Guia da Suíça
Suíça de trem: de St. Moritz a Lugano no Bernina Express
O Glacier Express pode ser mais famoso, mas se você me perguntar qual dos trens panorâmicos suíços me arrebatou mais, eu digo sem pensar muito: o Bernina Express.
– A ferrovia é histórica (tombada pela Unesco);
– O traçado é lindo, com um viaduto em espiral alucinante ao fim da descida;
– Nos vales alpinos, as montanhas estão permanentemente nevadas, mesmo no verão;
– A passagem rente ao Lago Bianco é espetacular;
– E quando você desce do trem, lá embaixo, se vê num planeta completamente distinto, onde a temperatura é 15 graus mais elevada e os terráqueos falam italiano.
Promoções para sua viagem
De onde para onde
O Bernina Express usa os trilhos da Ferrovia Rética entre Chur, Davos ou St. Moritz, na Suíça, e Tirano, na Itália. A partir de Tirano a viagem continua de ônibus até Lugano, na Suíça italiana.
É possível também fazer o trajeto inverso, saindo de Lugano ou Tirano e subindo a St. Moritz, Davos ou Chur. No inverno, porém, observe o horário: tenha em mente que antes das 17h já estará escuro.
Quanto tempo leva?
Até Tirano, são 2h05 para quem embarca em St. Moritz, 3h30 para quem embarca em Davos e 4h10 para quem embarca em Chur.
Em Tirano há um intervalo de uma hora até a saída do ônibus para Lugano. Dá para almoçar num dos restaurantes da piazza da estação. Há um guarda-volumes na estação de trem. A estação de ônibus fica do outro lado da linha de trem, basta usar a passagem subterrânea.
De Tirano a Lugano são mais três horas de viagem de ônibus. Há trechos em que você pode ver o Lago de Como e, mais adiante, o Lago de Lugano.
Ou seja: se você embarcar em St. Moritz e parar em Tirano, seu passeio durou duas horas. Se for até Lugano, vai dar no total 6 horas.
Só dá para fazer este trajeto com o Bernina Express?
Não. O Bernina Express é a maneira de fazer o caminho entre Chur, Davos ou St. Moritz e Tirano em vagões panorâmicos e sem baldeações.
Mas dá para fazer todo o trajeto em trens regionais comuns, que são mais baratos (para quem não tem Swiss Pass) e não exigem reserva. Pesquise horários no site da SBB.
Seguro Viagem Bradesco oferece tranquilidade nas férias ao exterior.
Quanto custa
Se você tem um Swiss Pass válido, o único custo extra é o da reserva, que é obrigatória nos trens panorâmicos. A reserva de assento no trem custa 44 francos suíços, por trecho. A reserva de assento no ônibus custa mais 16 francos suíços (junho/2024).
Quem não tem Swiss Pass paga 33 francos suíços de St. Moritz até Tirano; nos trens regionais convencionais não há taxa de reserva, mas nos horários do Bernina é preciso reservar o assento (28 francos suíços). Para ir de St. Moritz até Lugano, o preço é 74 francos suíços e a viagem deve ser feita pelo Bernina (ou seja, some 44 francos suíços para reserva de assento no trem + 16 francos suíços para reserva de assento no ônibus de Tirano a Lugano). Veja todos os preços aqui.
Vale a pena continuar até Lugano?
Fiquei poucas horas em Lugano, mas adorei. Minha primeira impressão do Ticino correspondeu exatamente à propaganda: organização suíça com charme italiano. O próximo post será sobre essa passagem rápida.
Dizem que Locarno é ainda mais gracinha. E a região também tem trem panorâmico aparentemente sensacional, e que é o único que não tive tempo para fazer — a ferrovia Centovalli.
Quanto à viagem de ônibus em si, achei meio aborrecida. São três horas de trajeto praticamente urbano, com poucas brechas para apreciar os lagos de Como e Lugano. Cochilei várias vezes (teve o almoço em Tirano, lembra?) e sempre que acordava a janela não me entusiasmava com o que ela me apresentava.
Mas se a sua intenção for explorar a Suíça italiana, o ônibus é prático e vale a pena, sim.
De Tirano a Milão
Tirano é servida por trens regionais que levam a Milão em duas horas e meia — ideal para quem quer continuar a viagem pela Itália.
Usando o Bernina Express como rota panorâmica entre Zurique e Milão
É possível fazer Zurique-Bernina Express-Milão num mesmo dia (em ambas as direções). Para isso, basta escolher os trens que saem de (ou vão a) Chur.
Agora no inverno, pegando o trem das 7h37 em Zurique, você chega às 8h52 em Chur. Tem então 6 minutos para pegar o Bernina Express que sai às 8h58 e chega às 13h12 a Tirano. Em Tirano você embarca no trem a Milão das 15h10 e chega a Milano Centrale às 17h40.
No inverno não vale a pena fazer a rota inversa, porque não haverá mais luz quando o trem chegar à parte alta do trajeto.
Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.
Leia mais:
340 comentários
Boa noite, Bóia.
Penso(família com filhos adolescentes) viajar janeiro/2015 para Itália. Gostaríamos de fazer um passeio trem panorâmico para Suíça.
Qual a sugestão para quem, como nós não conhecemos a Suíça e não temos experiência alguma com trens(queremos evitar conexões)
Obrigado.
Cássio
Olá, Lebarbenchon! Peguem o Bernina Express em Tirano até Chur (prossigam de trem a Lucerna) e voltem pelo Wilhelm Tell Express de Lucerna a Lugano.
Olá, adorei as informações.
Você sabe se dá pra fazer o trajeto contrário…. de Lago Como até Lugano de Trem?
Obrigada.
Olá, Laila! O mesmo trem que vai, volta 🙂
Oi Bóia.
Tem muita diferença da primeira classe para segunda no Bernina?
Muito obrigada.
Maria
Olá, Maria! As janelas são mais panorâmicas na primeira.
Oi Boia!!! Primeiramente parabéns pelo excelente nível de informações!!!
Vou ficar 3 dias na Suiça com base em Berna, de lá sigo para Milão, você acha possível/viavel eu aproveitar o último dia pra ir à milão via Bernina Express? Ou seja, em vez de ir num trem direto de Berna para Milão, pegar um trem de Berna para Chur, Davos ou St. Moritz e de ló o Bernina até Tirano e de lá um trem para Milão.
Estando com Base em Berna e sabendo que de lá vou para Milão, há outro trem panorâmico mais viável/facil do que este?
Muito obrigado!!!
Olá, Fabio! Se você sair supercedo, é possível. Simule os horários em https://www.sbb.ch/en .
O outro trem panorâmico é o circuito Wilhelm Tell Express, que sai de Lucerna e combina barco com trem. Há um link para o post ao pé do texto.
Essa viagem Bern-St.Moritz-Tirano-Milano é absurda, tomaria mais de 10h.
O que vc pode fazer é esse trajeto: Bern-Interlaken-Luzern-(Arth-Goldau)-Milano, que inclui trechos da Golden Pass Line e do Wilhem Tell Express.
Com 5 noites disponíveis, eu as dividiria em 2 noites em St. Moritz (percorrendo a ferrovia cência Berninabahn) e 3 noites em Luzern, com day-trip para Jungraujoch em um dia de tempo bom.
Gostaria de sugestão partindo de Milão para Suiça estou indo com a família – casal e dois filhos adultos. Achei interessante o trem do chocolate, mas não sei se compensa, pela quantidade de dias 5 dias. Posso fazer a Suiça nos segtes dias: 18/05/2014(domingo) a 22/05/2014 de volta à Milão. OU 23/05/2014,( após à 13Hs pois temos uma visita a última Ceia), partindo de Milão até dia 29 ou 30 Maio de 2014. O nosso voo para o Brasil parte à 18:oo do dia 30/05/2014 de Milão. Não gostaria de passeios com correrias.
Agradeço se puder me ajudar. Obrigada!
Olá, Meire! Temos sugestões de roteiros aqui: https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/
Oi, Bóia,
Vamos fazer o Bernina agora em abril. O trem sai 9:40 e pelo o que eu entendi nosso panorâmico acaba em St. Moritz. Queremos fazer pelo menos 1 parada ao longo do trajeto até Chur, pois estaremos com crianças e acho que direto vai ser puxado (nosso final será em Berna, total 6hs de trem…).
Você aconselha parar em St. Moritz para conhecer? Se não, o que seria mais interessante para uma parada no trajeto St. Moritz – Chur?
Oi, Bóia,
Testando sua paciência…..mas me dá esta dica! ????
Chegaremos em St. Moritz na hora do almoço, vale a pena parar lá pra conhecer, almoçar, e depois seguir pra Chur? Ou melhor ir direto?
Decidimos pernoitar em Chur.
Obrigada.
Olá, Fabíola! St. Moritz como cidade não tem graça nenhuma. Você precisaria de um dia para subir a seus picos.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/suica-interlaken-x-zermatt-x-st-moritz/
Oi Bóia. Eu vou fazer Bernina saindo Tirano a Chur as 10:03 ( trem 976) e pela tabela de horários ele chega as 12:17 em St. Moritz, aí tem que pegar o trem (950) as 16:24 em Samedem e chega em chur 18:27.
Vocês sabem me dizer como vou de st. Moritz até Samedem ?
Só tem esse horário? então não dá para chegar mais cedo em Chur.
Obrigada
Maria
.
Olá, Maria! Que dia você está pesquisando?
Ola,
Pretendo fazer o trajeto Milão, Lugano, Tirano, Chur no final de agosto.
Posso fazer isso num mesmo dia ou vai ficar corrido?
Que tal as acomodaçoes em Chur? Ou melhor escolher uma cidadezinha proxima para me hospedar por um ou dois dias?
Depois disso quero passar por Vaduz e então uns dois ou tres dias no Tirol, você recomenda alguma cidade em especial ou devo escolher a capital do Tirol – Innsbruck?
Depois disso vou passar uma semana na Bélgica.
Estarei sozinha e estou contando em fazer todos os meus trajetos de trem, você acha viável?
Muito obrigada
Ivany
Olá, Ivany! Você vai precisar coordenar o horário do trem saindo de Milão https://www.trenitalia.com com o horário dos trens que vão pela rota do Bernina. Chur é uma cidade muito bonita.
Infelizmente não temos conteúdo sobre o Tirol.
De Innsbruck a Bruxelas são 9 horas de trem, com duas baldeações.
Muito Obrigada. Farei isso.