Cancún

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cancún: onde ficar

All-inclusive vale a pena?

Ao escolher onde se hospedar em Cancún, esta é a primeira questão que se impõe. Tudo depende da sua programação de passeios. Se você quer fazer um passeio diferente a cada dia (Isla Mujeres, Chichén Itzá, Xcaret, Tulum, Cozumel + Playa del Carmen), tenha em mente que você vai ficar muito pouco no hotel. O all-inclusive vai ser aproveitado mesmo só à noite. E se for um all-inclusive baratinho ("ah, tava o mesmo preço de um hotel sem café da manhã!"), vá ciente de que a comida não será grande coisa, e as bebidas serão genéricas.

O all-inclusive faz sentido se você planejar aproveitar o hotel. Nesse caso, escolha um hotel entre os mais luxosos (Le Blanc, Paradisus, Live Aqua), descolados (ME by Meliá, Hard Rock, Secrets The Vine), com mais atividades para as crianças (Iberostar, Club Med) ou em trechos calmos da praia, se você quer entrar n'água sem receio (os Riu estão).

Para passear e aproveitar o all-inclusive, o melhor é dividir a estada, programando os primeiros dias num hotel sem refeições e mais bem-localizado para passear (por exemplo: em Playa del Carmen) e os últimos dias descansando num all-inclusive em Cancún. Uma alternativa meio-termo é hospedar-se direto num all-inclusive na Riviera Maia, onde a boa parte dos passeios pode ser feita em meio turno, permitindo que você também aproveite o hotel e a praia (que sempre será melhor na Riviera do que na Cancún urbana).

As diferenças de localização

Os hotéis assinalados em amarelo no mapa estão nas praias de mar calmíssimo, voltadas para a baía de Isla Mujeres. A faixa de areia é estreita mas a água é transparente e nunca há ondas. Por ali estão all-inclusives baratinhos (não espere nada da comida e da bebida) como o Barceló Costa (km 4,5) e o Oasis Palm (km 4,5), e outros com boa relação preço x qualidade, como o The Royal Cancún (km 4,5) e o complexo Riu Caribe/Riu Palace Península (km 5,5).

O grupo marcado em vermelho tem duas vantagens: a praia continua calma e o agito (os clubes Coco Bongo e Dady O, e os bares animadões Carlos n'Charlie's e Señor Frogs) está à porta: dá para ir caminhando. Por ali estão os all-inclusive Riu Palace Las Américas (km 8,5), Riu Cancún (km 9) e Dreams Sands. Se você não quer a companhia dos americanos que passam o dia nos bares do hotel para chegarem calibrados às discos, escolha um dos hotéis sem refeições incluídas: o completo Fiesta Americana Grand Coral Beach (km 9), o correto Krystal Cancún e seu vizinho mais confortável, o Krystal Grand (antigo Hyatt Regency), no km 9. Os três já estão na faixa de praia voltada para o leste, mas o mar ali naquele canto é tão calmo quanto na costa norte. Uma outra bela opção para quem quer sair para passear fora da cidade todos os dias e curtir a noite ao voltar é o Aloft, um hotel novo e moderno que está do outro lado da estrada (ou seja, não tem praia em frente).

Os hotéis em azul-claro ficam entre o pólo do agito e o shopping a céu aberto La Isla. O mar aqui tem comportamento variado: pode estar calminho ou agitado dependendo das condições atmosféricas. A cor será linda, mas não terá a mesma transparência das praias lá de cima. Entre os destaques desta área estão os luxuosos Le Blanc (all-inclusive, km 10) e Live Aqua (all-inclusive, km 12,5), o moderninho ME Cancún (all-inclusive, km 12) e o recém-convertido Hyatt Zilara (era um Royal; all-inclusive, km 11,5). O grupo Royal, que oferece um all-inclusive normalmente elogiado, tem três hotéis na área: o Grand Park Royal (km 10,5), o Park Royal (km ) e o Gran Caribe Real (km 11,5). Nesta região também fica um resort básico, com all-inclusive básico, que é basicamente oferecido como o chamariz dos pacotes das operadoras: o Flamingo (km 11,5). Se você não procura all-inclusive e quer hotelaria de primeira, o Westin Lagunamar não decepcionará (km 12).

Os hotéis verdinhos estão abaixo do shopping Kukulcán Plaza. Esta foi a última região a ser ocupada pelos resorts, que tendem a ocupar espaços maiores e por isso serem mais completos. O mar tem ondas e, quanto mais para baixo na costa, mais repuxo. É uma região para quem gosta mais de piscina do que de praia. O JW Marriott (km 14,5) não é all-inclusive. Os outros que eu pesco aqui são all-inclusive: o charmoso Secrets The Vine (km 14,5), o animado Hard Rock Hotel (km 14,5), o sofisticado Paradisus Cancún (km 16,5) e o superfamília Iberostar Cancún (km 17). O marcador rosa volta a marcar um trecho de praia tranqüila: a do Club Med, que tem uma prainha protegida na ponta de baixo da zona hoteleira.

All-inclusive na Riviera Maia

Como eu já disse lá em cima, o melhor aproveitamento para uma hospedagem all-inclusive é quando você escolhe um resort na Riviera Maia. Você não precisará sair do hotel para pegar praia boa (as praias na Riviera são melhores do que as da zona urbana de Cancún) e muitos dos passeios poderão ser feitos em meio turno (cenote, Tulum, visita a Playa del Carmen, pulinho em Cancún). Só Xcaret e Chichén Itzá serão programas inevitavelmente de dia inteiro.

Na região entre Puerto Morelos e Playa del Carmen, considere o Zoëtry Paraíso de la Bonita (romanticíssimo e sofisticaderrérrímo), o Dreams Riviera Cancún, o Iberostar Grand Paraíso, Secrets Maroma Beach, o Catalonia Privileged Maroma e o Secrets Capri Riviera Cancún.

Em Playa del Carmen, os novinhos Paradisus La Perla e Paradisus La Esmeralda estão na ponta norte da cidade, numa praia ótima, a cinco minutos de carro do centrinho. O Royal Playa del Carmen e o Gran Porto Real estão na divisa entre o centro e as praias mais legais. Ao sul do centro (5 minutos de táxi), o condomínio Playacar é o endereço de complexos Riu e Iberostar.

Já entre Playa del Carmen e Tulum, dê uma olhadinha no Dreams Puerto Aventuras e no Catalonia Riviera Maya (ambos no densamente construído complexo Puerto Aventuras), no complexo Barceló Maya (na belíssima praia de Xpu-ha), no Catalonia Royal Tulum Beach (num trecho isoladão de Xpu-ha), no complexo Grand Palladium Katenah e no Gran Bahía Príncipe Akumal (um pouco ao sul de Akumal).

Riviera Maia sem all-inclusive

Se puder, cacife um hotel top, como o Belmond Maroma (do braço hoteleiro da rede Orient-Express), o Banyan Tree Mayakoba ou o Esencia, em Xpu-ha (que é onde eu iria em lua de mel). Querendo pegar leve na carteira, fique em Playa del Carmen, que oferece o melhor custo x benefício do Caribe. Veja minhas recomendações em Playa no post destacado no box abaixo.

49 comentários

rogério
rogérioPermalinkResponder

Bom dia Ricardo, tudo bem?
Ouço diariamente sua coluna na Band News e admiro muito seu trabalho e profissionalismo.
Por favor, veja se pode me ajudar....
Estou planejando uma viagem para o Caribe com mais alguns casais de amigos (mês de dezembro), todos temos crianças entre 2 e 4 anos de idade.
Estamos em dúvida entre Punta Cana (mais tranquilo, porém com pouca estrutura hospitalar) ou Cancun (mais agitado, porém com boa estrutura para emergências).
Quais são as melhores opções de Resort (all inclusive), mais voltados para crianças e com excelente serviço de atendimento/qualidade de bebidas e comidas, nos dois locais?
Você nos indicaria ir para qual local do Caribe com as crianças?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rogério! Quem responde é A Bóia. Punta Cana recebe sozinha 3 milhões de turistas por ano. Há um hospital na região e Santo Domingo fica a 2 horas de carro pela nova auto-estrada.

No exterior não espere recreação infantil ao nível dos resorts brasileiros. Se é isso que você espera para as crianças, vá sempre de Club Med no destino que preferir.

Katiane Dutra Coelho

Bom dia!
Percebi que não é mencionado nenhum hotel no Centro de Cancún.
Estou indo para Cancún em abril/2015 com a minha mãe.
Pensamos em ficar 4 dias em Cancún (de onde iríamos para Chichén Itzá e Isla Mujeres) e depois mais 5 dias em Playa Del Carmen (de onde iríamos para Tulum, Cozumel, Parques Xcaret e Xel-ha e cenotes).
Como nossa intenção é fazer os passeios durante o dia, então o hotel seria mais para dormir mesmo. O mais importante é que tenha uma cama boa, chuveiro bom, café da manhã e boas opções de restaurantes próximos para podermos ir a pé à noite.
Em Playa Del Carmen reservei o Hotel Posada Sian Kaan pela localização, próximo ao ferry para Cozumel, rodoviária e Quinta Avenida. Você conhece?
Meu grande dilema no momento é escolher um hotel em Cancún. Pensei que seria melhor ficar no Centro pois estaríamos mais perto da estação de ônibus da ADO (para ir a Chichén Itzá) e é mais barato, porém, tenho receio de que seja inseguro para andar a pé à noite. E quanto aos restaurantes? Há mais opções no Centro ou na Zona Hoteleira?
Obrigada!
Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Katiane! Temos um comentário de leitor sobre o hotel Sian Kaan aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/playa-del-carmen-solo/comment-page-1/#comment-225255

Não vá para o Caribe para se hospedar longe do mar. Invista em um hotel em uma praia bacana para poder aproveitar devidamente a experiência.

sergio mussi
sergio mussiPermalinkResponder

vou ficar 10 dias em outubrono grand osis cancum
esse hotel e bom?
vc pode indicar passeios
pode também indicarl ugar para compras

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! Explore este guia para ver dicas de Cancún.

O hotel Grand Oasis é um all-inclusive que fica num trecho de mar bravo. Não achamos que valha a pena. Veja resenhas de ex-hóspedes no Booking.

Daniela Costa
Daniela CostaPermalinkResponder

Ola, boa noite, o que vc me diz do Sea Adventure Resort & Waterpark All Inclusive
estou pensando em ficar la.
Obrigada

PRYSCILLA
PRYSCILLAPermalinkResponder

Boa tarde, eu gostaria de saber se você sabe ou conhece alguns hotéis, perto de Playa del Carmen.. mais pode ser mais afastado da praia com diárias em média de 150,00 reais. Você sabe também me informar se tem aeroporto perto Playa del Carmen ? Obrigada. Adorei as informações pelo site.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pryscilla! Playa del Carmen não tem aeroporto próprio. O mais próximo fica em Cancún.

Para pesquisar hotéis e preços em Playa, veja sites como o Booking.

Isabela Cunha
Isabela CunhaPermalinkResponder

Boa noite!!!
Já ouviu falar do hotel Excelence Riviera Cancun??? Em caso afirmativo, o que acha dele??

Antecipadamente grata,
Isabela Cunha.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabela! Ainda não testamos e nem temos resenha de nossos leitores deste hotel... Este link traz algumas opiniões.

Gabriel
GabrielPermalinkResponder

Ricardo, primeiramente meus parabens pelo site. Acompanho voce ha bastante tempo, mas ainda nao havia postado comentario algum.
Tenho que ir a cancun para um casamento no paradisus cancun. Como eu e minha esposa nao gostamos muito desses hoteis gigantescos e totalmente impessoais, estavamos considerando a possibilidade de ficar no ritz cancun, que e relativamente proximo. Acredito que o nivel de servico do ritz deve se manter e o estilo de hotel nos agrada mais. Como nao vi nenhuma reerencia a esse hotel e, considerando a sua experiencia e seus excelentes comentarios, gostaria de saber se recomendaria esse hotel para a nossa situacao especifica ou acha que ha alguma melhor alternativa. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriel! Aqui quem responde é A Bóia.

Nós temos um comentário de um leitor sobre o Ritz Carlton em Cancún e você pode também ler as resenhas de ex-hóspedes no Booking. Veja aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/05/hoteis-em-cancun-playa-e-riviera-maia-relatos-dos-leitores/

Marcelo Rodrigues

Olá, escuto seu programa todos os dias na Band News e adoro!!! Eu e minha esposa estamos juntando uma grana para fazermos uma viagem antes de termos o primeiro filho. Estamos querendo ir para Cancún em 2015 na baixa temporada, pois, é mais barato e a nossa grana vai ser curta. O que você pode me ajudar em escolher qual hotel, se tento fazer tudo separado "eu mesmo" (compra a passagem e reservar hotel) ou comprar uma pacote na agencia de viagem ou essa promoções que fazem na internet. Peço por gentileza que me passe tudo que for possível.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Por aqui, preferimos fazer viagens por conta própria, mas é bom comparar os preços que encontrar nas suas pesquisas com os oferecidos por agências de viagem.

Fátima
FátimaPermalinkResponder

Olá Ricardo, estou pensando ir com a minha família (um casal e 3 adolescentes) para Cancun no próximo réveillon ou carnaval. Sabe qual seria a melhor época? A operadora me indicou o Hotel Plaza Caribe. Qual a sua opinião sobre este hotel?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fátima! Quem responde é A Bóia. No carnaval estará menos cheio e menos caro do que no Réveillon. Eles não têm carnaval, mas o Réveillon é uma época bastante procurada.

Esse hotel fica no centro de Cancún. Não está na praia.

Ma
MaPermalinkResponder

As dicas do site realmente ajudam muito! Estou adorando... Gostaria de ir para Cancún na minha lua de mel (abril/2015) e estou em dúvida entre os seguintes hotéis: Sun Palace, Paradisus Cancun e o Riu Palace Peninsula. Qual desses vocês me indicariam? Como é lua de mel, prefiro um hotel "mais casal"... mais tranquilo... e com boa localização! O que me indicam?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ma! Temos um comentário de uma leitora sobre o Sun Palace, aqui: https://www.viajenaviagem.com/2011/05/hoteis-em-cancun-playa-e-riviera-maia-relatos-dos-leitores/comment-page-3/#comment-287514

O Paradisus Cancún fica numa área só de resorts. Um leitor esteve lá recentemente e deixou um comentário:
https://www.viajenaviagem.com/2011/05/hoteis-em-cancun-playa-e-riviera-maia-relatos-dos-leitores/comment-page-3/#comment-278057

Você também pode ler as resenhas dos ex-hóspedes do Sun Palace e Paradisus Cancun no Booking.

E para saber mais sobre o Hotel Riu Palace Peninsula, você pode ler as avaliações dos viajantes no TripAdvisor.

Alexandre Teles

Vou me meter. Se você deseja uma lua de mel tranquila, pegue um hotel Only Adults. Há vários maravilhosos em Cancun. Pude conhecer o Secrets The Vine, o Live Aqua e o Le Blanc. Todos sensacionais e muito exclusivos...claro, se tiveres com um pouco mais de grana, invista no Le Blanc e sua lua de mel será dos sonhos.

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

Boa tarde!! Parabéns pelo site, é de grande ajuda para nossas viagens...
Tenho uma dúvida, gostaria de me hospedar em Cancún, mas também gostaria de visitar as ruínas de Tulum, Chichén-Itzá, Cobá... seria melhor dividir minha hospedagem entre Cancún e Riviera Maya? Ou é tranquilo ficar só em Cancún e tirar alguns dias para visitar esses locais no estilo "bate-e-volta"?
Obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudio! Para todas as dicas de passeios, consulte a página "O que fazer":
https://www.viajenaviagem.com/destino/cancun/o-que-fazer-cancun

Alexandre Teles

Voltei esta semana de Cancun e tive a oportunidade de conhecer o recém reinaugurado Presidente Intercontinental. Na realidade estive lá no primeiro dia em que reabriu depois da reforma (28/11/14). Fica na zona de praia calma (dos hotéis em amarelo no mapa). O hotel está maravilhoso, luxuoso, quartos totalmente reformados, camas padrão Intercontinental, enfim, perfeito. As áreas sociais também muito boas, com vários bares, e duas piscinas, sendo que uma apenas para adultos. Tem restaurantes de alto nível, e em 15min caminhando você chega na Coco Bongo, por exemplo. O hotel não é all inclusive, então é perfeito para aqueles que querem sossego e não curtem filas em buffets. A diária tá em torno de U$ 300 com café para o casal. Eu acho que vale super a pena. é uma opção mais refinada, inclusive fiz várias fotos, pena não ter como postar aqui...O site do hotel é www.presidentecancun.com

Caroline Saticq

Olá! Quero ir para Cancún, já decidi que vou ficar na rede RIU, porém não consigo definir qual dos quatro hotéis. Pela pesquisa que fiz, o Riu Caribe e o Pálace Península ficam próximos, na faixa do Km 5,5, assim como o Riu Cancun e o Riu Las Américas que ficam na faixa Km 8,5. Notei também que a diferença de valores é considerável. Mas, em contrapartida, não achei o comentário dos hóspedes que ficaram no mais barato (Rio Caribe) ruim. Todos satisfeitos (tripadvisor). Então, vocês poderiam me ajudar a identificar melhor as diferenças entre eles? Obrigada.

Caroline Saticq

Detalhe importante que esqueci de revelar: vamos (eu e meu marido) levar meu bebê que estará com 12 meses. Abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Caroline! Os hotéis do km 8,5 são interessantes para quem quer aproveitar as baladas próximas.

Em all inclusive a diferença de preço indica a diferença de conforto das acomodações e de qualidade das bebidas. Se optar pelo mais barato, não vá com o padrão de exigência que você usaria no mais caro.

Caroline
CarolinePermalinkResponder

Olá, me disseram que o KM 5,5 a praia é mais rochosa. Confere?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Caroline! Há rochas mas há prainhas.

Alexandre Teles

Com criança eu ficaria no Riu Cancun...a praia é uma piscina mesmo, vale muito a pena.

rodolpho takabaiachi

ola bóia, estou pensando em ficar no hotel Aloft, porém ele nao fica na praia. as praias em frente os hoteis sao fechadas ou eu poderia frequenta-las mesmo nao estando hospedado. obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodolpho! Você teria que ir às praias públicas da parte norte, como Gaviota.

Mas olhe só: em vez de se sentir um intruso em Cancún, que tal se hospedar em Playa del Carmen?

rodolpho takabaiachi

sim sim, a ideia é ficar 6 dias em playa del carmem e 4 dias em cancun, mas nesse caso acho q vou preferir ficar no krystal! muito obrigado pelos esclarecimentos. o blog é otimo, parabens!

Erica
EricaPermalinkResponder

Se eu nao ficar em um hotel beira mar, eu nao posso frequentar aquela praia? ou apenas os bangalos da area?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erica! Se você tem acesso à areia, você pode transitar pela praia inteira. Só não pode ocupar espreguiçadeiras de outro hotel.

DANIEL
DANIELPermalinkResponder

Bom dia boiaaaaa!!!
Desejo saber pelos menos 3 hoteis NÃO All inclusive em Cancun.
Quero ficar 4 dias passeando, e 3 dias curtindo um resort em Rivieira Maia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Leia os posts relacionados, que estão linkados nesta página.

Laura
LauraPermalinkResponder

Olá!

por favor, gostaria de saber se vocês indicam a localização do Live Aqua e se vocês chegaram a visitar o Ritz-Carlton Cancun, recomendam?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laura! Veja os comentários do Ricardo Freire sobre a localização do Live Aqua no guia acima. Um leitor comenta o Ritz-Carlton Cancún aqui: https://www.viajenaviagem.com/2011/05/hoteis-em-cancun-playa-e-riviera-maia-relatos-dos-leitores/

Marlucy
MarlucyPermalinkResponder

Olá... Vou passar minha lua de mel em novembro em cancún ou riviera maya! Estou com dúvida em qual dos dois locais nós ficamos! Queremos um hotel bom e all inclusive pq gostamos de beber, mas ao mesmo tempo quero aproveitar o dia para passear e conhecer os passeios turísticos. Quero conhecer os shopping e cocobongo... mas tb quero ir para Tulum, Cozumel, Parques Xcaret e Xel-ha e cenotes.....

Qual a melhor opção??? Cancun ou Riviera Maya??? Quantos dias é o ideal??

Gustavo Aerre
Gustavo AerrePermalinkResponder

Estive por duas vezes na região e indico a Riviera Maya para quem não tem interesse na vida noturna de Cancun ou passeios próximos (Isla Mujeres, por exemplo). Na Riviera você encontra resorts melhores, praias melhores, atendimento melhor é tudo a preço mais baixo que Cancun. Além disso, está mais próximos dos parques Xcaret, Xel-ha, Xplor e de Tulum. Estive no Barceló e indico fortemente pelo custo benefício e por estar na melhor praia da Riviera.

Josy Campos
Josy CamposPermalinkResponder

Bom dia!!
Estou com passagem comprada e ficarei 10 dias em Maio (5 a 15).
A ideia é ficar uns 6 dias em Playa para fazer os passeios e o restante num all inclusive em Cancun.
Minha dúvida é se vale a pena fechar os hotéis logo, ou esperar mais perto, já que será baixa temporada.

Agradeço desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Josy! A partir de 90 dias começam a aparecer as tarifas descontadas. Você pode fazer reservas canceláveis sem custo (preste atenção nas condições) e eventualmente fazer novas reservas se aparecerem preços menores.

ANDRÉ BARRETO

Ma, o Riu Palace Península tem uma ala exclusiva pra adultos em 2 prédios laterais, em frente a uma piscina tb privativa pra adultos, com vista para o mar e um bar em frente à praia e um restaurante a la carte exclusivo e incluso.
Alguns quartos ficam de frente pra piscina, e têm uma hidro na suíte e outra na varanda (nos quartos do 1o e 2o andares).
Hotel ok, bem frequentado (óbvio muitos americanos), bem familiar. Comida do Buffet, ok. Mas os restaurantes temáticos me pareceram todos decepcionantes e tem aquela coisa de vc ter que agendar, etc. Consegui agendar 3 e teria sido bem melhor ir no buffet. A noite dos frutos no buffet principal do mar (acho q na quarta) foi magnífica. Equipe sempre bem atenciosa.
Mar lindo e calmo.
Eu voltaria c certeza.

Silvia Whitehead

Gostaria da opinião de quem já foi para Cancun
Pensei em ficar no Ibis no centro e ir as praias próximas, encontro alimentação e estrutura para isso? Vcs tem alguma sugestão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Se é pra não ficar à beira da praia, vá direto a Playa del Carmen, onde sua vida entre a pousada, a praia e a noite será muito menos complicada.

natália
natáliaPermalinkResponder

Olá, tenho uma grande dúvida: vou em um grupo de 6 pessoas e 1 criança e estamos pensando em alugar uma casa/apartamento, mas estamos preocupados em como faremos para desfrutar das praias já que não teremos equipamentos de praia (cadeiras e guarda-sol) e também se há e se o estacionamento próximo às praias é caro, jáq ue estaremos de carro. Alguém consegue me ajudar? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natália! As praias em Cancún são públicas, mas há poucos acessos. As melhores praias da cidade estão no alto do '7' do mapa; por ali você encontrará estacionamentos pagos. Também é possível pegar praia ao longo da Riviera Maia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar