barcelona dicas completas

Guia de Barcelona

Barcelona

Assim como outras metrópoles praianas, Barcelona é dessas cidades em que a grande atração… é ela mesma.

É claro — você não pode perder a Sagrada Família, o Park Güell ou o Mercado da Boqueria. Mas nós organizamos as atrações para que você aproveite a boa onda da cidade entre uma visita e outra.

Você vai ter tempo de andar pelas ruelas medievais do Bairro Gótico, para ver as vitrines no Born, e para curtir um fim de tarde de frente para o Mediterrâneo, na Barceloneta.

Sempre que possível, privilegiamos os passeios a pé. Mas também explicamos como funciona o transporte na cidade, e como você pode economizar nos deslocamentos.

Os hotéis foram escolhidos dentro dos bairros mais práticos, a até as opções mais econômicas são bem charmosinhas.

Restaurantes? Temos uma seleção com endereços tradicionais e contemporâneos, bares de tapas, mercados e mais.

E ainda ajudamos você a encaixar Barcelona na sua viagem, explicando a melhor época para ir, e indicando as melhores conexões a partir do Brasil e para outros destinos.

A Bóia recomenda

Quando ir a Barcelona

barcelona rambla flores

Barcelona é um destino para o ano inteiro. O clima mediterrâneo dá à cidade invernos ensolarados e verões de pouca chuva.

Podendo viajar em qualquer época, vá no final da primavera (entre meados de maio e meados de junho).

E se der para evitar o mês de agosto, melhor. Auge das férias de verão na Europa, é quando a cidade está mais quente e mais cheia de turistas.

Inverno

O inverno em Barcelona é bastante suave em comparação com o resto da Europa. Os dias são ensolarados, e neve é um evento raríssimo.

Barcelona não vai estar tão animada no inverno quanto nos meses mais quentes. Em compensação, as tarifas dos hotéis estarão bem mais baixas.

  • Entre janeiro e fevereiro, as temperaturas se mantêm entre mínimas de 5°C a 6°C, e máximas de 14°C.
  • Em março, o termômetro sobe um pouquinho, para mínima de 8°C e máxima de 16°C.

Primavera

A primavera é a época mais gostosa para ir a Barcelona. No final de março já começa o horário de ‘verão’, e o clima vai ficando cada vez melhor até o final de junho.

Se você estiver na cidade em 23 de abril, vai encontrar Barcelona toda enfeitada de rosas vermelhas para a ‘Diada de Sant Jordi’ — o Dia de São Jorge, padroeiro da Catalunha.

  • Abril tem mínimas de 11ºC e máximas de 19ºC.
  • Em maio, o termômetro varia entre 14ºC e 23ºC.
  • Em junho, as temperaturas ficam entre 18ºC e 27ºC — mas em ondas de calor, o termômetro pode encostar nos 30°C.

Verão

O verão é a época do agito em Barcelona. Se você quer aproveitar a cidade mais na rua e nas praias do que batendo ponto nas atrações, essa é ‘a’ época para estar em Barcelona. Mas evite agosto, mesmo se gostar do ‘fervo’: a cidade fica cheia demais.

O dia 11 de setembro marca o Dia Nacional da Catalunha (‘Diada Nacional’, ou simplesmente ‘Diada’), um feriado em que Barcelona costuma ter manifestações pela independência.

A festa de La Mare de Déu de la Mercè, uma das duas santas padroeiras de Barcelona, é o grande evento do ano na cidade. São 5 dias de desfiles, shows de fogos e música, geralmente antecipando o feriado da santa, dia 24 de setembro.

  • Julho é o mês menos chuvoso do ano, e tem temperaturas entre 20°C e 28°C.
  • Em agosto, as médias históricas indicam mínima de 21°C, máxima de 29°C — mas há chance de você pegar picos de até 35°C.
  • Em setembro você pode pegar alguma chuva (mas nada demais!), e as temperaturas voltam a ficar mais amigáveis, entre 18°C e 26°C.

Outono

O outono começa chuvoso em Barcelona, mas é uma época boa para visitar a cidade, de todo jeito. Viajando no início da estação, você vai sentir como se o verão nem tivesse ido embora ainda.

Em outubro, a temperatura mínima fica na casa dos 14°C e a máxima, nos 22°C. O horário de ‘verão’ termina só na última semana do mês.

Em novembro, os termômetros ficam entre 9°C e 18°C. Em dezembro, já com clima de inverno, a mínima é de 6°C, e a máxima, de 14°C.

Réveillon em Barcelona

O Cap d’Any, ou Ano Novo em Barcelona, é festejado com um show de projeções e fogos na Fonte Mágica de Montjuïc, e também nas festas pagas de restaurantes e boates.

Mas vá sabendo que o Réveillon na Europa não tem o caráter transcedental do Réveillon brasileiro: é só um dia de festa e balada.

Julho x Janeiro?

Se você só pode viajar nas férias escolares, decidir entre ir a Barcelona em janeiro ou julho é optar por sossego ou agito.

Em janeiro, Barcelona vai estar menos animada e não vai dar para aproveitar a praia. Mas as atrações estarão menos disputadas, os restaurantes, menos cheios, e as tarifas de hospedagem, mais amigáveis. Se você tem planos de seguir viagem à Andaluzia, ir durante o inverno é a melhor escolha.

Em julho, Barcelona é exatamente aquela metrópole praiana que você imagina encontrar. A viagem vai precisar ser mais bem planejada, para você não perder tempo nas filas das atrações.

Se você tem planos de seguir viagem às Ilhas Baleares ou à Costa Brava, ou se o seu itinerário vai incluir a Galícia, vá em julho.

Que roupa eu levo?

barcelona praia somorrostro

Para o verão, leve roupas bem frescas, e não se esqueça do chinelo e da roupa de banho. Vai que sobra um tempinho para um mergulho num fim de tarde?

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Para o outono ou primavera, você vai precisar de peças para um friozinho leve, ou um calorzinho moderado. Dê uma checada na previsão do tempo, e ajuste a mala de acordo.

    Para o inverno, leve calças compridas, camisas de manga longa, suéteres e um casaco tipo ‘bonequinho Michelin’. Complete com cachecol e luvas. Roupa térmica provavelmente será dispensável, mas se tiver, leve também.

    419 comentários

    Oi! Em Barcelona é melhor se hospedas em Barceloneta ou em um dos bairros ao centro?

    Ops, errei na data sim, seria até 07/04, quem me dera se eu pudesse ficar até 07/11 rsrs…

    Obrigada.

      Olá, Érica! Abril é muito cedo para Ibiza, não gaste tempo e dinheiro em praia fora de temporada; nada do que você já ouviu falar de Ibiza estará presente antes de meados de junho.

      Entre Roma e Barcelona vá de avião; de Barcelona a Madri, de trem.

    Olá Boia. Vou de Roma para Barcelona no dia 31/03, tenho até o dia 07/11 para conhecer Barcelona, Madri e estou pensando em ir em Ibiza também, vc acha que é tempo suficiente? Ibiza fica muito longe de Barcelona? Qual a melhor logística e meio de transporte? Obrigada.

    Olá! Estou pensando em ir para Espanha em julho/2015, chegando e partindo de Barcelona e pretendo visitar, além de Barcelona (5 dias), Madri (4 dias), Valencia (2 dias) e Sevilha (2 dias). Poderia me dar dicas de como fazer esse roteiro de trem? Obrigada!

    Ola!
    Estou planejando uma viagem para a Espanha em agosto de +/- 14 dias. Estou querendo visitar as cidades de Madrid, Barcelona, Sevilha, Granada, Córdoba, Ibiza e San Sebastian. Gostaria de saber se esses dias são suficientes e quanto tempo em cada cidade é o bastante? Também gostaria de saber se tenho que incluir outra (as) cidade no roteiro?
    Obrigada!

      Obrigada pelas dicas Boia!!

      Só queria saber se vale a pena incluir no roteiro San Sebastian, como fica mais para o norte não sei se vale a pena.

      Obrigada!

      Olá, Sabrina! Acrescente pelo menos mais dois se quiser ir até lá. San Sebastián está perto de Bilbao e Biarritz — o que implicaria, para a viagem ser proveitosa, em investir 4 a 5 dias no total.

      Bóia, compensaria então ao invés de San Sebastian incluir no roteiro Santiago de Compostela?
      Obrigada!

    Olá! Meu filho vai jogar um torneio de futebol em março/abril 2015 em Barcelona e será a primeira viagem internacional dele, da irmã e do pai. Minha filha mais velha gostaria de aproveitar e ir à Paris. É mais interessante financeiramente, voltar para o Brasil de Paris ou retornar a Barcelona para só então, voltar para o RJ? Desculpe a ignorância, é que não temos experiência. Muito obrigada!

    Estarei hospedado em um apartamento bom, mas ao lado da Rambla (Ferran,7).
    Como irei com minha filha de 16 anos em fevereiro, pergunto se o entorno deste endereço oferece risco maior ou é só uma zona de bares e alguns boêmios. O fato de ser inverno ajuda?

      Olá, Rogério! O fato de ser inverno deve ajudar pois as pessoas não ficam muito tempo na rua, por causa do frio. Mas alguns leitores relataram que a região é barulhenta.

      Mas algum risco mais significativo acredito que não? Concorda? O fato é que já paguei pela habitacion, mas em último caso opto por perder estes 200,00 euros e vou para outro local..

      Olá, Rogerio! Valem os cuidados de sempre, em qualquer cidade grande. 🙂

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito