O que fazer em Pipa

Guia de Pipa

O que fazer em Pipa

Pipa entrega à perfeição o que se espera de um vilarejo litorâneo: boa praia de dia, boa mesa à noite. Mas se você não consegue ficar parado em praia e faz questão de passear, não vai se decepcionar: há passeios suficientes para tornar sua temporada mais dinâmica. Veja tudo o que fazer em Pipa:

A Bóia recomenda:

Mapa dos passeios

Passeios terrestres

Jipe e jardineira

Uma marca registrada de Pipa são os passeios a bordo de jipes, alguns deles adaptados para jardineira, que podem andar pelos chapadões e percorrer as estradinhas de terra ao sul de Pipa.

O passeio leva um dia inteiro e cobre Pipa de ponta a ponta: ao sul, vai ao Chapadão, Praia das Minas, Sibaúma (com piscinas naturais e banho de rio), e em alguns casos até Barra do Cunhaú (com passeio de jangada opcional). Ao norte, a jardineira sobe até Cacimbinhas (com sandboard e parapente opcionais) e pôr do sol na Lagoa Guaraíras. O jipe Pau de Arara tem parada para almoço e atividades de ecoturismo na Fazendinha, uma fazenda de camarão em Sibaúma. Todos os jipes buscam e entregam os passageiros nas suas pousadas.

Informações práticas

Quadriciclo

Os passeios de quadriciclo são feitos em grupo. Você dirige seu próprio quadriciclo (ou vai na carona da sua companhia de viagem), mas precisa seguir o itinerário e a velocidade do guia.

Há dois roteiros disponíveis, ambos na direção sul. O mais curto, de duas horas, vai pelo Chapadão e chega à praia de Sibaúma. O mais longo, de 3 horas, continua por uma trilha offroad em Barra do Cunhaú, passando por canaviais, até chegar a um mirante. Alguns operadores incluem parada para almoço (com atividades opcionais) na Fazendinha (a parada não conta como tempo de passeio).

Informações práticas

Buggy

Os passeios de buggy têm 3 roteiros-base.

Lagoa de Arituba

O roteiro que melhor explora as possibilidades do buggy é o que vai na direção norte, até a Lagoa de Arituba. Depois de parar no mirante das falésias da praia de Cacimbinhas, você é conduzido até o centrinho de Tibau do Sul, onde embarca na balsa que atravessa a Lagoa Guaraíras.

Na outra margem estão as dunas de Malembá, onde o bugueiro faz manobras (por sua segurança, peça ‘sem emoção’; os buggies não são equipados com nenhum recurso de segurança). O buggy só sai da areia já próximo da Lagoa de Arituba, onde há a parada para banho numa das barracas locais. É um passeio de dia inteiro.

Barra do Cunhaú

O roteiro mais curto (e menos caro) é o que leva até Barra do Cunhaú. Há paradas no Chapadão e nas praias de Sibaúma e Barra do Cunhaú*. É um passeio de meio dia.

Baía Formosa e Praia do Sagi

O itinerário mais extenso (e mais caro) vai até a Praia do Sagi, já na divisa com a Paraíba. Depois das praias de Sibaúma e Barra do Cunhaú*, o buggy segue pela areia e atravessa de balsa o rio Curamataú a Baía Formosa, belo vilarejo praiano entre falésias e dunas. Na sequência o buggy adentra a reserva da Mata Estrela e faz uma parada na Lagoa da Coca-Cola antes de chegar à praia do Sagi. É um passeio de dia inteiro.

*Os operadores costumam mencionar as piscinas naturais tanto de Sibaúma quanto de Barra do Cunhaú. É bom lembrar que só aparecem na maré baixa (e ficam mais bonitas durante as épocas de lua nova ou lua cheia). Veja neste post como usar e entender a tábua das marés.

Informações práticas

Trilha no Santuário Ecológico

O Santuário Ecológico de Pipa é uma reserva particular de mata atlântica entre o centrinho de Pipa e a Praia do Madeiro. Tem 16 trilhas dentro da mata que levam a belos mirantes.

As vans que fazem a linha Pipa-Tibau-Goianinha param na porta (R$ 3).

Informações práticas

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

Pôr do sol na Lagoa Guaraíras

Não é preciso fazer passeio de barco ou de jardineira para apreciar o pôr do sol na lagoa em Tibau. Você pode ir de carro ou de van (R$ 3) e ocupar seu lugar na praia ou na mureta da estrada. O mirante mais confortável é o restauranteCavalo de Fogo, que tem um serviço bastante eficiente. É bom reservar sua mesa.

  • Cavalo de Fogo | Av. Governador Aluízio Alves, 16, Tibau do Sul | Tel. (84) 98866-4123 | Instagram

Passeios aquáticos

Passeios de lancha

Há dois roteiros de passeios regulares de lancha. O mais popular é o passeio de 1 hora que sai da praia do centro e vai até a praia do Madeiro, passando por toda a Baía dos Golfinhos. Há uma ou duas paradas para banho ou mergulho. É bastante comum encontrar golfinhos durante o passeio.

O outro passeio é na Lagoa Guaraíras e tem duração de 1h30. O embarque é em Tibau do Sul. O roteiro leva à outra margem da lagoa, onde é possível tomar um banho de lama. Depois a lancha faz uma parada num flutuante no meio da lagoa, para bano e mergulho. Existe a possibilidade de encontrar golfinhos durante o passeio.

Informações práticas

Passeios de barco

Os passeios de catamarã são feitos na Lagoa Guaraíras. Há dois tipos de roteiro.

Roteiro convencional

Os roteiros convencionais têm pela manhã e à tarde e duram entre 90 minutos e 3 horas. Saindo da praia da vila em Tibau do Sul, você vai até a outra margem da lagoa, onde pode aproveitar para tomar um banho de lama. Depois o barco vai até um flutuante no meio da lagoa para banho e mergulho.

Roteiro gastronômico

O roteiro ‘gastronômico’ dura 5 horas. Inclui almoço, várias paradas para banho e o pôr do sol.

Informações práticas

Passeio aéreo

Voos de parapente

O alto da falésia da praia de Cacimbinhas, entre a Praia do Madeiro e Tibau do Sul, é a pista de decolagem e pouso da Pipa Parapente. Os voos duplos com piloto certificado duram entre 15 e 20 minutos, sobrevoando as praias de Cacimbinhas, do Madeiro e do Giz.

As decolagens acontecem em dias de vento favorável entre os meses de novembro e março. Ligue antes para se informar sobre as condições de vento do dia.

Informações práticas

Resolva sua viagem

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.