Praias do Brasil: São Miguel dos Milagres

Guia de São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres entrou no meu mapa em 2000, por acaso. Estava em Maceió e vi num jornal local uma pequena reportagem sobre uma pousada que tinha acabado de abrir. Procurando novidades para o meu guia Freire’s, cheguei — anonimamente e sem reservar — numa tarde chuvosa. A pousada estava fechada; o dono tinha ido para Maceió. Mas gostei do que vi e disse para o faxineiro que voltaria no dia seguinte. A manhã veio ensolarada, o dono tinha voltado à pousada, me hospedei, caminhei pela praia na maré baixa, cruzei com uma turminha do jardim de infância brincando junto aos barquinhos ilhados na areia, jantei filé de arraia com uma salada de rúcula e tomatinho cereja cultivados na horta.

Sem querer, tinha descoberto um tesouro ainda desconhecido até mesmo em Alagoas: 40 km de praias lindas e desertas, protegidas da curiosidade alheia por fazendas de coco e pela estradinha precária, interrompida por uma travessia de balsa que impedia o caminho de se tornar um atalho para Maragogi, e assim preservava povoados que pareciam saídos d’O Bem Amado. No fim da estradinha, em Japaratinga, vi uma placa de um hotel tentando atrair passantes que vinham do norte: “Conheça a Rota Ecológica”. Rota Ecológica? Resolvi adotar.

No mês seguinte, resenhei a região e a pousada na minha coluna na revista Exame Vip. O texto começava assim: “Sabe aquela praia que só você conhece, onde tem a pousadinha do Fulano que você só indica para os amigos mais chegados? Pois a praia se chama São Miguel dos Milagres, o fulano atende por Nilo e o nome da pousadinha é Pousada do Toque“. Ao receber o primeiro telefonema, de um leitor de Brasília, o Nilo achou que fosse trote. Os hóspedes que vieram gostaram. Alguns gostaram tanto que resolveram abrir pousadas por lá. Em cinco anos, a Rota se tornou um pólo de hospedagem de charme pé na areia.

Uma década e meia depois daquela surpreendente salada de rúcula no fim do mundo, São Miguel dos Milagres e a Rota Ecológica não são mais um segredo. Cinco anos de Réveillons baladíssimos (o Réveillon dos Milagres) e reportagens de Luciano Huck, Fátima Bernardes e Ana Maria Braga compartilharam as belezas da região com outros públicos. Novas opções de hospedagem surgem, agora acompanhadas por uma onda de restaurantes e bares funcionando fora das pousadas.

Rota Ecológica: quando dá praia?

Venha — e fique. Um bate-volta desde Maceió (ou Maragogi, ou Porto de Galinhas) não vai revelar o que a região tem de especial, que é o convite a relaxar e não fazer nada por dias a fio, comendo muito bem e sendo atendido com uma simpatia difícil de achar em outro lugar.

Só tem uma coisa. O Viaje na Viagem adverte: depois de passar uma temporada na Rota Ecológica, é difícil se apaixonar perdidamente por outra praia.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    244 comentários

    Bom dia Boia! Estou planejando ir para a rota ecológica e tenho 7 dias. Pensei em dividir minha hospedagem 3 ou 4 dias em porto das pedras e 3 ou 4 dias na praia do toque. Para poder conhecer bem as duas regiões… o q vc acha?
    Ah, outra pergunta, como ir aos restaurantes nas redondezas se estarei sem carro? Obrigada pela atenção, amo este blog e nunca viajo sem suas dicas!

      Olá, Isabel! Você pode chamar táxi ou mototáxi. O importante é que suas hospedagens sejam à beira-mar. Quem não se hospeda à beira-mar (ou quer ir a outras praias que não aquela em que está hospedado) vira excursionista.

      Sim com certeza ficarei à beira mar, mas estou muito na dúvida, em qual praia vc sugere que devo dividir as duas hospedagens? Como não conheço nada , gostaria de uma sugestão sua! Mais uma vez obrigada!

      Olá, Isabel! Todas as praias são ótimas, fique na(s) pousada(s) que forem do seu maior agrado. Tenha em mente apenas que as de Porto da Rua estão em zona urbana.

    Boa Noite. Gostei das suas dicas e sugestões sobre os passeios e com certeza irá nos ajudar muito durante nossa estadia. Iremos ( eu 68 e esposa 70 anos) desembarcamos no aeroporto de Maceió dia 25/03/23 com previsão de chegada para às 15h40 com retornodia29/03/23. Pretendo alugar um carro no aeroporto . Minha preocupação é, como são cerca de 01h30 do aeroporto até São Miguel dos Milagres, com certeza irei dirigir uma parte já a noite por um trajeto que não conheço. O que você sugere para meu deslocamento de Maceió a São Miguel dos Milagres ?

    Passei só para elogiar. Seus textos parecem poesias. Você faz as pessoas viajarem sem sair do lugar. Li hoje seus textos sobre a Rota Ecológica de 2007 e a atualização de 2013. Fiquei pensando nas mudanças que poderiam ter acontecido e então encontrei esse texto. Irei em outubro/22 e ficarei 8 dias. Me hospedarei na pousada Bangalôs do Pontal em Japaritinga.
    Se puder me dar dicas de restaurantes legais te agradeço. Sou sua fã há muitooos anos. Parabéns pelo excelente trabalho!!!!

      Olá, Kelly! Infelizmente o Ricardo Freire ainda não conseguiu editar a atualização depois das últimas viagens pela região. Em Japaratinga abriu o La Madrag na região da sua pousada.

    Olá Bóia, tudo bem? Ficarei hospedado na Praia da Laje e gostaria de saber se fica perto para ir de carro, à noite, aos principais restaurantes (os mais indicados) da região? Durante a semana do mês de setembro (acredito que seja baixa temporada), esses restaurantes costumam funcionar normalmente? Obrigado !

      Olá, Sergio! Tudo é pertinho nessa região, você pode chegar de carro sem problema. Os rstauranetes abrem e todos os mais recomendados necessitam de reserva com alguns dias de anteceDência.

    Olá Bóia, tudo bem? Estou pensando em ir a Rota Ecológica em meados de agosto, a partir do dia 12/08, acha que a chuva pode atrapalhar o passeio?? Outro ponto, estou querendo ir sozinha, acha que é um destino bom para viagens solo?? Obrigada!!

      Olá, Bárbara! É um período de transição entre o inverno chuvoso e a primavera seca. Pode chover ainda um pouco, sim. Nâo há vida social nessa região – você vai descansar na sua pousada.

    Viajarei dia 29/06. Ficarei 1 Semana. Estou pensando em ficar em Japaratinga. Quais passeios são imperdíveis? Por onde começar?

      Olá, Claudia! O imperdível da região é a calma. Verifique a lua da época, se for cheia ou nova você vai poder fazer passeios de piscinas naturais (Japaratinga ou Maragogi), Croa de São Bento e passeios de orla em Maragogi.

    Olá boia, tudo bem?
    Parabéns pelo post,
    Tira uma dúvida?, vamos eu e a esposa em novembro, fazer a rota dos corais, estamos pensando em aproveitar o máximo, esse roteiro vc acha que é sossegado de fazer assim?

    Chegando por Maceió, e voltar por Pernambuco.

    Vamos alugar um carro em Maceió e devolver em Pernambuco

    Em nosso roteiro estamos pensando em seguir assim:
    1° dia: ficar em Maceió mesmo/ ou partir já para milagres.
    2° dia: partir logo cedo para são José dos milagres, ficar dois dias e uma noite, na segunda noite partir para Maragogi.
    3° dia: São José dos milagres.
    4° dia: acordar já em Maragogi, aqui pensamos em ficar mais três dias e duas noites.
    5° dia: Maragogi.
    6° dia: Maragogi.
    7° dia: Praia dos carneiros, partir logo cedo de Maragogi para Carneiros, passar o dia lá no final do dia partir para Porto de galinhas.
    8° dia: Porto de galinhas, conhecer algumas praias e se possível ir em Olinda.
    9° dia, aproveitar algumas coisas para pegar o vôo as 19horas de volta para São Paulo

      Olá, Andreus!

      A primeira coisa a fazer é entrar na tábua das marés e ver os dias de maré mais baixa. Esses dias precisam ser programados para Maragogi, para você aproveitar os passeios de maré (piscinas naturais, passeio de orla, Croa de São Bento).

      Só a partir dessa decisão de quando estar em Maragogi dá para desenhar o resto da viagem.

      https://www.viajenaviagem.com/como-usar-tabua-mares/

      Certo, olhando aqui vamos na semana do dia 20/11 que a maré estará baixa.

    Olá Bóia! A minha intenção é curtir mais a praia e relaxar, se eu for em dias que a maré está alta durante o dia, é possível mergulhar? Ou o mar fica mt mexido?
    Obrigada!

      Olá, Bianca! Mergulhar para ver peixinhos? É só nas piscinas naturais, mesmo. Para tomar banho de mar, a maré alta é muito gostosa na região, porque é o momento em que você não precisa se abaixar para a água chegar ao peito. A cor do mar na maré alta vai depender da chuva e do vento (muita chuva traz sedimentos do rio, muito vento pode mexer a água), mas normalmente é azul.

      A intenção é mais pra banho de mar mesmo. Existe diferença na lotação de praia em dia de semana para finais de semana em outubro? Qual a praia mais vazia a das lajes ou do toque?

      Olá, Bianca! As praias não enchem. Em frente à sua pousada estará sempre vazia. Caso voce não esteja numa pousada à beira-mar, então vai ter que entrar nos pontos de acesso, que são poucos, e aí podem estar “cheios” – mas basta se afastar do ponto de acesso para ter a praia vazia.

    Bom dia. Parabéns pelo post.
    Estou indo com meu namorado em 11/06 para ficar 6 dias. A ideia inicial era passar os 6 dias em Milagres mas agora estamos pensando em passar os primeiros 2 dias no sul de Maceió (na praia do francês ou japaratinga). Comparando milagres com essa região, você acha que vale a pena? As praias por lá são tão boas? Entre francês e japaratinga, qual é a melhor? Obrigada!

      Olá, Silvia! Japaratinga fica entre MIlagres e Maragogi. FAz parte da Rota Ecológica. Ao sul de Maceió, escolha entre Francês e Barra de São Miguel.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito