Andaluzia de carro: de Granada a Málaga, pelas Alpujarras 1

Guia de Andaluzia

Andaluzia de carro: de Granada a Málaga, pelas Alpujarras

A rota entre Granada e Málaga é uma ótima escollha para quem quer fazer a Andaluzia de carro. A rota mais curta (cerca de 150 km) entre as duas cidades é pelo interior e pode ser aproveitada para um pit-stop na cidade histórica de Antequera.

Nossa amiga Carmem, que encontramos em Barcelona, porém, ela comentou sobre as Alpujarras, um grupo de pequenos pueblitos espalhados ao pé da Sierra Nevada.

Achei que o caminho valeria o desvio (e os 90 km a mais no trajeto). Não posso comparar com o que não vi em Antequera, mas pelo que vi nas Alpujarras valeu a pena, sim 😀

De Granada a Málaga via Las Alpujarras

Andaluzia de carro: trajeto

andaluzia de carro

Você parte de Granada pela moderníssima autoestrada que leva a Málaga, mas deixa a velocidade para trás aos 40 km do primeiro tempo, à altura de Lanjarón — onde é engarrafada uma famosa água mineral proveniente da montanha.

andaluzia de carro

Lanjarón é grandota e não valeria mesmo a parada, mas no geral as Alpujarras valem mais pela topografia e pelas estradas do que pelo valor individual de cada cidade. São pueblitos blancos modestos, mas numa situação belíssima.

Pampaneira, Alpujarras

Um bom roteiro para curtir o melhor da estrada é pegar, imediatamente antes da entrada de Órgiva, a subida para Carataunas, Pampaneira e Pórtugos.

Pórtugos, Alpujarras

Este tramo da estrada leva pelo caminho mais bonito ao vilarejo mais alto da espanha, Trevélez — famoso por seu jamón e pela pesca no rio Chico.

Andaluzia de carro: Trevélez

Trevélez, Alpujarras

Trevélez vale uma paradinha — mas não ao pé da cidade, onde estacionam os ônibus. Continue até o Barrio del Medio, onde também dá para estacionar (na baixa temporada, pelo menos…) e dá para caminhar um pouco pelo Barrio Alto.

Para descer, siga em frente, e a paisagem do caminho será totalmente distinta — belos vales a perder de vista, e alguns trechos vertiginosos.

Antes de voltar à auto-estrada, ainda dá para parar em Órgiva, a maior das Alpujarras, um bom lugar para almoçar.

Órgiva, Alpujarras, Granada

De Órgiva lá são 110 km até Málaga — 100 km em excelente auto-estrada duplicada.

Mas se você tiver mais uma noite em Granada, pode fazer as Alpujarras como bate-volta e seguir no dia seguinte por Antequera.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    84 comentários

    Obrigado Bóia. Verifiquei que os três meios de transporte disponíveis (ônibus, trem e avião) gastam em média o mesmo tempo de percurso, entre deslocamento, embarques e tal). Aproveitando o post, saberiam me passar alguma dica de hotel bom e barato em Granada?

    Bom dia,

    Aos experientes na região, qual a melhor maneira de fazer a rota Madrid-Granada, trem ou avião???
    Vi passagens de trem baratas e em bons horários, porém estou em dúvida quanto ao tempo.

      Olá, Wilson! O trem leva 4h25 nos horários mais rápidos, então acaba empatando com o avião (devido ao deslocamento de/para aeroportos e à antecedência do check in).

    Olá a todos, pela primeira vez que escrevo e fiz este roteiro saindo de Málaga , passando por Granada/ Sierra Nevada e seguindo até Vélez Rubio, cidade divisa Andalucia / Murcia. Velez Rubio, onde tenho familiares é um povoado com 15.000 hab. e muito, muito proximo a Vélez Blanco (cerca de 5km), juntamente com o pueblo de “Maria” forma a região chamada de “Los Vélez” ponto mais oriental da Andalucia. Pra quem vai de carro pela Andalucia, vale muito a pena conhecer pois é a região fronteiriça entre o reino cristão e o reinado árabe que era envolvida em muitas disputas e há muitos de castelos de defesa, dentre eles o magnifico Castelo de Velez Blanco, fica a dica. https://trapatroles.wordpress.com/2007/12/12/velez-blanco-almeria/

    E para quem ficar uns dias em Málaga, vale muito conhecer a linda cidade de Ronda!

    Diogo, já tinha colocado no perguntódromo sobre Tanger. Como vou passar por Tarifa (meia hora de ferry até o Marrocos) minha ideia é contratar um guia (Said, muito recomendado no Tripadvisor) para o dia. Vale, então?

    Fiz um bate-volta de Granada as Alpujarras me apaixonei pelos pueblitos brancos da serra. Vale muito o desvio e a viagem!

    Ricardo, como é o tempo por aí essa época? Sei que a Andaluzia é conhecida por ter o tempo mais firme nessa época de outono-inverno mas queria saber quão firme. Pelsa fotos vi umas nuvens meio chatinhas. Tem chance de pegar céu azul sem chuvas nessa época?

      PêEsse: toda a região entre o Alentejo até Murcia está sujeita à presença longa de umas frentes frias chatinhas, parecidas com aquelas que acometem o Sudeste brasileiro no alto verão. Ficam lá, por dias as vezes.

      Por outro lado, é uma das regiões da Europa com maior probabilidade de sol (mesmo que sem calor).

      oi bom dia sou neto de Espanhol tem familia em malaga Andaluzia com o sbrenome Carvente me ajuda encontrar alguem.

    Lindas fotografias! O tempo ameaçava chuva (de novo)!!!

    Las Alpujarras almerienses são também muito lindas. O paisagem é mais agreste e os vilarejos são brancos e muito mais pequenhos, em general, que em Las Alpujaras granadinas.

    Ricardo,

    Uma sugestão para quem está em Málaga e tiver interesse é dar uma esticada até Tanger no Marrocos. Fiz esta day trip e deu pelo menos para sentir um pouco do que é o país e conhecer algo diferente.
    Pude passar umas 9 horas no Marrocos e foi super tranquilo.

    Abraço.

    Diogo.

      Eu acho que é um bate-e-volta puxado demais, ao estilo parada de cruzeiro. O Marrocos é um outro continente, vale uma viagem separada, ou ao menos alguns dias. Sacoletear no Mediterrâneo em um ferry só para passar umas horinhas… eu acho que nào vale a pena. Mas, como digo, há controvérsias 😀

      Oi Diogo,td bem?
      Vou pra Espanha (Màlaga) em Setembro, dia 07, mas minhas reservas são de 7 dias somente em Málaga (Marbesa) por conta de um amigo que me cedeu as diárias dele (ele tem um desses títulos de viagem) e eu não tive opção de dividir esses 7 dias entre outra cidades, entretanto, queria dicas de como aproveitar bem a região de Andaluzia sem perder minhas diárias.
      Agradeço desde já.

      Olá, Martha! De Málaga dá para fazer bate-voltas, mas com exceção dos Pueblos Blancos ao redor de Ronda, são passeios um pouco puxados. Veja as distâncias em https://maps.google.com .

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito