Fernando de Noronha

#Noronhe-se
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Veja neste guia prático de viagem a Fernando de Noronha:

Noronha snorkel

Se Bruna Marquezine hashtagueou, tá hashtagueado. #Noronhe-se é um achado: sintetiza uma aspiração nacional. (OK, a inveja é um meme.)

Para aproveitar o paraíso, porém, não basta se informar pelo Instagram. Os melhores momentos do ano para curtir Noronha costumam ser escassos de celebridades (veja quando ir a Noronha). Além das pousadas onde ficam os famosos, existem outras -- que, com algum sacrifício, podem caber em bolsos plebeus (veja onde ficar em Noronha). E por baixo do verniz de point badalado, Fernando de Noronha continua um destino de natureza por excelência: praias selvagens, corais preservados, vida marinha diversa e abundante (veja o que fazer em Noronha).

A ilha recebe apenas 1.000 forasteiros por dia. Quando você for, aproveite o privilégio pelo máximo de noites que puder.

Quando ir

Noronha quando ir: sem swell

Praia do Sancho sem swell (foto tirada em agosto)

Noronha quando ir: com swell

Praia do Sancho com muito swell (foto tirada em janeiro)

Noronha tem duas estações. A estação seca vai de agosto a fevereiro. A estação das chuvas dura de março a julho (os meses mais chuvosos são abril, maio e junho).

Além disso, é preciso levar em conta as condições do mar. A época de ondas (swell, no jargão dos surfistas e barqueiros) vai de meados de outubro a março. A época de mar calmo (flat) costuma ir de abril a setembro.

Veja mais abaixo como é o clima mês a mês. Mas antes, fique com um resumo das melhores épocas.

Noronha: as melhores épocas

Noronha Praia da Conceição

Para mergulhar: bom o ano inteiro, mas melhor em agosto e setembro.

Para curtir praia: agosto e setembro, quando não chove e o mar é piscininha.

Para surfar: dezembro a março, quando entra o maior swell. O melhor mês costuma ser fevereiro.

Para agitar: Réveillon e primeira quinzena de janeiro, com a ilha lotada de gente festeira.

Para gastar menos: abril a junho (os preços menos elevados) ou entre outubro e 15 de dezembro (exceto feriadões).

Réveillon e janeiro

Tempo firme (chuvas abaixo de 100 mm). Altas ondas (em praias como Cacimba do Padre, Bode, Boldró, Conceição e Cachorro). O snorkel continua bom, mas é preciso se afastar mais da beira nas praias do Sancho, Baía dos Porcos e Porto, porque a faixa da beirada estará mexida. O mergulho também é bom, mas a navegação até o ponto de mergulho pode enfrentar mar batido.

O swell não afeta as praias do Mar de Fora (Leão, Sueste, Atalaia), mas o Sueste fica com água pouco cristalina pelo acúmulo de sedimentos (aproveite para nadar com tartarugas, que são mais numerosas nessa época). É a época mais cara da ilha, e também com o maior agito (que se estende do Réveillon à primeira quizena).

Fevereiro

Em comparação com janeiro, fevereiro tem um tiquinho a mais de chuva (em torno de 100 mm, o que é bem pouco num lugar tropical) e ondas ainda mais altas -- é o mês mais procurado por surfistas. As condições de snorkel e mergulho são as mesmas de janeiro. Os preços e o agito diminuem um pouco.

Março

Começa a temporada das chuvas -- a média de precipitação passa dos 250 mm. Mas as ondas continuam altas. Os preços diminuem -- já são de baixa temporada. Para quem surfa, é a época com o melhor custo x benefício.

As condições de snorkel, mergulho e banho de mar permanecem as mesmas de janeiro (mas com menos luminosidade para os mergulhos).

Abril, maio e junho

Vale a pena ir a Noronha na época das chuvas? Em abril e maio, chove perto de 300 mm. Em junho, a precipitação baixa para 200 mm. A época tem três vantagens: preços menos elevados, ilha mais vazia e mar calmo.

Chove o tempo todo? Chove só um pouquinho no começo da manhã ou no fim da tarde? Ou chove e abre o sol, chove e abre o sol, chove e abre o sol o dia inteiro? Não dá para prever. Dá para acontecer qualquer uma das situações -- assim como é possível que não chova nada. O ideal nesta época é programar estadias mais longas, para garantir mais aberturas de sol.

Com a redução da espuma na rebentação, o snorkel volta a poder ser feito mais perto da beira. O mergulho pode ter menos luminosidade, mas terá boa visibilidade, e a navegação até os pontos de mergulho será mais tranqüila. A Praia do Cachorro, que ganha pedras na época do swell, volta a ter areia -- e Noronha recupera a sua 'praia urbana'. Mas não conte com agito: nesses meses, a ilha meio que hiberna.

Julho

Mês de transição entre as chuvas e o tempo seco, julho costuma ter precipitação abaixo de 150 mm -- é provável todos os dias sejam aproveitáveis, pelo menos em parte. O mar está flat, bom para curtir praia, fazer snorkel e mergulho. Os preços e a lotação sobem, por causa das férias.

Agosto e setembro

Para quem curte praia, snorkel e mergulho, ou quer ir a Noronha com crianças, agosto e setembro são os meses mais especiais. O tempo estará firmíssimo (precipitação abaixo de 50 mm) e o mar, ahn, pisciníssimo. Aquelas fotos da Baía do Porcos, do Sancho e do Porto com mar azul-bebê e verde-água transparentes são feitas nesta época.

Os preços são quase de alta temporada -- e agosto registra a visita de muitos europeus (é mês de férias na Europa). O evento Love Noronha, voltado ao público LGBT, costuma acontecer em agosto (em 2018 não houve, mas deve voltar em 2019). Se você quer encontrar e curtir a Noronha dos cartões-postais, programe-se para ir nesses dois meses.

Outubro, novembro e dezembro

Os três últimos meses são os mais secos do ano: praticamente não chove. O início de outubro normalmente mantém o mar calmo de agosto e setembro. A tradicional regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno) costuma acontecer no início de outubro -- e enfeita o Porto de veleiros e iates. Aos poucos, porém, o swell vai entrando, e o mar fica mais agitado, criando vez por outra condições para o surf. Sancho, Baía dos Porcos e Porto começam a ter espuma na beira, o que torna o snorkel trabalhoso.

A Praia do Cachorro desaparece: o swell traz pedras grandes para o lugar da areia (fica bom, porém, para surfar). O mergulho tem ótima luminosidade e visibilidade, mas a navegação para os pontos de mergulho fica menos sossegada. As diárias de pousadas (fora de feriados, e até 15 de dezembro) baixam um pouco, e a ocupação da ilha, também -- muita gente economizando para ir no Réveillon e janeiro, quando preços e lotação chegam ao máximo.

O outro lado do paraíso

Não há pobreza extrema em Fernando de Noronha. Durante a sua estada, você não será importunado por nenhum pedinte. (Nem sequer por flanelinha).

Graças à pequena população e ao controle (mais ou menos) estrito de quem pode morar na ilha, a segurança é total. Não há violência. Eventualmente um celular pode sumir da sua mesa (mas dentro da mochila estará seguro). O maior perigo que você corre é o seu cartão de crédito não passar na maquininha.

Mas Noronha também tem problemas. Alguns deles, bastante visíveis: a condição das estradinhas fora da BR, a precariedade de muitas casas, a urbanização desajeitada. Abastecimento de água, energia e coleta de lixo são outras dores de cabeça para quem mora na ilha.

Mas o lado mais escondido do paraíso está na desigualdade de condições de vida de turistas e moradores. A 'classe média' de Noronha -- todo mundo que mexe com turismo, por exemplo -- mora pior do que moraria no continente, e vê seu salário desaparecer sob um custo de vida surreal.

Por isso, não tenha inveja de quem mora no paraíso. Visitar costuma ser melhor.

Quantos dias em Fernando de Noronha?

Noronha: Praia do Cachorro

Praia do Cachorro

Em outros destinos de praia você pode até compor uma lista de lugares para ver e coisas para experimentar, e então fazer a conta de quantos dias precisa para ticar toda a programação. Em Noronha, isso não basta. Você vai querer ver, experimentar -- e repetir.

Se eu fosse você, não iria a Noronha para ficar menos do que 5 dias. Digo mais: a partir de 7 dias, sua viagem fica mais relaxada -- e por isso, ainda mais proveitosa.

Por que Noronha é tão caro?

Noronha preço da gasolina

Primeiro, porque levar qualquer coisa pra ilha -- de gasolina a material de construção a alimentos e bebidas -- custa uma fábula.

Tudo chega em barcos de pequeno porte. Noronha não tem um porto para receber grandes navios de carga nem tem população residente ou flutuante em número suficiente para que existisse um grande porto. Uma das palavras mais usadas pelos moradores da ilha é 'cubagem', que vem a ser o espaço em metros cúbicos ocupado pelas compras e encomendas que vêm do continente, a 500 km dali.

OK, isso explica a hospedagem e a comida mais caras. Mas: e as passagens? Por que nunca tem promoção para Noronha?

Não tem promoção por dois motivos: primeiro, porque a freqüência de voos é dimensionada pra nunca provocar uma super ocupação da ilha. E o segundo motivo é que tem uma lei que determina que os moradores pagam uma tarifa de morador, que é fixa. Ou seja: aquela quantidade de assentos que em rotas normais acabariam sendo vendidas a preços promocionais (ao menos nas épocas de baixa procura), nas rotas pra Noronha acabam virando a cota de assentos dos moradores.

Mas vale a pena ir a uma ilha tão inflacionada? Sim, vale. E muito. Saiba que essa combinação de beleza + preservação + baixíssima densidade demográfica + livre acesso, oferecida por Noronha, é raríssima em qualquer parte do mundo. Um lugar como Noronha poderia estar tomado pelo turismo de massa, como San Andrés na Colômbia ou Phi Phi na Tailândia, ou proibido para não-hóspedes, como em praias e ilhas do Caribe.

Encare Noronha como um destino de luxo, sim -- mas onde o luxo é a natureza.

Como chegar

Noronha: como ir do aeroporto à pousada

Fernando de Noronha é ligado ao continente por 2 a 5 vôos diretos diários de Recife, operados por Gol (jatos) e Azul (jatos e turboélice ATR), e 2 vôos diretos por semana de Natal, pela Azul (em turboélices ATR). Quem não mora em Recife ou Natal vai necessariamente passar por uma dessas cidades chegar a Noronha.

Os vôos de Recife são ligados às malhas aéreas da Gol e da Azul, e saem/chegam em horários convenientes para conexões à maioria das capitais. São também boas opções para quem quer combinar Noronha com outros destinos de Pernambuco (como Recife, Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros) ou com outros destinos da Azul operados a partir do Recife (como Jericoacoara).

Já os vôos de Natal servem a quem quiser combinar Noronha com Natal, Pipa, Gostoso ou Galinhos.

As taxas de visitação

Noronha: a chegada

Chegando em Noronha

Taxa de preservação ambiental

Todo visitante deve pagar a TPA, ou taxa de preservação ambiental. O valor é cobrado por dia de permanência e deve ser pago na chegada a Noronha (ou antes, baixando o boleto bancário).

Na tabela de 2019, a taxa começa em R$ 73,52 por dia. Numa viagem de 5 dias, você vai pagar R$ 361,71 de TPA.

Do 6º ao 10º dia a taxa diária baixa um tiquinho. Ficar 7 dias em Noronha gera uma TPA de R$ 467,59.

A partir do 11º dia, porém, a taxa aumenta progressivamente. Quem quiser ficar 30 dias corridos em Noronha vai desembolsar a bagatela de R$ 5.183,78 só de taxa.

A página oficial de Noronha informa os valores da TPA por número de dias de permanência.

TPA: dicas & pegadinhas

  • Crianças até 4 anos estão isentas da taxa. Mas não há isenção nem desconto para estudantes ou idosos
  • O pré-pagamento só pode ser feito por boleto bancário. Preencha o formulário e pague com pelo menos 3 dias úteis de antecedência, para que o seu pagamento seja registrado pelo sistema
  • O pagamento na chegada pode ser feito em dinheiro vivo, cartão de crédito ou cartão de débito
  • No desembarque, há duas filas: uma para quem já pagou a taxa pela internet e outra para quem vai pagar na hora

Guarde o recibo da TPA!

Noronha: controle de saída
O recibo da taxa de preservação vai ser pedido no check-in do seu vôo de volta.

Se você tiver ficado na ilha mais dias do que tinha previsto (e pago) na entrada, vai pagar uma multa e a diferença da taxa.

Ingresso para o Parque Nacional

Noronha: o ingresso ao parque

O cartão-ingresso do parque nacional

Desde 2012 é preciso comprar um ingresso para visitar as áreas do parque nacional marinho, por terra ou mar. É 'a outra taxa'.

A cobrança passou a ser feita depois que a visitação ao parque foi entregue a uma concessionária, por licitação. Ao contrário da TPA, que a gente não vê para onde vai (dada a precariedade da infra-estrutura da ilha), a receita dos ingressos têm revertido em melhorias. O acesso ao parque está muito mais organizado. Passarelas (de 'madeira ecológica' feita de PETs reciclados), banheiros, armários, chuveiros (e lojinhas...) foram instalados nos pontos de visitação.

O ingresso tem outras duas diferenças fundamentais em relação à TPA:

  • Teoricamente, não é obrigatório. Você pode visitar a ilha sem comprar o ingresso. Mas vai ficar impedido de entrar na área do parque (praias do Sancho, Leão, Sueste e Atalaia; mirantes do Sancho, da Baía dos Porcos e dos Golfinhos; passeios de barco e trilhas).
  • O ingresso não é vendido no aeroporto. É preciso passar no Centro de Visitantes ou num Posto de Informação e Controle (PIC).

Mesmo que você compre o ingresso antecipadamente, pela internet, vai precisar comparecer a um posto de atendimento para retirar o cartão de acesso. O ingresso vale por 10 dias corridos a partir da retirada do cartão.

Ingresso para o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha
  • Preço:
    • brasileiros: R$ 106
    • estrangeiros: R$ 212
    • até 11 anos e 60+: grátis (mas é preciso retirar o cartão de acesso)
  • Validade: 10 dias a partir da retirada do cartão de acesso
  • Bilheteria online: aqui
  • Bilheterias na ilha (para venda e retirada de cartões de acesso):
    • Centro de Visitantes do ICMBio Boldró: 8h-22h
    • Posto de Informação e Controle (PIC) Sancho: 8h-18h30
    • PIC Sueste: 9h-16h30
    • PIC Leão: 8h-18h30
  • Telefone: (81) 99453-2674
  • Site do Parque Nacional Marinho

Noronha sem ingresso para o parque nacional: vale a pena?

Noronha: Praia da Conceição

Praia da Conceição: fora dos limites do parque

Como expliquei mais acima, é possível entrar e permanecer em Fernando de Noronha sem comprar o ingresso para o parque nacional. Você não precisa do ingresso para visitar vários atrativos da ilha:

O filé da ilha, porém, fica fora de alcance para quem não tem ingresso: o mirante e a praia do Sancho, o Mirante dos Golfinhoso aquário natural e a trilha da Atalaia, o mergulho com tartarugas na praia do Sueste, os passeios de barco e as atividades de mergulho de cilindro em áreas do parque nacional marinho.

Como sair do aeroporto

Pôr do sol no Bar do Meio

Bar do Meio: seu primeiro pôr do sol em Noronha?

A maioria das pousadas oferece trânsfer grátis. Se a sua pousada oferecer, pergunte se o trânsfer é privativo ou compartilhado. Se for compartilhado, pense duas vezes antes de aceitar.

O trânsfer compartilhado é ofertado, na verdade, pelas operadoras locais, que aproveitam o percurso para vender passeios. Até aí, tudo bem -- ninguém é obrigado a comprar, e muita gente prefere comprar tours a passear por conta própria.

O problema é quando essa sessão de venda de passeios é disfarçada de 'palestra de introdução a Noronha', e você acaba perdendo a sua primeira tarde (ou o seu primeiro pôr do sol) na ilha numa atividade burocrática.

Vai por mim: táxi, check-in e praia

A gente desembarca em Noronha com um tal nível de ansiedade que não é de Deus retardar o primeiro contato com a beleza da ilha. Minha fórmula para a chegada é pegar um táxi para a pousada, deixar a mala e seguir para a praia -- pode ser a Conceição ou a Praia do Meio, que têm serviço de bordo (a do Cachorro também, mas só tem areia na época de mar flat).

O táxi do aeroporto para qualquer pousada na Vila dos Remédios, Floresta Nova, Floresta Velha ou Vila do Trinta sai R$ 30 (R$ 34 na bandeira 2).

Assim, se você chegar no fim da manhã, ainda vai curtir praia no dia da chegada. E se chegar no meio da tarde, vai dar tempo de celebrar a chegada assistindo ao primeiro pôr do sol da viagem.

Para iniciados: dá para sair de ônibus, também

Há uma parada do ônibus local de Noronha na BR à altura do aeroporto. Se você já conhece a ilha e sua pousada fica perto da BR ou no miolo da Vila dos Remédios, pode ir e voltar ao aeroporto de busão, a R$ 5 por trecho.

Vale a pena alugar bugue?

Noronha: vale a pena alugar bugue

Por R$ 280 a R$ 350 por dia, um bugue vai dar a você autonomia para fazer todos os passeios que quiser, sem depender de ônibus ou táxi.

Agora que você já sabe os prós, veja os contras:

  • É mais fácil você pegar um bugue em mau estado do que um bugue nos trinques
  • Bugues são pesadões para dirigir
  • Bugues são poluentes
  • A gasolina em Noronha é vendida em petrodólares: custa quase R$ 7 o litro (dezembro/2018)
  • Tem Lei Seca em Noronha

Eu já aluguei muito bugue em Noronha, mas hoje, prefiro as alternativas: ônibus, táxi e bicicleta elétrica. Veja como se deslocar em Noronha.

Guia de Fernando de Noronha

397 comentários

Rodrigo B
Rodrigo BPermalinkResponder

Perfeito wink

Louise
LouisePermalinkResponder

Olá!
Gostaria de saber se o inicio de dezembro é um bom periodo para visitar Noronha. Imagino que os preços já estejam um pouco mais altos, mas gostaria de saber principalmente sobre a maré, se o mar fica com muitas ondas e se isso atrapalha os passeios e o mergulho nas praias. Outra duvida, vale a pena antes de ir para Noronha ficar alguns dias em recife para conhecer a cidade e praias da região? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Louise! Ao combinar Noronha com o continente, deixe sempre Noronha para o final. Dezembro, antes do Natal, não é uma época das mais caras. Mas o mar já estará agitado, às vésperas da temporada do surf.

Leticia
LeticiaPermalinkResponder

Olá vou para Noronha meados de setembro, é a melhor época? Vou ficar na pousada Miragem 5 noites com ida a Pipa antes 3 dias. Não pretendo fazer o ilha tour e conhecer mais as praias a pé. Todas as praias é preciso estar de tênis para conseguir andar? Ou só o Sancho? Dá para ir até a pousada de ônibus do aeroporto? No primeiro dia o melhor é ir no Porto para o por do sol?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leticia! Tênis ou havaiana, o que você preferir. Você escolhe quando e onde quer assistir ao pôr do sol. Não há ônibus ao Sancho, você precisará caminhar 20 minutos desde o ponto.

Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/2014/01/noronha-roteiro-praias

lorena
lorenaPermalinkResponder

Estaremos na mesma pousada em setembro.

Silma Ferreira

Olá,
Estou com passagens compradas para maio, do dia 15 ao dia 25. Mas estou bem perdida em relação a este número de pessoas que pode entrar na ilha, como faço para reservar minha entrada para esses dias? O que faz reservar a nossa entrada (entre as 700 pessoas que pode entrar por dia) é a taxa de preservação ambiental? ainda não consegui entender muito bem como funciona.
Outra pergunta, alguma dica de pousada para quem prefere tranquilidade, boa comida e natureza?
Desde já muito obrigada pela sua atenção e parabéns pelo site, é o máximo!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silma! O pagamento da taxa de preservação basta. Veja dicas de pousadas clicando nos links indicados acima wink

Karol
KarolPermalinkResponder

Olá! Acabei de voltar de Noronha, depois de pegar muitas dicas aqui! Para contribuir com outros viajantes: fui sexta e voltei segunda, bem pouco, mas deu pra aproveitar 3 dias bem. Peguei chuva, porém rápida e seguida de sol! Tente sentar na janela, o pouso é realmente um espetáculo! Como fui sozinha, fiquei em pousada domiciliar, do Guilherme, e achei um bom custo benefício, com ótimo café da manhã, além de bem localizada na Vila dos Remédios! Não fiz ilha tour e não me arrependo, passei um ótimo primeiro dia entre Sancho, Baía dos Porcos e Cacimba, com direito `a peixe na folha de bananeira da Barraca das Gêmeas. Fiz tudo sozinha, usando ônibus e andando bastante! Peguei carona algumas vezes também. No segundo dia fiz o batismo, e apesar de bem caro, valeu como experiência pessoal mesmo, imperdível! Ainda pude visitar outras praias à tarde e ver o pôr do sol no Boldró. No último dia fiz o passeio de barco,pois o vôo sairia só as 16:00. Fui agraciada com a presença dos golfinhos, na ida e na volta do passeio! Valeu muito a pena, o almoço estava ótimo e farto! Apesar do pouco tempo, consegui passar por muitas experiências na ilha, e me apaixonei por aquilo lá! Mesmo que tivesse ficado mais dias, tenho certeza que voltaria com a mesma vontade de voltar, o contato com a natureza é tão forte que te faz sentir parte dela!

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Gostaria de saber a forma de pagamento no site das taxas. Gera boleto ou posso pagar com cartão direto do site??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! É por boleto. Pague com três dias de antecedência para que a informação do pagamento chegue ao sistema da ilha.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Obrigada. Então vou pagar lá com cartão. Aí pode né?Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Pode.

Carol Maia
Carol MaiaPermalinkResponder

Estou indo pra Noronha em Outubro...já fechei o pacote para 5 dias e 4 noites...o pagamento da taxa pode ser feito mais próximo da viagem ou quanto antes melhor? Para esses dias q passeios seria imperdíveis?

Carol Maia
Carol MaiaPermalinkResponder

...continuando...é vantagem contratar os passeios com agências ou na ilha mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! O pagamento da taxa deve ser feito até 3 dias antes da chegada para que seja acusado o recebimento. Não há a menor necessidade de contratar passeios com antecedência, a não ser que você vá fazer expedições de mergulho.

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Olá! Ricardo!
Entre a Naiepe e a Pedras Secas, qual das duas? Considerando: café da manhã, organização/limpeza, conforto e localização?
Vi que a Naiepe é super bem localizada, mas não encontrei a distância precisa entre a Pedras Secas e a Vila dos Remédios...
Confusa define. Help?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Quem responde é A Bóia. A Pedras Secas fica a 10 minutos de caminhada da Vila dos Remédios, porque está mais para dentro da Floresta Nova. A Naiepe está praticamente na BR, basta atravessar a rua. Consulte os links de resenhas do Booking de cada pousada para comparar impressões recentes de hóspedes.

https://www.viajenaviagem.com/2011/04/noronha-as-pousadas-top

https://www.viajenaviagem.com/2010/02/pousadas-em-noronha-pelotao-intermediario

https://www.viajenaviagem.com/2014/01/noronha-pousadas-faixa-400-reais

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Em tempo: Pousada do Vale?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Nossas considerações sobre as pousadas estão nos posts das pousadas. Por favor não peça para que a gente repita aqui tudo o que está escrito nesses posts. Obrigada.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/04/noronha-as-pousadas-top

https://www.viajenaviagem.com/2010/02/pousadas-em-noronha-pelotao-intermediario

https://www.viajenaviagem.com/2014/01/noronha-pousadas-faixa-400-reais

Flávia
FláviaPermalinkResponder

Olá Bóia.
Eu gostaria de saber se é fácil conseguir transporte para poder realizar todos os passeios oferecidos pela Ilha? É necessário reservar transporte ou no dia é fácil conseguir taxi ou ônibus?
De que forma vc acha que devemos fazer para realizarmos nossos passeios, planejando-os através de pacotes nas agencias de viagem ou escolhendo no próprio local?

Grata.
Flávia.

Priscila Costa dos Santos

Boa tarde, estou indo para Noronha nos dias 20 a 23 de novembro, gostaria de saber se nesse período da para fazer os passeios de mergulho por conta da maré. Caso fique inviável, seria melhor modificar a data??? Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Não há nenhuma relação entre passeios de mergulho e maré em Noronha.

O snorkel, sim, na praia da Atalaia e da Baía dos Porcos só é possivel na maré baixa. A maré baixa acontece todos os dias durante algum momento, num horário que muda a cada dia.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Fernando de Noronha é um lugar fantástico. Já fui a Aruba, Curaçao, Cancun e a três ilhas do Havaí, o único lugar que se aproxima da beleza de Noronha é Kauai no Havaí.
As praias de Noronha são simplesmente de cair o queixo. É certo que o lugar poderia ter um pouco mais de infra, como a iluminação nas ruas e os locais que são calçados, o calçamento está muito ruim. Outro ponto que pode melhorar em Noronha são os bugres, o aluguel é caro e muita das vezes eles estão em péssimo estado de conservação.
Já fui três vezes e vou voltar mais algumas, sempre que puder e o dinheiro der, pois é lugar caro, gasta-se como uma viagem internacional, mesmo assim vale muito a pena.
Quem quiser saber mais pode acessar
http://midosi-fernandodenoronha.blogspot.com.br/

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Só para atualizar.
O Navi não está em atividade, apesar de estar ancorado por lá.
A Azul já está voando com um avião da embraer de turbina.
No bar Sabor Noronha tem um cantor, Marcio Moreno, que é uma verdadeira JukeBox de MPB, muito bom. ele se apresenta também no bar do cachorro e no bar do meio.
No mais, o Viaje na Viagem explica tudo.

Elder
ElderPermalinkResponder

Bom dia meu caro!
Estou programando viagem para março/15, voce acha que as chuvas deste periodo atrapalham os passeios, o banho de mar e etc.?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elder! Março é época de chuvas e de ondas grandes. Se quer mar piscininha e tempo seco, vá entre agosto e setembro.

Lucianna Gomes

Gostei muito das dicas de Noronha. Mas fiquei decepcionada com a infra estrutura da ilha. Os setores hoteleiros e gastronômico são muito bons. Contudo tudo que diz respeito ao governo é extremamente precário. As taxas são altas e os locais que deveriam ser supervisionados e dar algum auxílio ao turista são mal geridos e normalmente tem apenas um guia para checar o pagamento da taxa mas não acompanha o turista nem sequer observa se o mesmo não precisa de algum auxílio!
As belas praias são desprovidas de salva vidas! Sempre morre algum turista que se arrisca mais um pouco! Atendimento médico.... é melhor não precisar!!!!
Uma verdadeira pena!!!! Um paraíso desprovido de um bom governo e uma gestão decente!

Ines Maria
Ines MariaPermalinkResponder

Olá Bóia:
Estava pretendendo ir a Noronha entre 18 e 23 de janeiro/2015, mas pelo que li aqui no post nesta época as ondas estão mais fortes. Como vou com 2 sobrinhas, gostaria de saber se as praias ficam inviáveis para banho de mar nesta época, isto é, somente para surfistas mesmo, ou se dá para pegar praia, mesmo que não seja uma "piscina'. Obrigada !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Inês! Nesta época haverá ondas em praias como Cachorro, Conceição, Boldró e Cacimba do Padre. O banho continuará tranqüilo na Baía dos Porcos, no Sancho e no Sueste.

Ernesto Neto
Ernesto NetoPermalinkResponder

Olá pessoal, vou de 03 a 08 de novembro/14 a noronha, vou sozinho, pretendo fazer varios passeios pra "esquecer" que vou sozinho, rsrs, alguém vai sozinho tbm? rola ir numa boa sozinho? o que acham?

abs

jaqueline
jaquelinePermalinkResponder

ernesto, pode ir sozinho tranquilamente, já no transferi pra pousada vais encontrar um monte de gente que está sozinho e vai ter companhia, nem se preocupe.... se conhece muita gente por lá....

jaqueline
jaquelinePermalinkResponder

ops.... transfer e não transferi.....

vanessa
vanessaPermalinkResponder

Ernesto, eu e meu namorado estamos indo para noronha do dia 05 ao dia 09. Estamos querendo arrumar cia para dividir passeios e tal. Se tiver interesse, dê um feedback. van_vantj@yahoo.com.br bj bj

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá! Ainda restou uma dúvida quanto a reservar a entrada na ilha. Vi que pode pagar com antecedência ou mesmo lá no aeroporto...Existe o risco de deixar para pagar em cima da hora da taxa e não poder entrar por já ter ultrapassado o limite? Vou apenas no feriado de Abril/15, mas já queria entender até quando é bom pagar...Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Não existe esse controle de número de visitantes. O que existe é um dimensionamento da capacidade dos aviões para que nunca haja muito mais visitantes do que o decidido. Ninguém deixa de entrar na ilha porque está lotada.

Se pagar antes, pague com pelo menos três dias de antecedência, para dar tempo do pagamento ser processado pelo órgão arrecadador.

George
GeorgePermalinkResponder

Ana, como os feriados variam de estado pra estado, e cada município tem suas próprias datas comemorativas e feriados, sugiro que use o www.calendario.com.br/2015 . Tem os calendários municipais das cidades do Brasil todo. Dependendo de onde você mora, dá pra aproveitar melhor os dias de folga. Confira lá!

Angélica
AngélicaPermalinkResponder

Olá!

Tenho um cãozinho pequeno - 6kg - que sempre viaja comigo. Gostaria de ir para Noronha e levá-lo comigo. Procuro informações de como proceder e não encontro. Podem me auxiliar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Angélica! Além de encontrar uma pousada que aceite seu cãozinho, é preciso pedir uma autorização à administração da ilha.

Leia o que a Azul informa no seu site:

- Para mostrar que seu pet é saudável e bem cuidado, leve o comprovante da vacinação antirrábica, com o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da partida/ampola utilizada. Essa vacina precisa ter sido aplicada há mais de 30 dias e há menos de um ano do embarque.

- Também é preciso ter em mãos o atestado de saúde do animal, emitido por médico veterinário, com validade de 10 dias da data de emissão.

- Para viagens com destino a Fernando de Noronha, além da documentação citada nos tópicos anteriores, é necessária a Autorização de Entrada de Animais na Ilha, expedida pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Fernando de Noronha pelo telefone (81) 3619-0810.

Ana g
Ana gPermalinkResponder

Olá
Ano passado fizemos uma viagem baseada nas suas dicas que foi maravilhosa. Alagoas Pernambuco de carro. Em fevereiro (2015), ante do carnaval, gostariamos de ir para natale. Fernandod e noronha. Eu, meu marido e meu filho se 3 anos. Vc teria alguma dica de hotel e quantidade de dias para cada lugar. O que nao pode faltar. Obrigada

Tiago Blauth
Tiago BlauthPermalinkResponder

Vale a pena financeiramente comprar os passeios adiantados? Qual a agência que faz isso? E alugar carro? Vale a pena?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago! Não há a menor necessidade de contratar passeios com antecedência, a não ser que você vá fazer expedições de mergulho. Alugar carro não é imprescindível, você pode pegar táxi se quiser ir para um local mais distante, mas pode te dar mais liberdade.

Hellen Lorena
Hellen LorenaPermalinkResponder

Galera, quero muito ir á Fernando de Noronha, semana do dia 3 ao dia 11/12, não necessariamente ficar esses dias lá... um final de semana, ou coisa do tipo.. ainda não tenho certeza, teria alguém livre nesses dias a fim de me fazer companhia.. um ó, ficar sozinha... tenho 26 anos e spu de Sampa/capital.... se alguém se interessar me mande um e-mail: hellenlorena@hotmail.com

Galera sem sacanagem... por favor!!!

josianne gonçalves

Gostaria de saber se em noronha tem aquele serviço do bike pe. vou a noronha em dezembro e pelo que estou lendo realmente nao compensa fazer esse passeio do ilha tur.. conhecer essas praias posso fazer só com meu grupo. se tiver a bike pe melhor ainda. Queria saber se é perigoso andar só duas pessoas lá, voce sabe moro em recife e queria saber se lá é perigoso assalto essas coisas... queria mais informação desse onibus. Obrigada pelas dicas. estou super ansiosa pra conhecer esse paraíso.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Josianne! Noronha acaba de lançar um programa de aluguel de bicicletas: https://www.viajenaviagem.com/2014/10/bicicletas-eletricas-noronha

Não é um lugar mais perigoso que cidade grande, não. smile

Pedro
PedroPermalinkResponder

Olá. Alguém sabe dizer se o mês de junho é bom para ir em FN?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Veja no item "Quando ir", nesta mesma página.

Luciana Lemos
Luciana LemosPermalinkResponder

Olá!! eu caso em Julho, e pensamos em passar a lua de mel em Noronha. Só tenho medo da viagem ser perdida por causa da chuva. Chove muito em Julho?? Dá pra mergulhar?? A água fica limpinha dando pra ver tudo? O tempo fica nublado na maior parte do tempo??
Aguardo respostas.
Obrigada.

Cecília Pinton

Olá, estarei de férias em março e estou pensando em viajar para Fernando de Noronha. É uma boa época? O mar já estará mais calmo? Quantos dias vc sugere? Pensamos em ficar 1semana! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cecília! Ainda pode haver ondas. Leia mais no tópico Onde ficar, no texto. Uma semana é uma boa permanência.

Cecília Pinton

Mas dá para mergulhar em março por causa das ondas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cecília! Dá para mergulhar o ano inteiro. Os barcos levam a pontos de mergulho longe da praia.

Fael
FaelPermalinkResponder

Amigo, quais passeios eu preciso consultar a tabela de marés para não atrapalha ló?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fael! O aquário natural da praia da Atalaia só é visitável na maré baixa. Na maré baixa também se formam piscinas naturais no Boldró. Na Baía dos Porcos o snorkelling é melhor na maré baixa também. Nas outras praias não há influência da maré para visitação.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2014/01/noronha-roteiro-praias

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fael! A praia da Atalaia só abre na maré baixa. A piscina natural do Boldró só aparece na maré baixa; o snorkel na Baía dos Porcos também é melhor na maré baixa.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2014/01/noronha-roteiro-praias

Tais Borges
Tais BorgesPermalinkResponder

Olá, gostaria de saber dicas de onde comer e preços.

Abs

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Olá,
tenho uma dúvida. Mesmo janeiro não sendo a melhor época para mar calmo e piscininhas, ainda sim eu encontrarei praias com estas características, ou todas estarão agitadas e fundas? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maíra! Já respondemos essa pergunta um pouco acima. Veja aqui: https://www.viajenaviagem.com/destino/fernando-de-noronha/comment-page-1#comment-440364

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Obrigada, Bóia! <3

Alex regueira
Alex regueiraPermalinkResponder

Quanto tempo dura o mergulho de batismo? É possível levar equipamento (nadadeiras, máscara,câmera fotográfica ) próprios? E mais uma dúvida, onde se pode comprar os passeios, seria mesmo nas pousadas ou em algum lugar específico? Vou para lá no fim de semana seguinte e ainda estou a procura de mais opiniões, sugestões e dicas, quanto mais melhor rsrsrsrsrs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alex! Você pode contratar passeios ao chegar. Use as indicações da sua pousada. Entre em contato com a empresa de mergulho para mais informações.

Alex regueira
Alex regueiraPermalinkResponder

muito obrigado

Mônica Andrade

Olá quero saber se esse mês de Novembro e bom para visitar Fernando Noronha? E uma agência que posso comprar pacote para próxima semana?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mônica! Semana que vem já estaremos em dezembro. Explicamos como é cada época do ano em Noronha, no guia acima. É só ler com atenção.

Não fazemos indicação de agências. Entre em contato com uma de sua confiança. wink

Emilia
EmiliaPermalinkResponder

Olá!
Sabe me informar se onde alugo bikes também há cadeirinha para criança?
Grata,

Guilherme Gomes

Boa Noite!
Pretendo conhecer a ilha em meados de Janeiro,
Como saber a capacidade permitida para visitar a ilha no
Periodo em que pretendo viajar??
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Esse controle de visitantes é na verdade um dimensionamento da capacidade dos aviões para que nunca haja muito mais turistas do que o decidido. Ninguém deixa de entrar na ilha porque está lotada, fique tranquilo.

Artur Regalin
Artur RegalinPermalinkResponder

Olá, irei a fernando de noronha em março... Seria uma boa epoca para ir?? Parabens pelo texto, ajudou bastante!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Artur! Em março começa a época de chuvas e as praias estão próprias para surf. Está tudo explicado no guia acima. wink

Livia
LiviaPermalinkResponder

As passagens aéreas para Noronha estão muito caras!!! Alguma dica de como comprar por um preço melhor? Ou é tudo isso mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! Passagens para Fernando de Noronha são normalmente caras. Se não tiver muita pressa para comprar, você pode esperar alguma promoção ou usar sites como o Voopter, para te informar quando as passagens estão num preço que você deseja pagar. Para saber mais, leia:
https://www.viajenaviagem.com/2014/10/voopter-como-funciona-dicas-passagens-aereas-baratas

alvaro
alvaroPermalinkResponder

Olá boia, gostaria de saber se dá pra pagar com chequeEduardo nos lugares da ilha que não aceitam cartão. É preciso levar muito dinheiro? Ou há caixas eletrônicos na ilha? De que bandeira?

alvaro
alvaroPermalinkResponder

Ops! Não é chequeEduardo. É cheque mesmo! Desculpe!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alvaro! Existem caixas automáticos do Santander e Banco do Brasil. Cartões são aceitos em praticamente todo lugar. Quem não aceitar cartão aceitará cheque.

Roberto matias

Boa tarde boia
Vou com esposa e amigos provavelmente de 19 a 22 Março período aniversário, sei q não é melhor período para mergulho e para piscinas mas o período inviabiliza o mergulho de Danielle ? E quanto as praias tem alguma posso ter como piscina mesmo sem grandes ondas ou só surf essa época ?

Roberto matias

Correção mergulho de snorkel

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! Como já respondemos, março é época de chuvas e de ondas grandes. Porém, dá para mergulhar o ano inteiro. Os barcos levam a pontos de mergulho longe da praia.

Pedro
PedroPermalinkResponder

Olá, estou com viagem já programada pra Natal em fevereiro de 2015. Será que é viável dar uma 'escapulida' pra Fernando de Noronha, ou o preço/estrutura da locomoção impediriam isso? Pelo que percebi seria inviável, mas existe alguma outra forma saindo de Natal pra lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! É preciso ir de avião. Só vá se puder ficar pelo menos uns 4 dias.

francisco roque

estou querendo conhecer a ilha na semana santa,teria uma rota de pontos turísticos para me fornecer e indicar uma pousada centralizada desses ponto,não precisa ser muito cara pois,só vai servir para guardar as malas.
desde já agradeço.
seu site e excelente parabéns

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Olá! Quero viajar em julho, de 17 a 22, gostaria de saber sobre o clima nessa época e se existe alguma dica especial (local) para comemorar aniversário de casamento lá? Parabéns pelo blog.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Dê uma olhada no Praiômetro para a época - https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe

Ane
AnePermalinkResponder

Bóia, queria unir um roteiro Natal+Fernando de noronha, tem algum link sobre isso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ane! Não temos nada assim pronto, mas a ideia é bacana, até porque há voos de Natal pra Noronha diários.

Andrea Lordello

Gostaria de saber se há caixas eletrônicos em Noronha e, se afirmativo, quais. Tb. precisava saber se os restaurantes aceitam cartão de débito e/ou crédito.

Philipp
PhilippPermalinkResponder

A boia ja respondeu acima, mas vai a minha experiencia: ha' um Santander na Vila dos Remedios. Alem disso perto do projeto Tamar ha' um Caixa 24 horas que pelo entendi da' para sacar dinheiro de praticamente todos bancos (saquei com cartao do Itau').

Paguei todas refeicoes com cartao de credito.

Ken Fujioka
Ken FujiokaPermalinkResponder

Alguém tem informações sobre o FLATS BAIA DOS PORCOS? Localização, limpeza, conforto, serviço... Aparentemente é uma hospedagem nova, então não encontro avaliações. Se alguém tiver, agradeço. ken ponto fujioka arroba gmail ponto com.

Ken Fujioka
Ken FujiokaPermalinkResponder

Estou planejando passar 9 noites no período imediatamente depois do carnaval -- de 18 a 27/2/2015. Duas perguntas: 1) É um bom período? Eu tenho a possibilidade de deixar pra mais tarde. 2) 9 noites é muito ou tá de bom tamanho?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ken! Nove noites é um tempo bem interessante para ficar na ilha. As ondas ainda estarão fortes na época em que você pensa em ir. As melhores condições de mergulho vão de abril a setembro.

Vinícius Araújo

Estou programando passar 4 dias em Noronha, no início do mês de Abril. Qual é sua opinião sobre esse número de dias hospedados e para o período? Abraço e parabéns pelo post.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vinícius! A época pode ser chuvosa. Recomendamos mais dias para aproveitar melhor as aberturas de sol.

Carla leite
Carla leitePermalinkResponder

Gente, só um recado...

Por que esse
Medo de
Viajar sozinho!!!!
Quanta gente aqui procurando companhia!

Noronha parece ser o lugar ideal para ir só! Desligar ontelefone não abrir o computador e viver!!!!

Adorei as dicas mas vou fazer o passeio Ilha Tour sim no segundo dia! Fui convencida com o post da Aline Jesus no blog nosso roteiro de todos os dias ela descreve passo a passo da viagem dela que não dirige - como eu!

Enjoy Noronha!

Martha Campos
Martha CamposPermalinkResponder

Bom dia, Ricardo. Estamos pensando (eu e meu namorado) em fazer uma viagem na segunda quinzena de julho para Noronha, mas estou um pouco preocupada com as chuvas... O principal objetivo seria mergulhar mesmo, vc acha que o tempo pode atrapalhar nossos planos? Devemos pensar em alguma alternativa? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Martha! Quem responde é A Bóia.

Julho tem apenas um resquiciozinho de chuvas; 120 mm não é muito:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe

Como agosto marca o início da estação seca, é provável que quanto mais para o fim de julho, menos chuva caia.

Marco
MarcoPermalinkResponder

Olá Ricardo ,
Vamos para noronha em Março/15 e estamos fechando a Pousada canto do boldró ,pelas dicas do blog , poderia me dar mais dicas, de passeios , aluguel de buggy restaurantes , 5 diarias é suficiente para conhecer Noronha ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco! Por favor, clique nos posts que estão linkados nesta página, eles trazem todas essas informações. Obrigada.

Matheus
MatheusPermalinkResponder

Marco, também vou no mesmo período que você. Você teve alguma dica de quais passeios dar preferencia?
Qualquer coisa vamos nos comunicando.
Um forte abraço.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar