Bogotá

Guia de Bogotá

Bogotá

Bogotá e Cartagena: Colômbia pela primeira vez

Bogotá: como é se hospedar no Parque da 93, o bairro da moda

Bogotá: como é se hospedar na Zona T, o coração da Zona Rosa

Bogotá: como é se hospedar no centro histórico

4 dias em Bogotá, por André Urso

3 dias em Bogotá: a (ótima) experiência do Dionísio

20 hotéis em Bogotá comentados pelos leitores

Bogotá: o golpe do falso policial

Que moeda levar para a Colômbia: real, dólar, peso ou cartão?

Colômbia agora exige vacina contra febre amarela

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    121 comentários

    Olá pessoal.

    Eu, meu marido e minha filha de 12 anos passaremos 9 horas (tempo total da conexão) em Bogotá em trânsito para Europa, desde as 5 da manhã, em maio/18.
    Alguém sabe se é viável/possível/compensa fazer algum passeio neste intervalo, tipo um city tour pela cidade, ou algum lugar específico bacana, para almoçar inclusive?
    E se tem guarda volumes no aeroporto pra deixarmos as bagagens de mão?
    Desde já agradeço.

      Olá, Roberta! Existe guarda-volumes no aeroporto:
      https://eldorado.aero/en/services/baggage-storage/

      O melhor é ir para o centro histórico, visitar o Museu do Ouro e o Museu Botero e almoçar por lá.

      Note que, para sair do aeroporto em Bogotá, vocês precisarão de certificado internacional de vacinação contra febre amarela.

    Boa tarde!
    Vou viajar para Madrid com conexão de 1 hora e 50 minutos na ida e 1 hora e 30 minutos na volta e vou desembargar no terminal 1 e embargar também no terminal 1, gostaria de saber se o translado e tempo e tranquilo para a troca de avião no aeroporto de Bogotá?

      Olá, Rafael! Tá tranqüilo. Você não vai sair da área internacional; vai sair por um portão e procurar o outro, que estará próximo.

    Sobre os hoteis: em Bogotá, fiquei no Morrison 114. Muito bom! Perto de Uzaquen, do Parque 93, taxi barato até o centro, vizinhança segura, cheia de bons restaurantes, mega supermercado, farmácias, bancoa, etc. Dois quarteirões da estação do transmilenium Pepe Serra.
    Recomendo o passeio a Montserrat, beba um chá de Coca na subida. São mais de 3000m de altitude.
    Imperdível o passeio a Zipaquirá. Pegue o transmillenium até o terminal e de lá o ônibus Zipa. Peça ao motorista para saltar no ponto mais perto da Catedral de Sal. A caminhada é longa mas a cidade é linda e tem muitos itens de frio baratos para comprar. Recomendo a lanchonete empanada gourmet.

    Outra coisa superchata em Cartagena é o assédio dos vendedores. Não adianta dizer não, então a dica é entrar pelas entradas laterais, são menos turísticas e menos gente vai te atacar. ótima dica é onibus turístico. vc pode comprar o tíquete no ônibus mesmo ou na banca de jornal dentro da cidade murada, bem em frente à entrada torre del reloj, na esquina da rua dos doces. A vantagem é que vc já fica sabendo os horários dos ônibus e ele vai levar vc até o ponto mais próximo. As 15 horas vc pode fazer o tour a pé pela cidade murada, de graça, também na torre del reloj. Imperdível o por do sol no café del mar. chegue cedo e pegue um drink para ficar sentado sem incômodos.
    Em San Andrés, a Playa de San Luis é linda e local. Perto de Rock Cay tem mais infra, mais distante é mais linda e mais local.
    É possível fazer El Acuario e Johnny Cay no mesmo dia, pois El Acuario quase nao tem infra e você não ficará mais de uma hora de snorkel submerso. Para esses passeios, dê preferência à cooperativa de lancheiros, barraca verde e amarela na praia. O serviço oferecido é o mesmo das outras agencias, vc estará dando força aos locais e pagando o menor preço. Chegaram a me oferecer o mesmo passeio 100% mais caro. A menos que vc vá alugar um iate exclusivo, não compensa fazer esses passeios com agência.
    Recomendo o passeio ECOFIWI de kayak transparente pelos manglares (mangues transparentes). É uma das poucas oportunidades de contribuir com o meio ambiente numa ilha tão degradada quanto san andres. é lindo e uma oportunidade para quem não mergulha de cilindro. Pode ser feito mesmo sem sol. A familia que faz é muito legal e ainda tem um lanchinho maravilhoso ao final. Veja no trip advisor as dicas https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g297482-Activities-c61-t191-San_Andres_Island_San_Andres_and_Providencia_Department.html

    Como é comum, os guias sempre tentam levar vc a lojas conveniadas. Como isso já está manjado eles dizem que vc irá a Museus de Esmeraldas. Só que não são museus, são lojas, como outras quaisquer. Pode considerar comprar no aeroporto de Cartagena, há produtos diferenciados e os preços são bons.
    Se vc comprar com o cartão de crédito um valor maior que 300 pesos (valores individuais, não é a soma das notas) vc podera requere no DIAN, no aeroporto, o valor dos impostos. Isso não vale para San Andres, pois lá é dutyfree. Entretanto, por isso mesmo, eles oferecem bons descontos para o pagamento em cartão de crédito. Cuidado com os produtos em San Andres, a maioria parece fake. Observe bem antes de comprar. E os preços não são tão convidativos assim, vá informado.
    Ainda sobre a segurança, também em Cartagena é um problema: conhecemos duas irmãs que foram furtadas, alguém abriu a bolsa de uma delas e tirou a carteira com o cartão de crédito/débito ( o único!), o dinheiro e o celular (com as fotos da viagem). Não desrespeite as regras básicas de segurança: levar mais de um cartão, guardar num fundo falso, separar em vários locais, etc. Outro item importante: segurança nos passeios! Em Cartagena, soubemos de um grupo que ficou à deriva, sem combustível e comunicação, num passeio marítimo, em meio a uma tempestade. E o pior é que em todas as situações, a polícia não foi de grande ajuda e ainda tentou colocar a culpa nos viajantes!
    Em San Andrés, nos ofereceram um passeio pirata a Cayo Bolivar (atração que está oficialmente fechada devido ao excesso de lixo e estragos feitos pelo turismo em massa. Lá só entram pescadores credenciados) ao preço de 260000 pesos. As consequencias, se tívessemos nos informado menos (a maioria das pessoas desconhecem essa proibição e não fazem a mínima ideia da ilegalidade) além do desrespeito e destruição da natureza, seriam uma multa, além do óbvio risco que uma atividade pirata oferece. O passeio é oferecido em diversas agências! O carrinho de golfe que alugamos na joalheria texoro (bem na praia)parou e tivemos que ser rebocados por um ilheu de boa vontade. Quando o policial tentou ligar para o telefone de contato, não atenderam e ele não se surpreendeu…
    Outra barreira na Colômbia é a língua. Por melhor que vc fale espanhol e entenda, a sensação é que eles falam outro idioma. Em San Andrés, melhor falar inglês, vc fará mais sucesso. Entretanto, é muito difícil entender a resposta deles em Creole.

    Sobre a Colômbia. É um país barato, lindo, de pessoas muito acolhedoras, onde se come muito bem, com uma vida cultural muito boa, belas praias, um conjunto arquitetônico belíssimo. Entretanto, é bom saber sobre os percalços que vc vai encontrar. Trata-se de um país tenso. Sua bagagem vai passar pelo raio x na saída de todos os aeroportos. Então, prepare-se para ter que empurrá-la esteira acima. Você verá guardas armados de metralhadora, mesmo nas cidades mais pacatas com Cartagena. Você será revistado corporalmente na saída do freeshop de San Andrés. A Colômbia NÃO é um país seguro. Não se engane. Aconteceu comigo: estávamos a 100 metros da Igreja de Santa Clara, em Bogotá e resolvemos confirmar com dois policiais se estavamos na direção certa. Os policiais apontaram em outra direção e disseram que a caminhada seria de umas três quadras, em frente. Fomos andando. Apesar de acharmos distante e o local esquisito, como, de fato, víamos duas cupulas de Igreja, seguimos. Ao chegarmos no local apontado pelos guardas, não era a Igreja de Santa Clara. Atravessamos para pedir informação na farmácia e estranhamos o fato de haver um cão gigante dentro do estabelecimento. A atendente perguntou o que fazíamos ali, pois não era um setor para turistas. Quando relatei o engano e disse que iríamos pegar um taxi para ir embora. Ela me alertou que não era seguro pois já tínhamos sido vistos. De fato, pelo espelho, íamos um tipo que caminhava para lá e para cá na porta. A atendente disfarçou e disse que ficássemos ali. Foram alguns minutos de pânico até que ela conseguisse discretamente conseguir um taxi, no qual entramos e saimos para a Igreja de Santa Clara que ficava, pasmem, a 100 metros de onde pedimos a informação aos guardas, só que para o outro lado. Foi terrível e fomos salvos por um milagre. Talvez vc nãotenha a mesma sorte. Portanto, trace muito bem sua rota antes de sair. Foi má-fé ou desinformação? De fato, esse é um problema em Bogotá. Ninguém sabe informar nada, mesmo as principais informações. Outro episódio desagradável: chegamos ao teatro para uma visita e o guarda nos disse que ela aconteceria as 15 horas. Voltamos meia hora antes e perguntamos onde se compravam as entradas. Na entrada disseram que era na bilheteria. Outra guarda na bilheteria disse que era na entrada. Quando retornamos à bilheteria, pasmem, não havia mais ingressos. São só 30 por dia. Havíamos perguntado ao guia que nos levou ao citytour se o teatro podia ser visitado e ele disse que o teatro fica fechado e so abre em ocasioes especiais!! O setor turístico é incipiente, mesmo! Os guias falam muito rápido, mesmo sabendo que vc é brasileiro e que, ainda que domine o espanhol, não o tem como primeira língua.

    Pretendo ir a Cartagena mas não tenho passaporte.
    No consulado da Colômbia disseram que preciso de RG expedido pela Secretaria de Segurança Pública.
    Moro no Rio de Janeiro e no meu Estado quem emite o RG é o Detran, a SSP não faz este serviço.
    Gostaria de saber se é possível ingressar no país com o RG expedido pelo Detran-RJ.
    DESTACO QUE NÃO É CARTEIRA DE HABILITAÇÃO, É RG MESMO!!!!!
    GRATA!!!!

    fui a Colombia no final de outubro. Tive vários problemas com taxistas tanto em Bogotá como em Cartagena. Poucos usam o taxímetro e um taxista em Bogotá passou uma nota falsa.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito