Bonito

Guia de Bonito

Bonito

Bonito parece até nome-fantasia — como se tivessem batizado o lugar por causa da belezura dos seus rios cristalinos, povoados por peixes coloridos. Trata-se de uma coincidência: o povoado se formou dentro das terras da Fazenda Rincão Bonito, fundada em 1869, mais de um século antes de inventarem o termo ecoturismo.

O fato de Bonito ser bonito, porém, explica apenas parte do seu sucesso. O diferencial de Bonito está em outros adjetivos — como ‘organizado‘, ‘responsável‘ e ‘sustentável‘. Num país onde o turismo predatório impera, e piscinas naturais em alto-mar ficam tão apinhadas quanto banhos públicos japoneses, Bonito optou pela conservação.

Bonito é único — mas não deveria ser. Todos os destinos turísticos brasileiros têm muito o que aprender aqui.

A Bóia recomenda:

  • Outono e inverno têm pouca chuva e são ótimos para fazer flutuações (a temperatura das nascentes é constante ao longo do ano)
  • Primavera e verão têm mais chuva, mas você aproveita o calor para banhos de cachoeira
  • Aproveite os voos diretos da Azul e da Gol para não precisar trânsfer desde Campo Grande
  • É obrigatório comprar os passeios por meio de uma agência de turismo. Não adianta ir ao atrativo sem voucher – não há venda nos próprios locais
  • Programe no mínimo dois passeios de flutuação, um passeio de cachoeira, a Gruta Azul e o boia-cross (ficando mais tempo, preencha seus dias com mais passeios, todos valem a pena)
  • Compre seus passeios com antecedência: 1 mês para baixa temporada, 3 meses para feriadões e 6 meses para alta temporada (assim você não perde nenhum da sua lista)
  • Transporte compartilhado aos passeios é mais caro que alugar carro, mas poupa esforço e garante que você não se perca nem perca seus passeios
  • Hospede-se no centrinho se não for alugar carro

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    O que esperar de Bonito

    Todos os atrativos — a maioria situada em propriedades privadas — têm plano de manejo e limite diário de visitação. Os visitantes são acolhidos em centros de recepção bem-equipados, onde recebem instruções para os passeios e são então guiados em pequenos grupos para o desfrute responsável da natureza.

    Na volta da flutuação, da caminhada, da cavalgada ou do banho de cachoeira, uma mesa farta de comida da fazenda, preparada no fogão a lenha, costuma estar à espera. Nham!

    163 comentários

    Pessoal , pretendo ir a Bonito em Julho. Quem foi nesse período, como é o clima? Atrapalha os passeios? Agradeço as dicas

      Olá, Sandra! Como já respondemos várias vezes anteriormente, pode ficar frio para os passeios às cachoeiras. Nas flutuações não há problema, você usa roupa de neoprene e a temperatura da água das nascentes é constante o ano inteiro.

    Gostaria de uma dica..é aconselhável fazer a flutuação no rio da prata e lagoa misteriosa quem não sabe nadar?

      Olá, Thais! Bonito é um destino complicado para que não nada. No mínimo, você não pode ter medo de água. De todo modo, todos os passeios são feitos com bóias nos braços. Nas flutuações, é necessário que os participantes façam o mínimo de movimentos possível, para não levantar areia e turvar a água. Só faça os passeios se você tiver tranqüilidade para encarar a água mesmo sem nadar.

    Clh suítes muito bom. Ótimo café da manhã e excelente localização. Tudo de bom. Excelente pessoal, piscina razoável e mutos bolos e frutas no café da manhã e bom custo beneficio

    Muito obrigada pelas dicas. Montei meu roteiro e vou agora dia 30/03 e retorno em 06/04! Estou indo pela azul e vou locar um carro por andar por lá, porque o orçamento de van ficou um absurdo. Se alguem estiver por lá nos dias acima e precisar de carona, pode me acionar, que tentamos conciliar as agendas dos passeios. 🙂

    Olá,
    consta no site/blog que a Azul tem vôos mas não site deles não consta nada. Essa informação ainda é válida?

    Atn
    Thiago

      Olá, Thiago! Atualmente há vôos de Campinas para Bonito três vezes por semana, às quartas, sábados e domingos. A partir de fevereiro aparecem vôos às quartas e domingos. Os códigos são VCP para Campinas e BYO para Bonito. O site é https://www.voeazul.com.br .

    ola!
    carnaval é um bom período para ir a Bonito?
    Obrigada!

      Olá, Marcelle! Estará bem cheio, vai fazer bastante calor e pode chover.

      fui agora no Carnaval. estava bem quente, mas como muito passeios sao na agua (flutuacao, cachoeiras, botes) voce acaba se refrescando.

      a cidade nao estava lotada, e como os passeios sao todos marcados e agendados a epoca pouco influenciou. Bonito e’ lindo !

    A rota mais rápida e curta é Curitiba- Maringá – Nova Esperança – Paranavaí – Nova Londrina – Itaúna do Sul – Diamantina do Norte – Rosana – Usina Sérgio Motta – Bataiporã – Nova Andradina – Dourados – Maracaju – Jardim – Bonito.
    Mas acredito que a rota em melhores condições seja Curitiba – Cascavel – Guaíra – Mundo Novo – Naviraí – Dourados – Maracaju – Jardim – Bonito. A BR 163 está sendo duplicada, então provavelmente terá alguns trechos em pare-siga, mas em compensação alguns (poucos) trechos duplicados.

    Olá, estou indo para Bonito em dezembro de carro, moro em Balneário Camboriú – SC até Curitiba e Ponta Grossa é tranquilo, após este percurso o Google Maps da 03 opções de trajeto. Sabem dizer quais estradas estão em melhores condições? preferência duplicada que teoricamente é mais rápida? Agradeço muito a atenção.

      Olá, Jacson! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui. (Se não aparecer resposta, ligue para a sua pousada, que eles certamente saberão.)

    Olá Bóia!!!
    Eu e meu marido iremos para Bonito no início de outubro, peguei algumas dicas no blog!!!
    Tive um problema com vagas para o passeio da Gruta do Lago Azul, a agência havia apenas uma vaga disponível para a data q iremos. Pesquisei com outras agências e fui informada que a secretaria de turismo de bonito disponibiliza todos os dias 15 vagas ás 07:00, que é o primeiro horário de passeio, e são gratuítas.
    Os interessados precisam fazer sua reserva pelo e-mail [email protected] ou pessoalmente no CAT (Central de Atendimento ao Turista). É preciso apresentar documento de identidade, CPF e contato.
    Espero que a informação ajude a todos!!!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito