como é a viagem no Bernina Express

Guia da Suíça

Suíça de trem: de St. Moritz a Lugano no Bernina Express

O Glacier Express pode ser mais famoso, mas se você me perguntar qual dos trens panorâmicos suíços me arrebatou mais, eu digo sem pensar muito: o Bernina Express.

Bernina Express

– A ferrovia é histórica (tombada pela Unesco);

– O traçado é lindo, com um viaduto em espiral alucinante ao fim da descida;

– Nos vales alpinos, as montanhas estão permanentemente nevadas, mesmo no verão;

– A passagem rente ao Lago Bianco é espetacular;

– E quando você desce do trem, lá embaixo, se vê num planeta completamente distinto, onde a temperatura é 15 graus mais elevada e os terráqueos falam italiano.

De Chur a Lugano no Bernina Express

De onde para onde

O Bernina Express usa os trilhos da Ferrovia Rética entre Chur, Davos ou St. Moritz, na Suíça, e Tirano, na Itália. A partir de Tirano a viagem continua de ônibus até Lugano, na Suíça italiana.

É possível também fazer o trajeto inverso, saindo de Lugano ou Tirano e subindo a St. Moritz, Davos ou Chur. No inverno, porém, observe o horário: tenha em mente que antes das 17h já estará escuro.

Bernina Express

Quanto tempo leva?

Até Tirano, são 2h05 para quem embarca em St. Moritz, 3h30 para quem embarca em Davos e 4h10 para quem embarca em Chur.

Em Tirano há um intervalo de uma hora até a saída do ônibus para Lugano. Dá para almoçar num dos restaurantes da piazza da estação. Há um guarda-volumes na estação de trem. A estação de ônibus fica do outro lado da linha de trem, basta usar a passagem subterrânea.

De Tirano a Lugano são mais três horas de viagem de ônibus. Há trechos em que você pode ver o Lago de Como e, mais adiante, o Lago de Lugano.

Ou seja: se você embarcar em St. Moritz e parar em Tirano, seu passeio durou duas horas. Se for até Lugano, vai dar no total 6 horas.

Bernina Express

Só dá para fazer este trajeto com o Bernina Express?

Não. O Bernina Express é a maneira de fazer o caminho entre Chur, Davos ou St. Moritz e Tirano em vagões panorâmicos e sem baldeações.

Mas dá para fazer todo o trajeto em trens regionais comuns, que são mais baratos (para quem não tem Swiss Pass) e não exigem reserva. Pesquise horários no site da SBB.

Lago Bianco visto do Bernina Express
Lago Bianco visto do Bernina Express
Lago Bianco visto do Bernina Express

Quanto custa

Se você tem um Swiss Pass válido, o único custo extra é o da reserva, que é obrigatória nos trens panorâmicos. A reserva de assento no trem custa 12 francos suíços no verão e 9 francos suíços no inverno, por trecho. A reserva de assento no ônibus custa mais 12 francos suíços o ano inteiro.

Suíça de trem: de St. Moritz a Lugano no Bernina Express 2

Quem não tem Swiss Pass paga 30 francos suíços de St. Moritz até Tirano; nos trens regionais convencionais não há taxa de reserva, mas nos horários do Bernina é preciso reservar o assento (12 francos suíços no verão ou 9 francos suíços no inverno). Para ir de St. Moritz até Lugano, o preço é 58 francos suíços e a viagem deve ser feita pelo Bernina (ou seja, some 9 ou 12 francos suíços para reserva de assento no trem + 12 francos suíços para reserva de assento no ônibus de Tirano a Lugano). Veja todos os preços aqui.

Bernina Express
Bernina Express

Vale a pena continuar até Lugano?

Fiquei poucas horas em Lugano, mas adorei. Minha primeira impressão do Ticino correspondeu exatamente à propaganda: organização suíça com charme italiano. O próximo post será sobre essa passagem rápida.

Dizem que Locarno é ainda mais gracinha. E a região também tem trem panorâmico aparentemente sensacional, e que é o único que não tive tempo para fazer — a ferrovia Centovalli.

Quanto à viagem de ônibus em si, achei meio aborrecida. São três horas de trajeto praticamente urbano, com poucas brechas para apreciar os lagos de Como e Lugano. Cochilei várias vezes (teve o almoço em Tirano, lembra?) e sempre que acordava a janela não me entusiasmava com o que ela me apresentava.

Mas se a sua intenção for explorar a Suíça italiana, o ônibus é prático e vale a pena, sim.

Bernina Express Bus a Lugano
Lago de Como, no caminho de Lugano

De Tirano a Milão

Tirano é servida por trens regionais que levam a Milão em duas horas e meia — ideal para quem quer continuar a viagem pela Itália.

Usando o Bernina Express como rota panorâmica entre Zurique e Milão

É possível fazer Zurique-Bernina Express-Milão num mesmo dia (em ambas as direções). Para isso, basta escolher os trens que saem de (ou vão a) Chur.

Agora no inverno, pegando o trem das 7h37 em Zurique, você chega às 8h52 em Chur. Tem então 6 minutos para pegar o Bernina Express que sai às 8h58 e chega às 13h12 a Tirano. Em Tirano você embarca no trem a Milão das 15h10 e chega a Milano Centrale às 17h40.

No inverno não vale a pena fazer a rota inversa, porque não haverá mais luz quando o trem chegar à parte alta do trajeto.

Bernina Express

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    340 comentários

    Ola Bóia!!!

    Acompanho e sou fã dos post do site Bóia . Todas as dicas sempre me ajudam a planejar e executar nossas viagens.
    Estamos em Milão para um temporada até dezembro 2011.
    Quero parabenizá-los por esta postagem que outra vez irá nos auxiliar a planejar nosso passeio pela ferrovia história Bernina Express.

    Boia,

    Estarei em Zurich com minha família no dia 23/12. De lá pretendemos ir a Lugano. O plano é sairmos de Zurich no dia 25/12 (é feriado e muitas coisas fecham, por isso aproveitaríamos para estar em trânsito) de trem para Lugano. É possível ir de Zurich até Lugano no Bernina Express ou é necessário pegar o ônibus? Existe algum outro trem panorâmico que faça o trajeto?

    Obrigada.

      Olá, Suellem! No inverno o Bernina Express vai só até Tirano. Não há o ônibus. Como já dissemos num comentário logo acima (não leu, né?), no inverno o trajeto Tirano-Lugano é feito em três etapas: de trem a Varenna (1h30), depois atravessando o lago de ferry boat a Menaggio (15 min.), então um ônibus a Lugano (55 min.).

      No inverno o trem panorâmico mais prático para chegar a Lugano é o Wilhelm Tell Express: https://www.wilhelmtellexpress.ch .

      Você teria que ir a Lucerna (1h de Zurique). Lá você pega um barco que atravessa o lago e toma o trem panorâmico em Flüelen. Há uma baldeação em Domodossola. O Ricardo Freire deve escrever sobre esse trem nas próximas semanas.

    Bóia,

    Obrigado pela ajuda.
    Mais uma dúvida: Como vou para Suiça com a minha família e pretendo comprar o Swiss Pass quando chegar em Zurique, qual é o valor da taxa de reserva do assento?Eu tenho como saber se o trem está cheio e tenho que viajar em pé?

    Valeu

      Olá, Maurício! Não há como saber se o trem está cheio. Nos trens convencionais, a reserva custa 5 francos suíços (4 euros) por assento. A reserva só pode ser feita em alguma estação ou por telefone: 0900 300 300.

    Boia,
    Obrigado.
    Como eu sei que o assento no trem está reservado?

      Olá, Mauricio! Acima de cada poltrona, onde há o número, há também um espaço ou visor onde aparece a reserva.

    Irei com minha namorada à Itália e Suíça de 10 a 20 de novembro. Gostamos muito das paisagens vistas viajando pelo Bernina Express, porém, consultando o site da RHB parece que o ônibus entre Lugano e Tirano não circula depois de outubro. Eu entendi bem, é isso mesmo? Se não circula o que você sugere como alternativa? A programação é: Chegada dia 11 / 12 Milão / 13 Verona / 14,15 Veneza / 16,17,18 Lugano (um dia reservado para o Bernina Express) / 19 Milão / Partida dia 20. Muito obrigado!

      Olá, Caio! Você tem razão! O Ricardo Freire não percebeu isso.

      No inverno o trajeto Tirano-Lugano é feito em três etapas: de trem a Varenna (1h30), depois atravessando o lago de ferry boat a Menaggio (15 min.), então um ônibus a Lugano (55 min.).

      Para consultar horários:
      https://www.trenitalia.com (trem)
      https://www.navigazionelaghi.it/eng/c_orari.asp (barco)
      https://www.asfautolinee.it/en-us/lineeeorari/orariolineeinpdf/reteextraurbana.aspx (ônibus)

      Note que, mesmo no verão, é impossível fazer o circuito completo Lugano-Tirano-Bernina Express-Tirano-Lugano num dia só, os horários não permitem. Seria preciso pernoitar na Suíça.

      Note também que para sair de Veneza e chegar tanto a Tirano quanto a Lugano você vai precisar passar por Milão. Para esse seu roteiro, o ideal teria sido comprar uma passagem com chegada direto em Veneza e volta por Zurique. Você evitaria o ziguezague (inclusive no Bernina).

      O roteiro mais racional que você pode fazer com chegada e partida em Milão é:
      – chegar em Milão e ficar uns dias
      – ir de trem a Tirano para pegar o Bernina Express até Chur
      – seguir de Chur até alguma cidade suíça bacana, como Lucerna (2h)
      – ficar em Lucerna o tempo que você ficaria em Lugano
      – voltar a Milão por trem convencional (3h)
      – seguir a Verona e Veneza.

    COm o Swiss Pass não precisa reservar assentos nos trens comuns?somente nos trens panorâmicos?
    Nos trens comuns, é só entrar com o Swiss Pass e sentar?

    Gostei muito dos posts.

      Olá, Maurício! Com o Swiss Pass ou qualquer passagem de trem válida você sobe num trem na Suíça e tem direito a ocupar algum assento que não esteja reservado. Se todos estiverem reservados, você pode viajar de pé. Se quiser reservar assento, basta pagar uma pequena taxa na bilheteria da estação.

      Alguns trens panorâmicos são os únicos que exigem reserva para embarcar. Entre eles estão o Glacier Express, o Bernina Express e os vagões Classic do Golden Pass. Mas todas essas rotas também são servidas por trens convencionais, em que a reserva não é necessária.

    Esta viagem panorâmica como rota da Suíça ao norte da Itália está nos meus planos há mais de um ano. Sempre intuí que o Bernina era mais interessante que o Glacier, muito legal ter a confirmação do Riq. Só acho que é um passeio pro qual as crianças tem que crescer um poquito mais…Estou delirando com a série!

      Acho que são experiências bem distintas. No Glacier Express, as partes mais altas e montanhosas estão no começo e no final, separados por um longo trajeto entre Visp e Chur que é uma área montanhosa, mas baixinha, por assim dizer hehe.

      Vale a pena visitar todo o vale que fica entre Tirano e o Lago di Como, mas para isso, é meio que essencial ter carro.

    Uma alternativa a ser considerada para quem está em giros mais longos, antes ou depois, de carro nos lagos italianos é devolvero carro em Tirano e seguir de trem para Suíça (ou o contrário).

      Eu penso em fazer o contrário. Suíça primeiro e lagos depois. Vale a pena no verão? Pegando carro em Tirano, saracoteando pela região e devolvendo em Milão, talvez?

    Minha esposa estivemos na Suiça e Itália no mês de agosto e fizemos o trecho Zurique-Milão. Foi uma das vistas mais maravilhoass que já tivemos. Aconselho muito a viagem.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito