Jericoacoara

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Jericoacoara: onde comer

Veja nesta página um guia de restaurantes de Jericoacoara.

Leer en español

Read in English

Vai por mim: destaques

Almoço

Em Jeri: Club Ventos

Em Jijoca: Pousada do Paulo

No passeio do Oeste: Casa Uca

Lanche da tarde: Tia Angelita

Jantar

Para foodies: Éllo

Astral: Na Casa Dela

Sem erro: Tamarindo

Inventivo: Serafim

Japa: Kaze, Kaze Izakaya

Restaurantes para almoçar

Restaurantes longe da praia normalmente só abrem no fim da tarde. Todos os passeios incluem uma parada para almoço, que pode ser em Jijoca, Tatajuba, Barrinha ou Preá. Quem fica na vila almoça ou petisca à beira-mar.

Club Ventos (Praia da Malhada)

Onde comer em Jericoacoara: Club Ventos

Club Ventos

A melhor pedida para um almoço saudável na praia é o Club Ventos, clube de kitesurf que também funciona como restaurante, bar e beach lounge, no canto direito da praia da vila, vizinho à pousada Jeribá. Na temporada funciona no modo quilo, com grande variedade de saladas frescas e pratos quentes espertos servidos no bufê. Dá para compensar o seu déficit de verduras nas férias. (Canto direito de Jeri, tel. 88 99992-2935 - Site)

Restaurante do Paulo (Jijoca)

Jericoacoara onde comer: Restaurante do Paulo

Restaurante do Paulo

Em Jijoca, o lugar mais sossegado para passar o dia é também excelente para almoçar: o Restaurante do Paulo, na Pousada do Paulo. As massas são preparadas al dente (o Paulo na verdade é Paolo, italiano), há bons petiscos (como os bolinhos de peixe e de macaxeira), peixes e frutos do mar frescos. (Estrada do Paraíso, s/n, tel. 88 99924-6002 - Site)

Alchymist Beach Club (Jijoca)

Jericoacoara onde comer: Alchymist

Alchymist

O bar de praia Alchymist ficou mais famoso que a própria lagoa de Jijoca. Atrai multidões em busca de sol, águas transparentes, som de DJ e quinze segundos no píer sem ninguém atrás para tirar uma foto para o Instagram. O serviço é bem profissional. Dá para petiscar (bolinhos de queijo, ceviche) ou investir numa lagosta ou prato de camarão. Os preços são paulistas. Paga-se R$ 20 por pessoa para entrar -- não-reversíveis em consumação. (Estrada do Paraíso, s/n, tel. 88 99983-4435 - Instagram)

Restaurantes na Barrinha

Um passeio de bugue para o lado leste, até a lagoa da Barrinha, pode incluir um almoço num dos restaurantes da praia da Barrinha de Baixo. O Komaki é o mais estruturado (Barrinha de Baixo, tel. 88 98142-1999 - Facebook). A Barraca do Belo, o point roots que você respeita (Barrinha de Baixo, tel. 88 99950-2330 - Facebook).

Restaurantes no Preá

Existe um pólo de barracas à beira-mar junto à vila do Preá, algumas sob palafitas. Fazendo reserva antecipada, porém, pode usar um almoço para visitar um dos hotéis de praia mais interessantes do Brasil, o Rancho do Peixe, todo trabalhado na rusticidade. Fica afastado da vila (mais para o leste) e tem o padrão de qualidade Vila Kalango na cozinha. (Praia do Preá, reserve: tel. 88 98867-9459)

Casa Uca (Guriú)

Vai fazer o passeio do lado oeste? Se não gostar da muvuca dos restaurantes simples da lagoa de Tatajuba, existe um oásis onde dá para parar no caminho de volta. A Casa Uca é uma pousada minimalista que abre seu bar e restaurante para não-hóspedes. O cardápio diurno tem burger, bun, ceviche e grelhados com acompanhamentos como o arroz com feijão verde no leite de coco com sururu. À noite, com reserva antecipada de 48h, a chef Maira Knox pode preparar um menu surpresa de 3 a 8 passos. (Praia de Guriú, tel. 88 998121-2901 - Instagram)

Tia Angelita (Jeri)

Jericoacoara onde comer: Tia Angelita

Tia Angelita

E se pintar vontade de um lanche à tarde, o Shopping Tapioca Tia Angelita tem o doce mais gostoso de Jeri: uma torta de banana que você vai querer comer todos os dias. Não dá pra sair de Jeri sem experimentar a torta da Tia Angelita, um dos tesouros locais. Fecha 2ª. (R. Principal, s/n, tel. 88 99962-3380)

Restaurantes para jantar

Basta a noite cair, e os restaurantes abrem as portas por todos os lados na vila. Esses são os que podemos recomendar.

Éllo

Jericoacoara onde comer: Éllo

Éllo

Maior novidade da temporada 2019, o Éllo (pronuncia-se 'Elô') é o primeiro restaurante de cozinha contemporânea da vila. Os sócios belgas trouxeram a Jeri seu compatriota Hervé Witmeur, que já há alguns anos mantém com sucesso o La Cozinha em Barra Grande do Piauí. No Éllo, Hervé voa mais alto, propondo um menu-degustação de seis passos (com pratos pré-definidos, sem surpresa). Mas dá para escolher do cardápio, também. Você pode começar com os raviólis de lentilha com emulsão de aspargo ou o tartare de atum com textura gelada de tapioca com wasabi. Entre os pratos principais, peixe grelhado com tabule de quinoa e emulsão de bouillabaisse, e barriga de porco com mousseline de couve-flor e bourguignon de açaí. As sobremesas com figo estão excelentes. Fecha domingo. É recomendável reservar. (R. São Francisco, s/n - Facebook - Instagram)

Tamarindo

Onde comer Jericoacoara: Tamarindo

Tamarindo

Na travessa Ismael, vizinho ao hotel My Blue, o Tamarindo segue, ano após ano, um dos restaurantes mais concorridos da vila. Seus trunfos são o bom atendimento e o cardápio eclético e viajado. O prato mais emblemático da casa é o camarão 'thaimarindo', que leva uma mistura de temperos orientais e é acompanhado por arroz de coco. Oferece também risotos, massas, filés, picanha, frutos do mar, em preparações ora ortodoxas, ora criativas. (Travessa Ismael, s/n, tel. 88 99937-9057 - Instagram)

Na Casa Dela

Jericoacoara onde comer: Na Casa Dela

Na Casa Dela

Instalado na rua Principal, quase chegando na praia, o Na Casa Dela sempre foi o restaurante mais bem cenografado de Jeri, num quintal com chão de areia e mobiliário de brechó. Mas comida também é ótima, e o sucesso levou à abertura de uma segunda casa, no Beco do Forró. Nos dois endereços, serve pratos em porções bastante generosas. Na seção de entradas, polvo à galega, ceviche e pimentões assados. Entre os pratos principais, cordeiro assado, filé com risoto de funghi, ravioli de siri. (R. Principal, 20, tel. 88 99907-5511; fecha sábado - Beco do Forró, s/n, tel. 88 99751-2012; fecha domingo - Facebook)

Bistrô Caiçara

Jericoacoara onde comer: Bistrô Caiçara

Bistrô Caiçara

Num terraço sobre a rua Principal, o Bistrô Caiçara serve as boas criações do chef Apolinário Souza, como o polvo ao mel de rapadura picante e o rocambole de filé recheado com parma e mussarela ao molho de café. (R. Principal, s/n, tel. 88 99749-1000 - Facebook - Instagram)

Serafim

Se a espera no Tamarindo estiver grande, dê uma olhada em frente: o Serafim tem pratos inventivos com sotaque nordestino. Entre eles: peixe no papillote de couve; posta de peixe na farinha de milho com pirão de caranguejo e banana assada; polvo com chimichurri regional e pó de azeitonas pretas; carne de sol desfiada e flambada na cachaça, com purê de jerimum e salada de feijão de corda. (Travessa Ismael, s/n, tel. 88 99787-6352 - Facebook) - Instagram)

Pescador

Jericoacoara onde comer: Pescador

Pescador

O pequeno restaurante da pousada Pescador (do mesmo grupo da Chili Beach, mas para bolsos plebeus) é um dos mais charmosos da cidade. A ênfase é em frutos do mar. No cardápio, tiraditos de peixe branco; filé de pescada com polenta cítrica e molho de manteiga; polvo com batatas; massas al dente com frutos do mar. (R. São Francisco esquina Beco Doce, tel. 88 99812-0043 - Facebook - Instagram)

Pimenta Verde

Jericoacoara onde comer: Pimenta Verde

Pimenta Verde

Na esquina do Beco Doce com a rua São Francisco, o Pimenta Verde abre sem interrupção entre almoço e jantar. O cardápio não poderia ser mais eclético: vai de arrumadinho a cuscuz marroquino, passando por massas, risotos e pratos de frutos do mar. (r. São Francisco, tel. 88 - Facebook - Instagram)

Kaze

Procurando um japa castiço? No Kaze é possível pedir sushi sem cream cheese. (R. do Forró, s/n, tel. 88 99961-5791 - Facebook - Instagram)

Recentemente abriu uma pequena filial com ênfase em pratos quentes, o Kaze Isakaya.(r. são Francisco, s/n, tel. 88 94710-3134)

EAT on the Streets

Se a sua fome for de hamburger, vá ao Beco Doce. Os burgers do EAT on the Streets são grelhados em carvão e acompanhados de batatas rústicas muito bem feitas. Tem filial na rua do Forró e, na temporada, um bar de praia no Preá (o EAT on the Beach). em>(Beco Doce, s/n, tel. 88 99763-0122 - Facebook - Instagram)

Chili Beach

Jericoacoara onde comer: Chili Beach

Chili Beach

Fazer uma reserva no restaurante da Chili Beach permite que você dê uma xeretada na pousada mais cool de Jeri. Os destaques do cardápio vão para as massas super 'al dente' e os peixes frescos. Boa carta de vinhos -- caros. (R. da Matriz, 250, tel. 88 99928-9753 - Site)

Vila Kalango

Onde comer em Jericoacoara: Vila Kalango

Vila Kalango

O restaurante da charmosa pousada Vila Kalango também atende não-hóspedes, mediante reserva. A especialidade da casa é um camarão empanado na tapioca. Considere também a moqueca e o bobó. De entrada, há um bom ceviche. Vindo ainda de dia, você ainda aproveita a melhor vista da Duna. (R. das Dunas, 30, tel. 88 3669-2289)

Gelato & Grano

Jericoacoara onde comer: Gelato e Grano

Gelato & Grano

Jante onde jantar, na hora da sobremesa volte à praça principal e entre na fila da Gelato & Grano, que tem o melhor sorvete de Jeri. (Praça Principal, s/n, tel. 88 99631-7759 - Instagram)

25 comentários

Marília
MaríliaPermalinkResponder

A dica da Pousada do Paulo, na lagoa do paraíso é imperdível! Valeu, Riq! Ambiente tranquilo, excelente comida e atendimento.

Vou discordar um pouco do Clubventos pelo serviço. Após um banho de praia em frente ao local, subimos pro restaurante e fomos tomar um banho de água doce pra depois sentarmos à mesa. De repente chega um segurança perguntando em que mesa estávamos. Atitude tão antipática e desnecessária do restaurante. Mesmo se não fossemos ficar, o pessoal ia encrencar por causa de 10l de água que gastamos num banho rápido? Me senti incomodada e isso só piorou com atendimento também antipático e desleixado do garçom. Resultado: eu e meu esposo tomamos duas águas de côco e seguimos pra almoçar no Pimenta Verde. Não preciso nem dizer que a recepção foi completamente diferente e o almoço estava uma delícia. Pedimos o peixe na crosta com acompanhamento de pirão e legumes. Atendimento nota 10 pra garçonete Adriana!

Natalia maestrine

Acabei de voltar de Jericoacoara, a cidade mesmo lotada, estava incrível e adorei as sugestões. O clube dos ventos é realmente o melhor lugar para o pôr do sol, só galera boníta e muitos estrangeiros que fazem esporte passam o dia por lá. Procurei o restaurante chocolate e ele não existe mais. Fomos algumas vezes no Na casa dela e amamos, realmente é o lugar mais incrível da vila, comida ótima, atendimento show e o astral, nem se fala, mesmo muito cheio sempre, eles sabem trabalhar. O tamarindo também é muito bom, apesar do ambiente ser mais formal. A decepção ficou pro Bistrô caiçara: Atendimento super lento( apesar do enorme esforço do garçon , mas não podia fazer milagres) peixe minúsculo e seco, entrada de carpaccio de peixe, péssima, enfim:uma pena, pois o ambiente é bem bonito, mas deixou 100% a desejar nos outros quesítos. Amamos a pousada do Paulo, na lagoa, mas tem que explicar bem pro bugueiro, senão acabam te levando para os lugares onde ganham comissão. Dessa vez ficamos hospedados na Vila kalango, o que fez total diferença, a pousada é uma das mais lindas e o restaurante de lá também é muito bom. Aliás, tudo e show lá.

Dani
DaniPermalinkResponder

Comi com os olhos.

Renata
RenataPermalinkResponder

Recomendo com 5* o bar do Alexandre para ficar de dia....e o restaurante Chocolate.....Demais a gastronomia. ...

REGIENE PEREIRA

Informações sobre pousadas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regiene! Note que esta página se chama "Onde comer". Note também que há, em dois pontos desta página, três menus onde se encontra o item "Onde ficar". Se você clicar em qualquer um desses links, terá acesso a informações sobre pousadas.

Repito o link aqui:

https://www.viajenaviagem.com/onde-ficar-jericoacoara

Daniel Burnier

Jeri é muito "plástico", gostei mesmo dos lugares mais sinples que garimpamos; num deles um restaurante onde comi macarrao c/ camarao para 2 por 40 reais. Dose de chacaca por 2 reias e Heineken por 9.

Isabela Blanco

O Tamarindo foi de longe o melhor restaurante que comemos em Jeri! Cardápio diferente e serviço excelente!
Pra ver o por do sol de um lugar diferente, recomendo o Bar do Alexandre, na ponta direita da praia, próximo ao Clubventos, os preços são ótimos e a cerveja bem gelada. Ali do lado também fica o Pastel da Nena, uma delícia!!

CAMILA GENTA
CAMILA GENTAPermalinkResponder

Para pegar praia no club dos ventos, é necessário pagar day use?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Não era necessário nem havia consumação mínima. Mas sempre vale a pena ligar e confirmar, se você estiver receosa ou com orçamento apertado.

Rejane Teixeira

Apenas informando para a atualização do blogue , Pizza Al Volo fechou , uma pena .
Abraços , Rejane

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Estive em jan/18, melhores restaurantes Leonardo Da vince (Raviole de lagosta), Bistro caiçara (o melhor) e Tamarindo. Na casa dela é bom mas o inconveniente é que sapos andam pelo local, e são vários. Jangadeiro é ótimo e o doce na Tia Angelita é sensacional. Não recomendo o restaurante Pimenta Verde, comida bem média e o atendimento é péssimo.

Karina
KarinaPermalinkResponder

Ola Ricardo adoramos e seguimos muito suas dicas viajamos muito e vc nos guia sempre!!! Todas suas dicas são ótimas e bem fundadas.
Estamos em Jericoacoara e aqui tivemos nossa primera desepcao, vc comentou que não foi no The Lab, eu te digo NÃO VÁ!!! A comida preço caríssimo e não vale , a publicidade de que o ceviche e O melhor, eu te digo é enganosa. Agora se vc quiser comer um ceviche muito melhor e a nível internacional aposte no Pimenta Verde que vc super indicou. Estamos na pousada Pescador que vc tb indicou e que é um charme com atendimento de primeira.um beijo Kari

Anna Carolina Novaes Dantas

Bom dia a todos,
Gostaria de acrescentar uma dica de restaurante bem legal e diferente da maioria dos que estão disponíveis em Jeri, não sei se alguém ja comentou por aqui mas ai vai...
Acabei de voltar de Jeri e me indicaram uma ida à Casa B&B que fica na lagoa do paraíso. Se trata da pousada do japones (é mais conhecida assim pelos nativos), é uma pousada mas também serve refeições aos não hospedes, porém tem que reservar pois se eu não me engano eles só atende até 12 pessoas. Entrem em contato via "zap" e assim reservei um almoço para 4 pessoas e me foi passado um cardápio que já deveria ser previamente escolhido e que estaria pronto na hora que marquei. Combinei com um bugueiro que super indico também Rafael Miranda da cooperativa dos bugueiros de jeri que fica na praça, ele nos levou antes do horário marcado e lá fomos apresentados à pousada e suas dependências, ficamos na lagoa esperando o horário reservado, que também é a lagoa do paraíso, muito mais sossegada do que o beach club famoso pois tem esse limitação de pessoas e ao esperar você pode pedir bebidas que eles levam até você na lagoa. Pedi um risoto de camarão e o resto da minha familia pediu peixe e camarão, pratos individuais, disparado foi a melhor com ida de Jeri, muito bem temperada e saborosa. vale a pena a experiencia. Fora isso o Japonês depois manda por "zap" indicações de restaurantes de jeri que depois segui e também não me decepcionaram.
Fica a dica!

Mariana
MarianaPermalinkResponder

A dica do the lab foi ruim ! O ceviche não é gostoso, o prato pedido também foi razoável e o preço é o mais salgado de jeri ! Não vale a pena ! Ainda nos foi cobrado prato para duas pessoas , sendo que foi solicitado para uma , sem aceitação do erro pelos donos !
Já o Tamarindo excelente comida ! Eat Hamburguer delicioso ! E tia angelita além do bolo de banana , tem uma cocada dos sonhos !!!!

Gisela
GiselaPermalinkResponder

Novidade que merece ser incluída: casa Uca, na praia do Guriu. Perfeito! Comida, serviço e local incríveis. Da para encaixar com o passeio do litoral oeste. É uma pousada com restaurante e piscina aberto ao público.

Tathyanna
TathyannaPermalinkResponder

Agradeço a dica sob Caiçaras! Maravilhoso! Comemos camarão no abacaxi e o polvo com mel de rapadura! Na sobremesa pedimos doce de caju com sorvete de limão! Divino! Amamos! Obrigada pela dica!

Outro restaurante que AMAMOS foi a Dona Amélia!! Recomendamos o Camarão à Delícia!! E lá tem um forró super animado!!!! Foi bom demais!!!

Mario Duarte
Mario DuartePermalinkResponder

Ricardo, tivemos uma experiência péssima no La Tarantella. Fraquíssimo, desde o serviço até a comida. A sua certamente foi melhor, mas no mínimo a casa não possui qualquer constância. Permita-me sugerir que você ou alguém de sua equipe a reavalie cuidadosamente, pois não fomos os primeiros a seguir a recomendação do Viaje na Viagem e nos decepcionar. Não considero o TripAdvisor uma referência plenamente confiável, mas a natureza das críticas negativas que são ali postadas costuma ser um bom termômetro. Depois de ir ao restaurante, ao postar a minha, encontrei várias muito semelhantes ou até piores. Aprecio bastante as suas dicas, por isso me senti no dever de alertá-lo.

Suzette Sampaio

Como assim não tem na lista o Naturalmente Jeri???

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Muito bom Jeri, e as dicas de vcs foram perfeitas! Obrigado

Fabio Moreira
Fabio MoreiraPermalinkResponder

Boa tarde, em agosto/2019, eu e minha esposa vamos à Jeri comemorar o nosso aniversário de casamento (26 anos). Ficaremos 6 dias. Vc teria alguma dica para aproveitarmos ao máximo esse tempo por lá?
Gosto muito das suas dicas quando ouço a rádio BANDNEWSFM.
Parabéns e Obrigado!

lorena gusmao
lorena gusmaoPermalinkResponder

Experimentei vários restaurantes dessa lista , realmente o que não dá para ír é o alquymist, uma verdadeira armadilha para turista. O clube dos ventos é um lugar delicioso para passar o dia e eles tem selfservice com bastante opções de salada. O Na casa dela no beco do forró é sem duvida a grande novidade, local lindo e comida deliciosa, melhor atendimento da cidade. Não fui no outro por causa da fila de espera. Gostei bastante de um não mencionado aqui, acua salata, fica no beco doce e é bem pequeno. O Atun é delicioso. A dica em geral é se certificar bem da procedência do transfer porque pode ser uma roubada. Tive problema na ida e peguei uma boa indicação na volta, com Andrew.

Lorena
LorenaPermalinkResponder

Estou em Jeri seguindo as dicas, como sempre, maravilhosas de vocês. No Na Casa Dela, que é impecável, o ravióli é de arraia e não de siri. Perguntei às atendentes se havia o de siri e falaram que nunca tiveram no cardápio. O restaurante Pescador achei também sensacional. A caldeirada tem um valor bem em conta e é deliciosa. Na verdade, serve três pessoas, na minha opinião, de tão bem servida. A farofa de panko deles é gostosíssima. O sorvete da Gelato & Grano, gente, é uma ótima pedida. Fui lá dois diss seguidos e ainda vou fechar a noite nele. A torta de banana de Tia Angelita é bem gostosa. O lugar funciona diariamente, exceto domingo. Abre para almoço até umas 21h. A fatia da torta custa 7 reai, assim como a cocada. Preço de setembro de 2019.

luiz gustavo
luiz gustavoPermalinkResponder

Oi Ricardo. dicas sensacionais as suas. pousada do Paulo é realmente o lugar mais agradável da viagem. Outra dica que não está aqui é o tal do Buraco Azul. Dizem que é algo que surgiu com as chuvas e é de um azul incrivel. Em jeri realmente a culinaria é fortissima. destaque para o fredissimo.nao mencionado aqui e o Na casa dela do beco Estivemos no Ello mas nos deixou muitíssimo a desejar. Porçoes minusculas e sem sabor, salvou-se somente uma picanha de carne de sol. mas do tamanho de um sushi, ficamos chocados . Super pegadinha,

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar