glacier express

Guia da Suíça

Glacier Express, o mais famoso trem suíço

“O mais lento trem expresso do mundo” — sim, o Glacier Express é um trem com slogan. Em sete horas e quarenta e cinco minutos, percorre vales alpinos entre dois dos mais cobiçados vilarejos de montanha suíços: a democrática Zermatt e a metidíssima St. Moritz.

É uma viagem que pode ser feita em trens regionais (em três etapas: de Zermatt a Visp; de Visp a Disentis ou Chur; e finalmente de Disentis ou Chur a St. Moritz), comprando bilhetes na hora ou usando um Swiss Pass sem necessidade de suplemento.

A rota do Glacier Express

Em alguns horários do dia, porém, a rota é feita sem baldeações, num trem megapanorâmico, com serviço de bordo especial. Este é o Glacier Express — e para subir nele você precisa reservar e, mesmo com Swiss Pass, pagar um extra (falo dos preços ao final).

De todos os trens panorâmicos suíços, o Glacier Express (diga: glêixar) é o que tem mais pedigree. Bora embarcar?

Glacier Express

Tínhamos reserva no Glacier das 9h53, que nos entregaria em St Moritz às 17h51.

Glacier Express

Tivemos sorte com o tempo. O dia estava lindo. (Já pensou, oito horas num trem num dia de tempo fechado, com névoa?)

Glacier Express

Tirando a loteria do tempo, o único inconveniente dos trens panorâmicos suíços são os reflexos na janela. Descobrir ângulos para fotografar que reflitam o mínimo de elementos torna-se um passatempo oficial a bordo.

O primeiro trecho, até Visp (Viège, em francês) é o mesmo que tínhamos feito na ida, em trens menos luxuosos (veja aqui).

Glacier Express

Umas duas horas — e muitas montanhas impressionantes, riachos branquinhos, pastagens idílicas, vaquinhas e vilarejos — depois, começam a servir o almoço. É providencial: mais ou menos quando chega o prato principal, o trem entra num túnel de 42 km, o Túnel de Base de Lötschberg.

Glacier Express

(O almoço, por sinal, é muito bom; a comida é totalmente preparada na cozinha do trem — não é comida de avião, não.)

Glacier Express

Quando emergimos do túnel, mais montanhas — agora branquinhas –, mais rios, mais vilarejos cercados por pastos que já dispensam contraste adicional no Photoshop.

Mais ou menos na metade do caminho — 4 horas e 20 minutos depois de sair de Zermatt — o trem faz uma paradinha de meia hora em Disentis/Munstér, o vilarejo que é a maior cidade da Suíça onde predomina o reto-romance, o quarto idioma oficial do país.

Eu adoraria ter tido mais tempo para sair da estação e ouvir o idioma na rua… mas aproveitei para fotografar umas plaquinhas na estação mesmo. Não parece uma versão pirata do catalão?

Placa em Munstér/Disentis
Munstér (Disentis)

De lá o trem continua a Chur, a cidade mais importante da região, e então inicia o trecho mais vertiginoso da rota.

Munstér (Disentis)
Visto da estação de Munstér (Disentis)

Nas três horas e pouco de Chur a St. Moritz, o Glacier Express (ou qualquer trem regional na rota) segue pela Passagem de Albula, o trecho da Ferrovia Rética classificado como patrimônio da humanidade pela Unesco. Os viadutos em curva são uma obra de arte.

Glacier Express
Glacier Express
Glacier Express

E então, com os olhos embotados de Suíça, chegamos a St. Moritz…

Glacier Express

Quanto custa o Glacier Express

O bilhete de ida Zermatt-St. Moritz (ou vice-versa) custa 152 francos suíços na segunda classe; 268 francos suíços na 1a. classe. Quem tem Swiss Pass não precisa pagar a passagem. Crianças até 6 anos não pagam; até 16 anos pagam meia.

A reserva custa 39 francos suíços no verão, e 13 francos suíços no inverno. Crianças e adolescentes também pagam pela reserva de assento.

O almoço não está incluído. O prato do dia custa 30 francos suíços; a refeição com entrada, prato e sobremesa sai 43 francos suíços.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Sem Swiss Pass, o trajeto Zermatt-St. Moritz custa 145 francos suíços + a taxa de reserva (33 francos suíços no verão, 13 francos suíços no inverno).

    Os trens convencionais (que rodam em outros horários e requerem baldeações) também custam 145 francos suíços, mas dispensam a reserva de assento.

    (Veja todos os preços aqui.)

    Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

    203 comentários

    O Glacier Express é totalmente fora de mão. Eu faria o seguinte: viajaria de Zurich para Luzern, e de lá para Interlaken na Gold Pass Line, e então para Brig ou Visp e daí usando o trecho final do Glacier Express para Zermatt.

    Oi Boia,
    Estou programando de ir com a família skiar em Zermatt em Fevereiro/14. A ideia é ficar em Zermatt umas 6 noites, mas como estamos chegando por Zurique de avião queria saber suas dicas para conhecer o Glacier Express. Pensei em dormir a primeira noite em Berna ou Lausane, mas achei esta última meio fora da rota dos trens. No retorno, gostaria de pegar o GlacierExpress e dormir em Lucerna. Qual sua sugestão sobre este trajeto? Vale comprar o Swiss Pass?
    Obrigado e parabéns pelo trabalho
    Jose Carlos

    Obrigado Boia pelo link. Me ajudou pra caramba.
    Te pergunto: caso eu opte por nao comprar o Swiss Pass, eu posso, por exemplo: 1) Montreux – Inter Ost fazer uma parada em Sweisimmen e tomar o trem sentido Inter Ost?
    2) Jungfraubahn, todas as baldeações de ida/volta (sejam as abrangidas pelo swiss, sejam as complementares) eu posso parar se quiser, mesmo que eu nao tenha o swiss q me abrange inter ost – wegen – grindelwald – inter ost?
    Como faço pra sair de Paris rumo: Montreux ou Inter Ost? e de Lucerna – Paris?
    Muito obrigado de novo viu…

      Olá, Renato! Compre passagens de Paris à Suíça em https://www.voyages-sncf.com com 90 a 60 dias de antecedência para pegar as melhores tarifas.

      Tendo um Swiss Pass válido ou uma passagem avulsa válida você pode parar onde quiser e fazer a baldeação que quiser. Por favor: se não for perguntar sobre o Glacier Express, use o outro post que indiquei. Este post é específico para dúvidas do Glacier Express.

    Boia, endosso o coro que elege seu blog uma mão na roda para quem vai viajar! muito obrigado desde já.
    Seguinte, estou com dois roteiros em mente para explorar a suiça…
    ROTEIRO 1 – Paris – Montreux – Interlaken Ost – Jungfraubahn – Interlaken Ost (total de 2 noites dormidas em Int Ost) – Lucerna (total de 1 noite dormida em Lucerna)- Paris.
    ROTEIRO 2 – Paris – Montreux – Interlaken Ost – Jungfraubahn – Interlaken Ost (total de 2 noites dormidas em Inter Ost) – Zermatt – St Morritz (total de 1 noite dormida em St Morritz) – Lucerna (total de 1 noite dormida em Lucerna) – Paris.
    Minhas dúvidas são: Com a aquisição do swiss pass em consigo embarcar em Paris em direção à Suiça e voltar ao final da trip à Paris sem custos adicionais (por se tratarem de dois países distintos)? Resumindo: sei – pq aprendi com vc 🙂 – que o swiss pass cobre todo territorio suiço (com ressalvas aos custos das reservas em trens panoramicos e rumo à montanhas nao habitadas), no entanto, teria custo Paris – Suiça – Paris? quais os trens? Qual a estação que embarco/desembarco em Paris? Se no trajeto Montreux – Inter Ost eu escolher a Golden Pass Classic eu pago 2 reservas (1 pelo fato de ser no golden pass e outra por ser no vagão classic)?
    Passarei o Natal lá…o que me diz? é tipico natal de sessao da tarde, com neve, etc? :)B
    Agradeço antecipadamente sua resposta viu…abração.

    Oi. Parabéns pelas dicas. Estou planejando ir a Suíça e, Fevereiro e gostaria de saber se no trajeto Zermatt a St. moritz, gostaria de dormir em St. moritz e no dia seguinte voltar como? Essa é a duvida e gostaria de uma luz! Como retornar de maneira mais rápida.

      Alicia, a única forma “mais rápida” é tomando trem via Zürich e Bern/Lötschbertunnel. A distância é maior mas as velocidades também. Ainda assim, são mais de 7h de viagem. Encaixe essa viagem dentro de algum outro plano de deslocamento. Se teu objetivo for só andar de trem panorâmico, é má ideia ir e voltar no dia seguinte pelo mesmo trajeto.

      Outra alternativa é vc emendar o Bernina Express e voltar pela Itália (Tirano, Milano Centrale, Brig, Visp, Zermatt).

      Indo a San Moritz, ao voltar para qualquer outro local tome a ferrovia via Davos, e se possível faça um pit-stop lá.

      Mesmo assim, arrume seu itinirário para que vc não precise dar essa volta enorme. Se vc for desembarcar em Zürich, por exemplo, ou vier da Itália ou Áustria ou Alemanha, pode chegar direto no leste da Suíça via Chur, ir para St. Mortiz via Davos, depois ir para Zermatt no dia seguinte com o Glacier Express.

      Obrigada mesmo pelas dicas! Estava meio perdida! KKKKK Em breve pergunto mais!

    Olá
    Existe muita diferença entre a primeira e segunda classe do Glacier Express Chur-Zermatt? Eu tenho Eurail Pass 1ª classe, terei que pagar o bilhete? Obrigada!
    Celise

      Olá, Celise! Você terá que pagar o suplemento e terá direito ao vagão de 1a. Classe.

    Meu Amigo

    Estou programando uma viagem para a Suiça, no mes de abril de 2013. Gostaria de saber se é uma boa data ? O tempo é bom nessa época ?
    Existe algum Tour incluindo esse passeio?
    O preço sai quanto em média apartamento single?

    Aguardarei suas respostas.
    Parabens pelo site.

    Um grande abraço e obrigado

    Bernardo

      Olá, Bernardo! Abril é uma boa época porque já não é mais alta temporada de inverno (reserve com antecedência, porém, a semana da Páscoa).

      Simule preços de hotel em sites como o Booking. As melhores ofertas aparecem 3 meses antes da data.

      Este passeio pode ser reservado diretamente no site do trem.

    Ola.
    Estou planejando uma viagem para os alpes no inicio de Novembro? Este periodo e bom? Pretendo alugar um carro em Milao, ir a Chamonix e Annecy, depois ir a Zermat, e dali descer de volta para Milao passando pelo lago de Como, da pra fazer esse roteiro em 5 dias?
    Um abraco e Obrigado,
    Cleber.

    Olá Ricardo,
    Vou pra Suíça em outubro, visitarei algumas cidades ( St. Moritz, Interlakem e Zermat ) tudo de trem, para chegar aos hoteis, o q vc me recomenda ( táxi, ônibus ) já vou com os hoteis reservados.

    Muito obrigado
    Alessandro

      Olá, Alessandro! No site dos hotéis haverá a indicação de como chegar por transporte público. Querendo mais conforto, sempre será possível pegar táxi.

      Caro Alessando, st. moritz, zermatt e interlaken são cidades bem pequenas, você pode facilmente se deslocar a pé (se não estiver levando muita bagagem). Estando em st. moritz e interlaken questione no seu hotel sobre o visitor’s card, cartão para uso ilimitado do transporte público.

    Obrigada,
    Acabei de receber um e-mail confirmando o que você colocou e informando o preço.
    Dear Sir / Madam

    Thank you for your mail.

    You can buy a daily first class upgrade for CHF 50.00 per person.

    This upgrade is valid for one day and you can use than the Glacier Express in firt class with your second class Swiss Pass.

    The upgrade is available at every station in Switzerland.

    Best regards

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito