onde ficar em tiradentes

Guia de Tiradentes

Onde ficar em Tiradentes

Tiradentes é a cidade histórica mineira com a maior variedade de hospedagens: do mais luxuoso ao super rústico. Descubra que pousada é o seu número com as nossas dicas de onde ficar em Tiradentes.

No centro ou fora do centro?

Tiradentes tem uma oferta muito boa de pousadas, tanto no centro histórico, quanto fora dele.

Numa viagem sem carro, a melhor escolha é se hospedar no centro histórico. Ficando perto da Rua Direita, você vai poder ir a pé da sua pousada para maioria dos restaurantes, lojas e atrações, e à noite vai estar pertinho do Largo das Forras, onde há bares com música ao vivo. Essa também é a melhor escolha para quem vai a Tiradentes pela primeira vez.

Numa viagem de carro, você amplia as opções de hospedagem e pode aproveitar pousadas com mais estrutura de lazer, ou com mais áreas verdes e melhores vistas.

Pousadas no Centro Histórico

Pousada do Ó

Pousada do Ó

A Pousada do Ó é um achado: ótimo custo x benefício e localização privilegiada. Ladeira acima está a Matriz de Santo Antônio, e ao dobrar a esquina começa o corredor de restaurantes da Rua Direita. Os quartos da pousada são pequenos, mas têm carisma. No café da manhã, se for oferecida a torrada com um ovo frito no meio, nem pense em recusar. Nota 8,7 no Booking (abril/2020).

Pousada Vovô Chiquinho

A Pousada Vovô Chiquinho também está numa localização nota 10: entre a Rua Direita e o Largo das Forras, com muito comércio à porta. Alguns quartos têm vista para a serra de São José. Nota 9 no Booking (abril/2020).

Pousada Mãe d’Água

Bem no Largo das Forras, a Pousada Mãe D’Água é uma boa pedida para quem viaja com crianças: oferece quartos triplos e quádruplos, e também um simpático kids club. Nota 8,8 no Booking (abril/2020).

Solar da Ponte

Também pertinho do Largo das Forras, a Solar da Ponte é uma pousada cheia de charme e de histórias. Veterana na cidade, foi uma das responsáveis pelo renascimento de Tiradentes como destino turístico. Nota 9 no Booking (abril/2020).

Pouso Alforria

A cinco minutos a pé da ponte do Largo das Forras, o Pouso Alforria é outra pousada tradicionalíssima, com clientes habituês de longa data. Mas não parou no tempo: recentemente teve a mobília renovada e ganhou uma bonita piscina no jardim. Nota 9,1 no Booking (abril/2020).

Fora do centro histórico

Solar da Imperatriz

Solar da imperatriz pousada

A Solar da Imperatriz é uma pousada bem cuidada, com agradáveis áreas ao ar livre. Fica fora do centro histórico, mas não tão afastada assim: são menos de 10 minutos de caminhada até o Largo das Forras. O trajeto não é tão bucólico, mas ao menos é plano. Na vizinhança está a ilustríssima loja do Chico Doceiro. Nota 9 no Booking (abril/2020).

Santíssimo Resort

Santissimo Resort

A 5 minutos a pé do Largo das Forras, o Santíssimo Resort tem uma estrutura de lazer bem completa. As atividades vão de academia para os adultos a sala de recreação e mini fazendinha para os pequenos. Considere para feriados prolongados em família, para poder aproveitar a estrutura do hotel sem perder as atrações da cidade. Nota 9 no Booking (abril/2020).

Brisa da Serra

tiradentes onde ficar: brisa da serra  pousada

A apenas 800 metros da Matriz de Santo Antônio, a hospedagem na elegante Brisa da Serra já vale como uma escapada às montanhas. A pousada tem vistas escandalosas para a Serra de São José, é caprichosamente decorada, e oferece aquele café da manhã que você viajou até Minas Gerais para encontrar. É melhor estar de carro, mas dá para organizar idas e vindas do centro histórico com os taxistas da cidade. Nota 9 no Booking (abril/2020).

Hospedaria da Villa

A rústica Hospedaria da Villa está mais ou menos à mesma distância do centro histórico, com excelentes vistas e tarifas camaradas. É recomendável estar de carro. Nota 9,4 no Booking (abril/2020).

Villa Paolluci

Instalada numa antiga fazenda, a Villa Paolucci é conhecida pelos almoço de sábado — um evento aberto ao público, onde o leitão à pururuca é a estrela. Os quartos são decorados em estilo colonial. Apesar de bem próxima do centrinho histórico, é melhor estar de carro para se deslocar. Nota 8,5 no Booking (abril/2020).

Lis Bleu

Perto da estação da maria-fumaça, a pousada Lis Bleu tem ares românticos e é rodeada de verde. Fica a 5 minutos de carro do Largo das Forras. Nota 9,2 no Booking (abril/2020).

Pousada do Oratório

Também nos arredores da Maria Fumaça, a pousada Oratório tem serviço elogiado e mima os hóspedes com lanchinho da tarde. Nota 9,5 no Booking (abril/2020).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

6 comentários

Fiquei na pousada armazém 26, foi sensacional. Café da manhã excelente. As donas são muito atenciosas

Tivemos uma excelente experiencia na Pousada Armazém 26…excelente opção, ótimo café da manhã, próximo a estação de trem.

Em Tiradentes recomendo a charmosa Pousada Amarilis. Atendimento muito bom , café da manhã excelente e pertinho do centro histórico.

O renascimento de Tiradentes não foi só do Solar da Ponte mas tb do Projeto Tiradentes do CINTERFOR com o SENAC no fim dos anos setenta onde foi feito inúmeras atividades em prol da cidade.

Costumo ficar na pousada Casa de Violeta. Pertinho do Centro Histórico (referência: igreja das Mercês, hoje em obras de conservação). Preços justos, atendimento acolhedor, quartos confortáveis. Pertence ao filho do falecido Chico Doceiro.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.