como é a viagem no Bernina Express

Guia da Suíça

Suíça de trem: de St. Moritz a Lugano no Bernina Express

O Glacier Express pode ser mais famoso, mas se você me perguntar qual dos trens panorâmicos suíços me arrebatou mais, eu digo sem pensar muito: o Bernina Express.

Bernina Express

– A ferrovia é histórica (tombada pela Unesco);

– O traçado é lindo, com um viaduto em espiral alucinante ao fim da descida;

– Nos vales alpinos, as montanhas estão permanentemente nevadas, mesmo no verão;

– A passagem rente ao Lago Bianco é espetacular;

– E quando você desce do trem, lá embaixo, se vê num planeta completamente distinto, onde a temperatura é 15 graus mais elevada e os terráqueos falam italiano.

De Chur a Lugano no Bernina Express

De onde para onde

O Bernina Express usa os trilhos da Ferrovia Rética entre Chur, Davos ou St. Moritz, na Suíça, e Tirano, na Itália. A partir de Tirano a viagem continua de ônibus até Lugano, na Suíça italiana.

É possível também fazer o trajeto inverso, saindo de Lugano ou Tirano e subindo a St. Moritz, Davos ou Chur. No inverno, porém, observe o horário: tenha em mente que antes das 17h já estará escuro.

Bernina Express

Quanto tempo leva?

Até Tirano, são 2h05 para quem embarca em St. Moritz, 3h30 para quem embarca em Davos e 4h10 para quem embarca em Chur.

Em Tirano há um intervalo de uma hora até a saída do ônibus para Lugano. Dá para almoçar num dos restaurantes da piazza da estação. Há um guarda-volumes na estação de trem. A estação de ônibus fica do outro lado da linha de trem, basta usar a passagem subterrânea.

De Tirano a Lugano são mais três horas de viagem de ônibus. Há trechos em que você pode ver o Lago de Como e, mais adiante, o Lago de Lugano.

Ou seja: se você embarcar em St. Moritz e parar em Tirano, seu passeio durou duas horas. Se for até Lugano, vai dar no total 6 horas.

Bernina Express

Só dá para fazer este trajeto com o Bernina Express?

Não. O Bernina Express é a maneira de fazer o caminho entre Chur, Davos ou St. Moritz e Tirano em vagões panorâmicos e sem baldeações.

Mas dá para fazer todo o trajeto em trens regionais comuns, que são mais baratos (para quem não tem Swiss Pass) e não exigem reserva. Pesquise horários no site da SBB.

Lago Bianco visto do Bernina Express
Lago Bianco visto do Bernina Express
Lago Bianco visto do Bernina Express

Quanto custa

Se você tem um Swiss Pass válido, o único custo extra é o da reserva, que é obrigatória nos trens panorâmicos. A reserva de assento no trem custa 12 francos suíços no verão e 9 francos suíços no inverno, por trecho. A reserva de assento no ônibus custa mais 12 francos suíços o ano inteiro.

Suíça de trem: de St. Moritz a Lugano no Bernina Express 2

Quem não tem Swiss Pass paga 30 francos suíços de St. Moritz até Tirano; nos trens regionais convencionais não há taxa de reserva, mas nos horários do Bernina é preciso reservar o assento (12 francos suíços no verão ou 9 francos suíços no inverno). Para ir de St. Moritz até Lugano, o preço é 58 francos suíços e a viagem deve ser feita pelo Bernina (ou seja, some 9 ou 12 francos suíços para reserva de assento no trem + 12 francos suíços para reserva de assento no ônibus de Tirano a Lugano). Veja todos os preços aqui.

Bernina Express
Bernina Express

Vale a pena continuar até Lugano?

Fiquei poucas horas em Lugano, mas adorei. Minha primeira impressão do Ticino correspondeu exatamente à propaganda: organização suíça com charme italiano. O próximo post será sobre essa passagem rápida.

Dizem que Locarno é ainda mais gracinha. E a região também tem trem panorâmico aparentemente sensacional, e que é o único que não tive tempo para fazer — a ferrovia Centovalli.

Quanto à viagem de ônibus em si, achei meio aborrecida. São três horas de trajeto praticamente urbano, com poucas brechas para apreciar os lagos de Como e Lugano. Cochilei várias vezes (teve o almoço em Tirano, lembra?) e sempre que acordava a janela não me entusiasmava com o que ela me apresentava.

Mas se a sua intenção for explorar a Suíça italiana, o ônibus é prático e vale a pena, sim.

Bernina Express Bus a Lugano
Lago de Como, no caminho de Lugano

De Tirano a Milão

Tirano é servida por trens regionais que levam a Milão em duas horas e meia — ideal para quem quer continuar a viagem pela Itália.

Usando o Bernina Express como rota panorâmica entre Zurique e Milão

É possível fazer Zurique-Bernina Express-Milão num mesmo dia (em ambas as direções). Para isso, basta escolher os trens que saem de (ou vão a) Chur.

Agora no inverno, pegando o trem das 7h37 em Zurique, você chega às 8h52 em Chur. Tem então 6 minutos para pegar o Bernina Express que sai às 8h58 e chega às 13h12 a Tirano. Em Tirano você embarca no trem a Milão das 15h10 e chega a Milano Centrale às 17h40.

No inverno não vale a pena fazer a rota inversa, porque não haverá mais luz quando o trem chegar à parte alta do trajeto.

Bernina Express

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    340 comentários

    Olá

    Pelo que percebi nos outros trens panoramicos com o Swiss Pass para circular temos que pagar a reserva e ainda um suplemento.
    No Bernina apenas temos que reservar lugar?
    Com o Swiss pass posso fazer trajecto em trens regionais comuns e não pago nada. E a ligação entre Tirano e Lugano se não for no Bus do Bernina tenho que pagar ou também posso circular nos outros autocaros gratis?
    Obrigado

      Olá, Luis!

      É preciso entender a diferença entre “rotas panorâmicas” e “vagões panorâmicos”.

      Muitas rotas panorâmicas, como a do Glacier Express, do Bernina Express e do Golden Line Pass, são percorridas por trens comuns, de vagões convencionais. Para embarcar nesses vagões, basta ter o Swiss Pass válido.

      O ônibus Tirano-Lugano é parte integrante do Bernina Express, e só funciona de meados da primavera a meados do outono.

      Para viajar nos trens estritamente panorâmicos — com janelas maiores — o portador do Swiss Pass válido deve fazer uma reserva, que lhe custará então o suplemento.

    Olá!
    Chegarei em Milão dia 15/03 e sairei no dia 19. Gostaria muito de fazer o Bermina Express, mas nos sites de excursões locais, somente existe esse passeio às 3as.feiras, como não é dia que estarei, pergunto, será consigo fazer o passeio por conta propria, de Milão a St.Moritz, indo e voltando no mesmo dia?
    Obrigada.

      Olá, Helenice! Não recomendamos fazer o Bernina como bate-volta. Deixe para fazer os trens panorâmicos suíços quando você precisar atravessar a Suíça, sem precisar voltar pelo mesmo caminho.

    Oi gente!
    Alguém sabe se da pra ir somente de ônibos da Italia para a Suiça?
    E ir pegando ônibos entre esses paises(Italia,Suiça,Suécia,até chegar na Alemanha?)
    Tenho muita vontade de fazer fazer esse percursop de ônibos,além é claro de achar que deve ser mais barato.
    Se alguém puder me ajudar..
    Obrigada

      Olá, Carla! Veja rotas de ônibus em https://www.eurolines.com .

      Note que os ônibus de passageiros (não de turismo) na Europa não são confortáveis (reclinam pouco, são pouco acolchoados), que as distâncias são mais longas do que você imagina. Não é recomendável para trechos longos.

    Cara bóia, vou estar em Milão e prentendo seguir mais esta dica do Ricardo Freire. Já entendi que devo ir a Tirano e pegar o Bernina Express lá, mas estou na dúvida se vou a St. Moritz e volto no mesmo dia ou se vale a pena ir até Chur (e daí será preciso dormir por lá). Obrigada!

      Olá, Rosane! O Ricardo Freire não recomenda usar os trens panorâmicos para ir e voltar. Eles funcionam num roteiro pela Suíça.

    Olá Ricardo, talvez por euforia ao ler os textos e ver as fotos da Suiça e por serem tantos, não identifiquei o período do qual tratam os posts..Tenho uma questão que agradeceria se pudesse esclarecer: pretendo ir a Suiça em Agosto/12, para passar de 7 a 10 dias, e gostaria de saber se é um período interessante (verão) e se as viagens de trens panorâmicos valem a pena neste mês e proporcionarão imagens tão fantásticas quanto as suas.

    Agradeço a atenção e parabenizo pelo trabalho excelente que realiza!

      Olá, Felipe! Aqui quem responde é A Bóia. O Ricardo Freire esteve na Suíça em setembro. O verão europeu é uma época excelente para ir à Suíça.

      Obrigado, Bóia! Rs

      Estou lendo ávidamente os relatos e tentando me situar com a localização das cidades e das viagens que se faz entre elas para tentar traçar um roteiro bacana para aproveitar ao máximo – cada dia que leio e mostro a minha noiva, aumentam as chances de ser nossa viagem de lua-de-mel. Como ainda estou me familiarizando com as possibilidades, volto aqui em breve para pegar mais dicas com um pouco mais de foco no que farei. Só mais uma coisinha por hora: coloquei a Suiça na pauta da viagem por imaginar que, neste período, podemos ter as paisagens mais limpas e ainda assim conhecer a neve em alguns pontos – estou certo de pensar que veremos a neve nos grandes alpes?

      Abs.

      Olá, Fellipe! Sim, vocês verão neve nos picos ao longe e poderão tocar na neve ou pelo menos no gelo quando subirem às montanhas mais altas.

    Olá Bóia!
    Primeiramente gostaria de lhe elogiar pelo excelente trabalho que você e sua equipe estão realizando! Fiquei impressionado com a clareza das informações.
    Gostaria de lhe pedir uma ajuda.
    Estarei em Frankfur no dia 02 de fevereiro e pretendo ir a Suiça no mesmo dia para fazer no dia 03/02 o Bernina express.
    Fica a questão: Estava pensando em pegar ou trem ou avião para Zurik e no dia 03 ir para Davos ou Chur, pois não encontrei passagem de avião direto para esses lugares. Estava pensando fazer o trajeto de Davos até Tirano. Você acha que vale a pena ?
    A outra questão é : Retorno a Zurik por trem ou tem outra forma de voltar?Se for de trem , é o mesmo Bernina oou é outro trem? Possui vários horários? Pois no dia 4 ao final do dia gostaria de partir para Paris. O que você me orienta? Fico em Tirano no dia 03 e no dia 4 parto direto pra Paris ou volto pra Zurik e de lá vou para Paris?
    Abraços!

    Muito bom este site.
    Viajaremos dia 8 de abril de Tirano para Chur, no Bernina. Vou fazer as reservas de lugar pelo interne. Pode informar qual o meelhor lado para viajar?
    Grato,
    Ângelo

      Olá, Angelo! Os dois lados são bons. Na real as pessoas se levantam durante a viagem para ver os melhores ângulos dos dois lados.

    Olá! Estou indo em maio p Lisboa e gostaria de ir depois p Suiça. Adorei todas as matérias sobre a Suiça, mas fiquei na dúvida de qual tour de trem é melhor a partir de Zurich. Tenho 07 noites p ficar na Suiça. O que vcs me sugerem? E p voltar seria melhor de Milao? Abs, Heloisa.

      Olá, Heloisa! Se está indo pela TAP, de Lisboa você pode seguir a Zurique ou Genebra e voltar por Milão, sim. Essa é uma das possibilidades.

      O Ricardo Freire ainda não terminou a série, e no final fará um post só com indicações de itinerários.

    Estive em Zurich em outubro. Fomos de Milão, de trem. Muito frio… Mas é tudo muito lindo. Inclusive a viagem de TGV. Lindas paisagens. Também é possível ver gelo nas montanhas.
    Apesar do frio, adoramos a cidade. Muito tranquila. Dá vontade de morar lá… lindos parques. Pena que tudo é muito caro. Caro de verdade. A cidade mais cara de nossa viagem.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito