o que fazer em Lisboa

Guia de Lisboa

O que fazer em Lisboa

Veja a seguir o que fazer em Lisboa em 3 ou 4 dias — ou até mais. Preparamos roteiros completos e selecionamos as principais atrações da cidade, para você conhecer a Lisboa antiga e também a Lisboa mais moderna.

Colaboraram | Heloísa Dall’Antonia, Mariana Amaral e Ricardo Freire

Serviços de transporte podem ter sido suspensos ou apresentarem horários e preços diferentes em função da pandemia da Covid-19. Atrações como museus, teatros, parques e outros podem estar temporariamente fechados. Consulte os sites oficiais indicados aqui para informações atualizadas.

Portugal reaberto a brasileiros: veja as exigências

Portugal abriu suas fronteiras para todos os viajantes brasileiros dia 1º de setembro e atualizou as regras dia 18 de setembro.

Viajantes brasileiros acima de 12 anos que não completaram sua vacinação ou se vacinaram com Coronavac precisam apresentar teste negativo RT-PCR (feito até 72 horas antes do embarque) ou antígeno (feito até 48 horas antes do embarque). É recomendável fazer os testes em laboratórios formais.

Quem já tiver esquema vacinal completo com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen (vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos) está dispensado do teste.

Crianças até 11 anos não precisam fazer teste.

Hotéis e restaurantes

Ao fazer check-in e para frequentar áreas internas de restaurantes nos fins de semana é preciso apresentar teste negativo para covid. Os testes podem ser PCR (válidos por 72 horas), antígeno (válidos por 48 horas) ou rápidos (feitos à porta do estabelecimento).

Quem tem esquema vacinal completo com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen não precisa fazer teste, basta apresentar seu comprovante de vacinação.

A Bóia recomenda

Quantos dias em Lisboa?

Lisboa: atalho ao Castelo

Você precisa de três dias inteiros em Lisboa (quatro pernoites) para conhecer o básico, sem deixar nenhuma atração principal de fora. Veja aqui o que fazer em Lisboa em 3 dias.

Fique quatro dias inteiros (cinco pernoites) para adicionar um bate-volta ao seu roteiro. Sintra é o nosso favorito. Veja aqui o que fazer em Lisboa em 4 dias.

Prolongando sua estadia em Lisboa você inclui mais bate-voltas na sua viagem. Veja o que fazer em Lisboa em mais dias, e saiba quais outras cidades conhecer nos arredores.

Fura-filas em Lisboa

O Lisboa Card é um cartão 2 em 1 que dá descontos em atrações e serve como passe de transportes.

Muitas das atrações principais de Lisboa estão contempladas no Lisboa Card, com entrada grátis ou a preço reduzido.

Descubra como usar o Lisboa Card para furar filas e pagar mais barato em atrações de Lisboa.

Roteiro de 3 dias em Lisboa

Clique nos textos em azul para saber mais sobre cada atração.

Dia 1

Passando por Alfama, Baixa e Chiado, a programação desse dia serve como boas-vindas a Lisboa.

Comece o passeio cedo. Na Praça da Figueira, pegue o ônibus 737 (Praça da Figueira – Castelo) até o Castelo de São Jorge.

Depois da visita, siga a pé ao Miradouro de Santa Luzia.

Se for 3ª ou sábado, emende com uma visita à Feira da Ladra. O Panteão Nacional estará pertinho.

Senão, fique por Alfama e passeie pelas ruelas do bairro. Atrações pelo caminho: a , a Igreja de Santo António de Lisboa, a Fundação José Saramago e o Museu do Fado.

Caminhe em direção à Praça do Comércio. Também conhecida por Terreiro do Paço, é um dos maiores símbolos de Lisboa.

Tire fotos no Cais das Colunas e no Arco da Augusta. No Lisboa Story Centre você pode ter uma aula interativa sobre a cidade.

Zigue-zagueie pela Baixa Pombalina até o Rossio, perto de onde você começou o dia. Lá, experimente uma ginjinha, o licor oficial da cidade, n’A Ginjinha.

Volte até o Elevador de Santa Justa. Suba, contemple Lisboa ao entardecer e saia pelo pontilhão que leva às Ruínas do Carmo.

Vire à esquerda para chegar à rua Garrett, no coração do bairro do Chiado. Procure pela estátua de Fernando Pessoa no café A Brasileira.

Explore a rua Garrett e o entorno da Praça Luís de Camões.

Dia 2

Dia de conhecer as atrações de Belém e curtir a noite lisboeta.

Embarque no eléctrico 15 na direção Algés. Pode ser na Praça da Figueira, de onde o eléctrico parte, ou numa das paradas intermediárias, como Praça do Comércio ou Cais do Sodré.

Salte na parada Mosteiro dos Jerónimos.

Visite o claustro do Mosteiro dos Jerónimos e a Igreja de Santa Maria de Belém, logo ao lado.

Na saída, caminhe para a esquerda e logo você vai reconhecer a confeitaria dos pastéis de Belém — pelo toldo azul e pela fila.

Depois do lanche, rume para um (ou mais de um) dos museus do entorno: o Museu Nacional dos Coches, o Museu Coleção Berardo ou o MAAT. Todos valem a visita, cada um em seu estilo.

Mais tarde, procure pela passagem subterrânea, perto da Praça do Império, que leva ao Padrão dos Descobrimentos.

Tire fotos, e siga caminhando até a Torre de Belém. Você pode visitar por dentro, ou só curtir a vista.

Embarque novamente no eléctrico 15. Escolha entre saltar na estação Calvário para conhecer a Lx Factory (melhor para compras e drinks), ou no Cais do Sodré para visitar o Mercado da Ribeira (melhor para comidinhas).

Ainda com pique? O agito começa depois de meia-noite na rua Cor-de-Rosa, que é cheia de bares e casas noturnas.

Dia 3

Embarque no metro para ir até o Parque das Nações, o bairro mais moderno de Lisboa. Salte na estação Oriente.

Visite o Oceanário, o imperdível aquário de Lisboa. Depois, suba no teleférico (ou telecabine) para um passeio sobre o Tejo.

Querendo fazer compras, continue até o Centro Comercial Vasco da Gama, um shopping bem estruturado.

Senão, volte ao metro e siga até a estação São Sebastião. Escolha entre passar o resto da tarde na Fundação Calouste Gulbenkian, visitando as exposições e os jardins, ou fazer uma caminhada do parque Eduardo VII até o fim da Avenida da Liberdade.

Termine o dia numa casa de fado.

Roteiro de 4 dias em Lisboa

Siga o roteiro de 3 dias em Lisboa, e complete com:

Dia 4

Conheça Sintra num bate-volta a partir de Lisboa, ou ao seguir viagem pelo interior de Portugal.

Veja como ir a Sintra saindo de Lisboa e quais atrações visitar.

Mais dias em Lisboa

Siga o roteiro de 4 dias em Lisboa, e complete com um bate-volta a cada dia a mais na cidade:

Bate-volta a Cascais. Pegue o comboio no Cais do Sodré até Cascais. Voltando para Lisboa, pode terminar a tarde no elegante bairro do Príncipe Real, vendo as vitrines na rua da Escola Politécnica.

Bate-volta a Fátima. Para quem não vai seguir até o norte de Portugal, o santuário é perfeitamente visitável num bate-volta de ônibus a partir de Lisboa. Os ônibus saem da estação Sete Rios.

Bate-volta a Évora ou Óbidos. Évora, pouco menos de duas horas ao sul, e Óbidos, uma hora para o norte, são outros bate-voltas possíveis a partir de Lisboa.

Bate-volta a Setúbal. Um passeio original, de carro, é fazer o circuito Azeitão-Palmela-Setúbal-Serra da Arrábida.

Passeios guiados fora de Lisboa com nosso parceiro Viator

Atração por atração

Avenida da Liberdade

A Avenida da Liberdade, que desce da praça do Marquês de Pombal até a praça dos Restauradores, é uma das principais vias de Lisboa.

Arborizada e com um lindo calçamento de pedras portuguesas, intercala lojas luxuosas, hotéis e edifícios comerciais ao longo de sua extensão.

Combine sua caminhada pela Avenida da Liberdade com uma passadinha para fotos no miradouro do parque Eduardo VII.

Casas de fado

Lisboa: Casa de Linhares

Ir numa casa de fado em Lisboa é, em geral, um programa para turista — mas não necessariamente um programa pega-turista.

Há ótimas casas de fado espalhadas pelo Bairro Alto e por Alfama. Os shows podem ser mais bem produzidos, com músicos profissionais, ou mais espontâneos, como nas noites de fado vadio.

Neste guia, a página especial sobre fado em Lisboa tem dicas de onde assistir fado tradicional e vadio.

Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge é o monumento mais visitado de Portugal, e não à toa.

Dentro das muralhas você aprende sobre a Lisboa islâmica e da reconquista cristã, enquanto tira fotos numa tremenda vista.

Construído pelos muçulmanos como uma fortificação no século 11, o Castelo de São Jorge foi sede da corte portuguesa até a mudança para o Terreiro do Paço.

Bom tempo é fundamental para a visita, que acontece em grande parte ao ar livre. Não deixe de subir até as torres! Também espie a cidade na câmara escura, e os achados arqueológicos no museu.

Castelo de São Jorge

  • Endereço: Rua de Santa Cruz do Castelo
  • Horários: abre diariamente 10h-20h
  • fecha 1º/jan; 1º/mai; 24, 25 e 31/dez
  • Ingressos:
    • inteira: 10 euros
    • 13-25 anos: 5 euros
    • 65+: 8,50 euros
    • até 12 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Ônibus: 737

Centro Comercial Vasco da Gama

O Centro Comercial Vasco da Gama, no Parque das Nações, é um shopping bem estruturado, com lojas de departamento e de grandes marcas, além de supermercado e cinema.

Você vai poder fazer suas compras na H&M, Zara, Mango, Samsonite, Fnac e outras. Para objetos de decoração e louças portuguesas, há a Vista Alegre e A Loja do Gato Preto.

O shopping Vasco da Gama fica anexo à Gare do Oriente, uma estação integrada de metrô, trem e ônibus.

Centro Comercial Vasco da Gama

  • Endereço: Avenida Dom João II, 40
  • Horários: abre diariamente
    • lojas e restaurantes 10h-0h
  • Site oficial
  • Metrô: Oriente

Elevador de Santa Justa

Acumulando as funções de monumento, mirante e transporte público, o Elevador de Santa Justa é um dos tesouros da Baixa lisboeta.

Veja os preços e entenda como andar nos elevadores de Lisboa, incluindo o Elevador de Santa Justa, na seção Como se deslocar deste guia.

Feira da Ladra

Amantes de brechó e colecionadores em geral não podem perder a Feira da Ladra, evento tradicionalíssimo em Lisboa.

A feira acontece duas vezes por semana, na 3ª e no sábado, sempre no mesmo lugar — o Campo de Santa Clara, com vista para o Panteão Nacional.

Nas barraquinhas, vende-se de tudo: brinquedos antigos, louças, livros, vinis. Até mesmo lembrancinhas de viagem dá pra encontrar.

Feira da Ladra

  • Endereço: Campo de Santa Clara
  • Horários:
    • 3ª e sáb 7h-18h
  • Site oficial
  • Metrô: Santa Apolónia

Fundação Calouste Gulbenkian

Existem várias maneiras de visitar a Fundação Calouste Gulbenkian.

Você pode só passear pelo jardim, que tem entrada gratuita. Ou pagar ingresso para ver a coleção permanente, e descobrir a arte moderna portuguesa.

Há ainda um calendário movimentado de exposições temporárias, shows e concertos. Vale a pena checar o que vai estar em cartaz nas datas da sua viagem.

Fundação Calouste Gulbenkian

  • Endereço: Avenida de Berna, 45 A
  • Horários:
    • 4ª a dom 10h-18h
    • fecha 1º/jan, dom de Páscoa, 1º/mai, 24 e 25/dez
  • Ingressos:
    • inteira: 10 euros
    • até 12 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Metrô: São Sebastião ou Praça de Espanha

Fundação José Saramago (Casa dos Bicos)

Casa dos Bicos, Fundação José Saramago

É difícil não notar a Casa dos Bicos, um edifício de fachada pitoresca, imitando pontas de diamante.

Original do século 16, foi recuperado na década de 80, e mais recentemente passou a sediar a Fundação José Saramago.

Nos andares superiores você encontra uma exposição permanente sobre o autor, que inclui manuscritos e a medalha do Prêmio Nobel.

Nos térreo, um núcleo arqueológico à parte mostra objetos encontrados no local, anteriores ao terremoto de 1755.

Fundação José Saramago

  • Endereço: Rua dos Bacalhoeiros, 10
  • Horários:
    • 2ª a sáb 10h-18h
  • Ingressos:
    • inteira: 3 euros
    • até 12 anos e 65+: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Terreiro do Paço

Igreja de Santo António de Lisboa

Conhecido por muita gente como Santo Antônio de Pádua, o santo casamenteiro nasceu mesmo em… Lisboa.

A Igreja de Santo António de Lisboa fica a poucos passos da Catedral da Sé, e teria sido construída no mesmo lugar em que ele nasceu.

A visita se completa com uma passadinha no museu anexo, onde a devoção a Santo Antônio é demonstrada por pinturas, imagens e objetos curiosos.

Igreja de Santo António de Lisboa

  • Endereço: Largo de Santo António da Sé
  • Horários:
    • 2ª a 6ª 8h-19h
    • sáb e dom 8h-20h
    • fecha entre 12h30-14h30
    • Missas:
      • 2ª a 6ª 11h e 17h
      • sáb e dom 11h, 17h e 19h
  • Grátis
  • Site oficial
  • Ônibus: 737
  • Eléctrico: 12E, 28E

Museu de Lisboa  – Santo António

  • Endereço: Largo de Santo António da Sé, 22
  • Horários:
    • 3ª a dom 10h-18h
    • fecha 1º/jan, 1º/mai e 25/dez
  • Ingressos:
    • inteira: 3 euros
    • até 12 anos e 65+: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Ônibus: 737
  • Eléctrico: 12E, 28E

Lisboa Story Centre

Lisboa Story Center

Com um jeitão de feira de ciências, o Lisboa Story Centre dá uma aula sobre a capital portuguesa.

Num trajeto de 60 minutos, com áudio-guia, você vai conhecer toda a história da cidade, desde as primeiras lendas que teriam mencionado Lisboa, até sua reconstrução pelo Marquês de Pombal.

Lisboa Story Centre

  • Endereço: Terreiro do Paço, 78-81
  • Horários: abre diariamente 10h-20h
  • Ingressos:
    • inteira: 7 euros
    • 6-15 anos: 3 euros
    • 65+: 5 euros
    • até 5 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Terreiro do Paço

Lx Factory

lisboa lx factory

A Lx Factory transformou um antigo complexo industrial em Alcântara em área de lazer.

Durante o dia, é um ótimo lugar para fazer compras, tomar um café e fotografar arte urbana. A livraria Ler Devagar, que funciona dentro de uma gráfica desativada, é imperdível.

De noite, a melhor pedida é ir à Lx Factory para uns drinks, com música ao vivo (no Café na Fábrica) ou com vista (no Rio Maravilha).

Há ainda a feira Lx Market, sempre aos domingos, com barracas de artesanato, antiguidades e comidinhas de pequenos produtores.

Lx Factory

  • Endereço: Rua Rodrigues de Faria, 103
  • Horários: abre diariamente 9h-2h
  • Site oficial
  • Eléctrico: 15E

MAAT

MAAT

Passar pelo MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) sempre vale a pena, qualquer que seja a exposição em cartaz.

O edifício, à beira do Tejo, é uma obra espetacular. Desenhado pela arquiteta Amanda Levete, é como uma grande onda revestida de azulejos.

As exposições costumam ser instigantes, com obras de artistas contemporâneos portugueses e internacionais. Mas, mesmo sem visitar o museu, você pode subir no terraço, ou ver a vista nas escadarias.

MAAT
  • Endereço: Avenida de Brasília
  • Horários:
    • 4ª a dom 11h-19h
    • fecha 1º/jan, 1º/mai e 25/dez
  • Ingressos:
    • inteira: 5 euros
    • até 18 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Eléctrico: 15E

Mercado da Ribeira

Mercado da Ribeira

A revitalização do Mercado da Ribeira pelas mãos da revista Time Out deu a Lisboa um espaço gastronômico moderninho, mas que não rompe com as tradições.

Além dos stands de restaurantes, há também um mercado tradicional, e filiais das lojas A Vida Portuguesa e Conserveira de Lisboa, onde você pode comprar ótimas lembrancinhas.

Saiba aqui como é o Mercado da Ribeira, e veja todas as dicas para a sua visita.

Miradouro de Santa Luzia

Enfeitado por buganvílias, e decorado com azulejos e um espelho d’água, o mirante de Santa Luzia fica a 300 metros do Castelo de São Jorge.

Tem acesso fácil e gratuito, e oferece uma bonita vista de Alfama e do rio Tejo.

Miradouro de Santa Luzia
  • Endereço: Largo de Santa Luzia
  • Ônibus: 737
  • Eléctrico: 12E, 28E

Mosteiro dos Jerónimos

lisboa mosteiro dos jerónimos

Numa lista de atrações imperdíveis de Lisboa, o Mosteiro dos Jerónimos estaria certamente no top 3.

Reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o mosteiro começou a ser construído em 1502. Sua grandiosidade tem relação direta com os ganhos de Portugal nas navegações.

Na frente do monumento, a maior fila costuma ser para a Igreja Santa Maria de Belém, que tem entrada gratuita. Lá estão os túmulos de Vasco da Gama e de Luís de Camões.

Mas não deixe de comprar ingresso para visitar o claustro, logo ao lado. É um dos mais bonitos exemplos da arquitetura da época, no chamado estilo ‘manuelino’.

Mosteiro dos Jerónimos
  • Endereço: Praça do Império
  • Horários:
    • 3ª a dom
    • out-abr 10h-17h
    • mai-set 10h-18h30
    • fecha: 1º/jan, dom de Páscoa, 13/jun, 24 e 25/dez
  • Ingressos:
    • inteira: 10 euros
    • 65+: 5 euros
    • até 12 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Eléctrico: 15E

Compre ingressos antecipados com nosso parceiro Ticketbar:

Museu Coleção Berardo

lisboa museu coleção berardo

O Museu Coleção Berardo, dentro do Centro Cultural de Belém, é uma atração que você esperaria visitar em Londres ou Nova York, mas provavelmente não em Lisboa.

O acervo faz um passeio pela arte moderna, nas obras de artistas como Dalí, Andy Warhol e Picasso. Também há uma seção de arte contemporânea, que traz peças de Anish Kapoor, Louise Bourgeois e outros.

Berardo, dono da coleção, andou oferecendo algumas das obras para saldar dívidas de banco. Visite o museu antes que a coleção se desfaça…

Museu Coleção Berardo
  • Endereço: Praça do Império
  • Horários:
    • abre diariamente 10h-19h
    • horários reduzidos em feriados; veja aqui
    • fecha 25/dez
  • Ingressos:
    • inteira: 5 euros
    • 7-18 anos e 65+: 2,50 euros
    • até 6 anos: grátis
    • todos os sábados:grátis
  • Site oficial
  • Eléctrico: 15E

Museu do Fado

lisboa museu do fado

Aos pés de Alfama, o Museu do Fado conta a história do gênero musical português num circuito rápido, mas abrangente.

Saiba como é o Museu do Fado na página deste guia dedicada ao fado em Lisboa.

Museu Nacional dos Coches

lisboa museu nacional dos coches

Já pensou em como Carlota Joaquina ou Dona Maria I davam seus rolês por aí? A coleção do Museu Nacional dos Coches exibe as carruagens, berlindas, liteiras usadas pela família real portuguesa.

Há veículos suntuosíssimos e transportes mais utilitários, como carrinhos de bebê e viaturas dos correios. O acervo vai do século 16 ao 19.

A ex-sede do museu, ou Antigo Picadeiro, ainda guarda parte da coleção. Se o seu interesse pelo assunto for maior que a média, compre o ingresso para visitar os dois espaços.

Museu Nacional dos Coches
  • Endereço: Avenida da Índia, 136
  • Horários:
    • 3ª-dom 10h-17h
    • fecha entre 13h-14h30
    • fecha 1º/jan, dom de Páscoa, 13/jun, 24 e 25/dez
  • Ingressos:
    • Museu Nacional dos Coches: 8 euros
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Eléctrico: 15E

Oceanário de Lisboa

Oceanário de Lisboa

Se você procura o que fazer em Lisboa com crianças, aí está. O Oceanário é garantia de sucesso com os pequenos, sem entediar (muito pelo contrário) os adultos.

No segundo maior aquário da Europa, você vai encontrar tubarões, arraias, pinguins e até um peixe-lua. O circuito é ao mesmo tempo didático e poético ao tratar da conservação dos oceanos.

Separe umas boas duas horas para a visita, e não se preocupe: vão passar voando.

Oceanário de Lisboa
  • Endereço: Esplanada Dom Carlos I
  • Horários:
    • abre diariamente 10h-20h
    • horários reduzidos em feriados; veja aqui
  • Ingressos:
    • inteira: 19 euros
    • 4-12 anos: 10 euros
    • 65+: 13 euros euros
    • até 3 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Oriente
  • Ônibus: 728

Padrão dos Descobrimentos

Monumento em forma de caravela, o Padrão dos Descobrimentos traz a imagem de várias personalidades importantes para a navegação portuguesa — tendo elas ido ou não ao mar.

Na proa está o Infante D. Henrique. Nas laterais, Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama e Fernão de Magalhães, além de outros personagens históricos.

O monumento foi construído em 1960 e tem um mirante — mas vai ser mais divertido subir a Torre de Belém.

Padrão dos Descobrimentos
  • Endereço: Avenida de Brasília
  • Horários:
    • 2ª a 6ª 11h-17h
    • sáb e dom 11h-18h
    • fecha 1º/jan, 1º/mai e 25/dez
  • Ingressos:
    • inteira: 6 euros
    • 13-25 anos: 3 euros
    • 65+: 5 euros
    • até 12 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Eléctrico: 15E

Panteão Nacional

O Panteão Nacional é um dos edifícios que mais se destacam na paisagem lisboeta. Inspirado pelo barroco italiano, abrigaria a igreja de Santa Engrácia, nunca terminada.

No período do Estado Novo foi decidido converter a igreja no Panteão, um mausoléu para presidentes portugueses e ídolos nacionais.

A fadista Amália Rodrigues e o ídolo de futebol Eusébio são alguns dos notáveis que receberam túmulos ali.

Panteão Nacional
  • Endereço: Campo de Santa Clara
  • Horários:
    • 3ª a dom
    • abr-set 10h-18h
    • out-mar 10h-17h
    • fecha 2ª
    • fecha 1º/jan, dom de Páscoa, 1º/mai, 13/jun, 24 e 25/dez
  • Ingressos:
    • inteira: 4 euros
    • até 12 anos: grátis
    • outros descontos aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Santa Apolónia

Parque Eduardo VII

Ótimo ponto para fotos, o Parque Eduardo VII funciona como uma antessala da Avenida da Liberdade.

Comece o passeio lá do alto. Do mirante você tem uma vista primorosa do jardim, com o rio Tejo bem lá ao fundo.

Depois dos cliques, você tem três opções: dar uma voltinha pelo Jardim Amália Rodrigues, logo ao lado; ver plantas e mais plantas na Estufa Fria, ou descer direto em direção à Avenida da Liberdade.

Parque Eduardo VII
  • Endereço: Parque Eduardo VII
  • Site oficial
  • Metrô: São Sebastião

Pastéis de Belém

Pastéis de Belém

A confeitaria Pastéis de Belém tem mais fila na porta do que muito museu.

Vale a pena esperar. Os pastéis de Belém (que só são ‘de Belém’ neste endereço) estão sempre fresquinhos. Pela vidraça da cozinha dá pra ver cada um deles sendo manualmente desenformado.

Você pode comprar seus pastéis de Belém para viagem, ou aproveitar para fazer uma pausa e comer no salão.

Pastéis de Belém

  • Endereço: Rua de Belém, 84-92
  • Horários:
    • abre diariamente 8h-20h
    • horários reduzidos em feriados; veja aqui
  • Site oficial

Rua Cor-de-Rosa

Oficialmente chamada de ‘rua Nova do Carvalho’, a rua Cor-de-Rosa é como uma miniatura da rua Augusta paulistana, ou da Mem de Sá, na Lapa carioca.

Se quiser pegar mais leve, fique entre os bares. O Menina e Moça é bar, e ao mesmo tempo, livraria. O Povo tem comidinhas portuguesas e noites de fado. E o Sol e Pesca, um curioso cardápio, quase todo de conservas.

Para dançar, chegue só depois de meia-noite e escolha sua casa noturna: Musicbox, Roterdão, Jamaica, Europa

Ruínas do Carmo (Museu Arqueológico do Carmo)

Um dos poucos edifícios medievais que ainda restaram por Lisboa, a Igreja do Carmo demonstra o tamanho do estrago que o terremoto de 1755 causou na cidade.

A parte mais interessante da visita é caminhar pelas ruínas da igreja, debaixo da nave a céu aberto. Mas também há um museu de arqueologia no local, com peças de Portugal, latino-americanas e até egípcias.

Ruínas do Carmo (Museu Arqueológico do Carmo)

  • Endereço: Largo do Carmo
  • Horários:
    • 2ª a sáb
    • out-abr 10h-18h
    • mai-set 10h-19h
    • fecha: 1º/jan, 1º/mai e 25/dez
  • Ingressos:
    • inteira: 5 euros
    • 65+: 4 euros
    • até 14 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Baixa-Chiado

Sé de Lisboa

A Sé de Lisboa foi construída no século 12. De estilo românico, ainda parece bastante medieval, apesar de ter passado por várias reformas, por fora e por dentro.

A fachada, inclusive, lembra até uma versão beta da Notre-Dame de Paris…

A visita à Sé de Lisboa é grátis. Você só paga se quiser conhecer o claustro ou visitar o Tesouro da Sé Patriarcal.

Sé de Lisboa

  • Endereço: Largo da Sé
  • Horários:
    • 2ª a sáb 9h-20h
    • dom 9h-19h30
  • Ingressos:
    • igreja: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Ônibus: 737
  • Eléctrico: 12E, 28E

Terreiro do Paço

Terreiro do Paço

De frente para o Tejo, a Praça do Comércio é um cartão-postal de Lisboa tão reconhecível quanto a Torre de Belém ou os eléctricos amarelinhos.

Também chamada de Terreiro do Paço, foi endereço do Palácio Real depois do Castelo de São Jorge. A corte permaneceu por lá do século 16 até a chegada do terremoto, em 1755.

Não cruze a praça sem reparar no Arco Triunfal da rua Augusta, que leva à Baixa lisboeta e também é um mirante. Vá até a beira do Tejo, no Cais das Colunas, e imagine a nobreza chegando a Lisboa por ali, de navio.

Querendo se aprofundar na história da cidade, aproveite para visitar o Lisboa Story Centre.

O Terreiro do Paço é onde acontece a festa de Réveillon de Lisboa e o Arraial Lisboa Pride. Num fim de tarde livre, é um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol.

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Telecabine (Teleférico) Lisboa

A Telecabine Lisboa leva você para um passeio nas alturas com vista para o Tejo e para o Parque das Nações.

São duas estações de embarque e desembarque. A Estação Sul fica mais perto do Oceanário. A Estação Norte, a 1 km do Centro Comercial Vasco da Gama.

Embarque na Estação Sul e volte caminhando pela beira do rio. Ou então compre um bilhete ida e volta.

O passeio de teleférico dura 8 minutos, a 30 metros do chão.

Telecabine (Teleférico) Lisboa

  • Endereços:
    • Passeio das Tágides (Estação Norte)
    • Passeio de Neptuno (Estação Sul)
  • Horários:
    • diariamente a partir de 11h
    • horários de encerramento e de feriados aqui
  • Ingressos:
    • só ida
      • inteira: 4,50 euros
      • 4-12 anos: 3 euros
      • até 3 anos: grátis
    • ida e volta
      • inteira: 6,50 euros
      • 4-12 anos: 4,50 euros
      • até 3 anos: grátis
  • Site oficial
  • Metrô: Oriente
  • Ônibus: 728

Torre de Belém

Torre de Belém

Erguida entre 1514 e 1520, a Torre de Belém funcionava como um posto de vigia. Com sua construção que avança para a água, e arquitetura lembrando castelos medievais, acabou virando cartão-postal de Lisboa, e Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O circuito pelo interior da torre leva às salas do governador e dos reis, e até a capela. Do terraço é possível avistar boa parte de Belém e dos seus monumentos.

Procure pela imagem de um rinoceronte, ao olhar para as guaritas da torre. O animal, dado de presente ao rei D. Manuel I em 1514, ficou imortalizado na construção.

Torre de Belém

Torre de Belém

  • Endereço: Av. Brasília, Lisboa
  • Horários:
    • 3ª a dom
    • out-mar 10h-17h30
    • abr-set 10h-18h30
    • fecha 1º/jan, dom de Páscoa, 13/jun, 24 e 25/dez
  • Ingressos:
    • inteira: 6 euros
    • 65+: 3 euros
    • até 12 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial

Compre ingressos antecipados com nosso parceiro Ticketbar:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

114 comentários

Fizemos desse jeito e foi bem mais pratico: começamos no Jerônimos, travessamos, almoçamos ao lado do Padrão do Descobrimento e terminamos com o por do sol na Torre. Foi perfeito assim.

Olá, tudo bem? Vocês recomendam comprar ingressos para o Castelo de São Jorge com antecedência? E Mosteiro dos Jerônimos? Pergunto por causa das filas. Obrigada!

Olá! Verifiquei que o ônibus “hop on hop off” dá direito ao passeio em Cascais. Será que vale a pena? Queria saber qual o valor do “hop on hop off” e qual seria, em média, o custo de um uber ou taxi de Lisboa à Cascais. Obrigada!

    Olá, Constança! O Uber você pode cotar no seu próprio aplicativo, modificando o lugar de origem para algum ponto de Lisboa (por exemplo: Praça do Comércio) e colocando como destino algum lugar de Cascais (por exemplo: Cidadela).

    As linhas de hop on hop off de Lisboa, compradas separadamente, custam 22 euros cada, por 24 horas. Um bilhete para as 4 linhas, incluindo Cascais, com duração de 48 horas, custa 28 euros. Veja aqui.

    A passagem de trem a Cascais custa 4,50 euros por trecho (9 euros ida e volta).

Olá! Vou para Lisboa em dezembro com família e crianças e não pretendia enfrentar grandes filas para ingresso. Quais ingressos são indicados comprar antecipadamente? Quem usa o Lisboa Card enfrenta fila? Obrigada por tudo!

    Olá, Tatiana! Nas atrações em que o Lisboa Card dá gratuitade total, você poupa a fila da bilheteria, pega só a fila de entrada. Nas atrações em que o Lisboa Card dá apenas deconto, você precisa pegar as filas da bilheteria e da entrada. Ainda não são vendidos ingressos com hora marcada para as atrações de Curitiba. Dezembro não é alta temporada, as filas não estarão insuportáveis.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.