Brexit: turismo em Londres

Guia de Londres

Brexit

Brexit: o que muda para turistas brasileiros?

Desde o dia 1º de fevereiro de 2020, o Reino Unido não faz mais parte da União Europeia. O Brexit, aprovado em plebiscito em 2016, finalmente se concretizou.

Num primeiro momento, o Brexit traz insegurança jurídica para os imigrantes europeus que vivem no Reino Unido (e os emigrantes britânicos que vivem na Europa). A união alfandegária continua por um período de transição de 11 meses que, quando terminar, pode trazer uma crise de desabastecimento, um pouco de inflação e alguma desvalorização da libra.

Para brasileiros em viagens a turismo no Reino Unido, porém, o Brexit não traz nenhum impacto.

Para o turista brasileiro, não muda nada

Para quem viaja ao Reino Unido com passaporte brasileiro, o Brexit não causa nenhuma alteração significativa.

Veja:

Nada muda no controle de imigração

Andar com passaporte

O Reino Unido nunca aderiu à zona européia sem fronteiras internas, o Espaço Schengen. Brasileiros sempre precisaram fazer imigração ao entrar no Reino Unido, mesmo vindo de outros países europeus. Isso continuará igual.

As exigências do Espaço Schengen nunca valeram para entrar no Reino Unido. Nos países europeus que fazem parte do Espaço Schengen, é preciso apresentar passaporte com validade de pelo menos 3 meses depois da data prevista de saída, passagem de volta, seguro-saúde no valor de 30 mil euros e prova de 65 euros por dia para se manter. Além disso, a permanência máxima é de 90 dias a cada 180 dias.

No Reino Unido nada disso é exigido. O passaporte só precisa ter validade para o tempo previsto de permanência. A permanência concedida na entrada pode chegar a 6 meses. E não há regras escritas do que é preciso levar para ser admitido no país. (Mas não se deve vacilar: eu explico por que aqui.)

A moeda não muda

Que moeda levar para o Reino Unido

Apesar de ser membro da União Europeia, o Reino Unido nunca adotou o euro. Nunca foi possível usar euros no comércio britânico. Sempre foi necessário comprar libras no Brasil, trocar euros por libras nas casas de câmbio ou fazer uso de cartões. Continuará igualzinho. Nenhuma novidade aqui.

Será que entrada no Reino Unido vai ficar mais difícil?

Londres como chegar: Gatwick

Sem dúvida, o Brexit aconteceu numa onda de ressentimento anti-imigrantes. Turistas de países subdesenvolvidos podem ser vistos como imigrantes clandestinos em potencial? Sim. Mas já corríamos esse risco antes do Brexit.

Quando Theresa May (a antecessora de Boris Johnson) se tornou primeira-ministra em 2016, chegou a mencionar explicitamente que pretendia passar a exigir visto para turistas brasileiros. Mas a proposta não foi adiante e nunca se falou nisso.

Em princípio, não há por que temer um endurecimento da recepção de turistas brasileiros no Reino Unido por causa do Brexit. Visitantes do Leste Europeu, que emigraram legalmente durante as duas últimas décadas, devem ser alvo do maior escrutínio, assim que o período de transição terminar.

Mas por via das dúvidas, leve para o Reino Unido os mesmos documentos que você apresentaria no Espaço Schengen. Passagem de volta, comprovante de reserva de hotéis por toda a estada (ou carta-convite do seu anfitrião, com nome, endereço, telefone e email) e outras provas de que sua viagem é de turista — passagens internas, ingressos, tours, tudo o que você tiver comprado antecipadamente. (Faça também seguro-viagem — não é obrigatório, mas você não quer ficar doente em libras, quer?)

Em resumo: não há por que temer o Brexit

Brexit: turismo em Londres

Na prática, a única mudança que podemos experimentar no Reino Unido são maiores filas na imigração, quando o período de transição de 11 meses da união alfandegária terminar, e os viajantes europeus passarem a sofrer o mesmo controle minucioso que nós, não-europeus, sempre sofremos.

Não desista de viajar ao Reino Unido por causa do Brexit. Para nós, nada mudou.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    28 comentários

    Devido ao COVID19 terei que alterar a data da minha viagem que seria em maio/2020, eu tenho até 1 ano para remarcar, estou com medo de remarcar para 2021 e ter problemas com o Visto por causa do Brexit!, Poderiam me dizer algo sobre isso?

      Olá, Gismara! Não há nada no Brexit que nos afete. Conforme está explicado no texto, a situação de não-europeus continua exatamente como era antes. Só muda se instituírem a necessidade do visto para brasileiros. Isso já poderia ter sido feito enquanto o Reino Unido estava na União Européia, porque o Reino Unido não faz parte do Espaço Schengen. Nunca instituiu. Pode ser que institua? Pode. Mas não há nenhuma indicação disso até o momento.

    Olá, vou fazer conexão em Londres Heathrow para ir para Dublin, será que vou ter algum problema? Preciso passar na imigração?

      Olá, Luiz Gustavo! Pelas regras de imigração entre Reino Unido e Irlanda, você vai acabar fazendo duas imigrações. Uma ao chegar e outra ao pegar o vôo de continuação.

    Obrigada pelos esclarecimentos. Tenho um vôo de Istambul para o Brasil com escala longa (também noturna) em Londres. Posso passar pela imigração para sair do aeroporto, dormir em Londres e no dia seguinte pegar o vôo para o Brasil?

    Minha dica após 11 entradas em Londres dos quais 9 a trabalho, ao passar na imigração leve provas e fale a verdade mesmo se confrontado/a. Das 9 vezes levei carta de onde trabalhava dizendo que estava a serviço de Sua Majestade. Passei bem em 8 vezes com a mesma tranquilidade das duas vezes que fui a passeio e mostrei meu roteiro de viagem (eles se cansam no 3o país rs). Pois numa vez me desafiaram que eu não poderia trabalhar para o governo britânico sendo brasileira negando a veracidade da carta – eu perguntei educadamente e assertivamente se eles não sabiam que há funcionários locais hahaha

    Excelentes esclarecimentos, parabéns!
    Contudo, lendo o final deste artigo, ainda me restou uma dúvida: o seguro viagem NAO É obrigatório? Sempre viajei com um seguro saúde e achava que era obrigatório, mas poucas vezes cobrado na imigração p Europa…ou seja, se desse o azar de alguem pedir e não tivesse o seguro era encrenca na certa. Pode me esclarecer essa duvida? E há diferença se é para espaço schengen ou fora dele? Grata!

      Olá, Cassia! O Espaço Schengen exige como regra de admissão de turistas. (O agente de imigração dificilmente pede para ver, mas o seguro é um dos itens exigidos.)

      O Reino Unido não tem o seguro como exigência, mas se você não tiver seguro, ficar doente durante a sua viagem pode levar você à falência.

      Os seguros vendidos pelas seguradoras brasileiras com cobertura do Espaço Schengen também são válidos no Reino Unido.

    Hey Boia. Obrigado pela postagem.
    Estou com intercâmbio de 1 mês comprado para Canterbury, saindo do Brasil em 20 de novembro. Porém pretendo ficar mais uns dias após as aulas e aproveitar natal e réveillon… Devo ter problemas já que estou indo nesse período obscuro dos 11 meses? E o câmbio, será que melhora? Cada vez que vejo a libra, a vontade é chorar.

      Olá, Vinicius! Não muda nada para brasileiros, nem antes nem depois do período de transição de 11 meses.

    Pretendo ficar 6 meses na Inglaterra. Quais as providencias que devo tomar?

      Olá, Ramos! Se você chegar à imigração dizendo que quer ficar seis meses, vão certamente requerer provas de que você pode se sustentar no período, sem trabalhar, e não é um imigrante potencial. Sinceramente, é pouco provável que te deixem entrar.

    Ricardo, parabens pelo seu site! Eu tenho dupla cidadania. Estou na duvida se viajo com passaporte italiano ou o brasileiro. Vou para Amsterdam/Bruxelas/Londres e Dublin…. Qual é sua opinião?

      Olá, Lilian! O que pessoas na sua situação fazem é sair do Brasil e entrar de volta no Brasil com o passaporte brasileiro, usando o passaporte europeu no exterior.

    Uma mudança (relativamente pequena) é que pedidos de reembolso de VAT (“Global Refund”) e afins sobre compras na UE e levadas para fora do bloco agora não poderão mais ser solicitados em aeroportos britânicos, no caso de roteiros que tenham Reino Unido como último país do itinerário antes da volta ao Brasil.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito