Aruba

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Aruba: onde ficar

Em Aruba você pode escolher basicamente entre três localizações: Palm Beach, Eagle Beach e Oranjestad.

Palm Beach

Palm Beach é o pólo de ocupação mais recente. Tem hotéis verticais ("high-rise hotels") pé na areia. Na rua de trás, centrinhos comerciais, restaurantes avulsos e shoppings proporcionam o diferencial da praia: o footing noturno. (É por causa da grande oferta de oportunidades de comer e beber na rua de trás que eu não recomendo all-inclusives por aqui.)

O hotel com melhor relação conforto x preço deve ser o Divi Phoenix, canto esquerdo da praia. O mais bem posicionado é o Radisson. Se puder, cacife o Hyatt; se precisar economizar, abdique da localização pé na areia e fique no básico Brickell Bay ou no elogiadíssimo (pelos leitores) Cariña Apartments. Uma opção charmosíssima para ficar perto da areia em Palm Beach sem se hospedar num hotelão é o Boardwalk, um pequeno hotel onde os apartamentos são casitas.

O café da manhã normalmente não está incluído; custa entre 17 e 20 dólares. Na minha opinião, vale a pena, porque os buffets são fartos e permitem que você apenas petisque na hora do almoço. Querendo economizar no café, minha dica é o restaurante Salt & Pepper, que funciona desde cedo e onde dá para tomar café da manhã por menos de 10 dólares.

Eagle Beach

A praia em Eagle Beach é mais gostosa, e por isso foi escolhida para receber a primeira leva de hotéis, mais baixinhos ("low-rise hotels"). A noite é bem mais tranqüila por aqui; você não passará fome nem sede (todos os hotéis têm restaurantes), mas se quiser ver gente na rua e escolher restaurante caminhando, é melhor pegar o carro (ou um táxi) para Palm Beach ou Oranjestad.

O trecho da praia com avenida e calçadão tem dois hotéis da maior simpatia: o econômico MVC Eagle Beach e o charmoso Amsterdam Manor. No trecho pé na areia, gosto do romântico Bucuti. Entre os all-inclusive, o Manchebo e o Tamarijn estão em ótimos pontos da praia.

Oranjestad

Finalmente, no centro de Oranjestad fica o Renaissance, que funciona como o pólo principal do porto de cruzeiros, com um shopping integrado. O Renaissance tem uma ilha particular, com duas praias (uma para famílias, outra para adultos) e lanchas que trazem os hóspedes. À noite, o movimento no centro depende da permanência de navios para o pernoite, e que movimentam o calçadão. Mas há bons restaurantes cujo funcionamento não depende dos cruzeiros.

10 comentários

Lilia
LiliaPermalinkResponder

Eu e meu marido gostamos muito de ouvir Viaje na Viagem, por isso recorro aqui um ajuda.
Estou querendo comemorar com meu marido 40 anos de casados em Aruba em abril de 2015.
Gostaria de saber se já devo fazer reservas, ou posso deixar pra fazer isso em dezembro de 2014. Estou em dúvida também se experimentamos restaurantes ou vamos para um all inclusive, já que não falamos línguas.
Outra coisa que me deixou preocupada é o vento em Aruba, vento geralmente incomoda. Por favor quem já foi nessa época em abril poderia me informar, se venta muito, afinal são dois idosos kkkkkk.
Agradeço desde já a quem possa nos ajudar, inclusive sobre passeios, pra esses idosos afoitos.
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilia! Os melhores preços para passagens internacionais costumam aparecer a partir de 4 meses de antecedência. Veja mais dicas aqui: https://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-comprar-passagens-areas-nacionais-internacionais

Em Aruba todos entendem portunhol. É besteira ficar all inclusive e se privar de curtir a ilha fora do seu hotel.

O vento não vai atrapalhar a sua viagem, não.

Navarro
NavarroPermalinkResponder

Olá Bóia,
pretendo viajar no final de junho com minha família, que inclui uma criança de 1 ano e meio e outra de 4 anos. Pelo período, parece-me que a região do Caribe apresenta tempo mais firme. Queremos um local mais tranquilo, com praia bonita, pé na areia e que tenha opções para as pequenas. Você considera Aruba uma boa opção? quais outras opcoes voce consideraria (cancun, St Marteen, Turks e Caicos)? Pela epoca, vc entende que ficar no Brasil seria melhor? Abracos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Navarro! Em junho está chovendo no Nordeste.

Comece suas investigaçoes sobre o Caribe aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe

Selma
SelmaPermalinkResponder

Boa noite Ricardo e Bóia. Irei para Aruba dia 30/08, com volta dia 06/07/15, com esposo e filha adolescente (13 anos), vamos comemorar o aniversário dela. Gostaria de um All inclusive (adolescente dá um prejuízo no restaurante rsrsrs) e gostaria que você me indicasse um que tenha alguma diversão para minha filha e que tenha um pouco mais de variedade nas comidas pra não enjoarmos. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Selma! Nâo indicamos all-inclusive em Aruba. Fique em Palm Beach.

Selma
SelmaPermalinkResponder

Só um correção, volto em 06/09/15

Sandi
SandiPermalinkResponder

Meu marido e eu ficamos no RIU - sistema All inclusive - a praia é linda e a comida é muito farta. O problema é que pelo valor do dólar, as diárias estão caras.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Pq os relatos acabam em 2015? Fiz varias viagens com o apoio do site de vcs inclusive seguindo dicas que a Bóia me deu, mas ultimamente não tenho tido minhas perguntas respondidas. O que está acontecendo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Se não há novos relatos de hotéis depois de 2015, é porque ninguém deixou comentário sobre hotéis nesta página depois de 2015. Se tivesse deixado, teríamos aprovado. Mas cada um dos hotéis citados tem link para a sua página no Booking, onde você poderá ver um conjunto valioso de resenhas recentes, feitas por pessoas que efetivamente se hospedaram nos hotéis.

Quanto às perguntas, desde março de 2015 respondemos muito poucas -- e cada vez menos. Estamos focados em fazer posts e guias cada vez mais completos, para consulta geral. Não temos condições de atender a todos os que nos procuram para checar cada passo e dar opinião sobre cada aspecto de suas viagens. É humanamente impossível.

Todas as vezes que você deixa um comentário no Viaje na Viagem, a página carrega uma resposta automática avisando que as perguntas passarão por uma seleção. Este aviso traz um link para o post em que explicamos que tipo de perguntas estamos respondendo, e que tipo de perguntas não respondemos mais.

Intuindo que você nunca tenha clicado neste link, posto aqui especialmente para você:

https://www.viajenaviagem.com/2015/02/perguntas-respostas-criterios

Boas viagens!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar