Machu Picchu

Guia de Machu Picchu

Machu Picchu

Primeira viagem ao Peru: Lima, Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu

Primeira viagem ao Peru: gran finale em Machu Picchu

Machu Picchu: quando ir, como chegar, como visitar

Vai a Machu Picchu? Durma em Aguas Calientes!

Vale a pena subir a Huayna Picchu?

Lares Adventure, dia 4: Ollantaytambo ‘vip’ e luxo no trem a Aguas Calientes

Lares Adventure, dia 5: Machu Picchu (e um balanço final)

29 hotéis em Cusco comentados pelos leitores

Soroche: como combater o mal de altitude

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    174 comentários

    Gostaria muito de fazer a trilha Inca na primeira quinzena de julho Parece que já está lotada. Alguém sugere alguma trilha alternativa para fazer com criança de 10 anos? Alguma boa empresa de turismo para a trilha? Obrigada.

      Olá, Carla! Desculpe, mas não é ajuizado levar criança para fazer uma trilha de vários dias em altitude.

      Faça a de salkantay, a paisagem é linda, talvez até mais do que a inca.
      Eu fiz em 2014, e vi algumas (poucas) famílias com crianças fazendo.

    Consulto muitas vezes o seu site antes de viajar. Estou em Aguas Calientes, no Peru, e gostaria da fazer uma crítica a um restaurante em especial, o Coca Qantu. É aquele tipo « engana turista », que anuncia um preço e depois cobra outro, além de cobrar servico, que não vi em nenhum outro lugar no Peru. Não quis me meter em confusão, afinal estou em férias e quero apenas relaxar e desfrutar daquilo que eu posso pagar.

    Alerta aos turistas que se utilizam dos trens da empresa INCA RAIL de Ollantaytambo (distrito de Urubamba) com destino à Machu Picchu, pois tive o passaporte, identidade funcional e US$472,00 de dentro de minha bagagem, conforme relato a seguir:
    Tinha passagem comprada para 11/3 às 16h30min rumo à Águas Calientes (Machu Picchu Pueblo), mas como cheguei na cidade de Ollantaytambo por volta das 9 horas da manhã, resolvi deixar a minha mala e mochila no serviço de guarda volumes oferecido pela Empresa IncaRail, ao ser atendido pelo funcionário da empresa IVAN, este recolheu meus pertences e me entregou o recibo. Como a tenda é equipada com 6 cameras de segurança eu me senti seguro em deixar o passaporte, identidade e os dólares lá, visto que tinha acabado de trocar de roupa por causa do calor. Acontece que ao retornar para buscar meus pertences constatei o furto. A partir daí fui em três delegacias diferentes e mais oito órgãos ligados ao turismo e fiscalização, todavia foi em vão. Tive que providenciar passagens aéreas de emergência para Lima buscar um salvo conduto. Acrescento ainda que por ter formação policial pude constatar que o fato é comum. Ao procurar a empresa esta nada faz para conter essa prática por seus funcionários. Como não tinha tempo para processá-los lá retornei ao Brasil sem a solução do caso.

    Quero agradecer pelo roteiro Cusco e Machu Picchu. Fiz basicamente o seu roteiro e foi otimo. Fiquei em Cusco na sua indicação Unaytambo e foi excelente. Também passei uma noite em Ollantaytambo, mas não consegui ficar no hotel sugerido, por falta de vaga. Fiquei no Kamma Guest e também foi excelente. Super obrigada pelas dicas.

    Olá amigos viajantes. Estou no fim da minha viagem ao Peru (Lima, Cuzco, Ollantaytambo, Aguas Calientes/Machu Picchu) e gostaria de partilhar algumas sugestões.
    Se não for muito importante ir a Lima, vá direto pra Cuzco. Economiza dinheiro e pernas, porque vc vai precisar muito dos dois. O restaurante Huefanos, no Centro de Lima, indicado neste site não vale a pena. Fica a muitos quarteirões do Centro Histórico e a massa veio fria, apenas o molho estava aquecido. O hotel Casa Suyay está bem localizado, mas o barulho é intenso de madrugada e o café da manhã é fraco.
    Em Cuzco, me hospedei no hotel Tierra Viva, da calle Cruz Verde. Excelente. Indico a compra do boleto para visitar 4 igrejas (30 soles), porque somente o ingresso para a Catedral custa 25 soles). Em Cuzco, fujam da Agencia de Viagens Cusco Vive. É cilada, bino….
    Em Ollanta, me hospedei no Kama Guest House. Charmoso e bem localizado. Meu quarto era voltado pro sítio arqueológico. Café da manhã no terraço do hotel com vista de 360 graus da cidade. Indico o restaurante/bar/ lamchonete La Esquina, na praça central da cidade.
    Em Aguas Calientes, me hospedei no hotel Ferré Machu Picchu. Ótima localização, café da manhã, cama e travesseiros.
    Indico que programa a saída do hotel 1 hora antes do horario da entrada no parque. Por exemplo, se o horario do boleto é às 7hs, saia do hotel às 6hs, porque os onibus saem de acordo como horario do boleto do parque. Os funcionarios organizam as filas de acordo com os horarios dos boletos. O parque de M. Picchu é um programa pra no maximo 3 horas. Mochilas e bolsas não são revistadas. Evite levar peso. Não é obrigatória a entrada com guia contratado. Bar e loja do parque com preços altíssimos.
    Por fim, indico o uso dos taxis para se locomover. Não há taximetro. Abra o app do Uber e veja o preço da corrida. Chame o taxi na rua e negocie o preço. O transito em Lima e Cuzco é caotico. O uber demora pra chegar e muitas vezes cancela a corrida. Artesanatos com cara das abuelas incas, mas todos made in China. Abraços.

    Olá, tenho 12 dias de férias em Junho (entre 10 e 11 noites) e gostaria de saber se é possível e vale a pena encaixar Puno no roteiro básico de 9 dias. Se sim, qual o melhor roteiro? Obrigada pelas dicas e informações do site.

      Olá, Juliana! Voe de Lima a Juliaca, durma duas noites em Puno (faça o passeio do lago Titicaca no segundo dia), vá de ônibus de Puno a Cusco.

    Boa Noite!!!
    Antes de mais nada, gostaria de parabenizar por este maravilhoso site/blog. Me ajudou muito no ano passado quando fui com meu companheiro para o Leste Europeu. Faremos uma viagem em maio seguindo roteiros sugeridos por vc. Visitarei um amigo em Bogota e depois Cusco>Machu Picchu. Duvidas sobre entrar em Machu Picchu: Câmera profissional não é permitida? As licenças para câmeras profissionais são superiores a US $300? Portanto devo evitar levar câmera com aparência profissional? Procede essa informação???
    Obrigado!!!

      Olá, Jorge! Você só precisa pagar para fazer ensaios profissionais.

    Oi Bóia. Pesquisando sobre Machu Picchu achei seu site e suas informações são excelentes!
    Irei com meu marido para Machu Picchu dia 14 de maio e estou na dúvida de qual horário comprar o ingresso nessa regra nova de permanência de 4 horas.
    A certeza é a de que iremos no período da manhã.
    Li relatos de neblina nos primeiros horários porém não sei em qual época do ano é mais comum ter a neblina pela manhã.
    Nossa dúvida é a de comprar o ingresso para às 6hs para ver o nascer do sol ou pegar às 7 ou 8 horas perdendo o nascer do sol mas com expectativa de não ter neblina já que não poderemos ficar tanto tempo esperando a dissipação caso Machu Picchu esteja encoberta.
    Você tem alguma sugestão?
    Obrigada!

      Olá, Cristine! O amanhecer em Machu Picchu é superestimado. Melhor investir na montanha visível sem neblina.

    Boia, muito obrigada pelo rápido retorno!
    Pois é, já compramos as passagens e estamos na fase das reservas dos hotéis.
    Eu li o seu roteiro de 9 dias e não vamos ficar em Lima. Talvez seja melhor ficar mais um dia em Cusco do que 3 em Ollanta, não é mesmo?
    Grata

      Olá, Cristina! Recomendamos exatamente o roteiro sugerido, sem os diss de alima. Você pode adaptar como quiser, claro, mas para 6 noites nossa recomendação é a da série.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito