como é a viagem no Bernina Express

Guia da Suíça

Suíça de trem: de St. Moritz a Lugano no Bernina Express

O Glacier Express pode ser mais famoso, mas se você me perguntar qual dos trens panorâmicos suíços me arrebatou mais, eu digo sem pensar muito: o Bernina Express.

Bernina Express

– A ferrovia é histórica (tombada pela Unesco);

– O traçado é lindo, com um viaduto em espiral alucinante ao fim da descida;

– Nos vales alpinos, as montanhas estão permanentemente nevadas, mesmo no verão;

– A passagem rente ao Lago Bianco é espetacular;

– E quando você desce do trem, lá embaixo, se vê num planeta completamente distinto, onde a temperatura é 15 graus mais elevada e os terráqueos falam italiano.

De Chur a Lugano no Bernina Express

De onde para onde

O Bernina Express usa os trilhos da Ferrovia Rética entre Chur, Davos ou St. Moritz, na Suíça, e Tirano, na Itália. A partir de Tirano a viagem continua de ônibus até Lugano, na Suíça italiana.

É possível também fazer o trajeto inverso, saindo de Lugano ou Tirano e subindo a St. Moritz, Davos ou Chur. No inverno, porém, observe o horário: tenha em mente que antes das 17h já estará escuro.

Bernina Express

Quanto tempo leva?

Até Tirano, são 2h05 para quem embarca em St. Moritz, 3h30 para quem embarca em Davos e 4h10 para quem embarca em Chur.

Em Tirano há um intervalo de uma hora até a saída do ônibus para Lugano. Dá para almoçar num dos restaurantes da piazza da estação. Há um guarda-volumes na estação de trem. A estação de ônibus fica do outro lado da linha de trem, basta usar a passagem subterrânea.

De Tirano a Lugano são mais três horas de viagem de ônibus. Há trechos em que você pode ver o Lago de Como e, mais adiante, o Lago de Lugano.

Ou seja: se você embarcar em St. Moritz e parar em Tirano, seu passeio durou duas horas. Se for até Lugano, vai dar no total 6 horas.

Bernina Express

Só dá para fazer este trajeto com o Bernina Express?

Não. O Bernina Express é a maneira de fazer o caminho entre Chur, Davos ou St. Moritz e Tirano em vagões panorâmicos e sem baldeações.

Mas dá para fazer todo o trajeto em trens regionais comuns, que são mais baratos (para quem não tem Swiss Pass) e não exigem reserva. Pesquise horários no site da SBB.

Lago Bianco visto do Bernina Express
Lago Bianco visto do Bernina Express
Lago Bianco visto do Bernina Express

Quanto custa

Se você tem um Swiss Pass válido, o único custo extra é o da reserva, que é obrigatória nos trens panorâmicos. A reserva de assento no trem custa 44 francos suíços, por trecho. A reserva de assento no ônibus custa mais 16 francos suíços (junho/2024).

Suíça de trem: de St. Moritz a Lugano no Bernina Express 1

Quem não tem Swiss Pass paga 33 francos suíços de St. Moritz até Tirano; nos trens regionais convencionais não há taxa de reserva, mas nos horários do Bernina é preciso reservar o assento (28 francos suíços). Para ir de St. Moritz até Lugano, o preço é 74 francos suíços e a viagem deve ser feita pelo Bernina (ou seja, some 44 francos suíços para reserva de assento no trem + 16 francos suíços para reserva de assento no ônibus de Tirano a Lugano). Veja todos os preços aqui.

Bernina Express
Bernina Express

Vale a pena continuar até Lugano?

Fiquei poucas horas em Lugano, mas adorei. Minha primeira impressão do Ticino correspondeu exatamente à propaganda: organização suíça com charme italiano. O próximo post será sobre essa passagem rápida.

Dizem que Locarno é ainda mais gracinha. E a região também tem trem panorâmico aparentemente sensacional, e que é o único que não tive tempo para fazer — a ferrovia Centovalli.

Quanto à viagem de ônibus em si, achei meio aborrecida. São três horas de trajeto praticamente urbano, com poucas brechas para apreciar os lagos de Como e Lugano. Cochilei várias vezes (teve o almoço em Tirano, lembra?) e sempre que acordava a janela não me entusiasmava com o que ela me apresentava.

Mas se a sua intenção for explorar a Suíça italiana, o ônibus é prático e vale a pena, sim.

Bernina Express Bus a Lugano
Lago de Como, no caminho de Lugano

De Tirano a Milão

Tirano é servida por trens regionais que levam a Milão em duas horas e meia — ideal para quem quer continuar a viagem pela Itália.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Usando o Bernina Express como rota panorâmica entre Zurique e Milão

    É possível fazer Zurique-Bernina Express-Milão num mesmo dia (em ambas as direções). Para isso, basta escolher os trens que saem de (ou vão a) Chur.

    Agora no inverno, pegando o trem das 7h37 em Zurique, você chega às 8h52 em Chur. Tem então 6 minutos para pegar o Bernina Express que sai às 8h58 e chega às 13h12 a Tirano. Em Tirano você embarca no trem a Milão das 15h10 e chega a Milano Centrale às 17h40.

    No inverno não vale a pena fazer a rota inversa, porque não haverá mais luz quando o trem chegar à parte alta do trajeto.

    Bernina Express

    Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

    Leia mais:

    340 comentários

    Olá!
    Muito legal a generosidade (e paciência) com que vocês compartilham todas essas informações valiosas.
    Estou acostumada a organizar minhas viagens, mas conhecia pouco sobre a Suíça. Agora o roteiro, em detalhes, está quase pronto. Mas tenho uma dúvida.
    Estarei em Zurique e devo ir à Itália. Seguindo as dicas do Ricardo, pretendo sair de Zurique cedinho e pegar o Bernina em Chur. Mas não vou para Lugano e sim de Tirano para Milão. Também pretendo usar o Fast Bagagge. Posso despachar as malas em Zurique para Tirano – que não é Suíça (mas, por outro lado, é o final da linha?
    Obrigada, desde já!

    Ola Boia! Estarei em lucerna entre os dias 3-8/maio/14, depois irei a Nápoles, num outro post vc recomendou ir de aviao, mas pelo que procurei o tempo e custo da passagem nao vão compensar. Vc acha que poderia aproveitar o Wilhelm Tell Express ou bernina express e pegar outros trens ate napoles? Muito obrigada poe tds suas respostas!

      Olá, Samanta! De Lugano a Nápoles são 6h30 de viagem, com baldeação em Milão.

      Saindo de Lucerna no trem normal, 8h30, com baldeações em Arth-Godau e Milão.

    oi, vou chegar em lugano as 10 hs da manha, e vou volatar a Milão as 19:00, o que posso fazer nesse periodo. da para fazer Bernine? Vou dia 24/07

    Oi Boia,

    Montei dois roteiros na Suiça, mas estou com dúvidas de qual seria mais proveitoso e menos cansativo.

    1)Base Lucerna para fazer o Titlis em um dia, no outro dia bate volta para Berna e no outro dia o Wilhelm Tell Express para Lugano.

    2)Base Lucerna para fazer o Classic Ringi em um dia, no outro dia bate e volta para Berna e no outro seguir para Chur (pernoitar) e fazer o Bermina Express até Lugano.

    Alem da dúvida em relação aos roteiros, gostaria de saber se preciso colocar no roteiro um dia exclusivamente para ficar em Lucerna ou dá para usar a tarde livre do dia que eu for ao Titlis pela manhã?

    A outra dúvida é se o swiss pass dá desconto para deficientes físicos, pois não achei essa informação na internet.

    Pretendo comprar o swiss pass na estação de trem ao chegar em Zurique e embarcar para Lucerna. Posso fazer a reserva do Bermina ou do Wilhelm Tell no mesmo guichê da compra do passe? A reserva desses trens panorâmicos têm que ser bem antes para não correr o risco de ficar sem o vagão panorâmico?

      Olá, Gabi! Acreditamos que dê para reservar assento nos trens panorâmicos numa estação, sim. Mas não é preciso ter o passe ou a passagem na mão para fazer reserva de assento nos sites dos trens.

      Sim, você pode turistar por Lucerna na tarde do Classic Rigi.

      Como você já vai fazer navegação no lago no dia do Rigi, o Bernina acaba sendo mais interessante.

    Oi, Boia!
    Estarei em Roma durante Natal e Reveillon, e gostaria de aproveitar e fazer uma visita rapida a Suica. Meu plano é:
    24/12 – voo de Roma para Zurique, dia em Zurique
    25/12 – trem para St Moritz ou Chur e Bernina Express
    26/12 – dia em Tirano e trem para Milao

    Duvidas:
    Vale passar algum tempo em St Moritz ou Chur e pegar o Bernina no dia seguinte, deixando menos tempo para Tirano?
    Conseguirei almocar em algum lugar no dia 25? rsrs

    Obrigada!

    Bóia, por favor, dá um help….
    Entrei no site do Bernina Express para ver horários na data que vou, (abril) Nesta data ainda seria data de inverno,e o Bernina Express tinha os seguintes horários:
    Tirano-Chur saída às 14:04 (não tem horário pela manhã…)
    Aí tem um link para a pág. “Bernina Panorama Winter”, que parece ser trem extra especial de inverno (será?)(https://www.rhb.ch/Bernina-Panorama-Winter.2579.0.html?&L=4) Lá tem horário Tirano-St Moritz saída 9:40, mas só vai até St. Moritz.
    O que é este “Bernina Panorama Winter”?
    Se lá consta só até St. Moritz, o restante do trajeto até Chur deverá ser no convencional? Você sabe algo sobre isso?
    Muitíssimo obrigada!

      Olá, Fabíola! O Ricardo Freire diz que não é necessário pegar os trens panorâmicos para aproveitar a paisagem. Verifique horários para qualquer, qualquer, mas qualquer mesmo trecho suíço em https://www.sbb.ch/en . Obrigada.

      Veja roteiros pela Suíça em:
      https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

      Desculpe, não temos como acompanhar cada leitor na confecção ou na validação de cada passo do seu roteiro. Para isso existem os agentes de viagem. Nosso conteúdo é extenso e dá todos os caminhos para você fazer sua sintonia fina. A minha função é apenas direcionar o leitor para o lugar onde encontra o conteúdo já produzido. Grata pela compreensão.

      Desculpe, acho que me expressei mal….não perguntei nada de horários, perguntei apenas se tinham informações sobre este “Bernina Panorama Winter”.
      Mas ok, desculpe, não é necessário responder.
      Obrigada.

    Olá,
    Peço uma ajuda de vcs.
    Faremos o trajeto Italia-Suíça-França no final de abril, e queremos fazer Milão-Tirano e pegar o panorâmico pelo Bernina. Como vamos depois para Paris pensamos montar base em Montreaux ou Lausanne.
    Pergunto:
    1- onde devemos parar para seguir para Montreaux/Lausanne: St Moritz, Davos ou Chur? É um trajeto muito longo para 1 dia? (Tirano-bernina express-Montreaux)
    Você considera uma boa rota, ou melhor fazer base em outro lugar? Teremos 4 dias de Suíça, e estaremos com crianças.
    Obrigada!

      Sim, puxado…mais por estar com crianças.
      Agradeço a resposta.
      O post que me recomendou tem sido minha bíblia no momento, mas os roteiros descritos lá não usam o Bernina pelo panorâmico para fazer o caminho Italia-Suíça, usam sempre este trecho pelo trem convencional e recomendam outro panorâmico. Porém o Ricardo Freire falou maravilhas do Bernina, e decidimos fazer por ele. Então….estamos tentando montar esta rota de forma viável, mas será que é?
      Conseguiríamos parando antes, em st. Moritz (são cerca de 2 hs, certo?) e dali seguir para Montreaux/Lausanne?
      Agradeço sua paciência…..

      Olá, Paulo! A diferença entre o panorâmico e o convencional é apenas o tamanho da janela. O percurso é rigorosamente o mesmo. Os trens que partem de St. Moritz passam necessariamente por Chur.

      No post dos 30 roteiros e no post de comparação entre St Moritz, Interlaken e Zermatt há os tempos de trem. Você pode pesquisar horários em https://www.sbb.ch/en .

      Bom dia! Aproveitando este post:
      Então todos os horários do Bernina tem vagões panorâmicos+convencionais? Vc escolhe ir no vagão convencional ou no panorâmico?
      Achei que o panoramico era trem exclusivo, pois iria mais devagar….
      Bóia: Pelo que entendi não tem trajeto mais curto de St. Moritz a outros pontos, necessariamente tem que passar por Chur? Aff… e de Tirano a Chur são 4hs….. Neste caso, fazendo este trajeto de entrada na Suíça, o mais indicado seria passar uma noite num local mais próximo a Chur, e só no dia seguinte seguir para sua base, certo?

      Olá, Fabíola! Só os horários marcados no site do Bernina Express têm vagões panorâmicos. Os outros horários só têm vagões convencionais. A velocidade de ambos os trens é idêntica. Dormir em Chur não é má idéia. Verifique nos posts indicados a duração da viagem de Chur a Lucerna e Montreux e de St Moritz a Lucerna e Montreux. Por favor: leia os textos, as informações estão todas neles.

      Olá, Bóia, e pessoas,
      Viajo bastante e monto meus roteiros com facilidade, porém a Suíça está sendo uma exceção. Temos um mundo de informações nos textos (sim, eu li, e continuo lendo….) e são tantas informações, tantas opções possíveis, que juntar tudo não é tarefa fácil.
      A única peça que ainda não consegui encaixar foi entrar na Suíça pelo Bernina Expresspelo jeito a mesma situação do Paulo. Li muitas informações detalhadas do trajeto Suíça-Itália, mas sobre a rota inversa estou catando informações espalhadas aqui e ali e tentando encaixar.
      Vi agora neste post que de St. Moritz não se vai a lugar nenhum sem passar por Chur, e isso muda tudo, o trajeto aumenta mais 2hs. Itália-Suíça pelo Bernina Express pode ser fantástico (como relatou o Ricardo Freire), mas um trajeto longo (4 hs de Tirano, 6,5 hs se sair de Milão) e chegando em Chur você ainda estará longe da sua base, seja ela qual for (foi essa minha pergunta). Força uma pernoite fora da base, ou talvez devemos decidir pela base mais próxima de Chur (qual será? Vou tentar descobrir – vamos aos textos novamente!)
      Paulo, se conseguir encaixar esta peça compartilhe aqui! Farei o mesmo.
      Bóia, agradeço muitíssimo suas informações, me esclareceram um pouco mais.
      Parabéns pelo excelente site.

      Olá, Fabiola! Durma em Chur, a cidade é uma gracinha. Ou vá a Zurique, 1h15 adiante. Ou Lucerna, 2h adiante.

      O ideal é dormir em Tirano e começar a viagem mais cedo.

      Boa noite, Bóia,
      Obrigada pela resposta.
      Fabíola, também não estou conseguindo montar esta entrada na Suíça pelo Bernina Express de forma que não fique longas horas dentro do trem. Até Montreaux seriam mais 6hs! Vou tentar encontrar um lugar mais legal que Chur para fazer esta pernoite, e que não seja muito longe. Aceito sugestões!
      Vamos ver se conseguimos uma solução.
      Abraços a todos.

      Desculpe, Bóia, digitei errado, Chur até Montreaux 4hs, não 6.
      Também me deparei com este “Bernina Panorama Winter”, e não encontrei informações maiores sobre ele. Ele faz só uma parte do trajeto(até St. Moritz), sai às 9:40, a reserva é 5/pessoa. Não consegui saber se está incluído no SwissPass e pagamos só a reserva, assim como os outros.
      Se souber alguma informação agradeço.
      Paulo

      Olá, Paulo! Não conhecíamos este trem. Ele faz exatamente a mesma rota dos outros, com janelas mais panorâmicas do que os trens regionais e menos conforto do que o Bernina, por isso o suplemento é menor. Em St. Moritz é preciso trocar de trem para seguir viagem. Veja horários em https://www.sbb.ch/en .

    Olá!!

    Irei para a Europa no final de janeiro (inverno). Ficarei 2 dias na Suíça e depois irei para Milão. Pretendo ficar o primeiro dia conhecendo Zurique e no segundo dia pretendo ir para Milão utilizando o Bernina Express. Pergunto:

    – Onde compro passagem de trem barata de Zurique para Chur?
    – Onde compro as passagens de todos os trechos (Chur a Milão)?
    – Nas paradas do trem, sabe se existe algum lugar que possamos andar de teleférico, esquiar?

    Obrigada!!

    Michele

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito