Jericoacoara

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Jericoacoara: quando ir

A melhor época para ir a Jericoacoara é o segundo semestre: de julho a dezembro, praticamente não chove.

A alta temporada começa em julho, com as férias brasileiras (e o início do verão cearense) e atravessa todo o segundo semestre, graças aos ventos constantes, que trazem os kitesurfistas e windsurfistas gringos para Jeri entre agosto e dezembro.

Onde ficar | Onde comer | Como chegar | O que fazer

Em janeiro os preços continuam altos por causa das férias brasileiras (e também porque ainda é o finzinho da temporada dos ventos), que persistem até o Carnaval. Mas o tempo firme já não é tão garantido em Jericoacoara: começam a aparecer os dias nublados, e é possível chover.

Historicamente, os meses mais chuvosos são março e abril, quando a precipitação costuma atingir 300mm. Maio também pode ser chuvoso, mas um pouco menos: a precipitação média é de 200mm.

O mês com a melhor relação custo x benefício para ir a Jericoacoara (isto é, caso você não seja windsurfista ou kitesurfista) é junho, quando o sol já predomina, mas os ventos (e os preços mais altos) ainda não chegaram.

Para pegar as lagoas de Jijoca mais cheias, vá entre junho e outubro. Nos anos de pouca chuva, as lagoas podem secar no meio do segundo semestre.

Ao longo do ano, Jeri tem mínimas sempre acima de 22ºC e máximas entre os 30ºC e 35ºC. Ao ar livre, o vento sempre aplaca o calor; mas para dormir, você vai precisar de ar condicionado.

Jericoacoara: quando dá praia?

Leia mais:

18 comentários

FERNANDA DEL GIUDICE

Acabei de voltar de Jericoacoara agora em março e não me arrependi de ter ido na baixa temporada. Preços mais em conta para hospedagem, atrações turísticas menos lotadas e nada de fila de espera nos restaurantes. Para não correr o risco ficanos 8 dias e pegamos apenas um dia que chegou a chover por 15 minutos no máximo. Recomendo e iria novamente na mesma época mas é preciso estar ciente da probabilidade de chuva.

Pericles oliveira

jeriquacara é algo diferente o qual deve ser vivido no minimo uma vez na vida.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Fui em Fevereiro qdo os danos da camada de ozônio não eram tão grandes e amei as lagoas e dias lindos. Pos contato com o blog fui em Novembro há quase 9 anos e as lagoas estavam vazias, foi frustrante.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Em anos de seca brava as lagoas podem secar. Acontece de tempos em tempos.

Laisa Nogueira Rezende

Boa tarde!!
Tenho férias em abril e gostaria de conhecer Jerioacoara... Porem vi que é um período chuvoso. Alguem que ja foi em abril poderia me ajudar? A chuva inviabiliza a viagem ou da para aproveitar? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laísa! Se você procurar com vontade, vai achar quem já foi em abril a Jericoacoara e pegou tempo ótimo. Mas saiba que a maior possibilidade é de você pegar tempo ruim e estragar o seu investimento. Não gaste seu dinheiro e seu valioso tempo investindo em viagens na época desaconselhada. Não é esperto.

Tamires
TamiresPermalinkResponder

Vou tirar ferias em setembro, queria saber se as lagoas vao estar cheias nesse periodo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tamires! Entre junho e setembro você vai encontrar as lagoas com o nível mais alto do ano. O nível varia de ano para ano, conforme o volume de chuvas no primeiro semestre.

Gabriele B. Jardim

Estou pensando em ir para Jericoacoara agora no mês de março, mas estou com receio das chuvas. Alguém sabe informar se realmente este mês não é aconselhável ir?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriele! Quando a gente já comprou a passagem e daí descobre que está indo no mês mais chuvoso, a gente reza pra São Pedro pegar leve. Quando a gente ainda não comprou passagem, faz pesquisa, descobre que é o mês mais chuvoso e ainda assim insiste em viajar, é porque a gente não se importa de pegar praia com chuva.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Boa tarde, gostaria saber se mês agosto ou Julho é recomendado para ir na piscina naturais ou não? por causa do vento etc... obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Não há piscinas naturais em Jericoacoara. O vento traz kite e windsurfistas. Começa em agosto e vai até dezembro. Junto com o vento vem a certeza de tempo bom.

Lauro Bruno
Lauro BrunoPermalinkResponder

Boa tarde. Qual a melhor forma de chegar em Jericoacoara, saindo do Rio de Janeiro?

Cristianne Gick Machado

Ola,
Gostaria de saber se existe alguma possibilidade de prática de Kite no mês de junho em Jeri. Sei que não é o período de ventos constantes...porém é um período que inviabiliza a prática?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristianne! A temporada começa em agosto. Não é esperto você investir numa viagem de kite numa época em que não há vento forte o suficiente.

janilson
janilsonPermalinkResponder

Irei a Jeri em Novembro e pretendo ficar 7 dias por lá. É muita coisa ou é o tempo suficiente. Dicas? Com relação ao tempo... vale a pena investir meu valioso dinheiro neste período?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janilson! O clima está bem explicado nesta página, por favor releia.

Sobre o que fazer em Jericoacoara, consulte a página O que fazer em Jericoacoara:
https://www.viajenaviagem.com/destino/jericoacoara/o-que-fazer-jericoacoara/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar