Chapada das Mesas

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Carolina está a 840 km de São Luís, 500 km de Palmas e 1.200 km de Brasília. De São Raimundo Nonato (Serra da Capivaa), são 800 km. De Barreirinhas, "capital" dos Lençóis Maranhenses, 880 km.

De avião a Araguaína

Aeroporto de Araguaína

Araguaína, no Tocantins, fica a 110 km de Carolina (é preciso atravessar o rio Tocantins de balsa, em Filadélfia, que fica em frente a Carolina). Recebe vôos de Palmas (Azul, Sete e TAM), Brasília (TAM e Passaredo) e Goiânia (TAM). É uma cidade próspera, pólo de agronegócio. Você pode sair de carro alugado do próprio aeroporto. Se não alugar carro, pode seguir a Carolina e Riachão por vans de cooperativas como a Cooperban.

De avião a Imperatriz

Imperatriz está a 220 km de Carolina. Recebe vôos de Brasília (TAM e Gol), São Luís (TAM, Gol e Azul), Belém (Azul) e Belo Horizonte (Azul). A exemplo de Araguaína, a cidade também é pólo de agronegócio, e você não terá problemas para sair do aeroporto de carro alugado. Sem alugar carro, a melhor alternativa para seguir a Carolina é de ônibus, com a JR 4000, que faz o trajeto em 3 horas. (Também há vans, mas são desconfortáveis e param demais pelo caminho.)

De ônibus

A Viação Açailândia faz São Luís-Imperatriz em 12 horas. Em Imperatriz você pega um ônibus da JR 4000 para Carolina, que leva mais 3 horas.

De Palmas até Araguaína são 7 horas de viagem pela Transbrasiliana. De Brasília a Araguaína, entre 19 e 20 horas, por Transbrasiliana ou Marajó. De Brasília a Imperatriz, 23 a 24 horas por Transbrasiliana ou Marajó.

Para seguir de Araguaína a Carolina e Riachão (via Filadélfia e balsa), use vans de cooperativas como a Cooperban. Pense em duas horas de viagem.

Para seguir de Imperatriz a Carolina, pegue o ônibus da Viação Açailândia que faz a viagem em 3 horas.

Precisa de carro na Chapada das Mesas?

Entre Riachão e Carolina

Entre Riachão e Carolina

Se você não foi à Chapada das Mesas em pacote completo, que inclui hospedagem e passeios, o carro é quase uma necessidade.

Dos atrativos fora do parque, o único a que você não chega de carro é o Encanto Azul (mas dá para ir a pé, de carona ou de caminhonete desde o Poço Azul). De resto, as estradas são ótimas -- lembre-se que a região é pólo agrícola e precisa de boas estradas para o escoamento da produção.

Sem carro, ou você cacifa os passeios avulsos caríssimos das agências, ou se sujeita ao transporte errático e desconfortável das vans locais.

Chapada das Mesas com Lençóis Maranhenses ou Jalapão

Para encaixar a Chapada das Mesas numa viagem a São Luís e Lençóis Maranhenses, vá por Brasília, desembarque em Carolina ou Imperatriz e depois voe a São Luís.

Para combinar Jalapão e Chapada das Mesas na mesma viagem, sem rodar mais 500 km desde Palmas, dá para voar de Palmas a Carolina pela Sete.

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar