Praga

Guia de Praga

Praga

Até nem tanto tempo atrás, Praga ainda era considerada um ‘destino exótico’ por muitos viajantes. Alguns não conseguiam dissociar o nome do seu significado em português.

Outros tinham percepções pré-concebidas sobre tudo o que fizesse parte do ‘Leste Europeu’, erroneamente imaginado como uma região cinzenta povoada por edifícios soviéticos.

Hoje é até curioso lembrar disso. O destino se tornou tão desejado pelo viajante brasileiro quanto já era pelos nossos colegas estrangeiros.

Visita-se Praga em busca dos tesouros acumulados num tempo em que o país se chamava Boêmia, fazia parte do Império Austro-Húngaro e não ficava no ‘leste’, mas na Europa Central — por sinal, a geolocalização mais exata para a atual República Tcheca.

A única coisa que pode ofuscar o esplendor da cidade é o número de visitantes nas ruas. Sim, o mundo inteiro sabe que Praga está no top 3 de qualquer lista das cidades mais lindas da Europa — e com preços muito mais camaradas do que as capitais que cobram em euros.

Mas existe uma maneira de evitar ser atropelado pelas multidões: hospedar-se fora dos principais corredores de circulação, e sair deles sempre que possível. Praga conserva ruas tranqüilas mesmo nas regiões mais turísticas — onde é maravilhoso se perder.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Na última década, a cidade de renovou e está ainda mais preparada para receber visitantes. No itinerário clássico entre Budapeste, Viena, Praga e Berlim (veja aqui como organizar este roteiro), Praga entra com o charme imbatível de ser a mais compacta e mais acolhedora das cidades do circuito.

    Prepare-se: você nunca ganhou tanto like no Instagram.

    163 comentários

    Amei Praga. Estive lá em junho de 2016. Não tive qualquer problema relacionado a violência. A região da cidade velha está bem policiada. Fiquei hospedada numa região próxima mas não dentro da cidade velha. Voltava pra casa a noite com a minha amiga e nunca passei por qualquer situação que nos assustasse. Como toda cidade maior é preciso ficar atento. Linda cidade. Recomendo.

    Estive em Praga no último Verão e sim, a cidade é linda, mas sim, estava abarrotada de turistas. Para quem é de São Paulo, leve em conta a nossa famosa 25 de Março. Até pq eu tive a “sorte” de me hospedar ao lado da Charles Bridge, o que era impossível de andar e viver. O melhor momento era de madrugada, a cidade é segura (ao menos o centro histórico) e sair para fotografar e apreciar de verdade a cidade, somente nesse horário mesmo. Ficava até o amanhecer e pude ver a ponte vazia, as luzes que dão charme a cidade.,..o sol nascendo num céu azul celeste incrível! E sem falar da biblioteca Klementinum, o Castelo de Praga e o Relógio Astronômico, que são realmente de um presente para os olhos. 🙂

    Estive em Praga em abril deste ano e achei a cidade lindíssima, alegre, com ótimos preços de comida e bebida. Eu e meu marido ficamos encantados.

    Olá, Riq e Bóia!

    Vocês recomendariam Uber para o “como chegar” nas capitais européias?
    Tiveram alguma experiência?
    Vou fazer a Europa Central e estou pensando em adotar essa estratégia para sair de aeroportos e estações de trem.

    Obrigada =)

      Olá, Amanda! Os preços do Uber são dinâmicos, então você só saberá o preço que pagará de fato quando for chamar a corrida. Do aeroporto e da estação de Praga vale a pena usar o Prague Airport Transfers, veja na página Como chegar. Use o Uber dentro das cidades, para corridas pequenas. (O preço vai ser compatível com o custo de vida da cidade. O Ricardo Freire andou recentemente de Uber entre dois hotéis dentro de Amsterdã e a conta foi de 25 euros — 100 reais.)

      Vixeee!!
      Ok, vamos de transfer mesmo então!
      Se utilizar em alguma cidade depois volto aqui com relatos de preços pra ficar como referência.
      Obrigada!!

    Estou em Praga com a minha família e estamos simplesmente encantados – tanto com a beleza do lugar como com sua história. E ao contrário do que tantos dizem, os tchecos foram muito receptivos. Contratamos uma guia tcheca – Eva Santana – que fala português fluentemente e fez com que conhecêssemos a cidade, como se fôssemos cidadãos. Super indico!!

    Olá! Tenho uma dúvida peculiar…
    No calor do momento, eu e meu noivo compramos nossa lua de mel para dezembro, em Praga, Viena e Budapeste. Mas eu não me atentei na ordem, e acabamos comprando Praga-Budapeste-Viena, só depois vi o mapa!!
    Pra alterar os voos e hotéis teremos que pagar taxas, compensa mudar agora?? Ou não terei grandes problemas por causa desse erro grotesco? =/ Estou em pânico!

    Olá Boia! Tire uma dúvida da sua leitora assídua, por favor: O voo entre Budapeste e Praga pela CzechAirlines é um jato com apenas 15 lugares, com 1h de duração, o que seria uma alternativa para fugir do trem de 7hs. Tenho uma insegurança com avioes pequenos…vc sabe se é comum usar esse voo entre estas duas cidades? Muito Obrigada!!!

    Viagem marcada excursão com guia falando português para agosto/2016 Viena, Praga, Budapeste e Bratislava, amo viajar mas pensando em desistir, com toda essa tensão na Europa…

      Olá, Cristina! Não há notícia de emigração em massa de europeus apavorados para lugares totalmente seguros como o Brasil.

    Fui a Praga de trem, vindo da Cracóvia, numa viagem noturna terrível, numa cabine com mais 5 pessoas. Praga é linda e muito parecida com Budapeste (um rio no meio um castelo do outro lado) só que um pouco menor. O centro histórico é muito bem conservado. Tem uma rede de transportes adequada (trem,bonde e metro). Não deixe de subir no Relógio Astronômico e de fazer um passeio pelo rio que corta a cidade. De diferente dos roteiros padrão, fui visitar o povoado de Lídice, que na época da Segunda Guerra foi varrida do mapa por vingança pelo assasinato de Heydrich, o nazista chefe que mandava por ali. Todos os homens da cidade foram fuzilados (inclusive o prefeito e o padre). Hoje tem um memorial muito legal onde era o povoado.
    mais detalhes em https://marcusbarrocas.com.br:1234/praga.htm

    Estivemos em Praga no mes de novembro. Por falta de sinalização adequada sobre o local de validação dos bilhetes, fomos procurar um fiscal para obter informações. Este, ao invés de nos fornecer as informações solicitadas, aplicou uma multa de 60 Euros. A seguir, fomos assaltados no interior do trem. Existem cidades mais bonitas e com melhor segurança para serem visitadas. Praga é muito bonita, mas existem lugares melhores e mais seguros para serem visitados.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito