Salvador

Avisa lá que eu vou
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Guia de Salvador

Veja neste guia prático de viagem a Salvador:

Salvador é a cidade mais exótica que você pode conhecer sem sair do país. É um lugar onde os outros brasileiros se sentem um pouco estrangeiros, ao mesmo tempo em que descobrem o Brasil mais essencial.

Qualquer atividade que em outras cidades seria corriqueira – ir à praia, comer, participar de uma festa – em Salvador se torna uma experiência cultural, tantos são os signos estritamente locais.

Nos últimos anos, uma série de obras de requalificação urbana (incluindo uma linha de metrô ao aeroporto) devolveram a auto-estima que a cidade parecia ter perdido. Salvador está de novo cheia de si -- ainda mais depois de meses em cartaz no horário nobre com 'O Segundo Sol'.

Se não bastassem todas as suas atrações, Salvador ainda pode ser combinada na mesma viagem com alguma praia próxima, no Litoral Norte ou na Costa do Dendê (veja como).

Voltar | Topo

Quando ir a Salvador

Salvador dicas: ensaio de carnaval

Ensaios de blocos

A melhor época para ir a Salvador é entre dezembro e o Carnaval, quando o tempo fica mais firme e a cidade está em sua plenitude.

A época a evitar é o período entre abril e maio, quando chove muito mais do que um visitante pode merecer.

Veja como se comporta o tempo (e o calendário de festas) ao longo do ano:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | Vai dar praia?

Dezembro, janeiro e fevereiro

Festa de Santa Bárbara Iansã Salvador

Santa Bárbara (Iansã)

A festa de Santa Bárbara (Iansã no candomblé), dia 4 de dezembro, é a primeira da temporada das festas de largo (leia mais aqui). A festa é no Pelourinho -- começa com uma missa na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (aquela azulzinha bem no largo).

Quatro dias depois, dia 8 de dezembro, é a vez de Nossa Senhora da Conceição da Praia (Oxum no candomblé), que acontece em frente à sua igreja, na Cidade Baixa, perto do Mercado Modelo.

Essas duas festas servem para inaugurar oficialmente o verão, a melhor época para curtir Salvador. Aê, aê, aê, aê, ê, ê, ê, ê, ô oô oô oô...

Não deve ser por acaso que as festas de largo ocorram no verão. Nesses três meses, o tempo é predominantemente firme (chove pouco mais de 100 mm a cada mês). O calor (máximas de 30ºC) é amenizado pela brisa constante perto do mar. O soteropolitano sai à rua para celebrar.

O Réveillon, por sinal, oferece uma excelente relação custo x benefício. A hotelaria não triplica os preços, como acontece nos vilarejos de praia (inclusive os dos arredores). Ano após ano, encontro tarifas sempre palatáveis para a hospedagem em Salvador. O Réveillon oficial da cidade é realizado na arena Daniela Mercury, na praia da Boca do Rio, e tem áreas gratuitas e espaços pagos. Mas há também muitas outras festas, pagas. Se não fizer questão de show, rompa a meia-noite na praia do Farol da Barra.

Mal dá para dormir. Na manhã de 1º de janeiro acontece a procissão marítima do Bom Jesus dos Navegantes -- enquanto os barcos navegam enfileirados pela Baía de Todos-os-Santos, a festa profana toma conta da Cidade Baixa.

Durante todo o mês de janeiro e o período de fevereiro que antecede a folia, Salvador está em seu melhor momento: toda a energia do carnaval está no ar, sem a bagunça do carnaval. Éssa mágica acontece nos ensaios, que é o nome que os soteropolitanos dão para shows de blocos e cantores de axé, samba-reggae e pagode que funcionam também como bailes de pré-carnaval. Para uma época tão favorável para visitar, os preços de hospedagem são bastante comportados (talvez porque logo mais, durante o carnaval, cheguem à estratosfera).

Em meados de janeiro acontece a mais famosa das festas de largo: a Lavagem da Igreja do Senhor do Bonfim (Oxalá no candomblé). Trata-se de uma procissão de 8 km (com música e bebida...) entre a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a colina do Bonfim. A data é móvel (e bem complicada de calcular): a festa é realizada na segunda 5a. feira depois do Dia dos Reis (6 de janeiro). Em 2020, a Lavagem do Bonfim acontecerá dia 16 de janeiro.

Já a festa de São Lázaro (Omolu no candomblé) é menos conhecida -- acontece dia 28 de janeiro. Se você for à igreja de São Lázaro e São Roque, na Federação (fica entre o Rio Vermelho e a Barra, fora da orla), pode tomar um banho de pipoca de uma das várias mães de santo que estarão de plantão no largo.

Dia 2 de fevereiro, dedicado a Nossa Senhora dos Navegantes no calendário católico, é dia de festa no mar. A cidade acorre ao Rio Vermelho para saudar Iemanjá, na última grande festa de largo antes do carnaval.

Finamente, o Carnaval funciona como a apoteose da temporada de festas -- e começa alguns dias antes do resto do Brasil. Em 2020, o Carnaval em Salvador vai de 4ª feira dia 19 de fevereiro até a manhã de 4ª feira de Cinzas, 26 de fevereiro. Leia sobre o Carnaval aqui.

Festas de largo: celebrando o sincretismo

Festa de Iemanjá Salvador

Festa de Iemanjá no Rio Vermelho

Sem liberdade para praticar a religião que trouxeram da África, os adeptos do candomblé passaram a associar seus orixás a santos católicos (um fenômeno que também aconteceu naturalmente em Cuba, mas com santos diferentes.)

Sorte dos santos. Suas festas nunca mais foram as mesmas: saíram das igrejas e ganharam as ruas. O sagrado foi obrigado a conviver com o profano -- e hoje as datas católicas parecem um mero pretexto para as grandes festas do candomblé.

Música animada, bebida farta e multidões estão garantidas em toda festa de largo. E, claro, misturados ao povo, muitos batedores de carteira, versadíssimos na arte de surrupiar coisas do seu bolso ou da sua bolsa sem você perceber.

Não deixe de ir a uma festa de largo: é uma experiência 130% soteropolitana. Mas leve tudo de valor (documento, dinheiro, celular e um cartãozinho só -- no máximo) numa doleira.

As grandes festas de largo ocorrem entre dezembro e fevereiro; veja aqui.

Voltar | Quando ir a Salvador | Topo

Março

Depois do carnaval, Salvador -- exausta -- descansa.

É como canta Rosa Passos: 'Mês de março em Salvador, o verão está no fim'.

Março é um mês de transição para a estação das chuvas, mas ainda bastante aproveitável. É um mês recomendável para quem quer pegar sol em Salvador mas não se interessa pela cultura do carnaval e do axé (setembro, outubro e novembro também são assim).

Voltar | Quando ir a Salvador | Topo

Abril e maio

Com mais de 300 mm de chuva cada um, abril e maio são os meses mais chuvosos do ano em Salvador. Se vier a Salvador nessa época, capriche nas atividades culturais -- se der praia, será lucro.

Voltar | Quando ir a Salvador | Topo

Junho, julho

O pior do 'inverno' já terá passado, mas junho e julho ainda têm mais dias nublados e chuvosos do que você acharia razoável. O volume de chuvas diminui, mas ainda fica acima de 200 mm em cada mês.

No quesito temperatura, porém, é uma época bastante agradável, com mínimas de 21ºC e máximas de 26 ou 27ºC.

Junho tem uma atração extra: as festas juninas, que na Bahia são levadas muito a sério. As mais concorridas estão no interior, mas quem não consegue sair de Salvador encontra um arraial no Pelourinho.

Em julho, se você procura férias de praia, pode ter melhor sorte no litoral norte (Praia do Forte, Itacimirim, Imbassaí, Guarajuba, Costa do Sauípe), que é um pouquinho mais árido e deve ter mais dias de sol do que a capital.

Voltar | Quando ir a Salvador | Topo

Agosto, setembro, outubro e novembro

Em agosto as chuvas já costumam ficar abaixo de 150 mm, aumentando a chance de pegar alguns dias de praia. A festa mais importante do mês não acontece em Salvador, mas na cidade histórica de Cachoeira, no Recôncavo, a 100 km: a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, sempre entre 13 e 17 de agosto.

Em setembro, outubro e novembro as chuvas voltam ao patamar ligeiramente acima de 100 mm. O clima, portanto, já é de verão. O astral de verão, porém, ainda não está no ar: a cidade está guardando energia para quando começar a temporada festeira, em dezembro. Ou seja: época ótima para quem quer encontrar tempo firme e não procura nada relacionado a carnaval e axé.

Caso você tenha amigos em Salvador, tente programar uma viagem para estar na cidade no entorno de 29 de setembro, dia de Cosme e Damião. A festa é comemorada quase como um Natal. Além da distribuição de doces e balas para crianças, é costume fazer um caruru para reunir a família e amigos. O caruru, no caso, é apenas o prato mais importante de uma festa-de-babete que costuma incluir os principais quitutes baianos. Ser convidado para um caruru é uma honra -- e uma oportunidade de participar de uma das mais gostosas tradições baianas.

Voltar | Quando ir a Salvador | Topo

Salvador: quando dá praia?

Chove pouco: Janeiro | Fevereiro | Março | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro

Chove mais: Junho | Julho

Chove demais: Abril | Maio

Quantos dias em Salvador?

Salvador dicas

Amarrando fitinha do Bonfim... no Bonfim

Numa primeira viagem a Salvador, você vai precisar de 2 dias inteiros (ou seja: 3 noites) só para visitar as principais atrações. Se quiser tirar um dia para ir até Praia do Forte, vai precisar de 3 dias inteiros (4 noites).

Com mais dias, você pode ir além da turistagem básica e fazer uma viagem mais gostosa, aproveitando para pegar praia (se não for na época da chuva) e curtindo a noite sem o compromisso de acordar cedo no dia seguinte para cumprir as obrigações turísticas.

Será ótimo se um dos dias que você passar em Salvador seja uma terça-feira. Este é o dia em que mais coisas acontecem no Pelourinho.

Veja roteiros práticos para organizar sua viagem:

Voltar | Topo

260 comentários

Leila
LeilaPermalinkResponder

Adorei suas dicas. Como faço p ir p Ilha da Maré, estarei em Itapuã. Obrigada, bj.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leila! Há passeios de escuna que vão à ilha de Maré; no seu hotel você encontrará contatos. Não há transporte regular de passageiros entre Salvador e a ilha de Maré. É preciso ir de ônibus até São Tomé de Paripe, a 50 km de Salvador, de onde saem barcos para a ilha.

Dalmo Sales
Dalmo SalesPermalinkResponder

Salvador é uma cidade maravilhosa e com outras maravilhosas cidades ao seu redor.

Para saber onde ir, o que fazer e outras dicas em nossa cidade, visite o Vitrine Baiana!

www.vitrinebaiana.com.br

Posto e Restaurante Cedralat

No http://restaurantecedralat.com.br/ abastecer o carro, fazer uma troca de óleo e almoçar, tudo ao mesmo tempo. No km 425 da Washington Luís (SP 310), apenas a 5 minutos da rodovia fiz ótima parada e até vi alguns caminhoneiros tirando um cochilo, na tranqüilidade do lugar, para continuar sua viagem com mais segurança. Antes que seja tarde, pare no Posto e Restaurante Cedralat!

Rafaela
RafaelaPermalinkResponder

Sobre os hotéis, acrescento a sugestão do Bahia Othon Palace, em Ondina! A localização foi ideal, as corridas de táxi saíram baratas e havia uma parada de ônibus bem na frente. Os quartos, com bonita decoração, tem uma vista deslumbrante do mar! O café da manhã é show, servido em um restaurante com vista para o mar também. Fiquei hospedada agora no final de agosto e gostei tanto que já contei no meu blog. haha grin

Bianca
BiancaPermalinkResponder

Adoro suas dicas...
Como vou de ônibus do Rio Vermelho para Praia do Forte?
abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bianca! Precisará ir à Rodoviária de Salvador, na região do Iguatemi. No seu hotel haverá também passeios de van oferecidos. Você pode comprar o passeio, levar a sua mala e ficar na praia.

Fernanda Scafi

Sem comentários de como amo a cidade de Salvador! Durante minha adolescência passei muitas férias por lá, pena que faz tempo que não volto! (passar vários dias enfurnada em um hotel para uma conferência não conta!) http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Salvador

Renata Queiroga - Tempere sua Viagem

PEssoal, salvador tem lugares maravilhosos pra provar toda a personalidade da comida baiana!
No blog, alguns desses recantos maravilhosos:

http://www.temperesuaviagem.com.br/?cat=824

Lissandro Almeida

Uma dica pra quem é de Porto Alegre, a GOL está vendendo passagem POA-SSA, (voo direto) a partir de 18/11. Acho que é uma boa notícia pra quem não gosta de fazer conexões.

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Ola Ricardo, eu e meu marido vamos a Salvador no dia 17 de outubro e a ideia era pegar um carro. Ouvimos algumas pessoas que acham que não vale. O Salvador Bus da conta do recado? Queremos ir aos principais pontos em 1 tarde e 1 dia e depois 2 dias de praia, é o tempo que temos. Obrigada,Ana.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Quem responde é a Bóia. Estar de carro em Salvador é sempre interessante, pela liberdade proporcionada. Mas o hop-on hop-off tabém funciona.

Inácio Novaes

Fechei um pacote pra Salvador para dezembro. Tô empolgado, mas assustado com os relatos de criminalidade por lá, principalmente na região do Pelourinho e na Barra, onde fica meu hotel escolhido, o Sol Barra. A situação ta tensa por lá mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Inácio! O Pelourinho está superpoliciado; o melhor dia para ir é terça-feira, quando está mais cheio e animado (leia sobre a Terça da Bênção no post linkado).

O Porto da Barra é tranqüilo de dia (ao ir para a praia, alugue uma cadeirinha e você estará sob os cuidados de um barraqueiro que não quer que nada de mau aconteça a seu freguês); à noite, fique esperto, sem dar pinta com celular ou relógio caro ao andar pela calçada.

Renilson
RenilsonPermalinkResponder

bom dia tem onibus direto do aeroporto de salvador para o vila gale mares e vila gale ao aeroporto quais os horários e todos os dias.obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renilson! Você pode pegar o ônibus do aeroporto para Praia do Forte e saltar na entrada de Guarajuba, mas não é algo que a gente aconselhe não...

Paula
PaulaPermalinkResponder

O Viaje na Viagem me ajudou muito a pesquisar para minha viagem ao Nordeste. No Comer, Dormir e Viajar, conto como foi minha visita a Salvador. smile
http://comerdormireviajar.wordpress.com

Regina
ReginaPermalinkResponder

Vou depois do natal e fico dez dias . Será que vale a pena alugar carro ? Você tem alguma dica de locação de carro ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regina! Vale a pena estar de carro em Salvador, sim. O Viaje na Viagem é parceiro da Rentalcars, que pesquisa menores preços em diversas locadoras.

Miriam
MiriamPermalinkResponder

Olá, gostaria de saber qual melhor jeito para ir para o morro de São Paulo, Maritimo ou maritimo e terrestre? Pois dizem que maritimo e terrestre demoram muito.
Qual melhor lugar para passar o Réveillon em Salvador???

Camila Reis
Camila ReisPermalinkResponder

Boa tarde Ricardo,

Adoro as tuas dicas. Sempre que vou viajar, sempre pego o que tu recomenda. Vou para Salvador em dezembro..reunião de trabalho por 2 dias e depois férias. Como já estarei por lá..quero aproveitar mais uma semana lá. Ficarei no Pestana Bahia. Penso em ir para o Villa Praia Hotel depois de encerrado o trabalho e aproveitar a praia. É muito longe um do outro? E em relação aos pontos turisticos? Abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Aqui quem responde é A Bóia. O Villa Praia Hotel é mais afastado. o Pestana fica mais perto de pontos turísticos como Farol da Barra, Mercado Modelo, Elevador Lacerda e Pelourinho.

Larisse
LarissePermalinkResponder

Olá!!
Vocês conhecem algum city tour legal?
Gostaria de conhecer um pouco mais sobre a parte histórica da cidade.
Obrigada.

Silvia Maria
Silvia MariaPermalinkResponder

Existe um ônibus turístico duplo-deck que percorre os principais pontos turísticos da cidade e leva turistas até a Praça Municipal, de onde caminham para o Pelourinho. Mas você pode ir até lá de outra forma (ônibus ou táxi) e fazer a sua caminhada tranquilamente. É uma delícia caminhar pelo Centro Histórico de Salvador.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Larisse! Em Salvador existe um hop-on hop-off; a Rapha Aretakis testou: http://www.raphanomundo.com/2012/02/salvador-salvador-bus.html

Larisse
LarissePermalinkResponder

Obrigada, pessoal!!
Mais uma dúvida, alguém já se hospedou no Hotel Vila Galé Salvador (R. Morro do Escravo Miguel, 320), na praia de Ondina?
Será que é bem localizado? Dá de ir à praia naquela região?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Larisse! O hotel fica entre a Barra (boa praia) e Rio Vermelho (boa vida noturna).

Larisse
LarissePermalinkResponder

Entendi. Obrigada, de novo, Bóia! wink

CARLA
CARLAPermalinkResponder

Ricardo, acabei de comprar um pacote para o Costa de Sauípe Fun em janeiro e agora lendo todos esses comentários horríveis a respeito do serviço, acomodações, higiene e comida, tenho até vontade de desistir. Está assim ruim mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! Temos uma resenha sobre o Sauípe Fun aqui: https://www.viajenaviagem.com/2010/10/resorts-all-inclusive-no-nordeste-sauipe-fun

Wagner
WagnerPermalinkResponder

Boa noite

Comprei pacote para salvador vou dia 02/01/2015 vou ficar no golden park em pituba, mas lendo alguns artigos fiquei assustado pois diz de lá e o lugar mais índices de criminalidade, pode me dar algumas dicas de sair a noite e ir para as praias turísticas????? obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wagner! As dicas que damos no texto e nos links listados valem para quem está hospedado na Pituba também. O bairro está entre 5 a 10 minutos de táxi do Rio Vermelho, dependendo do trânsito.

Silvana
SilvanaPermalinkResponder

Vou com meu marido e mais 02 casais passar o Reveillon em Salvador, você tem alguma dica de restaurante para a ceia.
Vamos ficar no Hotel São Salvador (antigo Hotel Matiz)
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvana! Os shows populares serão na Praça Cairu, no Centro. Um bom lugar à beira-mar para passar a virada é a praia do Farol da Barra. Haverá barracas de praia funcionando. O restaurante Barravento funciona como um bom camarote para ver a festa na areia. http://www.restaurantebarravento.com.br/site/

Seu hotel fica longe da orla, é normalmente voltado para executivos.

Cecilia Stahl Vieira

Olá Bóia! Fechei um pacote para passar o carnaval 2015 no Iberostar praia do forte mas no sábado após o carnaval irei para Salvador passar mais 3 dias. Será que Salvador ainda vai estar lotado? Qual melhor lugar para me hospedar, sendo que prefiro ficar perto de uma boa praia? Nessa época vale alugar um carro? Abraços, Cecilia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cecilia! Muita gente aproveita os dias posteriores ao Carnaval para conhecer as praias da cidade, não dá pra saber quão cheio o lugar vai estar. O Ricardo Freire considera o Porto da Barra a melhor praia da cidade, dê uma olhada nas opções sugeridas neste post.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Não deixem de ir ao restaurante casa de teresa no bairro rio vermelho.

Laiana
LaianaPermalinkResponder

Adorei o seu site e dicas sobre arredores de Salvador.

Gostaria de saber se vcs tem alguma dica de bar/ restaurante para passar o reveillon? Estou indo em família e com uma criança de 02 anos wink

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laiana! O seu hotel lhe dará dicas de algo nas redondezas. Com criança pequena, que muito provavelmente estará dormindo pesado nesta hora, o melhor é ser racional.

Cachoeira-BA
Cachoeira-BAPermalinkResponder

Olá Ricardo, vi que você falou da festa da Boa Morte em Cachoeira. É realmente uma boa dica para quem estiver por Salvador. Adoro Cachoeira!
Veja um post que fiz no meu blog sobre a Festa: http://passarferias.com.br/bahia/festa-da-boa-morte-cachoeira/

Ana Paula Meira Lopes

Olá Ricardo ! Pretendo fazer um tour entre Praia do Forte, Costa do Sauípe e Salvador. A dúvida : Faço Salvador antes ou após Praia do Forte e Sauípe ? Não pretendo alugar carro. Você me indica algum hotel bacana em Salvador que fique próximo aos principais pontos turísticos ou do ponto de embarque do ônibus que faz o city tour ? Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Quem responde é A Bóia. Faz sentido fazer primeiro cidade, depois praia. Clique no post do transporte, tem link pro Salvador Bus e lá você encontra os hotéis de parada.

Aurelina
AurelinaPermalinkResponder

Chego em salvador dia 22/01.terei transporte variados do Aeroporto a Santo Antonio? E de santo Antonio p pelourinho e centro e tranquilo? Volto dia 29/01 ,vc acha viavel eu dividir esses dias e ir a chapada? Qual a melhor forma p chegar la ou em boipeba?

Douglas Gastmann

Olá Ricardo, suas dicas sempre são valiosas!
Não conheço Salvador e vou fazer um Cruzeiro que para algumas horas na cidade, os pacotes de passeio que a cia oferece são muito caros, quero fazer algo por conta, tem alguma sugestão? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Douglas! O terminal de cruzeiros fica pertinho do Elevador Lacerda. Suba e visite o Pelourinho. Dando tempo, na volta, pegue o SAlvador Bus e vá ao Bonfim e à Ribeira.

Douglas Gastmann

Show, muito obrigado pelas dicas!

Andre
AndrePermalinkResponder

Tambem gostaria que me indicasse algo em conta primeira vez e estou qrendo andar de bus mesmo!!

Andre
AndrePermalinkResponder

Será a primeira vez que irei provavelmente irei me hospedar no Pelourinho e pergunto existem outras praias proximas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! A praia mais próxima é o Porto da Barra, a 20 minutos de ônibus ou 10 minutos de táxi. Também dá para pegar a lancha a Mar Grande, em Itaparica, a travessia é de 10 minutos e as lanchas saem do terminal marítimo do Mercado Modelo, desça pelo Elevador Lacerda.

Valeria Rubio
Valeria RubioPermalinkResponder

Oi Bóia,
Oh eu aqui de novo rsrs!
Estou programando minha viagem em abril. E o ano passado fomos pra Itacaré, foi incrível, lógico que usei as informações daqui e fomos muito felizes! Amamos! Acontece que esse ano temos somente uma semana, queremos outra praia e se possível no esquema de Itacaré com praias e cachoeiras. Pensamos em Santo André, mas pode ser outra em outro estado. Qual sua sugestão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valéria! Essa combinação de praia com cachoeira no Nordeste só existe em Itacaré mesmo.

Pense em Ubatuba ou Paraty.

Valeria Rubio
Valeria RubioPermalinkResponder

Bóia,

Muito obrigada, não era bem isso que eu queria, mas vou pensar na hipótese.
Vc como sempre, atencioso e rápido!
Sou uma fã incondicional!
Abraço,

Priscila Reis
Priscila ReisPermalinkResponder

Olá queridos do VNV,
Acabei de atualizar alguns textos sobre Salvador, onde moro, lá no #voali. Espero que sejam úteis para os leitores:

Roteiro de 3 dias em Salvador: http://goo.gl/hYCIC6
Roteiro de 5 dias em Salvador: http://goo.gl/0LJKSg
Melhores restaurantes de Salvador: http://goo.gl/3anEhf

Espero que sejam úteis smile

Micheline
MichelinePermalinkResponder

Gostaria de saber, se do Circuito da barra até Rio Vermelho (Pedra da Sereia) é muito longe e esquisito? E qual melhor transporte utilizar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Micheline! Depende se você estiver sozinha ou acompanhada e da hora do dia. Mas você estará morta. Daria para ir a pé, mas é melhor ir de táxi.

Ana
AnaPermalinkResponder

Micheline, você virá para o Carnaval pela primeira vez em Salvador? Tenho interesse para uma reportagem... Pessoas que vêm pela primeira vez curtir a folia aqui.

Débora Fernandes

Olá! Galera do VNV! Pretendo ir à Salvador no período de 27/03 à 01/04. Sei que o tempo é pouco mas o que me sugerem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Débora! Sugerimos clicar nos posts que estão linkados nesta página e escolher os programas que mais lhe agradarem.

Nani
NaniPermalinkResponder

Olá estarei indo em março, ficarei no Hotel Sotero. O que tem por lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nani! É uma região de negócios, que morre à noite. O Shopping Salvador está a 3km; os bares da rua das Hortênsias na Pituba estão a 3 km em outra direção.

Joana
JoanaPermalinkResponder

Ola. Na epoca do carnaval, seria bom me hospedar nele? Sabe me dizer qt tempo de taxi fica do circuito do carnaval? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joana! Fica a 15 minutos de táxi do final do circuito Barra-Ondina.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Bom dia, estarei em Salvador dia 26/02 e penso em ficar num destes hoteis: HOTEL CORES DO MAR, na Av. Octávio Mangabeira 9311,ou no HARBOR SELF SALVADOR, na Rua Antônio da Silva Coelho, 47, qual é o melhor ponto para ficar? Alguma outra sugestão? ficarei só 2 dias, tem dicas de tur?

Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Nenhum dos dois têm boa localização para turistar. O Cores do Mar fica na orla perto de Patamares, longe da maioria das atrações. O Harbor Self está numa região da Pituba mais própria para executivos. Leia nossas dicas de onde ficar na seção "Onde ficar?", mais acima.

Leia sobre o que fazer em dois dias:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/roteiro-2-dias-salvador

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Olá, estou programando minhas ferias para abri/15, 1ª vez que vou para Salvador, quero ficar numa praia mas também quero curtir a noite. Pensei em me hospedar na Praia do Forte achei linda mas estou em dúvida quanto à noite. Tem agito?? Ou qual seria a melhor opção??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Praia do Forte tem algum movimento na rua à noite nas noites de sexta e sábado e em feriados. Mas mesmo em dias de semana haverá restuarantes e lojas abertos e você poderá fazer um footing.

Eleonora
EleonoraPermalinkResponder

Olá Boia, pretendo viajar em abril e dividir a estadia entre litoral norte e Salvador. Queria saber se Arembepe seria uma boa opção e se tem algum comentário sobre a Pousada A Capela e sobre a praia do Piruí onde ela esta instalada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eleonora! A praia é ótima e as referências sobre a pousada não poderiam ser melhores. O Ricardo Freire infelizmente ainda não visitou, mas só ouve elogios.

Eleonora
EleonoraPermalinkResponder

Obrigada pelo retorno. Mais uma dúvida, não sei se opto por hospedar em Salvador na Barra ou em Rio Vermelho. Gostamos de aproveitar mais o dia e a praia, mas na Barra nenhum dos hotéis indicados nos encantou. Teria mais alguma indicação? Pode ser pequeno mas com uma boa piscina.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eleonora! Você chegou a dar uma olhada nos que citamos, nas duas regiões, na seção "Onde Ficar" deste post mesmo?

Eleonora
EleonoraPermalinkResponder

Olhei sim, minha dúvida é Barra ou Rio Vermelho.
Em Rio Vermelho pensei no Mercure ou Pestana, mas na Barra nenhum me agradou muito.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Bóia, estou meio perdida com tanta informação.
É o seguinte, quero ficar em Salvador 3 dias e depois mais 4 em Morro de São Paulo.
Estando em Salvador, eu gostaria de ficar em um hotel pertinho de uma praia bem legal para passar um dia (afinal, não vai dar para conhecer todas) e tirar um dia para conhecer os pontos turísticos principais. Qual região vc sugere? Eu li o post inteiro mas mesmo assim continuo com dúvida.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! Pense em ficar na Barra para ficar perto da melhor praia ou no Pelourinho, perto dos pontos turísticos e do catamarã que sai para Morro de São Paulo.

Eleonora
EleonoraPermalinkResponder

Olá boia, sabe dizer se estando hospedada no Mercure eu poderia tomar o café da manhã no Ibis? O valor não está incluído na diária e custando 35 por pessoa, com a família, fica meio pesado. Ou teria outro lugar legal pertinho?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eleonora! Muito possivelmente não, mas você encontra locais para tomar café perto do hotel. Pergunte na recepção.

Josimar Balardin Silva

Boa Tarde. Estou pensando em ir à Salvador em agosto deste ano. Meus pais foram há alguns anos e um guia disse a eles que a Barra era um bairro muito perigoso, eles nem foram à Praia da Barra e nem visitaram os fortes, só foram até o Pelourinho. Assim, eu pergunto, a Barra é um bairro muito perigoso de se ficar? Vi alguns hotéis com bom custo x benefício na Barra e fiquei com esta dúvida.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Josimar! O Porto da Barra meio que morre à noite, mas a beira-mar ao longo da praia do Farol tem vários bares movimentados. Toda a região passou recentemente por uma grande reforma urbana.

claudia
claudiaPermalinkResponder

Olá Bóia, estou programando ir no feriado de abril para praia do forte ,mas vi que chove muito, é verdade? a melhor opção é alugar um carro certo? Já que chegaremos no dia 18/04 as 5:20 da manhã, ficaremos passeando em Salvador para conhecer o pelourinho e outros, final de tarde iremos para Praia do forte, alguma dica? Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Abril é um mês de chuvas na Praia do Forte, mas isso não quer dizer que vá chover todos os dias. Para dicas de passeios em Salvador, veja o guia acima. wink

Luiza
LuizaPermalinkResponder

Oi Bóia, queria saber se tem como ver um ensaio ou show do Olodum. Vou semana que vem (fim de Fevereiro) e acho que eles só tocam terças e domingos. Tá certo? Vou estar em Salvador de Quinta a Sabado sad

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiza! Segundo o site do Olodum, o último ensaio foi no dia 10 de fevereiro. O ideal é tentar entrar em contato diretamente com eles pelo site para se informar:
http://www.olodum.com.br/index.php/contato

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Olá, tenho acompanhado este blog, muito boa as dicas, também a prontidão em nos responder, obrigada!!
Chego amanhã em Salvsdor às 13hs no aeroporto, qual ônibus posso utilizar para chegar na rodoviária? E após a rodoviária, pegar outro para o Grande Hotel da Barra?

ANB
ANBPermalinkResponder

Olá! Apesar da indicação aqui do Pestana, as avaliações nos principais sites é muito ruim. Alguém usou o hotel ultimamente que possa dizer se vale a pena ficar nele ao escolher ficar no Rio Vermelho?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, ANB! Uma das funções dos links para o Booking é justamente deixar sempre atualizado o consolidado de resenhas. Compare com notas e opiniões sobre Pestana, Pestana Lodge, Mercure, Golden Tulip e Zank, compare preços e tome sua decisão.

Lilian Lima
Lilian LimaPermalinkResponder

Olá bóia, obrigada pelos posts sobre Salvador!! Usei suas dicas na minha viagem inesquecível!! Gostaria de ajudá-lo com duas informações: o show do Gerônimo se mudou da escadaria da igreja do passo para dentro do sesc-senac no Pelourinho. A princípio provisoriamente, mas caso haja público, passará a ocorrer na casa de espetáculo. A outra é que a missa com atabaques ocorre na igreja n. S. Do rosário dos homens Pretos. Magnífica celebração! Abs

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Bom dia!
Alguém pode passar um "fidibek" dos hotéis da praia do Porto da Barra (Grande Hotel da Barra e Sol Barra)?
Os comentários que encontrei não estão bons ultimamente, mas é o pedaço mais bacana de Salvador, eu acho...
Gracias!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! As resenhas mais equilibradas são sempre as publicadas no Booking, porque são feitas por pessoas que leram resenhas antes de reservar e já calibraram as expectativas. Não cheguei a ver, mas adianto que o forte desses hotéis sempre foi a localização, mesmo...

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Olá Bóia!
É isso mesmo, apenas localização!
Obrigado pelo retorno!

Jorge Carvalho

Guilherme,

Eu optaria por ficar no Rio Vermelho ou, então, em algum hotel novinho no Stiep (Sotero e o Matiz), sendo que esses últimos são mais empresariais.

Juliano Silva
Juliano SilvaPermalinkResponder

Gostaria de saber a distância co Carnaval de Salvador (Circuito Barra Ondina), até a Praia de Patamares (Vou estar hospedado lá) Patamares Praia Hotel..?
Na realidade eu quero ficar longe da badalação de Salvador..só ir em 1 noite no carnaval de Salvador, o restante conhecer praias : Do forte, Arembepe....entre outras...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliano! Patamares fica a 17 km do Farol da Barra.

ANA
ANAPermalinkResponder

Boa tarde,

Estou vendo um Hotel em Patamares, já que os mais próximos de Ondina estão muito caros, quero saber se é muito longe e se vou pagar um valor muito alto de taxi nos dias de carnaval. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Pelo taxímetro, de Patamares ao Campo Grande dá R$ 45. Durante o carnaval, nem sempre você consegue pagar pelo taxímetro.

http://www.tarifadetaxi.com/salvador

José Alfredo
José AlfredoPermalinkResponder

Onde se pode estacionar (pago) perto ou dentro do Pelourinho em horário comercial e dia de semana?
Agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! O estacionamento com acesso para pedestres dentro do Pelourinho tem entrada pela av. J J Seabra (Baixa do Sapateiro). Abre todos os dias até tarde.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar