Cancún

Guia de Cancún

Onde ficar em Cancún

Cancún: onde ficar

All-inclusive vale a pena?

Ao escolher onde se hospedar em Cancún, esta é a primeira questão que se impõe. Tudo depende da sua programação de passeios. Se você quer fazer um passeio diferente a cada dia (Isla Mujeres, Chichén Itzá, Xcaret, Tulum, Cozumel + Playa del Carmen), tenha em mente que você vai ficar muito pouco no hotel. O all-inclusive vai ser aproveitado mesmo só à noite. E se for um all-inclusive baratinho (“ah, tava o mesmo preço de um hotel sem café da manhã!”), vá ciente de que a comida não será grande coisa, e as bebidas serão genéricas.

O all-inclusive faz sentido se você planejar aproveitar o hotel. Nesse caso, escolha um hotel entre os mais luxosos (Le Blanc, Paradisus, Live Aqua), descolados (ME by Meliá, Hard Rock, Secrets The Vine), com mais atividades para as crianças (Iberostar, Club Med) ou em trechos calmos da praia, se você quer entrar n’água sem receio (os Riu estão).

Para passear e aproveitar o all-inclusive, o melhor é dividir a estada, programando os primeiros dias num hotel sem refeições e mais bem-localizado para passear (por exemplo: em Playa del Carmen) e os últimos dias descansando num all-inclusive em Cancún. Uma alternativa meio-termo é hospedar-se direto num all-inclusive na Riviera Maia, onde a boa parte dos passeios pode ser feita em meio turno, permitindo que você também aproveite o hotel e a praia (que sempre será melhor na Riviera do que na Cancún urbana).

As diferenças de localização

Os hotéis assinalados em amarelo no mapa estão nas praias de mar calmíssimo, voltadas para a baía de Isla Mujeres. A faixa de areia é estreita mas a água é transparente e nunca há ondas. Por ali estão all-inclusives baratinhos (não espere nada da comida e da bebida) como o Barceló Costa (km 4,5) e o Oasis Palm (km 4,5), e outros com boa relação preço x qualidade, como o The Royal Cancún (km 4,5) e o complexo Riu Caribe/Riu Palace Península (km 5,5).

O grupo marcado em vermelho tem duas vantagens: a praia continua calma e o agito (os clubes Coco Bongo e Dady O, e os bares animadões Carlos n’Charlie’s e Señor Frogs) está à porta: dá para ir caminhando. Por ali estão os all-inclusive Riu Palace Las Américas (km 8,5), Riu Cancún (km 9) e Dreams Sands. Se você não quer a companhia dos americanos que passam o dia nos bares do hotel para chegarem calibrados às discos, escolha um dos hotéis sem refeições incluídas: o completo Fiesta Americana Grand Coral Beach (km 9), o correto Krystal Cancún e seu vizinho mais confortável, o Krystal Grand (antigo Hyatt Regency), no km 9. Os três já estão na faixa de praia voltada para o leste, mas o mar ali naquele canto é tão calmo quanto na costa norte. Uma outra bela opção para quem quer sair para passear fora da cidade todos os dias e curtir a noite ao voltar é o Aloft, um hotel novo e moderno que está do outro lado da estrada (ou seja, não tem praia em frente).

Os hotéis em azul-claro ficam entre o pólo do agito e o shopping a céu aberto La Isla. O mar aqui tem comportamento variado: pode estar calminho ou agitado dependendo das condições atmosféricas. A cor será linda, mas não terá a mesma transparência das praias lá de cima. Entre os destaques desta área estão os luxuosos Le Blanc (all-inclusive, km 10) e Live Aqua (all-inclusive, km 12,5), o moderninho ME Cancún (all-inclusive, km 12) e o recém-convertido Hyatt Zilara (era um Royal; all-inclusive, km 11,5). O grupo Royal, que oferece um all-inclusive normalmente elogiado, tem três hotéis na área: o Grand Park Royal (km 10,5), o Park Royal (km ) e o Gran Caribe Real (km 11,5). Nesta região também fica um resort básico, com all-inclusive básico, que é basicamente oferecido como o chamariz dos pacotes das operadoras: o Flamingo (km 11,5). Se você não procura all-inclusive e quer hotelaria de primeira, o Westin Lagunamar não decepcionará (km 12).

Os hotéis verdinhos estão abaixo do shopping Kukulcán Plaza. Esta foi a última região a ser ocupada pelos resorts, que tendem a ocupar espaços maiores e por isso serem mais completos. O mar tem ondas e, quanto mais para baixo na costa, mais repuxo. É uma região para quem gosta mais de piscina do que de praia. O JW Marriott (km 14,5) não é all-inclusive. Os outros que eu pesco aqui são all-inclusive: o charmoso Secrets The Vine (km 14,5), o animado Hard Rock Hotel (km 14,5), o sofisticado Paradisus Cancún (km 16,5) e o superfamília Iberostar Cancún (km 17). O marcador rosa volta a marcar um trecho de praia tranqüila: a do Club Med, que tem uma prainha protegida na ponta de baixo da zona hoteleira.

All-inclusive na Riviera Maia

Como eu já disse lá em cima, o melhor aproveitamento para uma hospedagem all-inclusive é quando você escolhe um resort na Riviera Maia. Você não precisará sair do hotel para pegar praia boa (as praias na Riviera são melhores do que as da zona urbana de Cancún) e muitos dos passeios poderão ser feitos em meio turno (cenote, Tulum, visita a Playa del Carmen, pulinho em Cancún). Só Xcaret e Chichén Itzá serão programas inevitavelmente de dia inteiro.

Na região entre Puerto Morelos e Playa del Carmen, considere o Zoëtry Paraíso de la Bonita (romanticíssimo e sofisticaderrérrímo), o Dreams Riviera Cancún, o Iberostar Grand Paraíso, Secrets Maroma Beach, o Catalonia Privileged Maroma e o Secrets Capri Riviera Cancún.

Em Playa del Carmen, os novinhos Paradisus La Perla e Paradisus La Esmeralda estão na ponta norte da cidade, numa praia ótima, a cinco minutos de carro do centrinho. O Royal Playa del Carmen e o Gran Porto Real estão na divisa entre o centro e as praias mais legais. Ao sul do centro (5 minutos de táxi), o condomínio Playacar é o endereço de complexos Riu e Iberostar.

Já entre Playa del Carmen e Tulum, dê uma olhadinha no Dreams Puerto Aventuras e no Catalonia Riviera Maya (ambos no densamente construído complexo Puerto Aventuras), no complexo Barceló Maya (na belíssima praia de Xpu-ha), no Catalonia Royal Tulum Beach (num trecho isoladão de Xpu-ha), no complexo Grand Palladium Katenah e no Gran Bahía Príncipe Akumal (um pouco ao sul de Akumal).

Riviera Maia sem all-inclusive

Se puder, cacife um hotel top, como o Belmond Maroma (do braço hoteleiro da rede Orient-Express), o Banyan Tree Mayakoba ou o Esencia, em Xpu-ha (que é onde eu iria em lua de mel). Querendo pegar leve na carteira, fique em Playa del Carmen, que oferece o melhor custo x benefício do Caribe. Veja minhas recomendações em Playa no post destacado no box abaixo.

Passagens mais baratas para Cancún no Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue de carro em Cancún na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Cancún com a Viator

Trânsfers e passeios em Cancún com a Easy Travel Shop

60 comentários

Boa tarde!!
Eu e meu marido estamos planejando ir para Cancún ou riviera Maia na última semana de novembro/ 2019!!
Já fomos para a Riviera Maia e ficamos no hotel UNICO(all inclusive), simplesmente maravilhoso… estamos com medo de nos hospedar em algum em Cancún e nos decepcionarmos… mas queríamos conhecer Cancún dessa vez…em um hotel all inclusive( de boa qualidade) e em uma praia que de para aproveitar o mar… estamos indo mais para descansar mesmo… não pretendemos fazer passeios e sim aproveitar o hotel!!! Ou no máximo uma noite para conhecer o coco bango e um dia para nadar com golfinhos!!!
Vc teria algumas boas opções para nos indicar??
Essa época do ano, as praias estão com muitas algas???
Muito obrigada

    Olá, Juliana! A questão das algas é imprevisível. Costuma ser pior no verão, mas o fluxo de algas está cada vez mais fora de controle.

Olá!! Estou já planejando comemorar meus 10 anos de casada em julho/2020 ( (mas com meu filho de 9 anos também)e gostaria de saber qual a sua dica para ficar num hotel legal mas que não seja all inclusive. Pelo que eu li, há muitos passeios(e milhares de hotéis) e acho que não compensaria pra nós este sistema, pensei que um café da manhã + almoço ou janta compensaria mais, o que achas? Obrigada.

    Olá, Roberta! Pesquise sobre sargaço em Cancún (pode ser em inglês também, Cancun sargasso). A península anda infestada de algas, e o verão do hemisfério norte costuma ser o período crítico.

Bom dia! Estou me peogramando para casar em Cancun em 2020, mas já estamos de olho nos hoteis
Para conseguir reservar com antecedencia. O que vocês sugerem de all inclusive para esse evento? Um abraço!

    Olá, Guilherme! Procure assessoria especializada nesse tipo de evento, é o melhor a fazer.

Bom dia!! Preciso de uma dica:

Estamos pensando em ir pra cancun no springbrake 2019… somos em 4 solteiros, não iremos fazer os passeios tradicionais, somente FESTA.
Compensa se hospedar em all inclusive ou não?

Olá, viaje na viagem!
Adoro o blog, sempre faco consultas aqui antes de viajar, parabens!

Vou para Cancun e ficarei em um resort all incluse na Riviera maya. Entretando, vou chegar no aeroporto de cancun por volta das 8 horas da noite (creio que muito cansada).

Nao gostaria de pagar 1 diaria a mais no resort para dormir na noite da chegada em cancun, pois o preco é bastante caro. Sendo assim, voces recomendam algum hotel mais em conta perto do aeroporto onde seja legal de passar a noite?

    Olá, Paula! Durma no seu hotel esta noite. O check-in só é liberado às 15h ou 16h. Por mais barato que seja, o seu hotel da noite não será grátis. O seu dia seguinte vai ser conturbado, e os dólares que você economizará não valerão a pena.

Olá, tenho uma grande dúvida: vou em um grupo de 6 pessoas e 1 criança e estamos pensando em alugar uma casa/apartamento, mas estamos preocupados em como faremos para desfrutar das praias já que não teremos equipamentos de praia (cadeiras e guarda-sol) e também se há e se o estacionamento próximo às praias é caro, jáq ue estaremos de carro. Alguém consegue me ajudar? Obrigada!

    Olá, Natália! As praias em Cancún são públicas, mas há poucos acessos. As melhores praias da cidade estão no alto do ‘7’ do mapa; por ali você encontrará estacionamentos pagos. Também é possível pegar praia ao longo da Riviera Maia.

Gostaria da opinião de quem já foi para Cancun
Pensei em ficar no Ibis no centro e ir as praias próximas, encontro alimentação e estrutura para isso? Vcs tem alguma sugestão?

    Olá, Silvia! Se é pra não ficar à beira da praia, vá direto a Playa del Carmen, onde sua vida entre a pousada, a praia e a noite será muito menos complicada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.