glacier express

Guia da Suíça

Glacier Express, o mais famoso trem suíço

“O mais lento trem expresso do mundo” — sim, o Glacier Express é um trem com slogan. Em sete horas e quarenta e cinco minutos, percorre vales alpinos entre dois dos mais cobiçados vilarejos de montanha suíços: a democrática Zermatt e a metidíssima St. Moritz.

É uma viagem que pode ser feita em trens regionais (em três etapas: de Zermatt a Visp; de Visp a Disentis ou Chur; e finalmente de Disentis ou Chur a St. Moritz), comprando bilhetes na hora ou usando um Swiss Pass sem necessidade de suplemento.

A rota do Glacier Express

Em alguns horários do dia, porém, a rota é feita sem baldeações, num trem megapanorâmico, com serviço de bordo especial. Este é o Glacier Express — e para subir nele você precisa reservar e, mesmo com Swiss Pass, pagar um extra (falo dos preços ao final).

De todos os trens panorâmicos suíços, o Glacier Express (diga: glêixar) é o que tem mais pedigree. Bora embarcar?

Glacier Express

Tínhamos reserva no Glacier das 9h53, que nos entregaria em St Moritz às 17h51.

Glacier Express

Tivemos sorte com o tempo. O dia estava lindo. (Já pensou, oito horas num trem num dia de tempo fechado, com névoa?)

Glacier Express

Tirando a loteria do tempo, o único inconveniente dos trens panorâmicos suíços são os reflexos na janela. Descobrir ângulos para fotografar que reflitam o mínimo de elementos torna-se um passatempo oficial a bordo.

O primeiro trecho, até Visp (Viège, em francês) é o mesmo que tínhamos feito na ida, em trens menos luxuosos (veja aqui).

Glacier Express

Umas duas horas — e muitas montanhas impressionantes, riachos branquinhos, pastagens idílicas, vaquinhas e vilarejos — depois, começam a servir o almoço. É providencial: mais ou menos quando chega o prato principal, o trem entra num túnel de 42 km, o Túnel de Base de Lötschberg.

Glacier Express

(O almoço, por sinal, é muito bom; a comida é totalmente preparada na cozinha do trem — não é comida de avião, não.)

Glacier Express

Quando emergimos do túnel, mais montanhas — agora branquinhas –, mais rios, mais vilarejos cercados por pastos que já dispensam contraste adicional no Photoshop.

Mais ou menos na metade do caminho — 4 horas e 20 minutos depois de sair de Zermatt — o trem faz uma paradinha de meia hora em Disentis/Munstér, o vilarejo que é a maior cidade da Suíça onde predomina o reto-romance, o quarto idioma oficial do país.

Eu adoraria ter tido mais tempo para sair da estação e ouvir o idioma na rua… mas aproveitei para fotografar umas plaquinhas na estação mesmo. Não parece uma versão pirata do catalão?

Placa em Munstér/Disentis
Munstér (Disentis)

De lá o trem continua a Chur, a cidade mais importante da região, e então inicia o trecho mais vertiginoso da rota.

Munstér (Disentis)
Visto da estação de Munstér (Disentis)

Nas três horas e pouco de Chur a St. Moritz, o Glacier Express (ou qualquer trem regional na rota) segue pela Passagem de Albula, o trecho da Ferrovia Rética classificado como patrimônio da humanidade pela Unesco. Os viadutos em curva são uma obra de arte.

Glacier Express
Glacier Express
Glacier Express

E então, com os olhos embotados de Suíça, chegamos a St. Moritz…

Glacier Express

Quanto custa o Glacier Express

O bilhete de ida Zermatt-St. Moritz (ou vice-versa) custa 152 francos suíços na segunda classe; 268 francos suíços na 1a. classe. Quem tem Swiss Pass não precisa pagar a passagem. Crianças até 6 anos não pagam; até 16 anos pagam meia.

A reserva custa 39 francos suíços no verão, e 13 francos suíços no inverno. Crianças e adolescentes também pagam pela reserva de assento.

O almoço não está incluído. O prato do dia custa 30 francos suíços; a refeição com entrada, prato e sobremesa sai 43 francos suíços.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Sem Swiss Pass, o trajeto Zermatt-St. Moritz custa 145 francos suíços + a taxa de reserva (33 francos suíços no verão, 13 francos suíços no inverno).

    Os trens convencionais (que rodam em outros horários e requerem baldeações) também custam 145 francos suíços, mas dispensam a reserva de assento.

    (Veja todos os preços aqui.)

    Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

    203 comentários

    Bóia,

    O Glacier Express e o Bernina Express coincidem na cobertura em algum trecho ? Qual (is) ?
    Já sei que o Glacier sai de Zermatt e chega até St Moritz e que o Bernina cobre de Chur até lugano mas não consegui ainda entender se em algum trecho eles fazem o mesmo percurso…

      Valeu, Bóia !
      Estou na montagem de meu ‘quebra-cabeças suiço’ e esse esclarecimento me ajudo muito.
      Obrigada !
      Parabéns pelos maravilhosos posts da Suiça. Só mesmo com vocês a gente consegue informações tão necessárias e importantes.

    Olá, estou montando minha viagem para Suíça entre 23.11.2014 e 05.12.2014, chegando por Zurique, indo pra Zermatt depois St. MOrtitz e voltando por Milão. Pergunto, porque não consigo visualizar trens como Glacier Express e Bernina Express neste período, curioso que entre os períodos de verão e inverno existe um periodo não mencionado, de 26.10 até 15.12, justamente onde quero minha viagem…não me diga que não operam neste período?!?!?!? Obrigado

      Obrigado Bóia, pelo menos consigo focar melhor minhas buscas… rs, aproveito e pergunto, existe algum demérito nessa época? fim de novembro comecinho de dezembro é bacana por lá, mesmo sem os panorâmicos? Obrigado mais uma vez… estes posts estão fazendo milagres nos meus planos…
      abçs

      Olá, Bruno! Não há problema nenhum nessa época, provavelmente apenas uma diminuição de turistas. Antigamente o Glacier Express só funcionava no verão! Esse funcionamento no inverno é recente.

    Olá, vou viajar em setembro e gostaria de saber se poderia me ajudar qual seria o melhor passe envolvendo Amsterda, Suíça, Paris, Barcelona e Portugal,pretendo utilizar o máximo os trens.
    obrigada

    Estou planejando ficar em Zermatt 5 dias (começo de Janeiro) e com duvida sobre qual melhor rota posso usar que pegue o Glacier Express ou na ida ou na volta.
    Pensei em um voo Paris->Zurich + um trem Zurich->St Moriz e depois o próprio Glacier de St Moriz->Zermatt.
    Acha que funciona? Precisa pernoitar em algum ponto entre Paris e Zermatt ?
    Obrigado antecipadamente!!!

    olá, tenho lido e adorado os comentários,parabéns!!
    Bem, quero aproveitar o máximo minha estada na Suíça e meu ponto de partida é a linda Chamonix. Pretendo chegar por Genebra e ir direto p Chamonix ( 3 noites) Zermatt 1 noite)para logo cedo embarcar no Glacier , pretendo dormir em Chur para no dia seguinte embarcar no Bernina Express, então chegando a Lugano dormir uma noite (e não pense que é loucura..) pensei em pegar o Wilhem tell Express !!! uffaaa dai faço meu descanço em Luzern.A partir dai, com calma bate e volta p Berna e INTERLAKEN.
    QUE ACHAS????

    Se eu for de carro ate Zermat, pego o glacier express ate st. Moritz, como volto a Zermat ? O bilhete de ida da direito a volta?

    Primeiro, obrigada pela informação. Por favor, esclareça-me mais uma dúvida: ficarei em Zermatt por cinco dias e gostaria de conhecer, ao menos, parte do passeio do Glacier Express. Você acha possível sair no primeiro horário de Zermatt no Glacier, chegar até o meio do percurso, e retornar? Se sim, até que cidade poderíamos ir?
    Obrigada.

    Olá. Gostaria de saber se é possível, num mesmo dia, ir e voltar pelo Glacier Express de Zermatt para St Moritz ou Davos (saindo de Zermatt e voltando para Zermatt). Obrigada.

    Olá, perguntas novamente.

    Estarei vindo da Itália, especificamente de Veneza. Gostaria de saber se é viável ir de Veneza até St. Moritz de carro. É perigoso? Iremos começo de Março. Gostaria de uma Luz!!! Pois estou meio perdida, já que quero pegar o Glacier Express de St. Moritz para Zemmart.

      Olá, Alicia! O Google Maps diz que são 360 km, percorríveis em 4h40. Seus planos na Suíça parecem pouco realistas. Você quer ir de carro até St Moritz e então pegar um trem que leva 9 horas até Zermatt? E vai voltar de Zermatt até St Moritz para pegar o carro de novo, enfrentando as mesmas 9 horas de trem?

      Deixe seu carro na Itália e encontre um roteiro factível pela Suíça neste post:
      https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

      Na verdade pretendo entregar o carro em St. moritz e seguir pela Suíça de trem. Seria viável? A minha duvida é quanto a ida de carro. Se é tranquilo ou pode ser perigoso por conta da neve?

      Mas com certeza vou olhar o post que você enviou.

      Olá, Alicia! Ao devolver o carro em um país diferente daquele em que você alugou, você pagará alta sobretaxa. Se você vai fazer a Suíça de trem, chegue de trem. Por favor: leia o post que recomendamos.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito