Florianópolis

Florianópolis

Nos últimos tempos nenhuma cidade emplacou com tanta força no imaginário nacional quanto Florianópolis.

A combinação do número cabalístico “42 praias” com a expressão mágica “qualidade de vida” faz de Floripa um destino desejado tanto para passar férias quanto para viver. Auto-estradas, túneis e viadutos têm sido construídos para acomodar o crescimento da cidade, que segue atraindo migrantes de alta escolaridade e poder aquisitivo.

Florianópolis: Lagoa da Conceição

É uma cidade exemplar na acomodação de diferenças: aprendeu a receber os hermanos argentinos, convive com uma babel de sotaques dos próprios moradores e é simpática ao público LGBT (que acorre em massa no verão e no carnaval). O orgulho manezinho, porém, nunca esteve tão em alta: Floripa já sabe o seu valor.

Florianópolis: Praia Mole

A transformação da capital sonolenta de antigamente na moderna metrópole de hoje não afetou a diversidade da ilha. Vilarejos açorianos, colônias de pescadores, praias selvagens e matas preservadas continuam onde sempre estiveram, a poucos minutos do centro da cidade — ou a muitos minutos do centro da cidade, se você vem nas engarrafadíssimas férias de verão.

Vai por mim: Florianópolis

Florianópolis: Dunas da Joaquina

Escolha Florianópolis por tudo que a cidade tem, mas leve em conta o que a cidade não tem. Você não vai encontrar em Floripa um calçadão na praia com barzinhos enfileirados, como em outras capitais litorâneas. É uma cidade carente de atrativos culturais — se não der praia ou estiver muito frio para atividades na natureza, você vai acabar se refugiando em restaurantes ou nos shoppings. E se você vier com crianças e o Beto Carrero World estiver na sua programação, vai por mim: considere ao menos um ou dois pernoites em Balneário Camboriú.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    396 comentários

    Os meses de maio a setembro são uma incognita, pois a temperatura varia bastante, oscilando entre frio e calor.
    A estadia varia bastante se o turista tem algum compromisso. Porém, caso a finalidade seja exclusivamente passeio, sugiro intercalar a viagem com hospedagem entre o norte e sul da ilha, o primeiro com mais estrutura hoteleira e o segundo com belezas naturais mais atraentes. Caso necessário, estou a disposição nas redes sociais…Marcelo Etchart

    Cheguei na capital hoje,1/1/2018 e fui direto para a Lagoa da Conceição: decepção total! Não se tem nada de belo, uma lagoa sem graça, entupida de carros e o uber nos deixou muito longe por causa do trânsito. Voltamos de ônibus e o motorista não quis nem papo sobre ponto de ônibus perto do meu hotel e fomos obrigados a ir ao ponto final. Conclusão: dia 1 decepcionante!

    Fui a Florianópolis no final de Novembro/2017. Ficamos em Canasvieras e demos sorte: sol todos os dias.
    Do aeroporto ao hotel, ida e volta, fomos de Uber. Preço fica a metade de qualquer serviço de traslado que pesquisei, e foi bastante fácil e seguro localizar o veículo.

    Passeio fizemos na agência NiceTrip turismo. Estava com um promoção bacana e economizamos R$140 em dois passeios, para duas pessoas. Faço uma ressalva pois no segundo passeio nos juntaram com outra agência e, ao final, o motorista não sabia que deveria nos deixar no hotel. Percebi descaso da agência nesse ponto, mas que foi resolvido pela boa vontade do motorista.
    Também ficou um pouco desagradável pois os guias dos dois passeios falaram espanhol (maioria dos turistas no local são argentinos), deixando os brasileiros um pouco perdidos. Mas pelo que percebi é assim em todas as agências.

    Fizemos passeio de Ilha do Campeche (lindissimo, recomendo) e Bombinhas (muito bonito, mas muito longo e cansativo). Tem muitas opções de passeios em Florianópolis, que devem ser avaliadas de acordo com o perfil do turista.

    Estive em Florianópolis e nao gostei. Fiquei no norte da Ilha. Nao sei se estar proximo a uma frente fria ou a maré afetaram algo.
    As praias tem faixa de areia estreita, para sentar é naquela areia úmida da beira da praia.
    Ingleses está urbanizado pro lado negativo, com o pessoal dos quiosques te abordando ostensivamente. A areia cheia de pontos pretos de desova de esgoto.
    Pontos positivos: a agua limpa de Canasvieiras e Jurerê, a cidade é muito agradavel para passear

    Estou com viagem programada para Florianópolis no período de 15 a 19/06/2018 (junho) quero saber se esse período é muito frio e gostaria de indicaçoes de praias e hostels/hotéis mais movimentados pois somos um grupo de jovens.

    No Carnaval tentei pegar no aeroporto quando cheguei mas apareceu que nao havia carros disponiveis. Nao sei se nao tinha mesmo ou pela localizacao o aplicativo bloqueava.

    Pelas praias usei sem problemas, embora paguei algumas tarifas dinâmicas pois no feriado a demanda estava grande.

    Na volta para o aeroporto fui de Uber e paguei metade do valor da corrida do taxi da ida

    Oi Alex, como disse o Victor, com a liminar de dezembro os ânimos se acalmaram. Inclusive um número grande de novos motoristas surgiu, pois ficaram mais seguros em dirigir. Já usei várias vezes nos bairros, pra ir pro trabalho e não encontrei nenhum problema.. creio que no aeroporto esteja assim também.

    Olá, alguém que voou para Floripa por esses dias pode me dizer como está a convivência no aeroporto entre UBER x taxistas ?

      Olá, Alex! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

      Alex, em dezembro saiu uma liminar autorizando o Uber em Floripa que deu uma acalmada nos ânimos. Um amigo que dirige Uber lá me disse que está tranquilo no aeroporto – eu só usei pra trajetos dentro da cidade, sem maiores problemas. Nos sites clicrbs e ndonline vc consegue dar uma olhada nas notícias locais.

      Sou morador de Floripa, peguei um Uber recente e o questionei.
      Ele relatou que ocorre pressão dos taxistas tanto no Aeroporto como na Rodoviária.
      estavam levando passageiros, mas evitando buscá-los neste lugares. Combinam próximo.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito