Suíça

Índice de posts
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Suíça no Viaje na Viagem


Calendário de preço de passagem aérea: Suiça (fonte: Viajanet)

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 9 dias

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem

334 comentários

Marisa
MarisaPermalinkResponder

Olá! Gostaria de saber qual é a melhor maneira de deslocamento entre Munique e Zurique. Estou cotando vôo, mas dificilmente acho algum direto, e de trem, aparecem 2 conexões. Meu voo é para Frankfur, onde pretendo alugar um carro e percorrer a rota romântica, pegando um fim semana de Oktoberfest. Depois queria seguir para Zurique, fazer varias paradas até chegar em Genebra, de onde parte meu vôo. Aceito pitacos! Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marisa! A rota mais rápida entre Munique e Zurique, fora o avião, atualmente é ônibus. É vendido pela Bahn. https://www.bahn.com/en/view/index.shtml

Veja roteiros pela Suíça:
https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Júlia
JúliaPermalinkResponder

Bom dia! Boia, me dá uma ajudinha, please! Vou alugar um carro em Zurique! Posso dirigir até a Alsácia com carro alugado na Suíça!? De um país pra outro? Quais precauções? Desde já agradeço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Júlia! Não há impedimento. Se fosse no sentido contrário (alugar na França para entrar na Suíça) você teria que comprar um selo-pedágio suíço ('vignette'), mas alugando na Suíça o seu carro já vai estar equipado com ele.

Caso você vá devolver o carro na França, porém, a locadora cobrará uma sobretaxa de retorno internacional.

ROSANA
ROSANAPermalinkResponder

Estou indo para Suiça no final do mês. Me esclarece uma coisa com relação ap travel pass. Posso comprar via site RailEurope, imprimir e levar ou só vale se eles enviarem o ticket pelo correio?
Após alguns dias na Suiça, irei de Zurique irei para Munique. Nesse caso tenho dúvidas sobre o travel pass. Ele vale também para esse trajeto ou tenho que comprar outro ticket?
super obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosana! O passe valerá até a fronteira da Suíça com a Alemanha. Entrando na Alemanha, você precisará da passagem do trecho alemão. Não sabemos quais são as condições atuais de entrega da Rail Europe, mas certamente estarão expressas antes de você fechar a compra. Você também pode comprar no site da SBB e numa estação ferroviária da Suíça.

Elizabete severo

Olá, gostaria de saber que tipo de adaptador e tomada é necessário para Suíça? É o mesmo padrão europeu?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elizabete! É diferente. Tem três pinos, parecido com o brasileiro. Por incrível que pareça, as nossas tomadas se encaixam por lá.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Uma dica para quem for usar apenas um ou dois trechos ferroviários na Suíça, partindo ou chegando a Zürich ou Basel, e quiser economizar...

Dá pra viajar desde/para Zürich ou Basel pagando muito pouco, a partir de €19.

A pegadinha é usar o site da DB (www.bahn.com, as ferrovias alemãs) para adquirir bilhetes com início ou fim de trajeto na Alemanha, usando como cidade de partida ou chegada as primeiras estações de maior parte na Alemanha após a fronteira ( Singen(Hohentwiel) para Zürich, ou Freibourg(Breisgau) para Basel ).

Daí, é só fazer uma busca normal. A DB (Bahn) vende trechos combinados internacionais de 'fronteira' com os mesmos tipos de promoção que aplica a trechos curtos na própria Alemanha. Compra o bilhete, sempre na modalidade de e-ticket, usa-se o trecho suíço, descarta-se o trecho desnecessário.

Com isso, dá pra viajar Basel - Genève, Zürich - Lausanne, Zürich - Tirano [com trens regionais] sempre pagando apenas € 19 em horários específicos.

Esses tickets promocionais tem horários pré-definidos, e são não reembolsáveis (como os Sparepreis na Alemanha...) por nenhum motivo. Para saber os horários de disponibilidade é preciso ver as conexões nas cidades relevantes (Zürich ou Basel). Se o horário não atender, dá pra adicionar um "stopover" no site da Bahn para aumentar o tempo oficial de conexão, a fim de encaixar melhor o horário desejado.

Em viagens partindo ou chegando em Milano na Itália, a pegadinha é outra: com antecedência, quase sempre é bem mais barato comprar o trecho do trem internacional no site da Trenitalia. Há linhas para Geneve (paradas in Lausanne, Montreux, Visp, Brig), Basel (paradas em Brig, Spiez, Bern, as vezes Olten), Luzern (paradas em Lugano, Bellinzona, Arth-Goldau e as vezes tb Chiasso), e Zürich (paradas em Lugano, Bellinzona, Arth-Goldau, Zug). Há muito mais ofertas promocionais lá do que no site da SBB. Ao contrário do caso da Bahn, todavia, a Trenitalia não vende trechos internos suíços.

Parece complicado, mas para quem está em viagem com orçamento mais controlado para a Suíça, pode ser uma saída.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar