Florianópolis

Florianópolis

Nos últimos tempos nenhuma cidade emplacou com tanta força no imaginário nacional quanto Florianópolis.

A combinação do número cabalístico “42 praias” com a expressão mágica “qualidade de vida” faz de Floripa um destino desejado tanto para passar férias quanto para viver. Auto-estradas, túneis e viadutos têm sido construídos para acomodar o crescimento da cidade, que segue atraindo migrantes de alta escolaridade e poder aquisitivo.

Florianópolis: Lagoa da Conceição

É uma cidade exemplar na acomodação de diferenças: aprendeu a receber os hermanos argentinos, convive com uma babel de sotaques dos próprios moradores e é simpática ao público LGBT (que acorre em massa no verão e no carnaval). O orgulho manezinho, porém, nunca esteve tão em alta: Floripa já sabe o seu valor.

Florianópolis: Praia Mole

A transformação da capital sonolenta de antigamente na moderna metrópole de hoje não afetou a diversidade da ilha. Vilarejos açorianos, colônias de pescadores, praias selvagens e matas preservadas continuam onde sempre estiveram, a poucos minutos do centro da cidade — ou a muitos minutos do centro da cidade, se você vem nas engarrafadíssimas férias de verão.

Vai por mim: Florianópolis

Florianópolis: Dunas da Joaquina

Escolha Florianópolis por tudo que a cidade tem, mas leve em conta o que a cidade não tem. Você não vai encontrar em Floripa um calçadão na praia com barzinhos enfileirados, como em outras capitais litorâneas. É uma cidade carente de atrativos culturais — se não der praia ou estiver muito frio para atividades na natureza, você vai acabar se refugiando em restaurantes ou nos shoppings. E se você vier com crianças e o Beto Carrero World estiver na sua programação, vai por mim: considere ao menos um ou dois pernoites em Balneário Camboriú.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    394 comentários

    Oiii eu vou com meu marido agora dia 4 a 12 de fevereiro infelizmente vou ficar no hotel slaviero fica um pouco longe das praias, mas quero saber os valores de aluguel de carro, se compensa alugar no aeroporto ou no centro mesmo…. Grata

      Olá, Alcy! É melhor já alugar no aeroporto e assim economizar o táxi até a cidade.

    Olá Boia!!
    Vi no link sobre praiômetro que entre agosto e setembro as chuvas em Florianópolis estão perto de 100 mm o que seria razoável para pegar praia. Mas vi também na pegadinha que o sul não é bom para praia nesta época.. seria por causa do frio?? As passagens de BH para Floripa estão com preço bom em agosto.. porque pode ser?
    Obrigado!

      Olá, Breno! Muito frio para praia. Se o interesse for a Serra, é uma boa.

    Ola , li alguns comment mas nao entendi como funciona o transporte publico . Estou indo essa semana ficarei na barra da Lagoa . Desde o aeroporto e toda minha locomocao vai ser de onibus . Ja dei uma olhada no site do transporte publico . Essas integracao sempre ” volto e praia do leste ” volto e Praia do Norte “entao gostaria de mais detalhes como por exemplo . Como irei da barra da lagoa a Praia mole ? Da barra da lagoa para a praia dos ingleses ? Do ingleses para jurere ? Quanto tempo em media leva de uma Praia a outra de onibus ?

      Olá, Juliana! Nós também não entendemos como funciona o site indicado pelo leitor. Mas fique tranqüila que te orientarão nos pontos de ônibus e nas estações de transbordo. Apenas esteja ciente de que a maioria dos trajetos será feita aos pulinhos, com transbordo nas estações intermediárias.

      Oi, Juliana, vou tentar te ajudar nas perguntas q fizeste: da Barra a praia Mole>>>muito fácil, pega o ônibus q sai do centrinho da Barra e qdo terminar de subir o morro ali é a Mole (pode até ser q role carona pois é perto). Da Barra p/ Ingleses>>>beeem mais complicado: tente um ônibus q vá por Rio Vermelho e de lá p/ Ingleses(eu acho q ele termina lá em Ingleses mesmo) OU pegue o da Barra até o Terminal da Lagoa (TILAG), lá pegue um até o Term da Trindade (TITRI) e lá pegue um p/ o norte da Ilha (tem q se informar no terminal). De Ingleses p/ Jurerê>>>pegue um ônibus até o Term de Canasvieiras (TICAN) e de lá pegue um ônibus p/ Jurerê.
      Agora o mais, mais difícil de responder é qto tempo leva…Para sair da Barra da Lagoa o ideal é pegares um ônibus cedo e começar a viagem. Só tem uma estrada e a tua saída até vai ser fácil pois vais estar no contrafluxo. Depois de chegar no meio do caminho começa o perrengue da outra única estrada, lotadaça a partir das 9:30, para as praias do norte.E, se pensas sair da Barra depois das 2 da tarde, esquece pois vai estar cheia de gente saindo da Barra, da Mole, da Joaquina, da Lagoa! Affe! É bem complicado mesmo. Fica ali na região da Barra, Mole, Lagoa e venha visitar as outras praias em uma próxima vez! Sorry, mas é assim! :(. Tudo isso q falei é de ônibus comum. Se quiseres gastar um pouquinho mais, tem os ônibus “amarelinhos” q são menores, têm ar condicionado, não levam ninguém de pé (alerta p/ ter q esperar o próximo, talvez) e são mais diretos. Só que, passam a cada 30, 40 minutos, no finde são mais raros E se tiver engarrafamento (alerta vermelho probabilíssimo) eles vão demorar muito, muito, pois vão estar presos no caminho e daí os horários já não são cumpridos.Na tabela do transporte público na internet são identificados como Executivo. Municie-se de um mapa da Ilha para identificar as linhas e trajetos. desculpa me estender, desculpa trazer más notícias mas em Florianópolis só sei q é assim ! Bons passeios!

      Olá Maria Helena,

      Só passei para elogiar seu interesse em ajudar, parabéns!

    Olá! Vou no carnaval com o meu marido e vamos ficar hospedados no SESC Cacupé.
    Qual praias próximas podemos visitar?
    Já li que o transito é complicado nessa época. Mas qual a melhor opção: Transporte publico ou alugar carro?

      Renata, esquece o transporte público. São poucas linhas q passam por Cacupé e qqr ida à praia vai te obrigar a passar por 1 terminal de integração (praias do Norte) ou 2 terminais (região da Lagoa e Sul da Ilha). Sem contar q se vc errar tudo qdo quiser ir pro Campeche, por exemplo, pode chegar a passar por 4 terminais! Eu sou um entusiasta do transporte público, já usei as opções mais baratas em cidades como Rio, São Paulo (Congonhas e Guarulhos) NY, Paris, Nice, Brasília e te confesso que Floripa é um martírio! Alugue um carro com ar condicionado e aproveite. O hotel do SESC é ótimo, vcs poderão curtir bastante Sto Antonio de Lisboa (aproveita que indo pela estrada que costeia o mar, quase chegando em Sto Antonio tema Fairyland Cupcakes – eu q n gosto desses bolinhos me acabei lá!) e os deslocamentos são tão acessíveis como se vc estivesse no centro. Agora, Bóia, uma sugestão praqueles que ainda assim vão se valer do transporte público, é o site https://www.mobfloripa.com.br/, ajuda muito!

    Olá, boa noite.
    Estou indo para Floripa no Carnaval.
    Vou ficar no bairro Trindade.
    Já vi que a praia mais perto é a de Joaquina.
    Gostaria de saber, se há necessidade de alugar carro esta época do ano, ou se existem bons meios alternativos de transporte, como táxis ou vans.
    Obrigada.

      Olá, Bárbara! Existe transporte público, num sistema que envolve transbordo em estações. Informe-se localmente sobre como ir do seu bairro até Joaquina e Mole. O trânsito deve estar bem complicado no carnaval.

    Olá,bom dia …gostaria de saber se nos dias 22 de abril a 4 de maio é frio ou faz bastante sol em jurerê internacional ?é boa essa época …vou levar crianças que praia é mais calma e melhor pra eles …e a noite onde podemos ir para baladas ?

      Olá, Ana! Balada, só no fim de semana. O outono é uma excelente época para ir ao litoral catarinense, por chover bem menos do que no verão.

    Pessoal, planejo ir a Florianópolis para o Reveillon 15/16 (Sim, falta muito mas fazer o que né? :D) e devo ir em grupo (ao menos umas 5 pessoas para mais). Ja vi diversos posts aqui sobre as praias e afins. Bom, algumas perguntas então:

    1) Penso em ir de carro (Brasília), há muitos pedágios no caminho (valores?), estradas boas e tranquilas?

    2) Devemos alugar uma casa, então, onde seria melhor para ficar? Qual região? (Perto de áreas mais badaladas, praias bonitas -redundante né? kk-)

      Olá, Pedro! No verão, a melhor estratégia é a de se hospedar diretamente na praia que você quer freqüentar. Além desse link, tem esse outro aqui com várias informações legais sobre areia e mar – https://www.viajenaviagem.com/2011/03/10-praias-em-floripa/
      São mais de 1700km entre os dois pontos e quase 24 horas de viagem, sem paradas (infelizmente não há um site oficial para calcular valores de pedágios num percurso tão grande). Coloque na ponta do lápis se os gastos e o cansaço vão valer a pena.

    Olá Gente,
    Estou programando viajar para floripa no inicio de março com meu esposo, mais estou pensando em chegar sem reservas, pois vi que tem muitas praias ótimas por lá. Estou meio preocupada de não encontrar lugares mais em conta ou disponíveis.
    Não queremos ficar hospedados em apenas uma lugar, já que gostaríamos de conhecer outras praias.
    Se puderem nos dar algumas dicas sobre isso, ficamos agradecidos =)

      Olá, Danielle! Os hotéis do centro se prestam bem a quem queira variar de praias durante a estadia. Dependendo do tempo que você ficar, vale montar uma base em uma das praias que vocês gostem mais e fazer passeios a partir dela.

      Obrigada pela resposta,
      iremos ficar 5 dias em floripa, acredito que iremos ficar na praia dos ingleses.
      =)

      Danielle, pretendo ir em Abril, conte como foi sua experiencia, e dicas. ainda não fechei hotel, porém achei uns apartamentos por temporada até razoável comparado com os hotéis, se puder compartilha conosco depois. boa viagem!

      Estou indo pela terceira vez a Floripa agora em Março/2016. A primeira vez fiquei em Casnavieiras e a segunda na Praia dos Ingleses.
      Na praia dos Ingleses fiquei em uma pousada que não tinha café da manhã Pousada Praia dos Ingleses o dono é o Paulo, pessoa muito boa e prestativa.
      A pousada é otima, muito limpa e têm tudo que você precisa no Flat Duplex.
      E agora vou para a Vaga Mundo na Lagoa da Conceição que é o mesmo estilo. Porque você fica a vontade para fazer um café da manhã e um lanche.

      oi Danielle, moro em Floripa e tenho alguns posts no meu blog sobre a cidade e arredores. esta tua ídéia de ficar hospedada em mais de um local é PERFEITA, inclusive sempre dou esta dica para os leitores. Março é ideal para vir e encontrará hotel na hora, até podes reservar antes com opção de cancelamento caso ache melhor, mas olha seria muito difícil não achar vagas tá??? Se precisar algo mais vai falando…

    Achei Florianópolis uma cidade fantástica. Povo educadíssimo e bastante receptivo, sempre disposto a ajudar. O réveillon foi muito tranquilo, sem qualquer confusão, e o show de fogos bem bonito. A cidade tem praias para todos os gostos. A praia Mole achei a mais bonita e a dos ingleses com ótima estrutura de serviço de bar na areia. Em todas as praias encontrei estacionamento por um preço bem honesto (entre R$ 10,00 e R$ 15,00) com direito a ducha para tirar o sal. O trânsito realmente é complicado mas a dica que peguei aqui no site para chegar cedo nas praias (antes das 9 horas) e sair por volta das 14 horas funcionou perfeitamente. Terminava o dia próximo da minha base.
    Fiquei quatro dias, além do dia da chegada, e não deu para ver nem metade do que gostaria de ter visto. Um dia eu volto, com certeza.
    Ainda fui até Guarda do Embaú. Quem puder ir até lá, acho que vale a pena mas também deve chegar cedo e sair cedo para fugir do trânsito.
    E Santo Antonio de Lisboa é imperdível, principalmente depois de conhecer a agitação e a confusão das praias. Nada melhor do que terminar uma tarde por ali deixando o tempo passar. E leve a máquina fotográfica.

    Acabei de chegar de Florianópolis onde fui passar o réveillon. Tentando retribuir as dicas que peguei aqui no site, vou passar algumas impressões que tive da viagem.
    Fui de carro do RJ até lá. Para dividir o longo percurso, optei por fazer um pernoite, tanto na ida quanto na volta, em SP. O trecho SP-FLO ficou longo e cansativo. A dica que recebi de uma amiga para fazer o pernoite em Registro, que divide a viagem em duas partes iguais, parece ser uma melhor opção. Parece que tem um bom hotel lá.
    Se você vai encarar a estrada e não tem aquele passe expresso de pedágio, vale a pena fazer. Eu tinha e foi muito bom. Economizamos um bom tempo pois o número de postos de pedágio é bem grande e alguns tinham uma fila considerável.
    Programe bem suas paradas e consumo de combustível pois tem um trecho bem longo no Paraná onde não existe ponto de parada nem posto de gasolina.

      É uma boa pernoitar em São José dos Pinhais, onde fica o aeroporto internacional. Por conta da proximidade do aeroporto há vários hotéis de bom custo-benefício.

      lembrando que os pedagios no trecho de SP ate floripa , são 10 no total, de 2,00 cada. ( em ambos os sentidos )

      sempre faço essa viagem de carro, e ja tem o trecho duplciado da serra do cafezal.

      o trecho do parana, da divida de sp ate o trecho urbano de sj pinhais, nao tem posto de gasolina muito facil nao.. se estiver em Registo com menos de meio tanque, vc tera problemas

      vale pernoitar em registro, em juqitiba e em garuva-sao francisco

      ao entrar em SC são os ultimos 200km de viagem, aproveitem a vista

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito