Suíça no Viaje na Viagem

Guia da Suíça

Suíça

Roteiros pela Suíça

Destinos na Suíça

Trens panorâmicos pela Suíça

Tutorial de viagens à Europa

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    489 comentários

    Prezados Ricardo, Bóia e distinta Família

    Seu fã desde as priscas eras da Época, recorro a vc mais uma vez.

    A questão:
    Passar um “Natal Branco” na Suiça com a família. 8 noites de tempo útil por lá (já descontados os dias de ida e de volta). Entrando por via aérea por Zurich, depois, só trem.

    Sonho de consumo: Feira(s) de Natal, um lugar para a ceia de 24/12 como a que fazemos no Brasil, neve (mas nada de esquiar) e trens panorâmicos.

    O problema: filho adolescente de 19 anos que, eventualmente, pode levantar os olhos do celular e notar que está na Suiça. Se perceber que está em um resort no meio do mato (neve, no caso) tome ter uma síndrome de abstinência de seus pares.

    Então acho que o ideal seria montarmos uma ou duas bases em cidades com um pouco mais de ação, para acalmar o moleque, e daí partir para bate-voltas de trem.

    Vi, em outros posts, ótimas sugestões suas de roteiros na Suiça (príncipio da banana-split).

    Então, qual sua sugestão sobre melhores cidades-base para bate-voltas com teens.

    Abs e obrigado

    Bom dia !
    Acabo de fazer uma viagem de 20 dias pela Europa com minha esposa e filha e o blog me ajudou bastante. Utilizei bastante as dicas da Suiça e deu quase tudo perfeito, exceto com uma situação ocorrida no passeio do Wilhelm Tell Express. Chegando na Suiça comprei um Swiss Pass 2 classe e em Montreux fiz a reserva no passeio pagando um suplemento de 49CHF. A atendente da SBB me informou que este valor era para bancar a mudança de classe, pois o passeio era todo feito em 1 classe. Chegando ao barco mostrei a reserva ao recepcionista, que me informou que deveria subir para o salão de 1 classe. Lá chegando, sentei-me confortavelmente numa mesa e pedi o cardápio. Em relação ao almoço, tivemos que pagar pois a atendente nos disse que não tinha nada incluso. Pagamos 79 CHF por um prato de massa e a garrafa de vinho.Cerca de 30 minutos de passeio, chegou um controlador pedindo para verificar a reserva. Ao mostramos, ele nos informou que estavamos na classe errada. Questionamos e ele nos pediu que fossemos conversar com o colega dele numa cabine na parte de baixo. Minha esposa voltou alegremente dizendo que estávamos no lugar correto e ainda ganhou de presente um chaveiro personalizado do passeio. A massa chegou e estávamos comendo tranquilamente quando o mesmo atendente que nos informou que estávamos corretos nos abordou dizendo que ele tinha cometido um erro e que teríamos que sair dali imediatamente ou pagar outro suplemente de 22CHF. Argumentamos de todas as formas, mas tivemos que descer as escadas com garrafa de vinho na mão, mochilas e carrinho de bebê. . Ao chegar em Fluelen, fomos recebidos por uma senhora segurando um cartaz do passeio. Contamos o ocorrido e ela disse que não tinha certeza sobre a situação e pediu que conversássemos com a atendente do balcão de tickets. Esta também disse que não tinha certeza e nos encaminhou para outra senhora que seria a responsável pelo barco em Fluelen. Essa senhora concordou com o rapazes do barco e nos disse que esta confusão ocorre constatemente. Disse que os 49 CHF pagos seriam apenas para a reserva no trem. Diante deste festival de incertezas, quem está correto?…Me sinto lesado e bastante chateado com a forma mal educada e grosseira que fui tratado no barco. Por favor me ajudem para que possa acionar a SBB, caso eu esteja com a razão.

      Olá, João Vicente! No post do Wilhelm Tell Express o Ricardo Freire escreveu:

      Com Swiss Pass, o Wilhelm Tell Express requer apenas um suplemento de reserva: 39 francos suíços no vagão panorâmico standard, com direito a almoço com prato principal no barco, ou 79 francos suíços no Salon Liberté, com direto a almoço com entrada, prato principal e sobremesa no barco. Sem Swiss Pass, a viagem custa 184 francos suíços no vagão panorâmico standard e 224 francos suíços no Salon Liberté.

      Esses valores se referem ao trecho Lugano-Lucerna (ou vice-versa).

      Não entendemos qual trecho você fez a partir de Montreux. Você por acaso foi pela Golden Pass Line até Lucerna e seguiu de barco a Fluëlen? Talvez o suplemento tenha sido para usar o vagão clássico (que corresponde à 1a. classe) da Golden Pass Line entre Montreux e Lucerna. A travessia de barco do lago Lucerna, que também é usada para compor o Wilhelm Tell Express, está incluída no Swiss Pass, desde que viajando na segunda classe (convés inferior).

      Bóia,
      Em Montreux, apenas pagamos a reserva do passeio no guichê da SBB. No dia do Wilhelm Tell Express estávamos em Lucerna e iniciamos o passeio por lá de barco até Fluelen e depois pegamos o trem panorâmico até Locarno. A garçonete do barco nos disse que não tínhamos direito ao almoço.

      Olá, João Vicente! Então deve ter havido um mal-entendido entre o que você achou que estava comprando e o que realmente comprou. Os valores listados pelo Ricardo Freire para o suplemento 1ª classe + almoço são mais elevados do que o que você pagou.

    Olá bóia!! Como faço para comprar ingresso antecipado para subir o jungfrau? Iremos em maio de 2015! Criança de 3 anos paga?
    Pergunta 2 – iremos de veneza para zermatt – sugestão…trem ou carro? A estrada de veneza para zermatt eh bonita? Vale ir de carro? Ou não compensa já que estamos com criança?
    Pergunta 3 – depois de interlaken vamos para Paris…mesma dúvida…carro ou trem…não vi opções de aluguel saindo de interlaken….trajeto até Paris pela alsacia ou por dijon? Qual eh mais bacana??

      Olá, Sabrina! Nâo há reserva de lugar na Jungfraubahn. Dá pra ir em pé.

      Não é fácil ir de Veneza para Zermatt, por qual meio for. Recomendamos o trem na Suíça. Desde Veneza são 7 horas de viagem, com baldeações em Milão e Brig.

      Não é preciso fazer Interlaken e Zermatt. Escolha uma das estações e seja feliz. A viagem fica mais tranqüila se você for de Veneza a Lugano num dia, no dia seguinte ir de Lugano a Lucerna pelo Wilhelm Tell Express e seguir a Interlaken de trem.

      De Interlaken a Paris vá de trem.

      Leia:
      https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass

    Boa noite. Estou indo com meu marido para Suiça do dia 25 Set à 07 Out ( 12 dias ). Alugamos um carro e ficaremos em Villars. Gostaria de sugestao de roterio de passeio. Estamos abertos a passar uma noite em hotel caso a cidade a ser vistada fique distante de Villars. Muito obrigada!!

    queria apresentar minha ideia de roteiro:
    Chegada em Genebra cedo vindo de Dusseldorf dia todo e pernoite lá.
    Só teremos bagagem de fim de semana, por isso queria ir a Gruyere e Broc no mesmo dia para per noite em Lucerna.
    Manhã em Lucerna, 12h30 min fazer uma excursão para Monte Pilatos (5h30 min, Viator) , voltar para dormir em Zurich.
    Passei de bonde em Zurich e almoço e retorno a Dusseldorf. Corrido, mas dá?

      Olá, Monica! Deixe as maratonas para os maratonistas. Em viagem não dá certo. Ninguém é The Flash.

    Com suas ótimas dicas fiz as contas e vou comprar o Swiss Pass de 15 dias apesar de só ficar 11 dias na Suiça, agora no início de Outubro/14. É possível solicitar reembolso dos dias não utlizados?
    Gostaria de saber, também, se o Swiss Pass é válido para trechos internacionais a partir de uma cidade Suiça. No meu caso seria o trecho Berna a Heidelberg.
    Abraços
    Alfredo

    Olá!
    Estou indo para a Paris em dezembro e minha conexão é em Zurich…Como terei umas 4 horas de espera para a conexão…Gostaria de saber se, é possível (viável) dar uma escapadinha até o centro de Zurich para uma caminhada e voltar para o aeroporto em tempo??
    Ou, não posso sair do aeroporto, pois estou em trânsito??
    Mais uma coisa, é muito frio por lá em dezembro??
    Desde já agradeço!

      Olá, Jorge! Você poderá sair do aeroporto, já que terá feito a imigração ao chegar. O aeroporto está a 20 minutos de trem do centro. Você precisará estar de volta uma hora antes da partida. Não terá 4 horas líquidas porque terá que fazer imigração, e não poderá ter bagagem pesada, senão perderá mais um tempinho para deixar no guarda-volumes da estação central. Diminuindo todos os trânsitos, você terá uma hora líquida para caminhar no centro. Veja se o stress de administrar esse tempo valerá a saída.

    Ola Boia! Agradeço sua resposta e concordo que é muuuuito pouco para tudo isso, mas agora não dá para voltar atrás, e no dia então vamos escolher. Adoro vcs e sempre olho suas sugestões. Na volta pretendo me comunicar com vcs para dizer o deu certo ou errado. Talvez possamos juntos ajudar mais algum marinheiro de primeira viagem como eu! Agradecida Abraços.

    Ricardo, vou fazer uma viagem de 15 dias para Paris, Paises Baixos (Belgica,Holanda, Alemanha, Suiça e Italia e estaremos em lucerna no dia 17/11/2014. Pode me responder se nesta data poderei ver neve no Monte Rigi ou seria preferível ir ao Monte Titlis,. Vou com minha filha e uma amiga e elas querem ver a montanha de neve e eu queria ir ao Monte Rigi, para avistar os Alpes em 360 graus. Agradeço se puder me ajudar pois será minha primeira vez na Europa

      Olá, Maria da Graça! Quem responde é A Bóia. Os cumes desses montes sempre estão gelados. 15 dias é muito pouco tempo para todo esse percurso.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito