Londres

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Londres: o que fazer | Roteiros práticos

Veja nesta página um planejamento dia a dia para a sua viagem a Londres, e conheça as principais atrações da cidade.

Colaborou | Elisa Araujo

Quantos dias em Londres?

londres natural history museum

Natural History Museum

Num roteiro pela Europa, Londres é a cidade que merece mais pernoites (empatada com Paris).

Com 4 dias em Londres dá para bater ponto nos cartões-postais mais conhecidos, e visitar boa parte das atrações principais. Para isso, durma 5 noites na cidade.

Com 5 dias em Londres, o roteiro pode incluir algumas atrações mais alternativas. Para isso, durma 6 noites na cidade.

Com 6 ou mais dias em Londres, programe bate-voltas ou passeios fora da zona mais central. Para isso, durma a partir de 7 noites na cidade.

Veja também nosso guia de hospedagem em Londres.

Voltar | Topo

City-tour de ônibus hop-on hop-off

Londres: ônibus hop-on hop-off

Big Bus

A terra do ônibus de dois andares não poderia deixar de ser o lugar em que começaram os city-tours em ônibus de dois andares. Desde a década de 70 os tours são feitos em ônibus com segundo andar aberto. E desde a década de 90, é possível saltar em qualquer parada do circuito e seguir no ônibus seguinte.

Os dois operadores principais são o pioneiro The Original Tour, que tem 6 circuitos combinados, e o gigante Big Bus, com 4 circuitos combinados. Os tickets -- de 24, 48 ou 72 horas -- dão direito a usar todos os circuitos do mesmo operador. Os ônibus funcionam das 8h às 18h e partem em intervalos entre 10 e 20 minutos.

Vale a pena hop-on hop-off em Londres?

Na nossa opinião, não vale a pena, não. Por esses motivos:

  • O trânsito é lento e você se vê parado um tempão em pontos desinteressantes
  • No clima de Londres, dificilmente fica agradável no segundo andar aberto
  • Nem sempre o ônibus passa em frente à atração que você gostaria de fotografar
  • Ao circular com o hop-on hop-off você perde a chance de se familiarizar com o fantástico transporte público de Londres
  • Os ônibus comuns também têm dois andares, e o segundo andar é climatizado!

Mas se você é fã desse tipo de ônibus, estará bem servido em Londres. Compre os passes de 72 horas para ter chance de visitar mais lugares. O Big Bus, mais caro, inclui caminhadas guiadas (walking tours) e passeio de barco no Tâmisa (river cruise).

Hop-on hop-off em Londres
  • The Original Tour (6 circuitos)
    • Ticket 24 horas: 34 libras (de 5 a 15 anos: 16 libras)
    • Ticket 48 horas: 44 libras (de 5 a 15 anos: 20 libras)
    • Ticket 72 horas: 54 libras (de 5 a 15 anos: 26 libras)
    • Site oficial
  • Big Bus (4 circuitos, incluindo waking tours e River Cruise)
    • Ticket 24 horas: 39 libras (de 5 a 15 anos: 29 libras)
    • Ticket 48 horas: 45 libras (de 5 a 15 anos: 35 libras)
    • Ticket 72 horas: 50 libras (de 5 a 15 anos: 40 libras)
    • Site oficial

Fura-filas e ingressos com desconto em Londres

londres madame tussauds

Madame Tussauds

Você não precisa se preocupar em comprar ingresso antecipado para nenhum dos museus mais importantes de Londres. É o caso do British Museum, Tate Modern, Tate Britain, Natural History Museum, Victoria and Albert Museum, Science Museum, National Gallery e National Portrait Gallery. Eles têm entrada gratuita e livre para o acervo principal. Você só vai precisar pegar fila na bilheteria, ou comprar ingresso antecipado, se quiser ver alguma mostra temporária.

Já as outras atrações pedem algum planejamento.

Para visitas em finais de semana, em feriados nacionais ou durante o verão, é altamente recomendável ter ingresso já garantido para qualquer atração paga (com exceção daquelas que dependem de bom tempo, como a London Eye e o The View from The Shard).

Em dias de semana, se você não vai chegar na atração na hora de abertura, também é bom já ter os bilhetes em mãos, comprados pela internet.

Madame Tussauds: compre pela internet

Para o Madame Tussauds, a qualquer época do ano, compre ingresso antecipado e agende o horário da visita. As filas são gigantescas na bilheteria. Se tiver esquecido de comprar e, na hora, só houver vagas para visita no fim do dia, o melhor a fazer é desembolsar mais 10 libras por um passe fura-filas (ou ‘fast track’).

Comprando no site do Madame Tussauds um ingresso combo com a London Eye (que também pode incluir o SEA LIFE London Aquarium, e mais outras atrações) você ganha desconto nos bilhetes e só precisa marcar horário para o Madame Tussauds.

London Eye e The Shard: NÃO compre antecipado

É arriscado ter ingresso com hora marcada para atrações que pedem bom tempo em Londres.

Para fazer valer o preço do ingresso, fique de olho na previsão do tempo e decida quando ir mais em cima da hora.

Se as atrações estiverem muito cheias, você pode comprar um bilhete fura-filas (ou ‘fast track’) tanto na London Eye, quanto no The View from The Shard.

O ticket combinado, comprado pelo site do Madame Tussauds, é uma maneira inteligente de pular a fila da bilheteria na London Eye, sem se comprometer com uma hora exata para a visita.

O London Pass vale a pena?

O London Pass é um passe de descontos para atrações em Londres, vendido em modalidades de 1, 2, 3, 6 ou 10 dias.

Inclui atrações como Torre de LondresSt Paul’s Cathedral, Abadia de Westminster e Observatório de Greenwich. Mas deixa de fora Madame TussaudsLondon Eye e SEA LIFE London Aquarium.

A maior vantagem do London Pass é desobrigar você de entrar no site de cada atração para comprar entradas. Você pode baixar o cartão como um app, dispensando a impressão dos ingressos.

O passe acaba se pagando se você seguir os nossos roteiros de 4, 5 ou mais dias, mas confira se as atrações inclusas no London Pass são aquelas que você gostaria de visitar.

Pagando um adicional, o seu London Pass também vira passe de transportes, mas é mais barato se deslocar usando um passe Oyster com créditos ‘pay as you go’.

Promoção 2FOR1 da National Rail

A promoção 2FOR1 da cia. ferroviária National Raildois ingressos pelo preço de um em várias atrações em Londres. A seleção pode mudar, mas sempre há atrações de peso na lista, como Madame TussaudsLondon Eye, Torre de Londres, Abadia de Westminster e Churchill War Rooms.

Para aproveitar a promoção, você precisa chegar a Londres com uma passagem de trem emitida pela National Rail, ou comprar um Travelcard de papel também emitido pela empresa, em alguma das estações de trem em Londres. (No caso do Travelcard, você vai precisar de uma foto. Entenda aqui.)

Imprima os vouchers para as atrações que pretender visitar, através do site da promoção. Apresente na bilheteria junto com as passagens ou os Travelcards de papel. É preciso que as duas pessoas tenham passagens ou passes válidos.

Passagens de trem só de ida dão direito ao desconto apenas na mesma data da viagem. Já as passagens de ida e volta garantem o desconto por todo o período entre uma viagem e outra. Na versão de 7 dias do Travelcard, você pode aproveitar os descontos por toda a semana.

Os bilhetes do Gatwick Express e do Stansted Express com destino a Londres também são válidos para a promoção, se emitidos pela National Rail. Compre ida e volta se for sair de Londres pelo mesmo aeroporto, para poder usar a promoção por toda a sua estadia.

Bilhetes do Heathrow Express não são aceitos na 2FOR1.

Voltar | Topo

Londres em 4 dias

Dia 1: sul do Tâmisa e noite no West End


Tenha ingressos comprados antecipadamente se quiser visitar o Shakespeare's Globe.

  • Fez tempo bom? Vá à roda-gigante London Eye.
  • Com crianças, visite em seguida o SEA LIFE London Aquarium. (Sem crianças? Pode pular.)
  • Entre 4ª e sábado, siga ao Borough Market (de metrô, linha Jubilee, da estação Waterloo à estação London Bridge) para almoçar. Entre domingo e 3ª, almoce em South Bank.
    • Não curte roda-gigante, mas quer ver Londres do alto? Troque a London Eye pelo The Shard, e vá a pé para o Borough Market em seguida.
  • Escolha entre visitar o Tate Modern ou fazer a visita guiada no Shakespeare's Globe.
  • À noite, caminhe por Piccadilly Circus, Leicester Square, Chinatown. Jante no Soho.

Dia 2: City of London e Covent Garden


Tenha ingressos comprados antecipadamente para a Torre de Londres e para a St Paul's Cathedral.

Dia 3: Westminster de dia, noite em Shoreditch


Tenha ingressos comprados antecipadamente para a Abadia de Westminster, para o Churchill War Rooms, e, no verão, para o Palácio de Buckingham.

Dia 4: museu, Hyde Park e musical


Tenha ingressos comprados antecipadamente se quiser visitar o Palácio de Kensington.

Voltar | Topo

Londres em 5 dias

Siga as indicações do roteiro de 4 dias. Complemente com este dia:

Dia 5: Londres alternativa, Madame Tussaud e Selfridge's

Caso você queira visitar o Madame Tussauds, tenha ingressos comprados antecipadamente.

  • Conheça uma Londres um pouco mais alternativa -- indo ao Camden Market
  • À tarde, divirta-se no museu de cera Madame Tussauds. (Caso não queira, pode substituir por algum dos museus sérios que ainda não tenha visitado.) Como chegar ao Madame Tussauds:
    • Saindo do Camden Market, vá com o ônibus 27 até o ponto Baker Street Station. Ou vá de metrô com a linha Northern, da estação Camden Town até a estação King's Cross St Pancras. Lá, troque para a linha Hammersmith & City, desembarcando na estação Baker Street.
    • Saindo do Old Spitalfields Market, vá de metrô, com as linhas Hammersmith & City, Metropolitan ou Circle, da estação Liverpool Street à estação Baker Street.
  • Pegue novamente o metrô para ir até a Oxford Street. Embarque na estação Baker Street e siga com a linha Jubilee até a estação Bond Street.
  • Visite primeiro a Selfridges, a tradicional loja de departamentos que virou seriado. Depois, procure pelas suas marcas preferidas ao longo da rua. As lojas nessa área fecham por volta de 21h em dias de semana, e 18h aos domingos.
  • Vá jantar nos arredores da Oxford Street.

Voltar | Topo

Mais dias em Londres

Siga o roteiro de 5 dias. Nos dias suplementares, escolha entre esses programas:

Mais passeios em Londres

Londres com ênfase em museus

Se você é fã museu, Londres é um parque de diversões maravilhoso -- em que os brinquedos, perdão, os museus principais saem de graça.

Você pode usar o nosso menu de museus para ir visitando um por dia. Caso tenha fôlego para dois museus por dia, siga este esqueminha, com sugestões de visitas complementares aos arredores.

Londres com ênfase em museus

Combinações práticas de museus e atrações:

Tate Britain + barco Tate to Tate + Borough Market + Tate Modern

British Museum + Covent Garden

Troca de guarda + Churchill War Rooms + National Gallery + National Portrait Gallery

Victoria & Albert + Hyde Park

Museu de História Natural + Kensington Gardens + Science Museum

Tower of London + Greenwich

Voltar | Topo

Londres, atração por atração

(Preços apurados em julho/2019)

Voltar | Topo

Abadia de Westminster

londres abadia westminster

Abadia de Westminster

Conhecida por ser o local de coroação dos reis britânicos -- e cenário do casamento do Príncipe William e Kate Middleton -- a Abadia de Westminster é uma das construções mais impactantes de Londres. Sua história está registrada desde 1080, mas o edifício como é hoje começou a ser construído em 1245.

A Abadia merece ser apreciada com cuidado: na parte externa, repare nos detalhes da arquitetura gótica. Para a visita interna, baixe o guia multimídia (disponível em português) no seu celular, ou agende na hora um tour guiado com um dos especialistas disponíveis (apenas em inglês).

Os destaques da visita são o Trono da Coroação, a Lady Chapel, os túmulos das Rainhas Elizabeth I e Mary da Escócia, o Coro e o altar medieval na Pyx Chamber, perto do claustro.

Não deixe de subir até a Galeria do Jubileu de Diamante da Rainha, uma área que permaneceu fechada ao público por mais de 700 anos (maiores de 18 anos pagam ingresso adicional).

No verão, chegue com ingresso comprado e prepare-se para filas e para passar por vistoria de segurança nas mochilas e bolsas.

Abadia de Westminster
  • Endereço: 20 Deans Yd
  • Horários:
    • 2ª a 6ª 9h30-15h30
    • sáb 9h-15h (mai-ago) e 9h-13h (set-abr)
    • 'Wednesday Lates' 16h30-18h
    • fecha dom (abre apenas para missas)
  • Ingressos:
    • inteira: 23 libras
    • 60+: 20 libras
    • 6-16 anos: 10 libras
    • até 6 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Westminster (linhas Circle, District e Jubilee)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Borough Market

londres borough market

Borough Market

Mais antigo hortifrúti de Londres, o Borough Market se reinventou nas últimas décadas como uma atração imperdível para foodies. Além de frutas e legumes, você encontra por lá queijos britânicos, embutidos espanhóis, azeitonas gregas, temperos caribenhos... Se estiver planejando fazer um piquenique durante a sua estadia, é um ótimo lugar para procurar por algo especial.

E para comer na hora, também há barraquinhas com delícias de todo o mundo. É difícil conseguir lugar para sentar, mas a oferta de comidinhas é tão empolgante que você vai querer mesmo é pular de barraca em barraca, procurando mais alguma coisa para experimentar. Vá com fome, e vá cedo -- especialmente se for num sábado, quando o mercado lota.

A arquitetura do Borough Market -- com um pavilhão central impressionante, de estrutura de ferro fundido -- se soma à qualidade da comida em oferta para fazer desse 'o' mercado que você não pode perder em Londres.

O Borough Market abre de segunda a sábado, mas só de quarta-feira em diante todas as lojas e estandes estão em pleno funcionamento.

Como a parte principal do mercado é coberta, é um programa que também dá certo em dias de chuva.

Borough Market
  • Endereço: 8 Southwark St
  • Horários:
    • 2ª e 3ª 10h-17h (funcionamento parcial)
    • 4ª e 5ª 10h-17h, 6ª até 18h
    • sáb 8h-17h
    • fecha dom
  • primeira 2ª de dez até o Ano Novo, aberto todos os dias
  • Site oficial
  • Metrô: London Bridge (linhas Jubilee e Northern)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Brick Lane Market

londres brick lane market

Brick Lane Market

De roupas de segunda mão a câmeras fotográficas antigas, há de tudo um pouco no Brick Lane Market. Mas, sem desdenhar das mercadorias à venda, o melhor da feira é servir de pretexto para uma manhã de passeio em Shoreditch.

Na própria Brick Lane você vai encontrar vários brechós e lojinhas alternativas, e muitos restaurantes bengaleses onde o curry é bom e barato. Repare nas placas de rua bilingues -- essa área é o coração da comunidade de Bangladesh em Londres.

Aventure-se pelos arredores para ver os famosos graffitis do bairro, e para dar uma espiada nos mercados, de comida e de compras, que se multiplicam entre galpões.

Brick Lane Market
  • Endereço: Brick Ln
  • Horários:
    • dom 10h-17h
  • Site oficial
  • Ônibus: 8, 388. Metrô: Aldgate East (linhas District e Hammersmith & City)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

British Museum

londres british museum

British Museum

Joia da coroa dos museus londrinos, o British Museum merece um planejamento especial. Do contrário, parte da visita vai ser dedicada a decidir para que lado ir. Com tempo e disposição, percorra os salões onde objetos mínimos e estátuas gigantes narram a história da humanidade.

As atrações mais concorridas são as múmias egípcias, no piso superior, e a Pedra da Roseta, no térreo.

Para quem quer ver apenas os destaques, o museu indica um roteiro de 1 hora, que inclui a Pedra da Roseta, o jogo de xadrez medieval entalhado em marfim e dente de baleia, esculturas do Partenon e a múmia de Katebet.

O roteiro de 3 horas dá uma visão bem melhor da grandiosidade do acervo.

Pesquise no site do museu para saber sobre os tours gratuitos oferecidos diariamente e sobre as exposições temporárias, que têm ingresso pago.

Se decidir passar o dia, o museu dispõe de cafeterias, uma pizzaria e um restaurante à la carte.

British Museum
  • Endereço: Great Russell St
  • Horários:
    • sáb a 5ª 10h-17h30
    • 6ª 10h-20h30
  • Ingressos:
    • exposições permanentes: grátis
    • exposições temporárias: veja aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Tottenham Court Road (linhas Central e Northern) ou Holborn (linhas Central e Piccadilly)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Camden Market

londres camden market

Camden Market

O Camden Market nasceu nos anos 70 com um propósito que mantém até hoje -- vender moda para várias tribos diferentes. Seja você mod, gótico, hipster, punk, ou curta o estilo pin-up dos anos 50, só vai sair do mercado de mãos abanando se quiser.

Ao longo dos anos, o Camden Market se multiplicou, e hoje é como vários mercados em um.

A parte mais gostosinha de passear é o North Yard -- onde está a estátua de Amy Winehouse, célebre residente do bairro de Camden. Comece a visita por lá. A dica é saltar na estação de Chalk Farm, e não na de Camden Town, para fazer o passeio da parte mais tranquila para a mais muvucada.

O North Yard é também a parte mais cômoda do Camden Market para almoçar. Tem mesas de piquenique ao ar livre para quem quiser comer nas barraquinhas, e também restaurantes com o seu espaço próprio.

E como o mercado funciona todos os dias da semana, prefira ir nos dias úteis. Nos finais de semana, pode ficar cheio demais.

Camden Market
  • Endereço: Camden Lock Place
  • Horários:
    • diariamente a partir das 10h
    • Consulte horários de cada loja e restaurante aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Chalk Farm ou Camden Town (linha Northern)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Churchill War Rooms

londres churchill war rooms

Churchill War Rooms

Sob ruas movimentadas na região de Westminster fica o Churchill War Rooms, um complexo de corredores subterrâneos, salas e quartos. Durante a 2ª Guerra Mundial, o bunker serviu de abrigo ao primeiro-ministro britânico Winston Churchill e seu gabinete de guerra, além de secretárias, telefonistas e outros funcionários.

Transformado em museu, o ambiente nos leva a um tempo em que os movimentos das tropas inimigas eram acompanhados por alfinetes espetados em mapas de papel, e fazer uma ligação telefônica era uma tarefa complexa.

Os destaques da visita são os quartos de Churchill e de sua esposa Clementine, a sala dos mapas e a micro-sala, disfarçada de banheiro particular, usada pelo primeiro-ministro para falar ao telefone -- em segredo -- com o presidente dos EUA.

Anexo ao complexo fica o Churchill Museum, exposição permanente sobre a vida desse interessantíssimo personagem.

É recomendado comprar o ingresso antecipado para evitar as filas garantidas nos finais de semana, férias e feriados escolares.

Churchill War Rooms
  • Endereço: Clive Steps, King Charles St
  • Horários:
    • jul-ago
      • 9h30-19h
    • set-jun
      • 9h30-18h
    • horário reduzido 5/jan 9h-17h
    • fecha 24, 25 e 26/dez
  • Ingressos:
    • inteira: 22 libras
    • 65+: 17,50 libras
    • 5-15 anos: 11 libras
    • até 5 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Westminster (linhas Circle, District e Jubilee)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Covent Garden Market

londres covent garden market

Covent Garden Market

O Covent Garden Market é o centro de uma área charmosa de compras, teatros e restaurantes. Construído no século 19 para abrigar um mercado de frutas e legumes, era um edifício considerado apenas funcional para a época. Hoje, chama a atenção por sua arquitetura, com colunas e arcos que poderiam muito bem ser parte de alguma praça italiana.

Dentro do mercado você vai encontrar, em sua maioria, lojas de grandes marcas -- uma exceção é a loja de brinquedos vintage Benjamin Pollock's. Há também um espaço para artesanato e antiguidades na área do Apple Market.

Covent Garden Market
  • Endereço: 130 King St
  • Horários:
    • 2ª a 6ª 8h-17h
    • sáb 8h-18h
    • dom 11h-16h
  • fecha 1º/jan, 25/dez, Thanksgiving, Boxing Day e outros feriados; veja aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Covent Garden (linha Piccadilly)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Cutty Sark

londres cutty sark

Cutty Sark

Antes que os navios a vapor dominassem os mares, as estrelas da navegação eram os veleiros. Um dos poucos sobrevivente dessa era é o Cutty Sark.

Construído em 1869, o barco foi utilizado no transporte de chá. Restaurado e transformado em atração turística, pode ser visitado por quem vai a Greenwich. Aprecie a grandiosidade dos mastros e os bem conservados instrumentos de navegação, exemplos da sofisticação tecnológica da marinha britânica no século 19.

Vale combinar com um passeio pelo parque de Greenwich e uma visita ao Observatório.

Cutty Sark
  • Endereço: King William Walk
  • Horários:
    • 20 jul-30 ago
      • 10h-18h
    • 01 set-19 jul
      • 10h-17h
  • Ingressos:
    • inteira: 15 libras
    • 4-15 anos: 7,50 libras
    • até 4 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Barco: Greenwich Pier (linhas RB1 e RB1X)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Greenwich Market

greenwich market londres

Greenwich Market

Localizado em Greenwich entre o Cutty Sark e o parque, o mercado ocupa um grande átrio coberto no centro de um quarteirão.

Entre pelo portal principal na College Approach e percorra os corredores entre barraquinhas que oferecem antiguidades, roupas, joias, chapéus e gravuras. A vocação dos vendedores tende mais para a arte do que para itens de segunda mão. Há muitas opções de comida, não apenas nas barracas, mas no entorno (de pubs a restaurantes fast food).

Greenwich Market
  • Endereço: Greenwich Market
  • Horários:
    • diariamente 10h-17h30
  • Site oficial
  • Barco: Greenwich Pier (linhas RB1 e RB1X)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Hyde Park

londres hyde park

Hyde Park

O Hyde Park é uma das maiores áreas verdes de Londres. Lugar de prática de esportes, shows e protestos políticos, já funcionou um dia como reserva de caça para o rei Henrique 8º.

Se a sua viagem estiver programada para o verão, aproveite os gramadões bem cuidados para fazer um piquenique. No lago (chamado de The Serpentine) há barcos a remo e pedalinhos para alugar.

Chegar pela estação de metrô de Knightsbridge deixa você mais perto do lago. Mas, num domingo, vá por Marble Arch. Ali perto está o Speakers' Corner, área do Hyde Park onde é tradição subir num banquinho e falar o que você pensa. Aos domingos, o Speakers' Corner enche de gente para escutar -- ou, mais provavelmente, bater boca -- com os oradores. Religião é um dos temas favoritos.

Hyde Park
  • Endereço: Hyde Park
  • Horários:
    • diariamente 5h-24h
  • Site oficial
  • Metrô: Knightsbridge ou Hyde Park Corner (linha Piccadilly); Marble Arch (linha Central)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Leadenhall Market

londres leadenhall market

Leadenhall Market

Nem só de prédios espelhados se faz a City of London. Próximo dos arranha-céus do distrito financeiro, o Leadenhall Market é uma relíquia vitoriana.

Com o tempo, o lugar trocou de função, e de mercado acabou se transformando numa elegante galeria. Só uma passadinha por lá já vale a pena, mas talvez você queira ficar mais para ver as vitrines, beber alguma coisa ou até almoçar. Há restaurantes de todo preço.

E se você for fã de Harry Potter, vai certamente reconhecer o entorno. No filme Harry Potter e a Pedra Filosofal, o Leadenhall Market é onde está a passagem secreta para o pub Caldeirão Furado.

 

Leadenhall Market
  • Endereço: Gracechurch St
  • Horários: abre diariamente
    • para horários de lojas e restaurantes, veja aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Monument (linhas Circle e District) ou Bank (Central, Northern e Waterloo & City)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

London Eye

londres london eye

London Eye

A roda-gigante London Eye é mais do que uma atração para a cidade. Virou parte da paisagem londrina, assim como o Parlamento e a Tower Bridge.

Lá de cima (são 135 metros de altura) você tem um lindo panorama de Londres, se o tempo colaborar. A volta completa dura 30 minutos, e a rotação é bem suave.

Cada cápsula da London Eye leva até 28 pessoas, mas há espaço suficiente para circular e tirar fotos à vontade, e também um banco para você descansar enquanto aprecia o visual.

Apesar de sempre estar com filas, não é aconselhável comprar ingresso para a London Eye com hora marcada. Fique de olho na previsão do tempo e faça o passeio na sua primeira manhã menos nublada em Londres. O tempo médio na fila é de 45 minutos. Se quiser encurtar a espera, compre um ingresso com fast track.

Vai ao Madame Tussauds ou ao SEA LIFE Aquarium? Veja como economizar com o ticket combinado.

London Eye
  • Endereço: Riverside Building, County Hall, Westminster Bridge Road
  • Horários: abre diariamente
    • consulte horários aqui
    • fecha 25/dez
    • em janeiro, fecha por algumas semanas para manutenção
  • Ingressos:
    • inteira: a partir de 27 libras
    • 3-15 anos: a partir de 22 libras
    • até 3 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Waterloo (linhas Bakerloo, Jubilee, Northern e Waterloo & City)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Madame Tussauds

londres madame tussauds

Madame Tussauds

Madame Tussauds, o museu de cera que virou franquia mundial, foi aberto primeiro em Londres, há 250 anos. Da família real aos stormtroopers, várias celebridades inglesas e internacionais estão a postos para selfies, assim como personagens da TV e da tela grande.

O museu também tem um cinema 4D, onde está em cartaz um divertido filme com os heróis Marvel.

Reserve o ingresso antecipadamente. As visitas são feitas com hora marcada e, deixando para comprar na hora, você corre o risco de só conseguir ingresso para o fim do dia.

Se você também vai à London Eye ou ao SEA LIFE Aquarium, veja como economizar com o ticket combinado.

Madame Tussauds
  • Endereço: Marylebone Road
  • Horários: abre diariamente
    • consulte horários aqui
    • fecha 1º/jan; 1º, 13 e 20/mai; 24/jun e 25/dez
  • Ingressos:
    • inteira: 35 libras
    • 3-15 anos: 30 libras
    • até 3 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Baker Street (linhas Bakerloo, Circle, Hammersmith & City, Jubilee e Metropolitan)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Maltby Street Market

O Maltby Street Market acontece todo sábado e domingo, bem perto da Tower Bridge. É um autêntico mercado comida de rua, com barraquinhas e muita coisa boa para experimentar. Se você já foi ao Borough Market, ao Old Spitalfields Market, e é entusiasta de street food, esse é um ótimo próximo endereço. Só não vale a pena em dias de chuva, já que o melhor do mercado é descoberto.

Lado a lado com as barracas, você também vai encontrar lojas e bares embaixo dos arcos da ferrovia.

Maltby Street Market
  • Endereço: 37 Maltby St
  • Horários:
    • sáb 10h-17h
    • dom 11h-16h
  • Site oficial
  • Metrô: London Bridge (linhas Jubilee e Northern) ou Bermondsey (linha Jubilee)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Mercado de Flores da Columbia Road

londres columbia road flower market

Mercado de Flores da Columbia Road

Vale a pena acordar cedo num domingo em Londres. Chegando na Columbia Road lá pelas 9h dá pra pegar o Mercado de Flores ainda não tão cheio.

Você vai ver peônias, tulipas e mini-rosas arrumadas com todo capricho, e descobrir que ‘Three for a tenner!’ é o equivalente ao nosso ‘Três é dez!’. Não dá para embarcar de volta ao Brasil com um buquê de flores na mão, mas ao longo da rua e pelos arredores você pode comprar vasos de planta, livros sobre jardinagem e objetos de decoração.

Passe também pela Ezra Street, que tem mais lojas simpáticas e uma excelente confeitaria -- a Lily Vanilli.

Mercado de Flores da Columbia Road
  • Endereço: Columbia Rd
  • Horários:
    • dom 8h-15h
  • Site oficial
  • Ônibus: 26, 48, 55. Metrô: Old Street (linha Northern)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Musicais no West End

londres west end musicais

West End

Que tal aproveitar uma noite em Londres para assistir a um musical? O West End está para Londres assim como a Broadway está para Nova York. Vários musicais, inclusive, estão em cartaz nas duas cidades. E a surpresa é que, em Londres, os ingressos são mais baratos!

Se houver algum musical que você não queira perder, compre entradas antecipadamente pela internet. Senão, tente a sorte no quiosque da TKTS em Leicester Square. É um ponto de venda oficial, que oferece entradas com desconto para várias sessões do próprio dia, e dos dias seguintes.

Para consultar o que há em cartaz, visite o site Official London Theatre.

Outra maneira de assistir a musicais em Londres é no cinema. No Prince Charles Cinema, as sessões interativas de sing-along são para cantar junto com filmes como A Noviça Rebelde, Grease e Rocky Horror Picture Show. Compre ingressos com antecedência.

Voltar | Atrações A-Z | Topo

londres national gallery

National Gallery

No centro de Londres, na Trafalgar Square, a National Gallery é um museu dedicado à pintura do século 13 ao século 19.

Vá para ver os grandes mestres. Os amplos salões de decoração clássica abrigam obras de Da Vinci, Botticelli, Ticiano, Vermeer, Holbein, Velázquez, Rembrandt, Monet e Van Gogh (um dos Girassóis está lá), entre outros.

Pode decepcionar um pouco os que estão acostumados com museus que oferecem interatividade, mas é a oportunidade de ver ao vivo muitos dos quadros que só conhecemos dos livros.

National Gallery
  • Endereço: Trafalgar Square, Charing Cross
  • Horários: abre diariamente
    • sáb a 5ª 10h-18h
    • 6ª 10h-21h
  • Ingressos:
    • exposições permanentes: grátis
    • exposições temporárias: veja aqui
      • até 12 anos: grátis
  • Site oficial
  • Metrô: Charing Cross (linhas Bakerloo e Northern)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

londres national portrait gallery

National Portrait Gallery

A National Portrait Gallery é basicamente um quem é quem da sociedade britânica, com obras que retratam desde os Tudors até os ícones pop dos dias de hoje. Passear pelos corredores é como completar um álbum de figurinhas, fazendo a correspondência da pintura ou fotografia de cada personalidade com as histórias que já ouvimos falar.

À medida que nos aproximamos das telas mais contemporâneas, é interessante notar como variam mais e mais os estilos das pinturas.

Entre os retratados estão a rainha Elizabeth I, o escritor William Shakespeare, a sufragista Christabel Pankhurst e a ativista Malala Yousafzai.

National Portrait Gallery
  • Endereço: St Martin’s Place
  • Horários:
    • abre diariamente 10h-18h
    • 6ª até 21h
    • fecha 24 a 26/dez
  • Ingressos:
    • exposições permanentes: grátis
    • exposições temporárias: veja aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Charing Cross (linhas Bakerloo e Northern)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Natural History Museum

londres natural history museum

Natural History Museum

O Natural History Museum é uma das grandes atrações que Londres oferece para as famílias. Por esse motivo, costuma receber muitos visitantes no verão, feriados e fins de semana. Entre no museu pela Cromwell Road, para apreciar a arquitetura do prédio, inaugurado em 1881. Mas evite chegar na hora da abertura para não encarar fila.

O acervo é tão interessante que pode ser difícil escolher o que ver. Oriente-se pela divisão das cores e encontre, na zona azul, os dinossauros e os grandes mamíferos. Dedique alguns minutos ao hall central onde um esqueleto de baleia azul com 25 metros de comprimento parece flutuar sobre nossas cabeças. Na zona verde, descubra fósseis de répteis marinhos e insetos diferentões.

Na zona vermelha, a área dedicada à evolução humana é uma verdadeira aula. Suba ao último andar para aprender sobre vulcões e experimentar o simulador do terremoto de 2011 no Japão.

Natural History Museum
  • Endereço: Cromwell Road
  • Horários:
    • abre diariamente 10h-17h50
    • fecha 24, 25 e 26/dez
  • Ingressos:
    • exposições permanentes: grátis
    • eventos especiais: veja aqui
  • Site oficial
  • Metrô: South Kensington (linhas Circle, District e Piccadilly)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Observatório Real de Greenwich

londres meridiano de greenwich

Meridiano de Greenwich

Vá para ver meridiano 0º, a linha imaginária que divide verticalmente o planeta entre leste e oeste. Mas vá também para aproveitar o complexo que reúne museu, centro de astronomia e planetário. Além de encontrar uma impressionante coleção de relógios e instrumentos de astronomia, o visitante vai entender um pouco da rotina dos astrônomos que trabalhavam e moravam no local. Às vezes com suas famílias.

A coleção de objetos históricos inclui a condecoração concedida pelo imperador brasileiro D. Pedro II ao astronômo George Biddell, responsável por estabelecer que Greenwich seria o local do meridiano zero.

Não perca o Shepherd Gate Clock, relógio super preciso, o primeiro a oferecer ao público o 'horário de Greenwich'.

Se puder, assista a uma apresentação no Peter Harrison Planetarium, especialmente se estiver com crianças ou adolescentes (o ingresso é cobrado à parte).

Observatório Real de Greenwich
  • Endereço: Blackheath Avenue
  • Horários:
    • mai-jun 10h-17h30
    • jul-ago 10h-18h
    • set-abr 10h-17h
  • Ingressos:
    • inteira: 16 libras
    • 4-15 anos e 65+: 8 libras
    • até 4 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Barco: Greenwich Pier (linhas RB1 e RB1X)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Old Spitalfields Market

londres old spitalfields market

Old Spitalfields Market

O Old Spitalfields é um mercado super eclético. Há um elenco apetitoso de comidas de rua, e também restaurantes com salão e mesas próprias. Para comprar é a mesma coisa -- marcas internacionais convivem com lojas independentes e estandes de artesanato.

Funciona numa área quase toda coberta, de pé direito alto e muito agradável para circular.

É um desfecho ótimo para um domingo de caminhadas por East London.

Old Spitalfields Market
  • Endereço: 16 Horner Square
  • Horários:
    • 2ª, 3ª, 4ª e 6ª 10h-20h
    • 5ª 7h-18h
    • sáb 10h-18h
    • dom 10h-17h
  • Site oficial
  • Metrô: Aldgate East (linhas District e Hammersmith & City)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Palácio de Buckingham

londres palacio de buckingham

Palácio de Buckingham

O palácio que serve de residência para a Rainha Elizabeth II -- e também é seu local de trabalho -- pode ser visitado pelo público. Mas apenas em alguns períodos do ano.

Anualmente, o Palácio de Buckingham está aberto a turistas durante 10 semanas no verão, quando a Rainha e a família se deslocam para a Escócia. Há também ingressos em alguns dias do inverno e primavera. Confira as datas aqui.

O que o visitante vai ver são 19 salões -- onde se realizam os banquetes de estado, as cerimônias de investidura e as recepções oficiais -- além dos jardins. A ala residencial e os escritórios não são visitáveis.

Os ingressos são concorridos e têm hora marcada. É recomendável chegar com antecedência porque pode haver vistoria de bolsas e mochilas por razão de segurança.

Palácio de Buckingham
  • Endereço: Westminster
  • Horários: aberto ao público durante o verão
    • datas para 2019:
      • 20/jul a 31/ago 9h30-19h30
      • 1º a 29/set 9h30-18h30
  • Ingressos:
    • inteira: 25 libras
    • 6-17 anos: 14 libras
    • até 5 anos: grátis
  • Site oficial
  • Metrô: Green Park (linhas Jubilee, Piccadilly e Victoria), St James's Park (linhas Circle e District) ou Victoria (linhas Circle, District e Victoria)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Palácio de Kensington

londres palacio kensington

Palácio de Kensington

Conhecido como residência do Príncipe William e Kate Middleton, o Palácio de Kensington abrigou a Rainha Victoria desde o nascimento até a soberana decidir se mudar para Buckingham. A ala residencial do palácio, no entanto, não pode ser visitada e fica bem protegida dos olhares curiosos.

A visitação tem como foco os antigos salões de estado (usados em audiências e compromissos formais). Espere encontrar longas salas com poucos móveis e alguns itens cenográficos. A decoração se concentra nas paredes repletas de quadros.

Exposições temporárias sobre a Princesa Diana (que morou lá por 16 anos) e a Rainha Victoria completam a programação e estão incluídas no ingresso.

Os ingressos são com hora marcada e é mais seguro comprar com antecedência, especialmente no verão e feriados muito populares, como Páscoa.

Palácio de Kensington
  • Endereço: Kensington Palace, Kensington Gardens
  • Horários: abre diariamente
    • verão
      • 2ª a dom 10h-18h
    • inverno
      • 2ª a dom 10h-16h
    • fecha 24, 25 e 26/dez
  • Ingressos:
    • inteira: 19,50 libras
    • 65+: 15,50 libras
    • 5-15 anos: 9,70 libras
    • até 5 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Metrô: High Street Kensington (linhas Circle e District) ou Queensway (linha Central)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Portobello Road Market

Londres o que fazer: Portobello Road Market

Portobello Road Market

O bairro de Notting Hill é famoso pelas casas de fachadas coloridas, pelo filme com Hugh Grant e Julia Roberts e, sobretudo, pelo mercado de rua -- o Portobello Road Market. Vá numa sexta ou sábado se quiser perambular entre barracas de antiguidades, roupas vintage, chapéus, street food, jóias e outros objetos. Há também os músicos e artistas de rua -- uma festa a céu aberto.

No verão, é recomendado chegar cedo para caminhar com mais calma -- por volta do meio-dia, a rua já está lotada.

Se as antiguidades são a prioridade, chegue pela estação de metrô Notting Hill Gate, escolha a saída 3 da estação, caminhe pela Pembridge Road até a esquina com a Portobello Road e então vá subindo a rua. O ponto de street food fica mais ou menos no meio do percurso, entre a Colville Terrace e a Lancaster Road (veja o mapa).

Para roupas e acessórios vintage, chegue pela estação de metrô Ladbroke Grove, passe por baixo da passarela e procure a rua Cambrigde Gardens.

Caso queira percorrer o mercado inteiro, chegue por uma estação e saia pela outra.

Portobello Road Market
  • Portobello Road, entre Kensington Park Gardens e Golborne Road
  • Horários:
    • sáb 9h-18h
    • 6ª (versão reduzida) 9h-18h
  • Site oficial
  • Metrô: Notting Hill Gate (linhas Central, Circle e District) ou Ladbroke Grove (linhas Circle e Hammersmith & City)

Plataforma 9 ¾

londres plataforma 9 3/4 king's cross

Plataforma 9 ¾

Siga as placas na estação de trem de King's Cross. Caminhando em direção à plataforma 9, lá está ele: o carrinho de bagagem entrando pela parede, uma referência à Plataforma 9 ¾ dos livros e filmes de Harry Potter.

Entre na fila para tirar uma foto a caminho da escola de Hogwarts com o fotógrafo oficial. (Você também pode fazer seus próprios cliques, mas é preciso entrar na fila de todo jeito.)

O carrinho pertence à loja The Harry Potter Shop at Platform 9 ¾, que, logo ao lado, vende todo tipo de souvenir temático -- uniformes das quatro casas, varinhas e até um pomo de ouro que voa de verdade.

The Harry Potter Shop at Platform 9 ¾
  • Endereço: Pancras Rd, Kings Cross
  • Horários: abre diariamente
    • 2ª a sáb 8h-22h
    • dom 9h-21h
    • horário reduzido em feriados; veja aqui
    • fecha 25 e 26/dez
  • Site oficial
  • Metrô: King's Cross St Pancras (linhas Circle, Hammersmith & City, Metropolitan, Northern, Piccadilly e Victoria)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

SEA LIFE London Aquarium

londres sea life london aquarium

SEA LIFE London Aquarium

O SEA LIFE London Aquarium é uma das principais atrações a la Orlando em South Bank. Não chega a ser um Oceanário de Lisboa -- mas, se você viaja com crianças, é um passatempo que elas vão curtir.

O visual é bem lúdico, pensado para os pequenos. Uma das partes mais bem ambientadas é a da floresta tropical, com tartarugas, piranhas e um pequeno crocodilo chamado Spice. Também há tanques com águas-vivas, arraias e tubarões. Numa área 'polar', o aquário exibe pinguins da espécie gentoo.

Ao longo do circuito, painéis com dicas de conservação ambiental (apenas em inglês) enriquecem a experiência.

Vai ao Madame Tussauds ou à London Eye? Veja como economizar com o ticket combinado.

SEA LIFE London Aquarium
  • Endereço: County Hall, Westminster Bridge Road
  • Horários: abre diariamente
    • 2ª a 6ª 10h-18h
    • sáb 9h30-19h
    • dom 10h-18h
  • fecha 1º/jan; 25/dez
  • Ingressos:
    • inteira: 30 libras
    • 3-15 anos: 24 libras
    • até 3 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Waterloo (linhas Bakerloo, Jubilee, Northern e Waterloo & City)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Science Museum

londres science museum

Science Museum

O museu tem um acervo amplo que passa por temas como Energia, Medicina, Matemática, Informação, Aviação, Espaço e Atmosfera. Máquinas e objetos dos mais variados -- de aviões a uma amostra de mofo da penicilina -- estão apresentados de maneira leve e divertida. Repare na coleção de fuscas presa numa parede do térreo.

Vale especialmente a visita nesse piso, onde se pode ver a locomotiva a vapor mais antiga do mundo e a cápsula de comando da Apollo 10.

Não deixe de ver também as belas alas da Matemática e Era da Informação, onde estão itens históricos, como uma máquina Enigma (usada pelos alemães para transmitir mensagens codificadas durante a 2ª Guerra Mundial) e parte de uma 'Babbage Engine', um pioneiro dos computadores.

No 3º piso, o setor 'Engineer Your Future' é um espaço interativo que trata de grandes temas como geração de energia limpa e procura despertar o interesse das crianças para a carreira de engenharia.

É um programão para famílias, nerds e curioso em geral.

Science Museum
  • Endereço: Exhibition Road
  • Horários:
    • abre diariamente 10h-18h
    • fecha 24, 25 e 26/dez
  • Ingressos:
    • exposições permanentes: grátis
    • eventos especiais: veja aqui
  • Site oficial
  • Metrô: South Kensington (linhas Circle, District e Piccadilly)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Shakespeare’s Globe

londres shakespeare's globe

Shakespeare's Globe

Reprodução do The Globe, teatro da era elizabetana, o Shakespeare’s Globe, de 1997, é o espaço para experimentar uma pequena viagem no tempo. A construção de madeira em forma de círculo acomoda o público em arquibancadas cobertas ou de pé no centro do teatro -- a céu aberto, como nos tempos de William.

As apresentações ocupam o palco que é basicamente um cenário único e fixo. Figurinos e alguns poucos objetos são os recursos que os atores utilizam nas cenas.

Durante o dia é possível fazer visitas guiadas. As temporadas dos espetáculos têm apresentações programadas para tarde e noite. Quem escolhe assistir de pé a céu aberto deve lembrar de levar capa de chuva.

No verão, prefira uma apresentação noturna e aproveite o intervalo para tomar uma bebida no terraço, curtindo o sol que demora a ir embora. Invista na compra do programa da peça, para ajudar a compreender a trama.

Acredite, assistir uma montagem de Shakespeare no Globe tem outro sabor.

Shakespeare’s Globe
  • Endereço: 21 New Globe Walk
  • Horários: abre diariamente
    • Globe Theatre Tours 9h30-17h
    • fecha 24 e 25/dez
  •  Ingressos (tour):
    • inteira: 17 libras
    • 60+: 15,50 libras
    • 5-15 anos: 10 libras
    • até 5 anos: grátis
    • compre ingressos antecipadamente aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Southwark (linha Jubilee) ou London Bridge (linhas Jubilee e Northern)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

St Paul's Cathedral

londres st pauls cathedral

St Paul's Cathedral

A majestosa Catedral de St. Paul é um marco na paisagem de Londres. Tem a segunda maior cúpula do mundo -- perde da Basílica de São Pedro, em Roma. Começou a ser construída em 1675, para substituir a igreja que havia no local, destruída no Grande Incêndio de Londres. Em 1981, a igreja foi o cenário do casamento do Príncipe Charles e Lady Diana.

Vá para ver a arquitetura imponente, a decoração luxuosa dos tetos e a grande cripta, onde estão enterradas personalidades britânicas -- a começar por Sir Christopher Wren, arquiteto responsável pela catedral.

Quem tem pernas fortes e fôlego pode se aventurar a subir os 528 degraus que levam à Golden Gallery, a última parada para visitação dentro do domo e de onde se tem uma vista panorâmica da cidade e do Tâmisa.

No verão, além de comprar ingresso antecipado, chegue com antecedência para enfrentar a vistoria de mochilas e bolsas.

St Paul's Cathedral
  • Endereço: St Paul's Churchyard
  • Horários:
    • 2ª a sáb
      • visitas: 8h30-16h30
      • entre 2 e 31/ago: 8h30-17h30
    • dom: apenas missas
    • fecha 1º/jan; 1º, 13 e 20/mai; 24/jun e 25/dez
  • Ingressos:
    • inteira: 20 libras
    • 60+: 17,50 libras
    • 6-17 anos: 8,50 libras
    • até 6 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Metrô: St Paul's (linha Central)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Tate Britain

londres tate britain

Tate Britain

Mais de 500 anos de arte britânica -- essencialmente pintura e escultura -- estão reunidos no Tate Britain. O prédio, de arquitetura clássica, foi inaugurado no final do século 19.

A coleção permanente expõe nomes como David Hockney, Francis Bacon, Reynolds, Constable e William Turner, cujas obras ocupam uma galeria exclusiva.

Vale a pena pesquisar os horários das visitas guiadas gratuitas. A cada tour, os guias apresentam um tema diferente.

Para visitar o Tate Britain e o Tate Modern no mesmo dia, use o barco 'Tate to Tate' (ou linha RB2 do 'River Bus' da Thames Clippers). O trajeto pode ser feito nos dois sentidos, entre o píer Millbank (Tate Britain) e o píer Bankside (Tate Modern). Custa 7 libras no Oyster, usando créditos ‘pay as you go’.

Tate Britain
  • Endereço: Millbank
  • Horários: abre diariamente 10h-18h
    • fecha 24, 25 e 26/dez
  • Ingressos:
    • exposições permanentes: grátis
    • exposições temporárias: veja aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Pimlico (linha Victoria)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Tate Modern

londres tate modern

Tate Modern

Localizado na margem sul do Tâmisa, diante da Millennium Bridge, o Tate Modern é um museu dedicado à arte moderna e contemporânea internacional. Ocupa uma antiga estação de energia, e o projeto que transformou o espaço em galerias manteve muito da estrutura interna original. A grandiosidade e o estilo industrial da construção são atrações em si.

O acervo é grande e está dividido em dois prédios que se comunicam no térreo e por duas passarelas muito fotogênicas. Não deixe de ver 'Babel', obra do brasileiro Cildo Meireles, à qual o museu dedicou sala exclusiva. Também estão por lá Picasso, Andy Warhol, Salvador Dalí, Roy Lichtenstein, Lygia Clark, Lygia Pape, David Hockney, Guerrilla Girls e Ai Weiwei, entre outros.

Suba até o 10º andar do bloco Blavatnik para aproveitar o mirante que permite ver (e fotografar) Londres em 360 graus. Imperdível!

Tate Modern
  • Endereço: Millbank
  • Horários: abre diariamente 10h-18h
    • fecha 24, 25 e 26/dez
  • Ingressos:
    • exposições permanentes: grátis
    • exposições temporárias: veja aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Southwark (linha Jubilee) ou London Bridge (linhas Jubilee e Northern)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

The Shard

londres the shard

The View from The Shard

O The Shard foi inaugurado em 2012 e desde então detém o posto de edifício mais alto da Europa Ocidental. Com seu desenho pontiagudo, roubou o destaque do The Gherkin (aquele prédio que parece um pepino) entre os arranha-céus de Londres.

O The Shard aloja escritórios, apartamentos, um hotel Shangri-La e o mirante The View from The Shard.

Para chegar ao mirante é preciso tomar dois elevadores, que sobem numa velocidade de dois andares por segundo. Lá em cima, você visita o 69º andar, que tem mesas e cadeiras ao lado dos janelões, e o 72º, que permite uma circulação mais livre.

O 72º tem o detalhe mais curioso: se você sentir um ventinho, não é ar-condicionado. O teto é aberto!

Para o The Shard vale a mesma dica da London Eye: como o tempo em Londres é bastante instável, não compre o ingresso com dia agendado.

A modalidade de ingresso com 'weather guarantee' até permite retorno caso as nuvens estejam encobrindo alguns monumentos. Mas, para não precisar ir duas vezes numa mesma atração, é melhor esperar por um momento de tempo bom.

The View at The Shard
  • Endereço: 32 London Bridge St
  • Horários:
  • Ingressos:
    • inteira: 32 libras
    • 4-15 anos: 25 libras
    • até 4 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Metrô: London Bridge (linhas Jubilee e Northern)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Torre de Londres

londres torre de londres

Torre de Londres

A Torre de Londres é um complexo de torres, edifícios e muralhas que começou a ser construído em 1066. Já foi residência real, prisão, fortaleza e local de decapitação de 3 rainhas -- mas hoje é uma das atrações mais visitadas da Inglaterra (2,86 milhões de pessoas em 2018).

Compre ingresso antecipado pela internet e programe-se para chegar cedo, se for no verão ou em feriados. Para evitar a fila, entre e vá direto ver as concorridíssimas Joias da Coroa.

Uma boa sugestão é fazer um tour guiado com os Yeoman Warders, ou Beefeaters -- os guardas da Torre que usam um uniforme peculiar, preto e vermelho. Não deixe de ver as inscrições nas paredes feitas pelos prisioneiros na Beauchamp Tower, de visitar os apartamentos reais da Idade Média e de passear pelas muralhas de onde se vê o rio Tâmisa e a Tower Bridge.

Torre de Londres
  • Endereço: Tower of London
  • Horários: abre diariamente
    • verão 2019 (01/mar-31/out)
      • 3ª a sáb 9h-17h30
      • dom e 2ª 10h-17h30
    • inverno 2019/20 (1º/nov-28/fev)
      • 3ª a sáb 9h-16h30
      • dom e 2ª 10h-16h30
  • Ingressos:
    • inteira: 27,50 libras
    • 65+: 21,50 libras
    • 5-15 anos: 13,10 libras
    • até 5 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Tower Hill (linhas Circle e District)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Tower Bridge

londres tower bridge

Tower Bridge

Ícone londrino, a Tower Bridge muitas vezes é chamada de London Bridge. Não confunda: a London Bridge é uma ponte muito mais basiquinha do que a portentosa ponte vitoriana.

O trânsito de pedestres na Tower Bridge é livre pela lateral. Se quiser pagar ingresso, você ganha acesso ao interior das duas torres, onde é contada a história da construção da ponte, e à passarela de vidro que liga uma torre à outra. A visita termina numa sala onde você vê o antigo maquinário de operação da ponte levadiça.

Quer ver a ponte levadiça funcionando? Fique de olho nos horários aqui.

Tower Bridge
  • Endereço: Tower Bridge Road
  • Horários:
    • abre diariamente 9h30-17h30
    • 1/jan abre 10h
    • fecha 24, 25 e 26/dez
  • Ingressos:
    • inteira: 9,80 libras
    • 60+: 6,80 libras
    • 5-15 anos: 4,20 libras
    • até 5 anos: grátis
    • outros ingressos e descontos aqui
  • Site oficial
  • Metrô: Tower Hill (linhas Circle e District)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Troca de Guarda do Palácio de Buckingham

londres troca de guarda palacio buckingham

Troca de guarda na avenida The Mall

A cerimônia da troca de guarda do Palácio de Buckingham é uma tradição centenária com pitadinhas de entretenimento. Pode ser um programa bacana ou um certo perrengue, dependendo da sua estratégia.

No pátio do palácio, a guarda antiga (parte dela, vinda do St James's Palace) troca de posto com a guarda nova, que chega marchando do quartel. As duas são acompanhadas por bandas -- e os sets podem ter surpresinhas como Take on Me, do A-Ha, ou a música-tema de Friends.

Isso acontece a partir de 10h45, e dura 45 minutos. Mas, para conseguir um bom lugar junto ao portão, só mesmo chegando bem antes, lá pelas 9h30. Depois disso, tudo lota.

Não quer passar aperto? Então assista só ao início da cerimônia em pontos menos disputados: no St James's Palace, na avenida The Mall ou no quartel Wellington Barracks.

Às 10h30, as guardas estarão preparadas no St James's Palace e no Wellington Barracks para marchar em direção ao Palácio de Buckingham. Nos dois lugares você vai ouvir um pouco das bandas tocando, também.

A guarda antiga, depois de deixar o St James's Palace, seguirá pela avenida The Mall. Esse é o melhor ponto para quem quer só dar uma espiadinha na cerimônia e partir para outros programas. Olhando para o Palácio de Buckingham, fique na calçada ao lado esquerdo, no pedaço entre a Marlborough Road e o Stable Yard.

Quem quiser ver mais, ainda poderá seguir a guarda antiga até o Victoria Memorial e se posicionar na Spur Road, por onde a guarda nova logo marchará.

Consulte o site do Household Division para conferir quando vai haver troca de guarda durante a sua viagem. Um calendário é divulgado mês a mês com as datas (veja a coluna 'Queen's Guard'). Em geral, a troca de guarda acontece todos os dias entre abril e julho, e às segundas, quartas, sextas e domingos no resto do ano.

Não há cerimônia de troca de guarda em dias de chuva.

Troca de guarda do Palácio de Buckingham
  • Endereço: Westminster
  • Horários:
    • veja o calendário aqui
  • Grátis
  • Site oficial
  • Metrô: Green Park (linhas Jubilee, Piccadilly e Victoria), St James's Park (linhas Circle e District) ou Victoria (linhas Circle, District e Victoria)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

Victoria and Albert Museum

Londres o que fazer: Victoria & Albert Museum

Victoria and Albert Museum

O V&A é o maior museu do mundo dedicado a artes aplicadas, decorativas e design. O que significa isso? Um acervo de quase 2,3 milhões de objetos que revelam o que nós, humanos, fomos capazes de criar em termos de cerâmica, mobília, roupas, jóias, escultura, tapeçaria e objetos dos mais variados -- de câmeras fotográficas e colares de ouro até estátuas monumentais e painéis de madeira com entalhes altamente complexos.

Pesquise as exposições temporárias que o museu estará oferecendo na época em que você estiver em Londres. Em geral, são eventos imperdíveis, mas com ingressos disputadíssimos.

Não deixe de percorrer as salas dedicadas ao design do século 20 (nível 3), especialmente se estiver com crianças e adolescentes -- objetos que fizeram parte das vidas dos pais, avós e bisavós estão nas vitrines.

Dedique parte da visita à galeria sobre moda - uma viagem no tempo, nos materiais e na criatividade.

A variedade das peças expostas inclui não apenas Europa -- especialmente os períodos medieval e renascentista - mas também itens da China, Coréia, Japão e sudeste asiático.

Se puder, programe uma refeição na sua visita, para curtir o salão com decoração rebuscada e lustres gigantes -- há várias estações para escolher entre pratos quentes, sanduíches, pizza ou apenas café com alguma guloseima.

Victoria and Albert Museum
  • Endereço: Cromwell Road
  • Horários:
    • sáb a 5ª 10h-17h45
    • 6ª 10h-22h
  • fecha 24, 25 e 26/dez
  • Ingressos:
    • exposições permanentes: grátis
    • exposições temporárias: veja aqui
  • Site oficial
  • Metrô: South Kensington (linhas Circle, District e Piccadilly)

Voltar | Atrações A-Z | Topo

5 comentários

Shirley Lopes Brasil

Adorei a matéria!
Vontade de já ir fazendo as malas.

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá boia! Eu irei a Londres com marido e 2 filhos (4 e 10 anos) no começo de junho, por 9 noites. Você sugeriria algum passeio próximo a Londres para fazermos em todos esses dias, que seriam interessante para eles? Talvez Escócia ou Irlanda?

Jair Batista da Silva

Muito boa as informações ajuda muito para quem não tem um roteiro bem definido.

Jacqueline
JacquelinePermalinkResponder

Excelente a matéria, bem completa. Como estou planejando uma ida a Londres em 2020, vou aproveitar bastante as dicas. Obrigada !

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar