Algarve

Mar de belezas
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Veja neste guia prático de viagem ao Algarve:

Algarve dicas: Praia Dona Ana

O litoral do Algarve é obra de escultor. Nos 60 km de costa entre Lagos e Albufeira, uma miríade de prainhas (e um bom número de praiões) se sucedem por entre as falésias, com direito a mirantes que escancaram a transparência dos azuis e verdes do mar.

As praias mais bem esculpidas vêm com rochedos que brotam na areia ou mesmo no meio do mar. Cavernas, túneis e arcos de pedra, naturalmente modelados pela natureza, completam a paisagem -- às vezes à vista, outras vezes revelados apenas em passeios de barco.

Muitíssimo antes de Portugal virar o destino do momento (no mundo todo), o Algarve já era sucesso de público. Alemães e ingleses vêm há décadas passar o verão aqui, feito argentinos em Canasvieiras ou mineiros em Guarapari.

Por isso, ao planejar uma viagem pelo Algarve, é preciso ter cuidado para escapar das armadilhas do turismo de massa. Este guia foi feito para você experimentar o melhor do Algarve, seja num roteiro vapt-vupt, seja numa viagem mais relax.

Algarve | Quando ir | Como chegar | O que fazer: roteiros práticos | Onde ficar

  • Quando ir ao Algarve

Algarve dicas: quando ir

A melhor época: de junho a setembro

Como toda região de praia na Europa, o Algarve é melhor visitado no verão. Esta é a época em que as cidades à beira-mar têm vida, o sol é constante (deixando a paisagem mais bonita) e o calor justifica pegar praia.

Os meses ideais para esta viagem são junho e setembro, quando você encontra tempo ótimo e a região não está tão lotada.

Algarve dicas: julho e agosto

Em julho e agosto, época de férias escolares na Europa, o Algarve fica super cheio. Mas mesmo nesses meses a densidade demográfica nas praias não será maior que num domingo de sol numa capital brasileira à beira-mar. Estive no Algarve na segunda quinzena de agosto e não tive problemas de deslocamento ou mesmo estacionamento nas praias fora das cidades. A lotação das praias em agosto está registrada nas fotos deste guia.

Meses de transição: maio e outubro

Algarve dicas: quando ir

Em maio o tempo já estará firme, mas a temperatura pode não estar elevada a ponto de dar vontade de pegar praia (e a água vai estar ainda mais fria).

Em outubro o outono já estará instalado, com temperaturas mais baixas e mais dias nublados.

Frio: de novembro a abril

Algarve dicas: Tavira

Do meio do outono ao meio da primavera, espere encontrar frio (máximas em torno de 15ºC, com algumas escapulidas para perto dos 20ºC) e muita coisa fechada nas cidades. Há mais dias nublados que no verão, e podem ocorrer chuvisqueiros chatos.

Então não vale a pena ir no inverno?

Eu não iria, porque fico deprimido em praia no inverno: na minha opinião, a energia do verão é essencial para curtir esses lugares.

Mas se você quiser apenas apreciar (e instagramar) as praias do Algarve do alto de seus mirantes, pode atingir seu objetivo se pegar dias bonitos na região.

Caso você queira aproveitar sua viagem de janeiro ou Carnaval a Portugal para dar uma passadinha pelo Algarve, faça reservas canceláveis sem custo e monitore a previsão do tempo. Quando chegar perto da data e a meteorologia indicar que seus dois ou três dias no Algarve vão ser nublados ou chuvosos, cancele e use esses dias para visitar outros destinos em Portugal.

Calendário de preço de passagem aérea: Algarve (Faro) (fonte: Viajanet)

Algarve | Quando ir | Como chegar | O que fazer: roteiros práticos | Onde ficar

  • Como chegar ao Algarve

Como chegar | Carro | Avião | Ônibus | Trem

Algarve de carro

O Algarve é perfeito para visitar de carro. Você tem autonomia para visitar as praias que quiser, sem depender de tours ou transporte público. Estacionar nos centros históricos é complicado, mas nas praias não é tão difícil (ainda que algumas vezes você tenha que caminhar bastante do estacioamento à praia).

Saia de Lisboa já com seu carro alugado. A auto-estrada A2 leva direto de Lisboa a Albufeira em 250 km.

No fim da A2, em Albufeira, você muda para a A22, a auto-estrada que cruza todo o Algarve. Siga na direção oeste se você vai a Carvoeiro (275 km de Lisboa), Portimão (280 km de Lisboa) ou Lagos (300 km de Lisboa). Pegue a direção leste se você vai a Vilamoura (265 km de Lisboa), Faro (280 km de Lisboa), Tavira (300 km de Lisboa) ou se vai prosseguir para a Espanha (Sevilha está a 170 km de Tavira).

De Lisboa ao Algarve pela Costa Alentejana e Vicentina

Além da auto-estrada, de pistas sempre duplicadas, existe a possibilidade de viajar entre Lisboa e o Algarve pela costa. As estradas N261 e A26-1 têm pista simples e passam a alguma distância do mar (não são costeiras!), mas permitem que você entre ou pernoite nos vilarejos à beira-mar desta região (leia mais sobre eles aqui).

Por esta rota, estas são as distâncias desde Lisboa:

  • Comporta: 125 km
  • Porto Covo: 175 km
  • Zambujeira do Mar: 215 km
  • Odeceixe: 275 km

De Odeceixe a Lagos são 55 km.

Do Algarve à Espanha de carro

A A22 portuguesa desemboca na A49 espanhola, garantindo a viagem em pista duplicada até Sevilha e de lá a outros pontos da Andaluzia.

Distâncias a Sevilha:

Mas veja bem: só vale a pena atravessar para a Espanha se você for devolver o carro em Portugal. A sobretaxa para devolver o carro em outro país não compensa.

Avalie também se vale a pena estar de carro em Sevilha, uma cidade onde o carro é um estorvo e vai precisar ficar parado no estacionamento (pago) durante toda a sua estadia.

A melhor estratégia, na minha opinião, é devolver o carro no aeroporto de Faro, ir de lá a Sevilha de ônibus (todos os ônibus a Sevilha fazem uma parada no aeroporto de Faro) e só alugar um carro de novo ao sair de Sevilha para ir a outros pontos da Andaluzia.

Algarve dicas: como chegar

Algarve de avião

O aeroporto que serve ao Algarve está em Faro.

Faro é ligada por vôos diretos a Lisboa, ao Porto e às maiores cidades da Europa ocidental, como Londres, Paris, Milão, Amsterdã, Bruxelas, Frankfurt, Berlim e Genebra -- tanto por cias. convencionais como pelas low-costs easyJet e Ryanair.

Se não houver vôos diretos, você pode conseguir vôos com conexão em Lisboa ou no Porto com a TAP.

Em Faro você pode alugar um carro ou ir à sua base de trem ou ônibus.

Trânsfers de Faro para outros pontos do Algarve

Compre com nosso parceiro Viator:

Algarve de trem

Se o seu destino for Albufeira ou Faro, pode vir de Lisboa de trem.

Há pelo menos 5 trens por dia -- veja os horários no site da CP.

O trem mais rápido é o Alfa-Pendular, que vai de Lisboa Oriente (passando por Lisboa Entrecampos) a Albufeira em 2h35, a Faro em 3h e a Tavira em 3h50.

Já os trens Intercidades, um pouco menos confortáveis e mais paradores, vão de Lisboa Oriente (passando por Lisboa Entrecampos e Lisboa Sete Rios) a Albufeira em 3h, a Faro em 3h30 e a Tavira em 4h20.

Você pode alugar carro tanto em Albufeira (clique Lagos (veja como chegar de ônibus).

Do Algarve à Espanha de trem

Não há trem entre o Algarve e a Espanha.

Algarve de ônibus

Sem carro, a melhor maneira de chegar a Lagos, Portimão e Vilamoura, e a única maneira de chegar a Carvoeiro é de ônibus.

No site da Rede Expressos você vê horários e compra passagens em três diferentes cias. (Rede Expressos, Renex e EVA). Pesquise com saída de Lisboa Sete Rios, a rodoviária mais central da cidade, ligada à estação Jardim Botânico do metro.

As linhas menos paradoras fazem Lisboa-Lagos em 3h45, Lisboa-Portimão em 3h10 e Lisboa-Vilamoura em 3h25.

Para ir de ônibus a Carvoeiro, compre passagem a Lagoa. O percurso leva 3h. Em Lagoa você segue a Carvoeiro de táxi ou de ônibus local, da linha Portimão-Praia do Carvalho (10 minutos de viagem).

Você pode alugar carro em Lagos (clique aqui), Portimão (clique aqui) ou Vilamoura (clique aqui).

Do Algarve à Espanha de ônibus

É muito fácil ir do Algarve a Sevilha de ônibus. Compre no site da Alsa.

Duração da viagem a Sevilha:

  • Desde Lagos: 5h30
  • Desde Portimão: 5h
  • Desde Albufeira: 4h30
  • Desde o Aeroporto de Faro: 4h
  • Desde Faro: 3h30

Veja onde ficar em Sevilha e um roteiro prático de 7 dias pela Andaluzia.

Leia mais:

47 comentários

Priscilla
PriscillaPermalinkResponder

Olá, alguém tem dicas de praias e resorts para casal com criança pequena no Algarve?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscilla! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Gustavo - Viajar e Pensar

Priscila
Fiquei em Agosto no Pestana Viking em Albufeiras.
Gostamos, não é nota 10, mas é um bom hotel e com bom Custo X benefício.
http://www.pestana.com/br/pestana-viking/pages/home.aspx
@GusBelli

Lia
LiaPermalinkResponder

No geral, as praias do Sotavento algarvio (de Loulé até a fronteira com a Espanha) são mais familiares e tem diversos hoteis com caráter mais familiar e menos baladeiro que em outras cidades do Algarve (como Albufeira e Lagos) - estive em Tavira e Altura , e haviam muitas famílias com crianças (ainda mais que boa parte dos hotéis faz desconto quando viajando em família).

Lia
LiaPermalinkResponder

E esqueci de falar : o hotel em que eu fiquei foi o Ozadi Tavira Hotel (http://www.booking.com/hotel/pt/ozadi-tavira.pt-br.html) - ele é espetacular , embora não seja all inclusive. Tem a possibilidade de transporte para as praias e vilarejos da região (em determinados dias e horários) de graça , e os quartos são muito confortáveis (os duplos são muito lua-de-mel, mas não sei os maiores)

Roberto Almeida

Aluguei um carro na Italia, e vou de Milao à Napoles e termino em Roma, em março. Pergunta tem algum GPS que eu possa comprar aqui e instalar mapas da Italia, ou é melhor pagar $10,00 por dia locando o GPS

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! Leve o GPS daqui.

António Alves

Olá Roberto
Pode alugar um carro através do comparador comparador de preços
www.alugarcarrosbaratos.pt e aqui tem a possibilidade de escolher o seu carro ao menor preço e com GPS se assim o desejar.
Neste comparador o preço já é final e por isso não tem mais custos além do apresentado no final da compra
Boa viagem pela Europa

Franieri
FranieriPermalinkResponder

Como é o clima entre o fim de setembro e o início de outubro no Algarve?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Franieri! Ainda dá para pegar praia.

Martha Portes
Martha PortesPermalinkResponder

Olá, gostaria de deixar aqui algumas dicas do Algarve, estive lá por um mes, em junho 2015, aluguei um apto. através de um site, valeu a pena,cozinhamos em casa, fica bem mais barato que hotel, ficamos em Albufeira no Forte de São João, o clima estava maravilhoso, durante o dia sol,e a noite era bem fresca, praia maravilhosa, a região é belíssima, alugamos um carro para alguns dias e conhecemos um pouco mais, tivemos na região serrana, Monchique, que é lindíssima, o setor de turismo lá é muito voltado para europeus de outros países que lotam a praia no verão, fiquei impressionada (ingleses, holandeses, franceses, dinamarqueses....), praticamente não se vê restaurantes de comida tipicamente portuguesa, eu não vi nenhum, segundo informações eles cozinham voltado para esses turistas, existem bares pra holandeses, ingleses.... a noite é muito movimentada, tem uma rua chamada The Strip, copiando Las Vegas, tem a região da Baixa, parte antiga da cidade onde há lojas, bares, restaurantes,pontos turísticos tudo isso em Albufeira, mas pude perceber que todas as praias lá tem essa movimentação, em julho e agosto os preços sobem muito,alta temporada, tanto de aluguel quanto de supermercado, táxi, hotel, assim fui informada por moradores do local, foi tudo maravilhoso, recomendo

arlete
arletePermalinkResponder

Bom dia! Gostaria de uma informação:
Estarei em Tavira Portugal em Outubro, alugarei um carro, somos em 4 pessoas, vamos até Sevilha Espanha.
O que seria melhor: onibus ou carro e se pode entrar na Espanha sem problema
de carro!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arlete! Pode entrar sem problema.

Roger
RogerPermalinkResponder

Olá Arlete, pode sempre optar por um transfer privado assim evita conduzir nas férias e é muito mais barato que alugar um carro, eu estive este Verão no Ozadi Hotel e usei uma das empresas existentes no aeroporto de Faro.

Tem um artigo ( infelizmente em Inglês ) falando de como viajar entre o Aeroporto e Tavira http://www.faroairporttransfersalgarve.com/app/webroot/blog/faro-airport-transfers-to-tavira/

Vitor
VitorPermalinkResponder

Olá! Agora no final de janeiro estou pensando em dar uma passada em Lagos, de poucas horas apenas, pois farei o trajeto Lisboa sevilha de carro e Lagos fica (quase) no caminho. Obviamente não é pra entrar na água, mas ainda vale a pena ver o visual das praias no inverno ou elas ficam muito menos bonitas que no verão? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vitor! Se o dia estiver bonito, claro que o visual compensa. Note, porém, que Lagos está a 60 km da auto-estrada, e ao chegar a Lagos você ainda vai ter que procurar as praias que valem a pena. No inverno os dias são curtos e você vai chegar a Sevilha no escuro. O ajuizado é ir pela rota curta, via Badajoz. Deixe para ir ao Algarve quando você tiver tempo para ir ao Algarve, e quando o Algarve estiver numa época mais propícia para ser visitado.

Andrea Jaguaribe

Olá, pessoal!

Alguém já foi ao Algarve em outubro? Vale a pena ir nessa época do ano?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! O ideal é entre junho e setembro. Vá o mais cedo possível em outubro.

Andrea Jaguaribe

Obrigada, Boia! Estamos pretendendo viajar na primeira quinzena de outubro. Vou pesquisar mais para amadurecer melhor a ideia. Abraços!

Beth
BethPermalinkResponder

Oi, A Bóia, gostaria de saber se eu ficar em Lagos, é fácil me locomover por todo Algarve de ônibus ou táxi?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beth! Tendo tempo, dá. Mas sem carro, o melhor é sempre focar no que está pertinho.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Qual a melhor opção para ir do aeroporto de Faro até Lagos (para quem não quer alugar um carro)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Tome um ônibus à rodoviária e lá outro ônibus para o seu destino no Algarve.

http://www.aeroportodefaro.com/autocarros

Izabella Zava
Izabella ZavaPermalinkResponder

Olá!
Vocês recomendam fazer o trajeto porto-algarve ou vice-versa de avião ou de trem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izabella! De trem dá 3h a Albufeira e 3h30 a Faro. Um vôo de 1h costuma levar mais tempo total de viagem do que isso.

Izabella Zava
Izabella ZavaPermalinkResponder

Qual empresa eu devo olhar o trem? Porque vi na cp.pt e o trajeto Porto-Lagos ficou em no mínimo 6 horas.
Muito obrigada, bóia!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izabella! Desculpe. Li apressadamente e entendi que a saída era de Lisboa. Do Porto é isso mesmo. São 5 horas de trem Intercity até Tunes, e mais uma hora de trem regional a Lagos.

Caso decida pelo avião, leve em conta que Lagos está a quase 100 km de Faro. Dá 1 hora de carro, 1h40 de trem ou 2h de ônibus.

Izabella Zava
Izabella ZavaPermalinkResponder

Muito obrigada, bóia!
Realmente mesmo demorando de trem ainda acho que essa vai ser minha escolha já que o vôo exige chegar mais cedo no aeroporto, fazer conexão em Lisboa, descer em Faro, ir até a estação de trem e ainda me deslocar até Lagos.

Izabella Zava
Izabella ZavaPermalinkResponder

Apenas uma dica: estava quase decidida a pegar o trem, mas olhando a ryanair achei vôo direto porto-faro e aí mesmo tendo que pegar o trem até lagos acho que pode ser mais interessante pela duração total.

Talitha
TalithaPermalinkResponder

Olá. Gostaria de saber se já na primeira semana de julho aumentam consideravelmente os preços das estadias e a quantidade de turistas, se já é considerada alta temporada. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Talitha! Julho é cheio, mas menos lotado que agosto.

Andreza
AndrezaPermalinkResponder

Olá! Vale a pena passar três dias na região do Algarve (ficaremos 12 dias em Portugal) no fim de abril (de 23 a 25 de abril) ou ainda estará muito frio para aproveitar a região? Seria mais proveitoso concentrarmos a viagem no norte e centro de Portugal e deixarmos o Algarve para outra viagem (por causa do clima...) Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andreza! Vá à praia na Europa entre junho e setembro. Evite agosto.

nuno ribeiro
nuno ribeiroPermalinkResponder

Sou português e como tal visito muitas vezes o Algarve. A melhor zona para praia é em Albufeira, pois é lá que estão as melhores praias. Mas para este poderá ter água mais quentinha, e para oeste, para a zona de Sagres, a água é mais fria um pouco e até pode ser mais ventoso.
De facto evite o mês de Agosto.

Sandra
SandraPermalinkResponder

Oi Ricardo! Sou sua fã!! Tentei acessar a Viator, através do link do seu site, mas diz que o site da Viator "não é seguro". Por favor, me ajude pois quero saber sobre excursões/passeios entre algarve e andaluzia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! É que nosso link estava ainda usando o protocolo http:// . Coloque um s ( https:// ) e o Google não vai reclamar mais.

Sheyla Maria maia

Vou para Albufeira em agosto dia 15, gostaria de saber se é bom alugar carro, se é fácil se locomover lá e se é realmente muito quente. Parece o verão do Rio? Vi que de trem ( sairemos) de Lisboa leva 2:30h e é bem mais barato que de avião, mas preciso saber de que estação devo sair? Na compra on line eu não tenho noção de onde pega o trem.
Obrigada,
Sheyla

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sheila! É bastante quente, máximas próximas a 40ºC. Pode sair de Sete Rios, Entrecampos ou Oriente.

PATRICIA MORAES AUDE

Olá, Ricardo. Vou todo ano a Portugal e conheço de ponta a ponta. Só que sinto que estou fazendo a mesma coisa ultimamente, indo aos mesmos lugares de sempre. Vou dia 26 de dezembro para Lisboa, para ficar 4 dias. Preciso de dicas diferentes na cidade. depois do dia 05 de janeiro, volto a Portugal e estou sem destino por 4 dias. Pensei em ver algumas vilas diferentes no Algarve, que fiz somente uma vez, ou na costa vicentina. Não preciso pegar praia, lógico porque é inverno, mas procuro algo diferente. Obrigada sempre pelas suas dicas maravilhosas. Patricia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Quem responde é A Bóia. Desculpe, mas não temos muito como ajudar -- o Ricardo Freire acha totalmente deprê região de praia na Europa no inverno.

Ana Cristina
Ana CristinaPermalinkResponder

Excelente post. Minha pergunta é se o Algarve é caro. Com que cidade vc compararia no verão? Acabo de chegar de Lisboa e achei os preços bem salgados, especialmente comparados à Alemanha, que visitei também este ano. Vc compararia à costa amalfitana, à Cote D'Azur, por exemplo, no verao? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Cristina! Para Lisboa ser mais cara que a Alemanha, você deve ter freqüentado restaurantes melhores, pedido pratos mais sofisticados e bebidas mais caras e se hospedado em regiões mais valorizadas em Lisboa do que na Alemanha. (É natural, fazemos isso o tempo todo no Brasil também.) O Algarve é bem mais em conta que Costa Amalfitana ou Côte d'Azur para 'estabelecimentos' de padrão equivalente. O quanto você vai gastar vai depender das suas escolhas de hospedagem e alimentação, como em qualquer lugar da Europa.

Filipe Morato Gomes

O post é muito interessante, mas não creio que o turista brasileiro procure Portugal pelas praias, muito menos as do Algarve. Na minha opinião, há outras regiões do país muito mais interessantes para investirem o tempo, com história, cultura, boa comida e menos "british". Grande abraço.

Ricaro Freire
Ricaro FreirePermalinkResponder

Olá, Filipe! Aí é que te enganas... o Algarve é a região de Portugal que mais tem crescido nas buscas. Um Globo Repórter (o programa da Rede Globo que revela os lugares mais bonitos do mundo para o grande público brasileiro) sobre o Algarve fez muito sucesso e gerou um interesse imenso pela região.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Olá!
Estive no Algarve agora em agosto.
Alugamos um apto pelo Airbn em Carvoeiro e nos surpreendemos! Não era próximo a praia, mas sim próximo a um mercado, que também servia comida.
Como decidimos não alugar carro, andamos de Uber, super tranquilo! Da praia até nosso apto ficava em aproximadamente 3 euros.
Fomos de uber também a Portimão, Albufeira, Silves... a maioria dos ubers eram brasileiros e recebemos, por eles, várias dicas.
Apesar da alta temporada, e tudo estar lotado, não achamos caro para comer.
Fizemos o passeio pelas grutas, com barco pequeno. Recomendo fazer esse passeio com barco pequeno pois os mesmos, podem entrar na gruta, o que não acontece com barcos de grande porte. Pagamos 30 euros por pessoa.
Quanto a temperatura da água, mesmo estando com a temperatura de 42 graus, era geladíssima! Não consegui entrar!
Eu e minha família gostamos muito, valeu muito a pena os dias que passamos lá. Todos muito simpáticos e prestativos!

Aline
AlinePermalinkResponder

Gostaria de fazer uma viagem em agosto de 2019 de 20 dias passando por Portugal( Algarve- 3 dias), Itália( Roma- 4 dias, Pisa- 1 dia, Capri- 2 dias, e Grécia ( Atenas- 1 dia, Santorini- 3 dias e Mykonos- 3 dias ), vocês acham possível?
Entre julho e agosto, qual o melhor mês?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Julho é cheio, mas menos cheio que agosto. Entenda que cada dia de deslocamento é um dia perdido. Sua viagem vai sair bastante cara no quesito transporte e você vai perder vários dias em trânsito. Desses 20 dias, pelo menos 6 dias, quase um terço da sua viagem, vão ser perdidos.

Posso dar uma sugestão: programe praia na Europa como desfecho de uma viagem 'séria', que leve a destinos essenciais. Nesse esquema, uns dias de praia, como 'férias das férias', vêm a calhar.

Agora: percorrer a Europa de balneário em balneário, saindo de um país cheio de praias como o Brasil, é uma idéia no mínimo pouco ortodoxa. Precisa ter tempo e dinheiro sobrando, e já ter visto o melhor da Europa antes.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar