Introdução a Maceió

Guia de Maceió

Maceió

A orla mais fotogênica do Nordeste fica em Maceió. Grande parte dos visitantes, porém, só vê as praias urbanas na hora de sair do hotel e de voltar, no fim da tarde: ao norte e ao sul existem praias ainda mais bonitas, e com balneabilidade melhor.

Depois de um dia de passeio, Maceió recebe você de volta com a mais variada coleção de restaurantes que você encontrará numa capital do seu porte. Do sururu nativo à comida peruana, a mesa de Maceió é tão apetitosa quanto suas praias.

Quando ir a Maceió

O tempo é mais firme entre setembro e março. Os meses mais propensos a chuvas são maio e junho. O mar é bonito o ano inteiro, mas fica mais claro nos últimos e nos primeiros meses do ano. O alto verão é também quando a bela praia urbana de Ponta Verde oferece balneabilidade.

O Réveillon é bastante movimentado, com pelo menos duas mega-festas produzidíssimas. É possível comprar ingressos perto do dia, em postos de vendas nos hotéis.

Não há Carnaval em Maceió – a folia mais animada de Alagoas é em Barra de São Miguel. Já o melhor São João é na cidade histórica de Marechal Deodoro, 20 km ao sul.

Como chegar a Maceió

Veja na página Como chegar a Maceió:

Onde ficar em Maceió

A orla de Pajuçara é o endereço de boa parte dos hotéis da cidade – e do comércio voltado para os turistas, incluindo feirinhas de artesanato.

O bairro mais interessante de Maceió, no entanto, é a Ponta Verde, vizinha da Pajuçara. Por ali você na praia mais bacanas e se sentirá num ponto mais residencial e menos turístico.

O outro pólo hoteleiro importante da cidade é a Jatiúca, onde ficam os hotéis com maior estrutura. A beira-mar por ali tem tapioqueiras e até forró (mas o mar nunca está em condições de banho).

Para ficar pé-na-areia fora da cidade, escolha entre resorts em Pratagi e Ipioca (20 e 30 km ao norte), e hotéis na Barra de São Miguel (30 km ao sul).

Confira 45 hotéis, resorts e pousadas explicados na página Onde ficar em Maceió, atualizada em 2023.

O que fazer em Maceió

Nossa página O que fazer em Maceió acaba de ser atualizada. Pegue esses atalhos:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    723 comentários

    Boa noite , estive em Maceió do dia 26/08/2018 a 01/09/2018 hospedada na praia de Pajuçara hotel verde mar .
    Primeiramente do hotel , custo beneficio vale a pena , porém a localização não é legal pois é afastado de mercado , farmácia etc..
    Os passeios que fizemos ..
    Dia 27/08 – Dunas de Marape (100$ pessoa) incluso transporte e almoço .Um lugar bonito de conhecer , porém não iria de novo , a praia é bonita , tem um rio de água doce .. é opcional de passeio seria o pau de arara que vai em um caminhão de guerra e o outro ir na lama pegar caranguejos .. não fizemos nenhum ..
    28/08- Hibiscus, transporte 25$ por pessoa e para entrar no hibiscus 30$ por pessoa ..
    O local conta com uma estrutura fantástica com espriguicadeiras e redes , música ao vivo .. a praia linda ! Opcional de lá e passeio de lancha para as piscinas naturais (60$ pessoa) , o passeio e uma delicia , porém se for pra ver peixe não dá pra ver nada !
    29/08 – São Miguel dos milagres , 45$ transporte ..
    De longe o melhor passeio, pegamos a maré baixa a coisa mais linda de se ver , sem contar o preço da comida , super em conta em vista dos outros locais ! Opcional de passeio e o buggy 50$ pessoa , conhecendo a praia de lajes e patacho , simplesmente a coisa mais linda , a água baixinha atravessando a praia , as cores do mar lindo !
    E o outro as piscinas naturais 50$ , os peixes lindos , vão em cima de você ..
    30/08 – praia do gunga , francês e barra de São Miguel .. 25$ transporte !
    Primeiro conhecemos a praia do francês , só para foto
    Barra de São Miguel somente foto
    E por fim do gunga , uma praia mais popular com
    Bastante ambulantes, o melhor de lá e o passeio de quadriciclo 100$ o veículo . Onde você pode dirigir , eh uma delicia . Indo as falésias , sobrenatural ..
    31/08 Porto de galinhas 60$ transporte .
    4 horas de viagem , bem longe porém vale muito a pena .. porque conhece mais 3 praias lindas pra foto , e já conhece essa praia linda de Pernambuco.
    Espero ter ajudado pois li bastante esses sites e ajudou muito !
    E pra quem falou que agosto e um mês ruim de ir , para mim não foi .. pegamos sol de 28 graus ..pra mim foi ótimo

    Olá Boia, sigo suas dicas de viagem há anos e tudo corre perfeitamente. Iremos em 5 adultos para Maceio no final de agosto. O que vc recomenda, ficar em hotel ou alugar um ap. ?

      Olá, Ana! Isso é com você… dá certo dos dois jeitos. São dois tipos de viagem diferentes.

    Olá!
    Estou pretendendo passar 10 dias de janeiro/2019 em Maceió com meu marido e 2 filhos adolescentes. Estou vendo apartamentos ou hospedagem entre Pajuçara ou Ponta Verde. A minha maior dúvida é se nessas regiões a locomoção é fácil, pois nós não dirigimos. Vi uma foto de um flat onde talvez eu vá me hospedar e a região me parece um pouco isolada.
    Gostaria de ficar numa região onde eu possa ter acesso fácil aos locais mais visitados, ou até mesmo de shoppings, mas que também não fique longe da orla.
    Vi que em Jatiuca seria o local com tudo o que eu gostaria, mas ela fica longe das piscinas naturais de Pajuçara e também li que nem sempre o mar está próprio para banho.Por favor….me ajude!!!

      Olá, Ana! Para deslocamentos na cidade você pode usar o Uber. Para passeios a praias próximas, combine com taxistas.

    Minha viajem a Maceió em Abril de 2018.
    Achei importante relatar pois acredito que uma viajem desta não é um passeio no parque(no meu caso).
    Primeiro, você tem que saber o que pretende fazer; só fazer visitas aos pontos turísticos ou aproveitar por inteiro os pontos turísticos. Se for a primeira opção pode vir com uma agência. Se for a segunda opção, esqueça os pacotes por agência (principalmente CVC), vai ficar passeando de ônibus aguentando guia vendendo os lugares que tem que ficar(com tom de ameaça).
    É na verdade um Lobby Com o comércio das praias.
    Pontos principais:
    Praia de Maragogi; só é bom duas semana por mês, verifique quando a maré ira permitir visitar as piscinas, caso contrário tempo perdido. Pela CVC fiquei quase seis horas dentro do ônibus para ficar numa praia, nada mais.
    Praia do Gunga, lindo lugar, mas cuidado, roubaram meu relógio na mesa do quiosque indicado pela CVC. Alimentação muito cara pelo que é. Nomes bonitos, pratos simples e caro. Não vale a pena.
    Foz do São Francisco, lindo lugar, melhor passeio, mas amarrado com o Lobby da CVC.
    São Miguel dos Milagres, voltaria sem duvidas para aproveitar o lugar, sem a CVC, voltaria com meios próprios. Este lugar vale a pena.
    Quilombo dos Palmares: FUJA, não caia no conto dos guias da CVC. Totalmente artificial. Dia perdido se for.
    Fica a dica; local lindo mas vá para aproveitar o dia e não algumas horas.
    Boa viajem

    Não va com a CVC. Você vai ficar a maior parte do tempo preso dentro de um ônibus. Vai perder os melhores horários de praia.
    Maragogibe; somente uma semana do mês vale s pena, se errar está semana, melhor ir para litoral sul de São Paulo. Foram quase seis horas dentro de um ônibus para ficar 1h30m na praia. Vendem Lobby Comercial com ós restaurantes de praia. Sai fora e se aventure, arrisque.
    Praia do Gunga; linda, visual maravilhoso, mas muito ambulantes, roubaram meu relógio na mesa da lanchonete.

    Passeio do Quilombo:!Furada geral

    Melhor da minha viajem: Foz do São Francisco

    O restante foi Lobby da CVC com comércio local.

    Oi. Maceió está na minha lista de lugares para conhecer no nordeste. Porém, minha viagem é para final de maio e já vi muitos comentários sobre ser um período chuvoso? Realmente há muita chuva ou são aquelas mais passageiras? É algo que chega a atrapalhar os passeios como idas às prais vizinhas, mergulho com cilindro e as piscinas naturais? Gostaria de ficar em uma praia boa para banho, qual recomendam? Compensa hospedar nas cidades vizinhas ao invés de Maceió?

    Ah, uma última dica em Maceió: se a locadora de carros não tiver cadeirinha de criança disponível, a Brinque + aluga, inclusive entregando a cadeirinha na própria locadora para o dia e hora marcados. Em comparação com as grandes locadoras, o preço da locação era a metade. O telefone/whatsapp de contato é 82-999779603. Comigo deu certo.

    Bom fim de tarde. Vou pela primeira vez a praia do Francês , para um bate e volta . Gostaria de saber se é verdade que não pode levar nada para a praia . Tipo Lanches , Cerveja ?

      Olá, Laysla! As praias são públicas. Você pode estender sua canga na areia e consumir o que tiver trazido de casa. Mas se ocupar uma mesa e cadeira de uma barraca, espera-se que você consuma naquela barraca, porque a mesa, as cadeiras e o guarda-sol são gratuitos. Se você levar sua cerveja e seus lanches, a barraca vai querer cobrar o uso da mesa, da cadeira e do guarda-sol.

    Cuidado! Turistas que vão tirar foto na praia de maragoggi, nos corais, nas piscinas naturais… sabe aquelas fotos com os peixinhos? Pois é ! Cai no golpe de um sujeito! Não entregou minhas fotos, falou que o CD tinha acabado, ele pega o número do seu zap e não lhe passa as fotos!!! CUIDADO!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito