Londres

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Londres: onde comer

Veja nesta página um guia de restaurantes em Londres divididos por regiões. Descubra restaurantes baratos em Londres, onde comer perto das atrações e do seu hotel, e conheça mercados e food halls de Londres que valem entrar para o seu roteiro.

Se preferir, clique para ir direto ao tópico:

Quanto custa comer em Londres?

Em restaurantes ou pubs

londres wagamama

Wagamama

Um jantar com prato principal, sobremesa, uma taça de vinho ou uma cerveja custa a partir de 25 libras por pessoa. Um almoço só com refrigerante ou água, e sem sobremesa, a partir de 15 libras. A esses valores, ainda é somado o serviço, que funciona como no Brasil -- em teoria é opcional, mas vem somado no fim da conta. De praxe, são cobrados 12,5%.

Em lanchonetes, mercados ou food halls

londres market hall victoria

Market Hall Victoria

Em Londres, fast food não necessariamente significa junk food. Há vários locais de comida rápida, bem preparada e com preços razoáveis. Espere pagar por volta de 5 libras por um suco e um sanduíche, ou entre 10 e 15 libras por um almoço em locais sem serviço de garçom.

Comer em Londres: a melhor estratégia

Quer comer bem em Londres, sem ir à falência?

Almoce barato, em mercados, food halls ou redes mais econômicas (como Pret, M&S Simply Food, Itsu, Leon).

Jante em redes mais bacaninhas (como Dishoom, Flat Iron, Busaba, Wagamama).

Não perca a experiência de ir comer num pub, ou num restaurante de fish and chips.

Permita-se, numa noite ou outra, curtir um lugar especial.

Voltar | Topo

Redes de restaurantes

Muito além de McDonald’s, Londres tem redes de restaurantes e takeaways com comida boa de verdade, e ótimo custo x benefício. Em algumas delas, é costume compartilhar mesas com outros clientes.

Econômicas

londres pret

Pret

  • Pret: para qualquer refeição, do café da manhã ao jantar. Sanduíches, sopas, saladas e massas, numa proposta mais leve. Cada item é embalado individualmente. Coma no local ou compre para viagem. Endereços aqui.
  • M&S Simply Food: minimercados das lojas Marks & Spencer, com comidas prontas, embaladas para viagem. Ótimo para piqueniques. Endereços aqui.
  • Itsu: sushi e pratos quentes de inspiração asiática, pré-preparados e embalados individualmente, para comer no local ou levar para viagem. Endereços aqui.
  • Leon: fast-food de pegada saudável. São PFs servidos em caixinhas de papelão, geralmente combinando carne, arroz e legumes. Para comer no local ou levar. Endereços aqui.

Intermediárias

londres honest burgers

Honest Burgers

  • Vapiano: nesse italiano, a massa fresca e molho são combinados ao gosto do freguês. Endereços aqui.
  • Nando’s: rede sul-africana fundada por um português de Moçambique. Serve o nosso frango de padaria, mas numa versão mais apimentada ('peri peri'). Endereços aqui.
  • Franco Manca: pizzas à napolitana, feitas na hora em forno à lenha. Endereços aqui.
  • Honest Burgers: hamburgers suculentos, cervejas artesanais, ambiente moderninho. Endereços aqui.

Bacanas

londres busaba

Busaba

  • Flat Iron: casa de carnes onde o carro-chefe é o ‘flat iron steak’, com preço fixo de 11 libras (acompanhamentos à parte). De sobremesa, o sorvete de casquinha é cortesia. Endereços aqui.
  • Wagamama: asiático descolado com cardápio variadíssimo. Tem pratos preparados na chapa, ramen, curry e mais. Endereços aqui.
  • Busaba: especialidades tailandesas em ambiente cheio de charme. No almoço há pratos principais a 10 libras. Endereços aqui.
  • Dishoom: emulando os ares de antigos cafés em Bombaim, tem vários pratos para dividir, com destaque para os grelhados. Endereços aqui.
  • Côte: como as brasseries francesas, funciona da manhã até a noite. Tem menus de almoço com ótimos preços, e uma carta cheia de clássicos. Endereços aqui.

Voltar | Topo

Mercados e food halls em Londres

londres old spitalfields market chirashi bowl

Old Spitalfields Market

Comer em mercados e food halls costuma ser barato e divertido. O funcionamento é mais ou menos como o das nossas praças de alimentação de shopping: você vai comprar a sua refeição num balcão ou barraquinha, para depois comer numa área coletiva com mesas e cadeiras, ou então de pé.

Se você gosta de experimentar coisas novas e curte comida de rua, a sua refeição vai contar como um passeio. Querendo driblar as multidões, vá aos mercados em dia de semana.

  • Borough Market: histórico, animado e diverso. Se você só quer conhecer um mercado, vá a esse. É, em maior parte, coberto. Mercado completo de 4ª a sábado. Fecha domingo. (8 Southwark St, site)
  • Old Spitalfields Market: mistura street food e restaurantes, barracas de artesanato e lojas. Coberto. Abre diariamente. (16 Commercial St, site)
  • Camden Market: alternativo e espalhadão, tem ótimas opções de street food no North Yard. Se chover, troque o programa. Abre diariamente. (Camden Lock Pl, site)
  • Greenwich Market: antiguidades, artesanato e comidinhas. É, em maior parte, coberto, Abre diariamente. (5B Greenwich Market, site)
  • Maltby Street Market: pequeno mercado de rua com lojas e bares adjacentes. Se chover, troque o programa. Acontece aos sábados e domingos. (37 Maltby St, site)
  • Market Hall Victoria: um predinho que funciona como praça de alimentação -- ou ‘food hall’. Moderninho e com ótimos restaurantes. Coberto. Abre diariamente. (191 Victoria St, site)

Voltar | Topo

Restaurantes por região

Aquela conversa de que se come mal em Londres já não é verdade há muito tempo: trata-se apenas de um clichê surrado. Londres tem uma cena gastronômica empolgante e variada. A cada refeição você pode provar um prato de um país diferente -- sem repetir a nacionalidade! Nossa seleção de restaurantes em Londres tem representantes britânicos, italianos, franceses, e também do Japão, da Índia, de Taiwan...

Procuramos mirar em restaurantes com bom custo x benefício. Para ver cardápios e preços, clique no nomes dos restaurantes -- todos são links para seus sites oficiais.

Nossas recomendações, por região (listadas em ordem alfabética):

Restaurantes em Bloomsbury e Fitzrovia (British Museum)

londres bao fitzrovia

BAO

Pequenino e sempre concorrido, o taiwanês BAO Fitz tem uma ótima seleção de pratinhos para compartilhar. Mas peça primeiro o bao, delicioso sanduíche feito com pão assado no vapor, que dá nome à casa e é oferecido com 5 recheios. Fica a 500 metros do British Museum. (31 Windmill St, reservas aqui)

No Abeno, numa transversal do museu, o carro-chefe é o okonomiyaki, uma espécie de omelete japonês. Escolha os ingredientes e veja o prato ser preparado na sua mesa. (47 Museum St, site)

Na mesma vizinhança, o Savoir Faire é um bistrôzinho familiar, com uma carta variada e preços especiais para o almoço. (42 New Oxford St, reservas aqui)

Para algo mais ligeiro, a Shoop Soup Shop é um simpático fast food de sopas. O cardápio muda para se adequar à estação, e há porções de quatro tamanhos diferentes. (27 Tottenham St, site

Em Bloomsbury e Fitzrovia também há filiais das redes Pret, Itsu, Leon, Nando’s, Franco Manca, Honest Burgers, Busaba e Côte. Leia sobre elas aqui.

Voltar | Restaurantes por região | Topo

Restaurantes em Covent Garden

flat iron covent garden

Flat Iron

O Flat Iron de Covent Garden não aceita reservas, mas a espera por mesa vale a pena. A casa é especializada no flat iron, um corte da paleta bovina que dá um bife bem macio. Por 11 libras você come o flat iron com uma saladinha verde. Peça um segundo acompanhamento. De sobremesa, a casquinha de sorvete é cortesia da casa. (17-18 Henrietta St, site)

Para o almoço, o francês Côte rece favoritos como salada niçoise, steak frites e boeuf bourguignon. (17-21 Tavistock Street, reservas aqui) tem menu com entrada, um prato leve e sobremesa por razoáveis 15 libras. E a qualquer hora do dia ofe

Não é difícil achar um bom hamburger em Covent Garden. Você vai achar filiais do Honest Burgers (33 Southampton St, site) Shake Shack (24 Market Building, site) e Byron (33-35 Wellington St, site).

Para sanduíches veganos, vá ao by CHLOE (34-43 Russell St, site).

Em Covent Garden também há filiais das redes Pret, Itsu, Nando’s, Franco Manca, Wagamama, Busaba e Dishoom. Leia sobre elas aqui.

Voltar | Restaurantes por região | Topo

Restaurantes na City of London

No centro financeiro de Londres, o melhor a fazer para não maltratar o bolso é ficar com os restaurantes de rede, que existem aos montes para atender a quem trabalha na região.

Nos arredores das estações de metrô Bank e St Paul’s há filiais das redes Pret, M&S Simply Food, Itsu, Leon, Nando’s, Franco Manca, Honest Burgers, Wagamama e Côte. Leia sobre elas aqui.

Também é uma boa pedida o japonês Koya, dedicado ao udon (um tipo de macarrão grossinho). Na carta, aparece combinado com diversos ingredientes. (10-12 Bloomberg Arcade, reservas aqui)

Voltar | Restaurantes por região | Topo

Restaurantes em King's Cross

londres dishoom kings cross

Dishoom

Alguns metros atrás da estação de King’s Cross, passando o Regent's Canal, há um pequeno núcleo de restaurantes em volta da Granary Square.

Ocupando um enorme galpão, o Dishoom homenageia antigos cafés de Bombaim (ok, Mumbai), fundados por imigrantes persas. O cardápio é bem variado, e a melhor estratégia a seguir é escolher porções para compartilhar. As fritas de quiabo (okra fries) são imperdíveis, e o black daal é um primo não muito distante do nosso feijão brasileiro. (5 Stable St, site)

O Caravan é um bom curinga nessa área, com opções para toda hora, esteja você à procura de um café da manhã reforçado, um almoço leve, petiscos ou pizza. (1 Granary Square, reservas aqui)

A recém-aberta cervejaria Little Creatures segue a mesma linha: o menu vai do brunch ao jantar. (1 Lewis Cubitt Walk, reservas aqui)

Para algo mais sofisticado, mire no elegante centro comercial Coal Drops Yard (Stable St), logo ao lado. O Hicce (reservas aqui) é uma aposta interessante.

Perto da estação de King's Cross há filiais das redes Pret, M&S Simply Food, Leon, Franco Manca, Honest Burgers e Flat Iron. Leia sobre elas aqui.

Restaurntes entre Leicester Square e Trafalgar Square

londres busaba leicester square

Busaba

O tailandês Busaba fica a uma quadra da baguncinha da Leicester Square. Com um salão à meia-luz e decoração caprichada, nem parece um restaurante de rede. É um bom lugar para jantar, e no horário de almoço oferece uma seleção de pratos a razoáveis 10 libras. (35 Panton St, reservas aqui)

Também há pratos nessa mesma faixa de preço no bufê do Café In The Crypt. O nome curioso não é à toa: funciona na cripta de uma igreja, logo ao lado da National Gallery. (Trafalgar Square, site)

O The Admiralty é um bom pub nessa área, aos pés da Trafalgar Square. (66 Trafalgar Square, reservas aqui)

E para experimentar um churrasco à moda indiana, reserve uma mesa no Tandoor Chop House. (8 Adelaide St, reservas aqui)

Em Leicester Square também há filiais das redes Pret e Wagamama. Leia sobre elas aqui.

Voltar | Restaurantes por região | Topo

Restaurantes em Notting Hill

Do ladinho da Portobello Road, a livraria, café e restaurante Books for Cooks é o lugar mais adorável em Notting Hill para uma refeição. Você vai comer numa das mesas espalhadas entre as estantes, e a receita do que pediu provavelmente vai ter saído de algum dos livros à venda. (4 Blenheim Crescent, site)

Procurando por um lugar para um lanchinho? A Portobello Road tem uma coleção deles. Dois bons endereços são as confeitarias GAIL’s (138 Portobello Rd, site) e Fabrique (212 Portobello Rd, site).

Pelo bairro, para mais uma oportunidade de fish and chips de primeira linha, vá ao The Chipping Forecast (29 All Saints Rd, reservas aqui).

Nos arredores da Portobello Road há filiais das redes Pret, M&S Simply Food, Itsu, Leon, Nando’s e Honest Burgers. Leia sobre elas aqui.

Voltar | Restaurantes por região | Topo

Oxford Street e arredores

Londres onde comer: fish and chips

Mayfair Chippy

Em Mayfair, a duas quadras da Oxford Street, o Mayfair Chippy é um dos endereços mais certeiros para um fish and chips saboroso de verdade. Na versão ‘classic’, o peixe empanado em massa de cerveja vem acompanhado de dois molhos e purê de ervilhas. Reservar é imprescindível. (14 N Audley St, reservas aqui)

No mesmo bairro, o pub The Windmill se orgulha das suas pies, as tortas com recheio salgado tradicionais do Reino Unido. Há sete tipos diferentes de combinação de recheio e massa. (6-8 Mill St, reservas aqui)

Em Marylebone, perto da estação de metrô Marble Arch, o Boxcar Butcher & Grill é um 2 em 1 de açougue e restaurante. As carnes maturadas são o principal item do menu e podem ser divididas entre duas pessoas. (23 New Quebec St, reservas aqui)

A dois quarteirões da estação Oxford Circus, o todo chic The Wigmore tem opções mais criativas de petiscos do que você encontraria nos pubs tradicionais. (15 Langham Pl, reservas aqui)

Perto da Oxford Street, entre as estações Marble Arch e Oxford Circus, há filiais das redes Pret, M&S Simply Food, Itsu, Leon, Nando’s, Honest Burgers, Wagamama, Busaba e Côte. Leia sobre elas aqui.

Voltar | Restaurantes por região | Topo

Restaurantes em Shoreditch e Spitalfields

Londres onde comer: Smokestak

Smokestak

Numa transversal da Brick Lane, o Smokestak é para você que prefere uma boa costela a um filé mignon. Os acompanhamentos são tão empolgantes quanto os pratos de carne, e você pode combinar um com o outro como preferir. (35 Sclater St, reservas aqui)

Para um jantar especial, fique com as criações na brasa do turco Oklava (74 Luke Street, reservas aqui), ou vá descobrir a cozinha do Mianmar no Lahpet (58 Bethnal Green Rd, reservas aqui). No mediterrâneo Popolo (26 Rivington St, reservas aqui), o mais divertido é sentar no balcão, para ver a ação na cozinha.

A qualquer momento do dia, passar para pegar um sanduba no Beigel Bake é uma boa idéia. (Sim, um dos lugares mais tradicionais do enclave mais indiano de Londres é uma deli judaica.) Peça o bagel com salmão para algo mais comedido, ou recheado de salt beef para um sanduíche que vale por um jantar. A padaria funciona 24 horas. (159 Brick Lane, Facebook)

No Brick Lane Market, que acontece aos domingos, algumas barraquinhas de comida são montadas na rua, mas é mais interessante guardar a fome para o Old Spitalfields Market.

londres chirashi bowl old spitalfields market

Chirashi Bowl

O Old Spitalfields Market funciona todos os dias da semana e é um ótimo lugar para comer bem e barato em East London. Há muitos postos de street food (como o Chirashi Bowl e o Nilly’s Turkish Kitchen), e um elenco ótimo de restaurantes de rede. (16 Commercial St, site)

Fora do mercado, também come-se bem no pub Culpeper (40 Commercial St, reservas aqui) e no bistrô Chez Elles (45 Brick Lane, site), próximos à estação Aldgate East.

Entre Shoreditch e Spitalfields há filiais das redes Pret, M&S Simply Food, Itsu, Leon, Nando’s, Franco Manca, Honest Burgers, Flat Iron, Wagamama, Busaba e Dishoom. Leia sobre elas aqui.

Voltar | Restaurantes por região | Topo

Restaurantes no Soho

londres kingly court

Kingly Court

A uma quadra da Regent St, o complexo de restaurantes Kingly Court (Carnaby St, site) é um endereço para se ter na manga. São três andares de bares e restaurantes, com cozinhas de propostas variadas.

O mais disputado é provavelmente o indiano Darjeeling Express (reservas aqui) -- aquele mesmo, do Chef’s Table do Netflix. Para conseguir uma mesa, só reservando com muita antecedência. Mas também se come bem no peruano Señor Ceviche (reservas aqui), no diner americano Dirty Bones, (reservas aqui) e no Le Bab (reservas aqui), onde os kebabs são ainda mais gostosos do que aqueles da carrocinha.

Para uma refeição com mais ‘sustança’, vá direto à churrascaria Blacklock, a 3 minutos da estação de Piccadilly Circus. Se for domingo, reserve: a casa é famosa pelo sunday roast, ‘quase tão bom quanto o da mamãe’. (24 Great Windmill St, reservas aqui)

Para fazer uma refeição de várias pequenas porções, fique com as tapas do espanhol Lobos (48 Frith St, reservas aqui), com os pequenos pratos do indiano descolado Kricket (12 Denman Street, reservas aqui), ou com os dumplings coloridos do chinês BaoziInn (24 Romilly St, reservas aqui). No balcão do Bonnie Gull (22 Bateman Street, reservas aqui), os frutos do mar são sempre frescos e você pode pedir mexilhões por peso, ou ostras e vieiras por unidade.

No Soho também há filiais das redes Pret, Itsu, Leon, Vapiano, Nando’s, Franco Manca, Honest Burgers, Flat Iron, Wagamama, Busaba, Dishoom e Côte. Leia sobre elas aqui.

Voltar | Restaurantes por região | Topo

Restaurantes em South Kensington e Knightsbridge

londres pub hereford arms

Hereford Arms

Ao redor das estações de South Kensington e Gloucester Road do metrô há um bom número de restaurantes. São práticos para ir depois de uma visita ao Natural History Museum, ao Science Museum ou ao Victoria and Albert Museum.

O Hereford Arms é um pub aconchegante na Gloucester Road, a apenas dois minutos do metrô. Tem uma área reservada para refeições, de onde se tem uma bonita vista da rua. No cardápio, a clássica comida de pub: fish and chips, cottage pie, e um sunday roast generoso. De sobremesa, não perca o sticky toffee pudding. (127 Gloucester Rd, reservas aqui)

Bem ao lado da estação South Kensington do metrô, o Muriel’s Kitchen serve almocinhos despretensiosos, com lasanha da casa, sopa do dia, e saladas coloridas. (1-3 Pelham St, site)

No também informal Ceru, o cardápio é de especialidades do Oriente Médio. (7–9 Bute St, reservas aqui)

Perto dos museus de South Kensington há filiais das redes Pret, Leon, Nando's, Franco Manca e Honest Burgers. Leia sobre elas aqui.

Voltar | Restaurantes por região | Topo

Restaurantes ao sul do Tâmisa

londres wagamama south bank

Wagamama

O polo de restaurantes nos arredores do Southbank Centre é bem conveniente para quem vai à London Eye e às outras atrações de South Bank.

Ali está uma das filiais do asiático Wagamama, com uma grande área de mesas ao ar livre, e salão com cozinha à vista. Os pratos são, em sua maioria, de inspiração japonesa, mas no cardápio não há sushi ou sashimi. No lugar, muitos tipos de noodle, tigelas de ramen e curry japonês. (Belvedere Rd, site)

Os excelentes hamburgers da Honest Burgers têm uma loja na mesma vizinhança (9 Festival Terrace, site), assim como o festivo mexicano Wahaca (Queen Elizabeth Hall, reservas aqui).

borough market scotchtails

Scotchtails

Mas o mais bacana ao sul do Tâmisa é pular de barraquinha em barraquinha no Borough Market, que tem todos os postos funcionando entre 4ª e sábado. Procure pela Scotchtails para experimentar os scotch eggs (bolinho de carne recheado de ovo cozido). Há postos de paella, risoto, leitão assado… E muitos produtos locais ou de países vizinhos para comprar e levar para o seu piquenique. (8 Southwark St, site)

Nos arredores, também dá para comer bem e barato no pequeno italiano Padella (6 Southwark St, site). A filial do Borough Market do taiwanês BAO tem salas de karaokê (13 Stoney St, site).

Aos sábados e domingos, o Maltby Street Market é mais um ótimo programa para quem gosta de comida de rua. Elogiado pelo seu elenco de barraquinhas, o mercado acontece bem próximo à Tower Bridge. Como é ao ar livre, troque de planos em caso de chuva. (37 Maltby St, site)

Em South Bank também há filiais das redes Pret e M&S Simply Food. Nos arredores do Borough Market, entre as estações de metrô Southwark e London Bridge, há filiais das redes Pret, M&S Simply Food, Itsu, Leon, Vapiano, Nando's, Honest Burgers, Flat Iron e Wagamama. Leia sobre elas aqui.

Voltar | Restaurantes por região | Topo

Restaurantes em Victoria e Westminster

londres nonna tonda

Nonna Tonda

Nos arredores da estação de trem e metrô Victoria, o Market Hall Victoria nem parece uma praça de alimentação. Tem até um bar no terraço! Entre os restaurantes, um dos destaques é o Nonna Tonda, de massas artesanais e preços super razoáveis. (191 Victoria St, site)

Perto dali, o Lime Orange é um coreano autêntico, com pratos típicos como o bibimbap custando pouco mais de 10 libras. (312 Vauxhall Bridge Rd, site)

Já o endereço da padaria Ole & Steen perto do Palácio de Buckingham promete ‘um gostinho da Dinamarca’ nos seus doces, sanduíches e saladas. (1 Sir Simon Milton Square, site)

Na região da estação Victoria e do Palácio de Buckingham há filiais das redes Pret, M&S Simply Food, Itsu, Leon, Nando’s, Franco Manca e Wagamama. Leia sobre elas aqui.

Voltar | Restaurantes por região | Topo

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar