente à praia concentra bares e restaurantes, que também se espalham pelas outras ruas do centrinho. A praia do centro é ótima. Você pode usar o ônibus de linha para ir direto à Praia do Carvalho. E dá para pegar o passeio de barco ao Algar de Benagil e Praia da Marinha saindo da prainha central. (Para ir a Lagos sem carro, a opção é o ônibus, com baldeação em Lagoa.

No vilarejo há muitos apartamentos de temporada (insira as datas aqui para ver disponibilidadade), mas a oferta de hotéis e pousadas é limitada.

A Castelo Guest House tem decoração um tanto antiquada, mas a localização é maravilhosa: central e de frente para o mar. Sua varanda é o mirante mais bonito para a Praia do Carvoeiro. Nota 9,2 no Booking, outubro/2018.

Junto à saída da cidade, a 20 minutos de caminhada da praia, o Carvoeiro Hotel tem estúdios e apartamentos com cozinha compacta, ideais para ir em família. Nota 8,4 no Booking, outubro/2018.

Entre Carvoeiro e a Praia do Carvalho

Três hotéis padrão resorts estão a meio caminho da vila e da Praia do Carvalho.

O Tivoli Carvoeiro é um 5 estrelas todo reformado, com spa. Na arquitetura, lembra os resorts de Cancún, em formato semipiramidal. A vista do terraço é incrível, para a praia selvagem de Vale Côvo. Fica a 1 km do centrinho e a 3 km da Praia do Carvalho. Nota 8,9 no Booking, outubro/2018.

Debruçado na falésia, o Pestana Palm Gardens leva jeito de condomínio: os apartamentos ficam em sobradinhos geminados que dão para um jardim em comum. Está a 1,8 km do centrinho e a 2,5 km da Praia do Carvalho. Nota 8,4 no Booking, outubro/2018.

O Rocha Brava Village Resort é próprio para temporada de famílias na praia: seus apartamentos têm 1 ou 2 quartos e estrutura completa, incluindo máquinas de lavar e secar roupa. O café da manhã é opcional e cobrado à parte (11 euros por pessoa). Tem quadras de tênis e creche. Fica a 3 km do centrinho e 1,5 km da Praia do Carvalho. Nota 8,2 no Booking, outubro/2018.

Próximo à Praia do Carvalho, Benagil e Praia da Marinha

Numa área agreste (o acesso final é por estrada de terra) a menos de 2 km da costa, o estiloso Montinho Boutique B&B é uma ilha de tranqüilidade. O café da manhã é excepcional. É preciso estar de carro para ir à praia do Carvalho e de Benagil (ambas a 1,5 km) e da Marinha (2 km). Há restaurantes nas redondezas, mas querendo ir ao centrinho de Carvoeiro, são 5 km. Nota 9,6 no Booking, outubro/2018.

O Suites Alba é mais um resort com layout de village, os apartamentos todos em casas térreas. A praia mais próxima, Albandeira, a 8 minutos de caminhada, é linda e selvagem (e tem um arco natural que pode ser contemplado de mirantes). A Praia da Marinha está a 2 km; a praia do Carvalho, a 5 km; o centro de Carvoeiro, a 8 km, e a vila de Armação de Pêra, a 9 km. Nota 9 no Booking, outubro/2018.

Onde ficar no Algarve: Albufeira

Algarve onde ficar: Albufeira

Albufeira tem 20 km de costa -- dos quais, 5 km na área central.

No centro de Albufeira

Hospede-se na cidade se você quer restaurantes e vida noturna à mão. Quem se hospeda no centro também tem maior facilidade para fazer passeios sem carro. Dá para ir de ônibus a Lagos e às praias de Carvoeiro (com uma baldeação em Lagoa). Da marina de Albufeira saem passeios de barco ao Algar de Benagil.

No centro de Albufeira há apartamentos para alugar (insira suas datas e pesquise aqui).

Entre os hotéis centrais, o Sol & Mar tem a vantagem de estar pé na areia na Praia dos Pescadores. Nota 8 no Booking, outubro/2018.

Próximo ao elevador da praia do Peneco, o Vila São Vicente tem quartos elegantes e não aceita crianças. Nota 8,7 no Booking, outubro/2018.

O Hotel Baltum tem decoração moderna, está próximo à escada rolante da Praia dos Pescadores e do maior estacionamento de Albufeira. Nota 8 no Booking, outubro/2018.

Evite se hospedar na região do entorno da av. Sá Carneiro (conhecida, em inglês, como 'The Strip'), na parte nova da cidade, que é a Passarela do Álcool de Albufeira.

Fora do centro

Fora do centro, Albufeira tem uma fartura de hotéis tipo resort e condomínios.

A uma distância caminhável da bela praia de São Rafael, no trecho mais recortadinho da costa de Albufeira, o São Rafael Atlântico é um resort compacto e classudo. Fica 4 km a oeste de Albufeira. Nota 8,7 no Booking, outubro/2018.

O mega resort Grande Real Santa Eulália domina todo o canto esquerdo da praia de Santa Eulália. O bar de praia tem seu próprio calçadão à beira-mar. Fica 5 km a leste de Albufeira. Nota 8,6 no Booking, outubro/2018.

No início da Praia da Falésia -- que remete ao trecho do Taípe em Arraial d'Ajuda, ou a Canoa Quebrada sem a lua e a estrela tatuadas -- o Porto Bay Falésia tem boa estrutura e vista vertiginosa para o mar. Está a 1,5 km dos restaurantes rústicos do vilarejo de Olhos de Água e a 12 km de Vilamoura. Nota 8,8 no Booking, outubro/2018.

Outro bom hotel na Praia da Falésia é o Epic Sana Algarve. Os ambientes têm pegada contemporânea. Como não tem a vista dos hotéis debruçados na falésia, costuma ter tarifas mais interessantes. Está a 4 km de Olhos de Água e 10 km de Vilamoura. Nota 9,3 no Booking, outubro/2018.

Onde ficar no Algarve: Vilamoura e Quinta do Lago

A leste de Albufeira, o Algarve deixa de oferecer as paisagens dos cartões-postais que conhecemos. Saem de campo as falésias e os rochedos que brotam do mar, substituídos por praias desprovidas de apelo topográfico, mas com acesso fácil e mar calmo, próprias para veranear em família.

A cidade de Quarteira foi o primeiro balneário surgido no Algarve. Tem um calçadão ao longo da beira-mar e um mar de prédios nas quadras de trás. É uma praia assumidamente família e classe média.

No entanto, no canto direito (oeste) de Quarteira, no entorno de uma marina, criou-se uma espécie de Marbella portuguesa: o balneário de Vilamoura. Escolha Vilamoura se golf, passeios de lancha, cassino e/ou discoteca estão nos seus planos.

Há um núcleo de resorts 5 estrelas no entorno da marina. Três são praticamente pé na areia: o confortável Tivoli Marina Vilamoura, dono do beach club mais cool de Vilamoura, o Puro Beach (nota 8,8 no Booking, outubro/2018), o verticalíssimo Crowne Plaza Vilamoura (nota 9 no Booking, outubro/2018) e o curvilíneo Vila Galé Ampalus (nota 8,3 no Booking, outubro/2018). Outros hotéis, com o Dom Pedro Vilamoura (nota 8,2 no Booking, outubro/2018), ficam um pouco mais recuados.

A 3 km da praia e da marina, o Four Seasons Vilamoura é menos sofisticado e mais 'família' do que o padrão da rede. Mas tem seu próprio campo de golf de 18 buracos. Nota 8,6 no Booking, outubro/2018.

Aberto em 2017, o Anantara Vilamoura fica a 7 km da praia. Mas fica em frente a campos de golfe e oferece trânsfer ao Puro Beach do Tivoli Vilamoura (do mesmo grupo). Nota 8,9 no Booking, outubro/2018.

Já na área protegida da Ria Formosa, perto de Faro, o Quinta do Lago é um resort de luxo auto-suficiente, com seu próprio campo de golf e praia praticamente privativa, num trecho deserto da ria. Fica a 17 km de Faro (e 16 km do aeroporto de Faro). Nota 9 no Booking (outubro/2018).

Não faltam hotéis para quem quer aproveitar essa meca de golfistas. O Conrad Algarve aposta num luxo mais explícito (nota 9,3 no Booking, outubro/2018), enquanto o Magnolia tem charmes retrô anos 50 (nota 8,7 no Booking, outubro/2018).

Onde ficar no Algarve: Tavira

Algarve onde ficar: Tavira

Tavira não é uma base interessante para fazer um pinga-pinga pelas praias do Algarve, mas é uma cidadezinha adorável para passar uma ou duas noites, sobretudo se você estiver a caminho (ou vindo) da Espanha.

Caso o seu orçamento comporte, considere se hospedar na Pousada Convento de Tavira, que combina um convento do século 16 com um anexo moderno e uma bela piscina -- tudo isso dentro do centro histórico (nota 8,8 no Booking, outubro/2018).

Mas o centro histórico também tem muitas opções charmosas e mais em conta. Duas pousadas muito fofas são a Casa da Tella (nota 9,4 no Booking, outubro/2018) e a Calçada Guesthouse (nota 9,7 no Booking, outubro/2018).

Leia mais:

7 comentários

Lu
LuPermalinkResponder

Acrescentaria o Vilalara, em Armação de Pêra, debruçado no mar, no alto de uma falésia, c praia particular. Bem exclusivo, p quem quer curtir um dia de dolce far niente.
Em Vilamoura, o Tivoli é o melhor, porém em termos de benefício custo, o Vila Galé Ampalius é uma ótima alternativa.
Acho difícil fazer base num lugar só. Ideal 2. O Algarve é grande e tem mtas praias bonitas.

Graça Souza
Graça SouzaPermalinkResponder

Queria em setembro passar uma semana em Algarve. Vcs poderiam fazer um roteiro com preço?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Graça!

Os hotéis estarão com seu melhor preço entre 120 e 90 dias antes da data de hospedagem. Compre sua passagem também com essa antecedência ou aproveitando alguma promoção.

Karina
KarinaPermalinkResponder

Ricardo adoro seus posts!!
Vou passar 3 dias no algarve no final de novembro. Sei q estara frio e nao vamos pegar praia, mas estaremos de carro e vamos tirar foto de todas elas durante o dia e decidir em qual voltar no verao rs!! Todas as suas dicas de praias e passeios de dia são preciosos pro no nosso roteiro!
Porém, queria uma dica de qual cidade ficar pra passear a noite, jantar e etc, considerando q disseram q muitos estabelecimentos fecham. Qual dessas vc indica pensando nos passeios noturnos, ainda mais a estaremks la em dias de semana??
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karina! Quem responde é A Bóia. Recomendamos Lagos.

https://www.viajenaviagem.com/destino/algarve/o-que-fazer-algarve/

andre simoes
andre simoesPermalinkResponder

pode me dar uma dica? vou fica dez dias em fortaleza. quero ficar 3dias em jeri, o restante no centro de fortaleza. ´´e melhor passar 2 dias em canoa quebrada, para conhecer e tbm ir a morro alto? me deem uma dica para q eu possa aproveitar esses 10 dias da melhor forma e se preciso de reservar carro?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar