Onde ficar em Florianópolis: Majestic

Onde ficar em Florianópolis

Onde ficar em Florianópolis: no Centro ou na praia? Leve em consideração a época da viagem.

Fora de temporada, a hotelaria convencional do Centro é imbatível: você escolhe entre várias faixas de preço e conforto, e pode ir (de carro) a uma praia diferente a cada dia. Caso você considere hotéis fora do padrão mais convencional, o Centrinho da Lagoa também é uma ótima pedida, sobretudo se você resolver sua vida noturna por lá mesmo (vai dar para voltar a pé para casa).

Na temporada, ou seja, entre o Natal e o Carnaval e nos feriados de outono (Páscoa, 21 de Abril, 1º de maio), a melhor estratégia para não penar no trânsito é se hospedar direto na praia que você mais tem intenção de freqüentar. Para os indecisos e volúveis, o Centro continuará uma boa opção (apesar do trânsito), assim como o Centrinho da Lagoa — de onde dá para ir de ônibus ou carona à Praia Mole.

Onde ficar em Florianópolis: Centro

Blue Tree Premium

Onde ficar em Florianópolis: Blue Tree Towers

A localização mais conveniente é na Beira-Mar Norte, junto ao Beiramar Shopping e ao pólo de restaurantes e bares da rua Bocaiúva e arredores. O hotel mais próximo ao shopping — na rua lateral — é o Blue Tree Premium Florianópolis, que ultimamente passou por extensa reforma, com os apartamentos ganhando piso de madeira e novos equipamentos (alguns, porém, ainda estão por reformar).

Majestic

Onde ficar em Florianópolis: Majestic

Um nadinha mais distante (do shopping, você precisa atravessar uma avenida e cruzar uma pracinha), o Majestic tem apartamentos a um só tempo modernos e aconchegantes, muitos deles com vistas lindas para a Baía Norte.

Novotel

Onde ficar em Florianópolis: Sofitel

O mais sofisticado do Centro fica a pouco menos de 10 minutos de caminhada do shopping: é o Novotel Florianópolis, que funcionou por alguns anos sob a bandeira de luxo Sofitel. Por ser bem menor do que outros hotéis da rede (tem pouco mais de 100 apartamentos), o Novotel dá a sensação de estar hospedado num hotel-boutique.

Valerim Plaza

Onde ficar em Florianópolis: Valerim Plaza

Procurando tarifas mais amigáveis? No miolinho do Centro ficam os três estrelas e os flats para executivos. No quesito relação custo x benefício, o destaque vai para o Valerim Florianópolis, que tem decoração clean e inclui o café da manhã na diária.

Ibis Florianópolis

O Ibis Florianópolis também fica por ali e é um porto seguro para os fãs da rede (o estacionamento, pago à parte, é bastante conveniente).

Intercity Florianópolis

Numa faixa intermediária de preço entre os chiques da Beira-Mar e os mais baratos do Centro está o Intercity Florianópolis, bem onde a Beira-Mar faz a curva entre o Sul e o Norte.

Onde ficar em Florianópolis: Lagoa da Conceição

Don Zepe

Onde ficar em Florianópolis: Don Zepe e Hola

Dos hotéis do miolo do Centrinho da Lagoa, o Don Zepe é o que está mais na muvuca. A decoração é clean e a acústica dos corredores não é boa.

Hola

O Hola tem jeito de pousada e é conveniente para quem quer usar ônibus: o terminal de integração da Lagoa fica praticamente em frente.

Girassóis da Lagoa

À beira d’água (mas fora do fluxo dos carros), com piscina e píer, a Girassóis da Lagoa faz você se sentir numa casa de praia de gente fina.

Quinta das Videiras

A meia quadra da via principal, o hotel Quinta das Videiras é um dos mais luxuosos de Floripa. Foi construído para parecer uma quinta portuguesa do século retrasado.

Pousada Palmeiras

No Canto da Lagoa, a Pousada Palmeiras esbanja charme num terreno apertado mas com bastante vegetação. Você vai precisar de carro. Nota no Booking: 8,7 (outubro/2020).

Mercure Convention

Ah, sim: e se você estiver de carro e quiser ficar mais ou menos equidistante entre o Centro e a Lagoa, e já no caminho das praias do norte, o Mercure Convention oferece comodidade e boa relação custo x benefício.

Onde ficar em Florianópolis: Praia Mole

Selina Floripa

Num terreno espetacular que vai da Lagoa da Conceição até um ponto em frente ao acesso à Praia Mole, o Selina Floripa aproveita as instalações do antigo Praia Mole Eco Hotel. O hotel recebeu uma reforma low-cost que deu um banho de loja nos apartamentos e áreas sociais, trazendo um charme que o lugar nunca teve. Banheiros, piscina e equipamentos de ar-condicionado permanecem antiquados. Não importa: a vibe da rede Selina (que combina hotel, hostel e co-work), aliada aos bons preços, compensa os pontos baixos. É uma ótima escolha para quem queira aproveitar a Praia Mole (o hotel tem um bar na praia!) e curtir a noite na Lagoa da Conceição (a menos de 10 minutos de Uber).

The Hyperion

Uma alternativa para quem quer estar perto fica no comecinho da estrada para a Joaquina, perto do entrocamento entre o fim da avenida das Rendeiras e subida para Mole: o pequeno hotel The Hyperion traz um quê de ilhas gregas para Floripa. Está a 1,5 km da Mole (a subida, porém, é de matar; esteja de carro ou tente uma carona).

Onde ficar em Florianópolis: Jurerê

Il Campanario

Onde ficar em Florianópolis: Il Campanario

Na praia mais badalada de Floripa, o hotel mais estruturado é o resort Il Campanario. Mas não fica exatamente pé na areia: é preciso andar uma quadra longa até a praia. Construído em estilo provençal, é o único hotel da área conhecida como Jurerê Internacional; está perto dos restaurantes e do Jurerê Open Shopping.

Jurerê Beach Village

Se faz questão de hospedagem pé na areia, procure na porção mais antiga do bairro, Jurerê Tradicional. O maior dos hotéis à beira-mar é o Jurerê Beach Village, que tem apartamentos com cozinha equipada; uma piscina em forma de rio separa os dois blocos, posicionados de maneira perpendicular à praia.

Hotel Sete Ilhas

Mais para o canto direito da praia, perto do comércio de Jurerê Tradicional, o Hotel Sete Ilhas tem piscina térmica e um belo gramado onde ficam posicionadas as espreguiçadeiras.

Pousada dos Sonhos

A Pousada dos Sonhos tem apartamentos de 1 ou 2 quartos, todos com cozinha americana (alguns com churrasqueira).

Pousada dos Chás

Nos arredores do acesso principal a Jurerê Tradicional, considere a elegante e caprichadíssima Pousada dos Chás.

Villas Jurerê

A Villas Jurerê tem equipamentos de qualidade e boa hotelaria, mas apartamentos e áreas sociais são compactos.

Onde ficar em Florianópolis: Daniela

Pousada dos Artistas

A 5 km de Jurerê, Daniela é uma grande escolha para quem quer uma praia tranqüila nas águas menos frias do norte da ilha. Qualquer coisa, a estrutura de Jurerê está ao lado (e a hospedagem é bem mais em conta). A pousada mais estruturada é a Pousada dos Artistas. Todos os apartamentos têm uma minicozinha equipada.

Onde ficar em Florianópolis: Lagoinha

Excelente praia para ficar com crianças: mar calmo com ondinhas que não oferecem perigo, faixa de areia mais larga do que as outras praias do norte.

Antares Club

Num ponto distante do principal acesso público, o veterano Antares Club tem ambiente superpraiano, sem modernices. Os apartamentos, decorados em branco e azuis claros, dão para o belo gramado que permeia toda a propriedade. A área da piscina é bem gostosa; os argentinos costumam ser maioria entre os hóspedes.

Pousada da Vigia

Onde ficar em Florianópolis: Pousada da Vigia

Apesar de aceitar crianças, a Pousada da Vigia é mais indicada para ir a dois. Está no canto direito da praia, construída sobre uma pedra, com a vista mais bonita. Cacife um dos apartamentos superiores; os standard são muito pequenos.

Onde ficar em Florianópolis: Ingleses & Santinho

A Praia dos Ingleses é indicada para famílias que querem curtir Floripa como quem curte um vilarejo de praia do Nordeste: Ingleses tem um centrinho com muito comércio voltado aos turistas; os restaurantes servem pratos para dividir; e não faltam agências de viagem que vendem passeios (dentro da ilha ou ao Beto Carrero World) que saem dali mesmo.

Express Floripa

Para ficar bem no miolinho do centro, encare o Express Floripa.

Costa Norte e Slaviero Essencial Florianópolis

O canto esquerdo da praia é mais sossegado (mas é longe para ir caminhando ao centrinho); por ali, o Costa Norte e o Slaviero Essential Florianópolis Ingle estão pé na areia.

Porto do Sol Quality

A uma quadra e meia da praia, o Porto do Sol Quality costuma ter bons preços.

Costão do Santinho

Onde ficar em Florianópolis: Costão do Santinho

Para lá de Ingleses, o resort Costão do Santinho é uma ilha auto-suficiente, funcionando no sistema all-inclusive. A localização não é boa para passear pela ilha: perde-se muito tempo par ir e voltar (mesmo se o trânsito estiver bom). Hospede-se no Costão para curtir o mundo de coisas que o hotel oferece.

Onde ficar em Florianópolis: Sul da Ilha

Campeche

Old Beach

A pousada mais tradicional da praia, a Old Beach (ex-Natur Campeche), fica muito perto do trecho mais badalado da praia, o Riozinho do Campeche.

Ilha Faceira

Onde ficar em Florianópolis: Ilha Faceira

A Ilha Faceira, tem apartamentos espaçosos e confortáveis, num terreno pé na areia.

Onde ficar em Florianópolis: Ilha do Papagaio

Pousada Ilha do Papagaio

Onde ficar em Florianópolis: Ilha do Papagaio

O hotel mais charmoso e romântico de Florianópolis fica numa outra ilha: a ilhota do Papagaio, uma propriedade particular que há mais de 20 anos é o endereço da Pousada Ilha do Papapagaio. Seus chalés têm aparência rústica, para não destoar da natureza em volta. Não pense na ilha como uma base para passear por Floripa: o ideal aqui é fazer passeios pela mata da ilha (que tem 98% do território preservado) e aproveitar o spa e as delícias do restaurante. No máximo, um ou outro passeio de barco — à Guarda do Embaú, por exemplo, que está pertíssimo.

Saindo do aeroporto, você pode cacifar um trânsfer em lancha desde o sul da ilha — ou ir de carro até a Praia do Sonho, em Palhoça (a 52 km do aeroporto), de onde a travessia leva menos de 5 minutos.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

     

    69 comentários

    Meu marido e eu fomos a Floripa no início de novembro/2018. Ficamos em Canasvieiras. Hotel Varadero Palace II, simplesmente ótimo, rua tranquila, a 50 metros da praia, também super tranquila. Ótimos restaurantes ao redor. O clima estava ameno, porém, com dias de muito sol. Adoramos!!!

    Ola, Boia!
    Estou indo para Floripa co meu marido no carnaval/2019. Nao gosto de muvuca, e gostariamos de curtir praia e comida. Onde vc sugere para passar o carnaval?

      Olá, Caroline! A ilha fica superlotada, e o trânsito, ainda mais complicado. Hospede-se diretamente na praia que quer freqüentar.

    Ola Boia,
    Estou indo em meados de setembro para um congresso em Floripa e vou ficar no Porto da Ilha, no Centro. Cinco dias, mas terei apenas sábado e domingo para aproveitar o dia. Pensei em fazer a trilha da Lagoinha do Leste num dia e praias do norte, incluindo por do sol em Santo Antonio de Lisboa no outro. Sugere algo mais? E nos dias de semana à noite?
    Valeu!!! Como sempre, antes de viajar sempre dou uma passadinha no viajenaviagem, desde os tempos do freires.com.br!!!
    Abração

    Olá, viajarei a passeio pela primeira vez a Florianópolis com uma amiga, no fim do Agosto. Gostariamos de ficar um uma região próxima ao mar, mas em um ponto estratégico para conhecer outros pontos turísticos e com movimentação. Alguma sugestão?

      Olá, Alice! Em agosto não há a menor necessidade de ficar perto do mar. Estará frio e não vai passar pela sua cabeça pegar praia.

    Tive em floripa em marco deste ano e fiquei no Vagamundo na lagoa. Uma delicia foram dias maravilhosos.

    Sugiro onde NÃO ficar. Eu e minha mãe nos hospedamos no hotel geranius, bem simples mas ate aí tudo bem, está localizado na praia dos ingleses, permanecemos lá para aproveitar um pouco a praia, já estávamos em Floripa. A questão é que chegamos para o check in no dia 22/03 por volta das 19 hrs, devido a uma consulta médica. No dia do check out 26/03, em plena segunda feira, precisávamos permanecer até as 15 hrs. E NÃO AUTORIZARAM. Para ficar mais 3 horas no hotel, pq minha mãe tinha uma consulta às 16 hrs, queriam nos cobrar mais uma diária. Atendimento do hotel foi péssimo, equipe nada simpática, completamente despreparada.Com raras exceções. Me decepcionei com o tratamento das pessoas da cidade, a impressão é a de que estão nos fazendo algum favor. Mto contraditório para uma cidade que depende do turismo.A praia dos ingleses está tomada pelo esgoto, um horror. Procurem outra. A praia do Santinho e limpa. Tivemos a oportunidade de frequentar o resort costao do santinho.hotel 5 estrelas. Caro, mas para quem quer dias inesquecíveis vale mto a pena.

    Locação de veículos é ao lado do aeroporto Quem puder alugar eu acho ideal, praias como Daniela, Jurerê, Ingleses na minha opinião são as melhores. Daniela parece um lago de tão calmo.
    Tive em Floripa em março deste ano.

    Para as crianças a melhor praia é a da Daniela, mas não deixe de visitar a praia dos Ingleses e a praia do Jurerê.

    E minha primeira vez em Florianópolis e queria dica de uma região melhor para ficar e qual melhor hotel visando custo × benefício. Eu vou com meu marido. E possível passear entre as praias de táxi ? Obrigada

      Olá, Jacqueline! Táxi sempre foi complicado (e caro) em Florianópolis. Agora com o Uber está mais factível.

    Gostaria de dicas sobre a Barra da Lagoa, em Flaripa. Vale a pena se hospedar por lá? Alguma dica?
    Desde já agradeço,
    Arnaldo.

      Olá, Arnaldo! A Barra é quase um vilarejo à parte, tem cara de bairro. O trânsito de/para o Centro, em fins de semana ensolarados, é complicado, porque passa necessariamente pela Lagoa.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito