Praias em Fernando de Noronha: Praia do Cachorro

Guia de Fernando de Noronha

13 praias em Fernando de Noronha: como chegar e curtir

As praias em Fernando de Noronha são lindas de olhar e perfeitas para, dependendo da época, mergulhar ou surfar.

Os dias de praia em Noronha rendem mais do que na costa leste do Nordeste. Aqui o sol nasce e se põe na hora certa dos trópicos (alvorada em torno das 6h, pôr do sol lá pelas 18h). Por isso, as praias do Mar de Dentro (voltadas para o poente) têm luz até o fim da tarde. Ou seja: nenhuma praia acaba mais cedo por conta de sombra de morro ou coqueiro (ou prédio…).

Graças a esse expediente 100% aproveitável do sol, é possível seus passeios em dois turnos, interrompendo seu dia para almoçar e dar uma descansadinha entre uma praia e outra.

A Bóia recomenda:

Praias em Fernando de Noronha: mapa

Fernando de Noronha é uma ilha achatada. Tem duas costas: o Mar de Dentro, voltado para o noroeste, e o Mar de Fora, voltado para o sudeste.

A maioria das praias em Fernando de Noronha está no Mar de Dentro: Porto, Cachorro, Praia do Meio, Conceição, Boldró, Americano, Bode, Cacimba do Padre (todas essas, fora da área do parque nacional), Baía dos Porcos e Sancho.

As praias do Mar de Fora estão todas dentro da área do parque: Leão, Sueste e Atalaia.

Nos meses de calmaria, as praias do Mar de Dentro viram verdadeiras piscinas. Quando entra o swell, porém, são as praias do Mar de Fora que passam a oferecer o banho mais sossegado (no Mar de Dentro, o mar mais calmo da época de ondas é o da Praia do Porto, protegida por um quebra-mar).

Para ver os meses de mar calmo e swell em Fernando de Noronha, consulte a página Quando ir a Fernando de Noronha.

Quanto custa ficar na praia?

As praias dentro do parque nacional (Praia do Sancho, do Sueste, do Leão e da Atalaia) requerem a compra do ingresso para o parque e não oferecem (nem permitem) espreguiçadeira ou guarda-sol. A Baía dos Porcos, também dentro do parque, tem acesso restrito e controlado: é permitido apenas uma hora de permanência.

Nas demais praias a entrada é liberada, e não há impedimento para você levar sua canga, cadeirinha, guarda-sol e cooler.

Caso queira alugar cadeira e guarda-sol, veja os preços que os barraqueiros cobravam em agosto de 2022:

Praia do Porto

A Praia do Porto é a mais pitoresca de Noronha, por causa do píer e das embarcações que ficam ancoradas.

A natureza, porém, também comparece. As águas da praia do Porto são calmas e transparentes, e o Morro do Pico à esquerda do quadro. É usada para snorkel e treinamento de batismo o ano inteiro. Na época de swell, é uma escolha segura para quem quer mar calmo.

Com um naufrágio a poucos metros da areia, a Praia do Porto também é usada para mergulhos sem necessidade de entrar em embarcação (nem pagar o ingresso do parque).

De uns anos para cá, a captura intencional de tartarugas – um evento semanal que pode ser acompanhado pelos visitantes – está sendo realizada na praia do Porto. Confira dia e horário na sede do ICMBio.

O píer tem loja de aluguel de snorkel e nadadeiras e loja de conveniência. No alto da praia fica o excelente restaurante Mergulhão (disputadíssimo ao pôr do sol).

Informações práticas – Praia do Porto

Praia do Cachorro

Entre abril e início de outubro, a Praia do Cachorro funciona como prainha da Vila dos Remédios. Tem barracas simplesinhas, com mesas e cadeiras de plástico, que servem tanto a moradores quanto a turistas.

Nessa época, ninguém precisa ir mais longe do que o Cachorro para pegar uma praia sensacional. O morro do lado direito emoldura a paisagem, e o mar é cristalino, gostosíssimo de entrar.

O swell que entra em outubro, porém, traz pedras enormes, que tomam o lugar da areia. E o Cachorro deixa de ser uma praia a considerar.

Além das barracas na areia (na época em que há areia), você encontra restaurantes e lanchonetes abertas na Vila dos Remédios.

Buraco do Galego

O Buraco do Galego, piscininha natural campeã de visualizações em Noronha, fica encravada na pedra à direita de quem olha para o mar. É fácil encontrar: basta procurar a fila para tirar foto…

Informações práticas – Praia do Cachorro

Praia do Meio

A Praia do Meio é chamada assim porque fica no meio do caminho entre a Praia do Cachorro e a Praia da Conceição.

Das três praias com acesso a pé da Vila dos Remédios, é que tem as areias menos cheias.

Na divisa com a Praia da Conceição, o Bar do Meio tem o pôr do sol mais concorrido (e caro!) da região.

Informações práticas – Praia do Meio

Praia da Conceição

A praia da Conceição é o Posto 9, o Porto da Barra, a Maresias de Noronha: um point. Está a uma curta caminhada da Vila dos Remédios, mas como não está exatamente no centro, oferece a sensação de praia selvagem. O Morro do Pico se ergue do canto esquerdo da praia. Se fosse preencher uma ficha, o Morro do Pico preencheria, no campo ‘endereço’: Praia da Conceição.

O mar é tranquilo no meio do ano, quando dá também para fazer SUP. Na temporada de swell, as ondas atraem os surfistas. Mas em qualquer temporada, Conceião é a praia para pegar sol e relaxar no fim de tarde.

Tanto o bar Duda Rei quanto barracas avulsas no canto esquerdo alugam guarda-sóis e cadeirinhas.

Informações práticas – Praia da Conceição

Praia do Boldró

É a Praia da Conceição espelhada: o Pico está plantado no canto direito. Tem uma atração a mais: uma piscina natural rente à areia, que aparece na maré baixa.

É uma praia super sossegada: tem muito menos gente do que na Conceição ou na Cacimba. Na entrada da praia, o Gérson vende bebidas geladas.

Um novo beach lounge deve ser inaugurado até o verão 2023.

Informações práticas – Praia do Boldró

Praia do Americano

Das praias do Mar de Dentro, a Praia do Americano é a menos frequentada. Já foi tida como a ‘praia de nudismo’ de Noronha – num tempo em que ilha era pouco visitada. Mas continua o lugar ideal para quem quer uma praia efetivamente deserta.

O acesso principal é precário: não há trilha nem escadinha. Você vai descendo pelas pedras – tenha cuidado para não se acidentar. Em marés muito baixas, dá para vir pela areia, da praia do Bode.

Informações práticas – Praia do Americano

Praia do Bode

Fica entre a praia do Americano e a Cacimba do Padre, com a qual se une na maré baixa. Escale a Pedra do Bode para tirar fotos bacanas do Dois Irmãos, ao longe.

O mar é calmo no meio do ano e irado na época do swell.

Informações práticas – Praia do Bode

Praia da Cacimba do Padre

A Cacimba do Padre é a sede da etapa noronhense dos campeonatos de surf.

Mesmo fora da época de swell, oferece um banho com alguma ondulação – e os Dois Irmãos, as pedras gêmeas que emergem do mar, como cenário de fundo.

É o único ponto de acesso à vizinha Baía dos Porcos.

Informações práticas – Praia da Cacimba do Padre

Baía dos Porcos

Na sequência de praias do Mar de Dentro, a partir do Porto, a Baía dos Porcos é a primeira localizada na área do parque nacional marinho. É uma praia perfeita para fazer snorkel na maré baixa. Alguns corais têm acesso proibido, mesmo

Na época do swell (novembro a fevereiro), a Baía dos Porcos fica com o mar mexido.

Acesso a pé

O acesso por terra, que ficou fechado durante um bom tempo devido à possibilidade de deslizamento de pedras, foi reaberto no fim de agosto de 2022. Trata-se de uma trilha curtinha, de pouco mais de 5 minutos de caminhada, por cima de pedras, com início do canto esquerdo da praia da Cacimba do Padre.

A entrada é controlada: podem entrar até 50 pessoas de cada vez, e precisam usar capacete entre o ponto de controle e a areia da praia. Os horários de acesso são restritos à maré baixa (que é o melhor momento para fazer snorkel) e a permanência, limitada a uma hora

Os horários mudam diariamente, de acordo com o movimento da maré. Você pode ver os horários do mês no site do Parque Nacional ou na sede do ICMBio na vila do Boldró.

Acesso a nado

Para quem se garante pelo mar, a Baía dos Porcos está sempre aberta. Dá para ir nadando desde o canto esquerdo da Baía dos Porcos. Mas tenha em mente que o mergulho vale mais a pena na maré baixa.

Vista do alto

Muitos visitantes se contentam apenas com a vista do alto, com os Dois Irmãos ao fundo – que talvez seja o cartão-postal mais reconhecível de Noronha. O acesso ao mirante é pelo PIC Sancho – veja como chegar ao mirante no tópico da Praia do Sancho.

Informações práticas – Praia da Baía dos Porcos

Praia do Sancho

Reconhecida de maneira quase unânime como a praia mais bonita do Brasil, a Praia do Sancho é uma enseada perfeita, ao abrigo de falésias onde parece que plantaram um jardim vertical.

O mar é um catálogo Pantone em degradê, cobrindo os mais bonitos matizes de verde e azul. Vista ao rés da areia (ou do meio do mar) a praia já é um deslumbre. Do alto, então, é covardia.

Não se contente, como alguns, em apenas contemplar a paisagem do mirante. A Praia do Sancho oferece o melhor banho da ilha (fora da época de swell, claro). Leve snorkel: você vai avistar muitos peixinhos próximo às pedras nas duas extremidades.

Há duas maneiras de chegar à Praia do Sancho:

  • Indo ao PIC Sancho e descendo pela escadinha instalada numa fenda da falésia
  • Fazendo um passeio de barco que inclua uma parada na Praia do Sancho

Como descer do mirante à praia

Para descer à praia, você vai precisar encarar dois lances de uma escadinha de metal firmemente instalada numa fenda. Acredite: se você não tem dificuldades de locomoção, vai tirar de letra. São 3 minutinhos superados sem problemas.

O maior perrengue – pelo menos para quem tem os joelhos em bom estado – é a fila. Desde 2018 há turnos para subir e descer:

  • 8h às 8h50 – livre nos dois sentidos
  • 9h às 10h20 – descida
  • 10h30 às 11h20 – subida
  • 11h30 às 12h20 – descida
  • 12h30 às 13h20 – subida
  • 13h30 às 14h20 – descida
  • 14h30 às 15h20 – subida
  • 15h30 às 16h20 – descida
  • 16h30 às 17h20 – livre nos dois sentidos
  • 17h30 às 18h – subida

Antes de descer, fotografe a placa de horários para não perder a hora da subida.

Depois da escadinha em dois lances na fenda, os degraus continuam – são mais de 100, esculpidos na falésia, até a areia da praia.

IMPORTANTE: leve água! Não há vendedores de espécie nenhuma na Praia do Sancho. (Há uma lanchonete no PIC Sancho onde você pode abastecer a mochilinha).

Há trechos sombreados ao pé da falésia para quem não quer ficar exposto ao sol o tempo todo. Mas na volta você pode ter que enfrentar uma fila de novo para subir.

Há quem se contente com a vista e vá embora (que o ilhatour não pode parar). Vai por mim: faz isso não. Para ter a experiência completa, você vai precisar descer até a praia. “Ah, mas eu vou voltar quando fizer o passeio de barco“.

Sim, vai. Mas não vai ser a mesma coisa. Descer ao Sancho, caminhar pela areia, fazer snorkel em pontos distantes de onde os barcos param – enfim, apreciar e curtir a praia como um banhista, não como um passageiro de barco, faz toda a diferença.

Trilha Golfinho-Sancho: a trilha dos mirantes

A trilha mais bonita de Fernando de Noronha está localizada dentro do PIC Sancho: é a trilha Golfinho-Sancho.

Ao entrar no PIC Sancho, em vez de seguir em frente para o Mirante do Sancho, vire à esquerda. Passando a lanchonete, a trilha começa. Na primeira etapa, são 1.100 metros até o mirante da Baía dos Golfinhos, que você percorre numa passarela de PET reciclado imitando madeira.

À direita do mirante, a trilha continua – mas agora é de chão batido, entre as árvores. Você vai costeando a falésia e se deleitando com os cartões-postais que se oferecem aqui e ali – entre eles, a vista completa da Praia do Sancho com os Dois Irmãos e o Morro do Pico no mesmo quadro.

Há vários mirantes seguros no caminho, até chegar ao mirante principal, junto à escadinha de acesso à praia.

Continue por mais 200 metros para a sua direita e você chega ao Mirante Dois Irmãos – provavelmente a vista mais bonita de Noronha.

Informações práticas – Praia do Sancho

Praia do Leão

É a mais monumental das praias do Mar de Fora, e santuário de desova de tartarugas marinhas. Aqui o comportamento do mar é o oposto do Mar de Dentro. Na época de mar calmo nas praias do poente, a Praia do Leão fica brava. Na época do swell, fica mais mansa. Ainda assim, é preciso ter cuidado com as correntes marítimas.

Desde dezembro de 2018, o acesso está controlado por um PIC 100% sustentável (a energia é solar, a água da chuva é reaproveitada, o banheiro é seco).

Informações práticas – Praia do Leão

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Praia do Sueste

    A Praia do Sueste é habitat de tartarugas marinhas, graças à existência do único mangue em ilhas do Atlântico Sul.

    Depois de um ataque de tubarão a uma menina banhista, em janeiro de 2022, a parte central da praia foi interditada para banho.

    Apenas o cando direito está liberado para mergulhos em grupo de 4 pessoas. É preciso vestir colete de flutuação (dá para alugar no local, a R$ 10 avulso ou R$ 25 num kit com snorkel e nadadeira).

    O Sueste oferece uma atividade: o mergulho guiado para nadar com tartarugas.

    Informações práticas – Praia do Sueste

    Praia da Atalaia

    A praia da Atalaia é o aquário natural de Fernando de Noronha.

    Atualmente, no entanto, a praia está interditada para mergulho devido ao assoreamento. Só estão permitidas visitas ‘contemplativas’, com guia. Veja como fazer o agendamento no tópico Trilhas.

    Informações práticas – Praia da Atalaia

    9 comentários

    Ricardo, muito obrigada por tão ricas informações sobre Noronha! Sobre a praia do Sueste, só dá pra nadar no canto direito pagando guia de mergulho ou é por isso ficar um pouquinho ali por conta?

      Olá, Bárbara! Quem responde é a Bóia. Devido a episódios de ataques de tubarão na praia, o banho está interditado em toda a sua extensão. Não dá mais para mergulhar. Informe-se ao chegar se a praia foi novamente liberada.

    Boa noite! O mergulho no Atalaia liberou ? Se não, tem previsão ?

      Olá, Rafael! Não temos essa informação, não. Até onde sabemos, a trilha está funcionando, mas o mergulho não está autorizado. Se você encontrar alguma notícia da liberação, por favor nos conte!

    Olá!

    Sabem se ainda está sendo necessário capacete para acessar à Baía dos Porcos?

    Também queria entender o motivo da necessidade.

    Obrigada!

      Olá, Grasi! Caso a exigência perdure, não se preocupe, os capacetes são oferecidos pela equipe do parque nacional que fica controlando a entrada.

      A razão do capacete é o remoto risco de deslizamento de pedras da falésia no trechinho entre a Cacimba do Padre e a Baía dos Porcos em que você vai caminhar rente à falésia. Como é área do Parque Nacional, o concessionário tem dever de implementar todas as medidas de segurança.

    Olá,
    Fernando de Noronha é uma inspiração. Um destino daqueles que fazem parte dos meus sonhos de viagem. Qualquer praia nesta ilha me atrai como um ímã. Águas turquesas, outras de azul índigo, azul claro, azul marinho, qualquer tom de azul estão presentes ali.
    Bjs

    Estive em Noronha há 2 semanas. O acesso à Baía dos Porcos é permitido a pé desde a Cacimba do Padre. Mas pra isso é preciso agendar no ICMBio. Vai com guia e é necessário usar capacete.

      Olá, Daniella! A regra de acesso à Baía dos Porcos tinha mudado pouco depois da nossa visita, obrigada por avisar. Mas já mudou de novo, viu? Essa necessidade de agendamento foi apenas durante a semana de testes para a reativação do acesso. O acesso agora é sem agendamento, mas em horários definidos e com restrição de pessoas (50 de cada vez) e uso obrigatório de capacete ao longo da trilha. O texto já está atualizado.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito