Bonito

Guia de Bonito

Bonito

Bonito parece até nome-fantasia — como se tivessem batizado o lugar por causa da belezura dos seus rios cristalinos, povoados por peixes coloridos. Trata-se de uma coincidência: o povoado se formou dentro das terras da Fazenda Rincão Bonito, fundada em 1869, mais de um século antes de inventarem o termo ecoturismo.

O fato de Bonito ser bonito, porém, explica apenas parte do seu sucesso. O diferencial de Bonito está em outros adjetivos — como ‘organizado‘, ‘responsável‘ e ‘sustentável‘. Num país onde o turismo predatório impera, e piscinas naturais em alto-mar ficam tão apinhadas quanto banhos públicos japoneses, Bonito optou pela conservação.

Bonito é único — mas não deveria ser. Todos os destinos turísticos brasileiros têm muito o que aprender aqui.

A Bóia recomenda:

  • Outono e inverno têm pouca chuva e são ótimos para fazer flutuações (a temperatura das nascentes é constante ao longo do ano)
  • Primavera e verão têm mais chuva, mas você aproveita o calor para banhos de cachoeira
  • Aproveite os voos diretos da Azul e da Gol para não precisar trânsfer desde Campo Grande
  • É obrigatório comprar os passeios por meio de uma agência de turismo. Não adianta ir ao atrativo sem voucher – não há venda nos próprios locais
  • Programe no mínimo dois passeios de flutuação, um passeio de cachoeira, a Gruta Azul e o boia-cross (ficando mais tempo, preencha seus dias com mais passeios, todos valem a pena)
  • Compre seus passeios com antecedência: 1 mês para baixa temporada, 3 meses para feriadões e 6 meses para alta temporada (assim você não perde nenhum da sua lista)
  • Transporte compartilhado aos passeios é mais caro que alugar carro, mas poupa esforço e garante que você não se perca nem perca seus passeios
  • Hospede-se no centrinho se não for alugar carro

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    O que esperar de Bonito

    Todos os atrativos — a maioria situada em propriedades privadas — têm plano de manejo e limite diário de visitação. Os visitantes são acolhidos em centros de recepção bem-equipados, onde recebem instruções para os passeios e são então guiados em pequenos grupos para o desfrute responsável da natureza.

    Na volta da flutuação, da caminhada, da cavalgada ou do banho de cachoeira, uma mesa farta de comida da fazenda, preparada no fogão a lenha, costuma estar à espera. Nham!

    163 comentários

    Sou de Campo Grande e gostaria de complementar um pouco as informações aqui postadas, a fim de contribuir com este, que, para mim, eh o melhor site de viagens que existe. Para quem aluga um carro no aeroporto, o mais tranquilo eh sair pela Av. Duque de Caxias, virar a direita e seguir até a Avenida Ludio Coelho (que fica antes da Av. Tiradentes). Esta avenida eh relativamente nova e liga a Duque de Caxias até o anel viário, próximo da saída para Sidrolandia. Outra coisa, como bem alertou o Ricardo Freire, na ida, muito cuidado com o entroncamento da cidade de Nioaque, porque eh mal sinalizado. Na volta, muito cuidado na cidade de Guia Lopes, logo após passar o posto da PRF, pois, se vc não fizer a conversão sentido a Nioaque (que também eh muito mal sinalizada), vc acabará seguindo para a cidade de Maracaju e aumentando em 100 km o percurso para a capital. Quanto ao movimento da estrada, eh bem tranqüila, inclusive nos feriados. O único trecho um pouco mais movimentado são os 60 primeiros quilômetros entre CG e Sidrolandia. Depois, só calmaria. Recomendo ainda aos viajantes passarem pelo menos um dia em Campo Grande para conhecer a capital do MS. Sou suspeito para falar, mas eh uma cidade muito bonita, com muito verde e diversidade cultural. Como já mencionado pela bóia, recomendo experimentarem o soba, típica comida japonesa da região de Okinawa, que eh servido em uma tigela com macarrão oriental, cebolinha e omelete e carne de porco (tradicional) ou vaca, todos cortados em tirinhas bem finas, imersos em um caldo a base da água utilizada no cozimento do porco e shoyo. Outras iguarias encontradas na cidade são a chipa, espécie de pão de queijo feito com queijo caipira e povilho azedo, e a sopa paraguaia, que, apesar do nome, eh uma torta de milho, com queijo e cebola deliciosa. Ambos os quitutes foram introduzidos na culinária local pelos nossos hermanos do vizinho Paraguai. Outra dica eh visitar o parque das nações indígenas, onde fica o museu Dom Bosco, que preserva muitos objetos dos povos indígenas das diversas etnias presentes no Estado. Muito em breve, no mesmo parque, será inaugurado o aquário do pantanal, projeto de Rui Otake, que eh considerado o maior aquário de peixes de água doce do mundo. Por fim, recomendo, ainda, uma visita ao mercado municipal, onde se pode ver e experimentar diversos produtos, inclusive os vários tipos de erva mate utilizada no terereh (acento agudo no final), espécie de chimarrão gelado que eh largamente consumido em rodas de bate-papo pela população local. Em frente ao mercado há uma pequena praça, onde as índias vendem produtos e artesanatos. Já ia me esquecendo… O melhor lugar para comprar artesanato local e das tribos indígenas eh na casa do artesão, ligado a secretaria de cultura, que fica na Av. Afonso Pena esquina com a Av Calogeras

    Ola, estou programando uma viagem a Bonito nas primeiras semanas de março. Gostaria de dar um pulo em algum lugar que pudesse pescar. Alguma dica? e qual é a época que é proibido a pesca?

      Olá, Sabrina! Para pesca o melhor é o Pantanal. A pesca é liberada entre março e outubro.

    Estou querendo viajar nos dias 5,6 e 7 de junho para bonito, mas vi em muitos sites q faz mt frio ate durante o dia, seria melhor entao ir la por setembro?

      Olá, Luana! Fará frio se houver uma frente fria; se o dia estiver ensolarado, será mais quente. Mas setembro/outubro/novembro é a melhor época para quem quer calor e pouca chuva.

    Boa noite, estou planejando uma viagem de férias na primeira semana de junho com minha namorada, mas não queremos passar frio, gostaria de saber se bonito é uma boa opção de viagem nessa época, ou quais lugares no Brasil são boas opções nesse mês.

      Olá, Aristides! Em Bonito pode fazer frio. Em todo o interior do Brasil, esta época é de tempo seco e ensolarado, mas pode fazer frio à noite.

    Ola, estou indo a bonito em março e achei os passeios caros e procuro transfer aeroporto Campo Grande X bonito. Vc tem para indicar?

      Olá, Alen! Se você está achando os passeios caros, então talvez seja o caso de repensar o destino. Bonito são os passeios. Veja trânsfer com a sua pousada ou hostel.

      Boia, muito obrigada. Desisti de bonito.
      É importante antes de alguem decidir ir para lá fazer as contas entre passeios, deslocamentos e hospedagem. Achei que bonito seria uma viagem de fim de semana super barata e nas contas finais, sairia 3 mil o casal um fim de semana. Só o deslocamento Campo GrandeX Bonito é 10 reais por pessoas e por trecho. Estamos em 4 e sairia 800 reais. Para mim, não vale a pena. Obrigada por me alertar!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito