Dúvida: Aruba ou Curaçao?

Da minha página Turista Profissional, publicada toda terça no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

Divi-divi na praia Arashi, em Aruba
Divi-divi na praia Arashi, em Aruba
Praia particular de Cas Abou, Curaçao
Praia particular de Cas Abou, Curaçao

O Caribe próximo à América do Sul não tem contra-indicações: os furacões passam longe e não é necessário visto americano. Aproveite: alguns dos pacotes mais interessantes do momento são para Aruba e Curaçao, oferecidos a partir de US$ 1.500 pelas operadoras. Há os pacotes que usam vôos regulares (com conexão em Bogotá, pela Avianca, ou na Cidade do Panamá, pela Copa) e os que usam vôos fretados (com escala em Caracas, pela Varig, ou partindo de Brasília, pela Gol). Apenas evite ir em outubro e novembro, que é a época das chuvas. Está dúvida sobre qual das duas ilhas escolher? Eu ajudo.

Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)
Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)

PRAIA DO HOTEL
Quase todos os hotéis de Aruba vendidos nos pacotes para brasileiros estão na ótima Palm Beach, extensa, de areia branquinha e mar transparente. Já em Curaçao os hotéis costumam ter praias “fabricadas” com areia branca trazida de longe e recifes artificiais. Vencedor: Aruba.

Praia Grote Knip, Curaçao
Praia Grote Knip, Curaçao

OUTRAS PRAIAS
Em Aruba você pode alugar um carro por um ou dois dias para visitar prainhas menores, menos frequentadas e sem hotéis à vista, como Arashi e Baby Beach. Em Curaçao é melhor alugar um carro por toda a estada, para aproveitar as belíssimas praias selvagens (como Cas Abou e Port-Marie, particulares, e Grote Knip, pública) ou bater ponto na praia da muvuca, a Seaquarium Beach (que é “fabricada”, mas tem bares charmosos, como o Mambo Beach). Vencedor: Curaçao.

Curaçao: na sinagoga
Curaçao: na sinagoga

HISTÓRIA
Willemstad, em Curaçao, tem arquitetura colonial holandesa legítima, um mercado público imperdível (almoce um PF javanês por lá), um bairro tombado como patrimônio cultural pela Unesco e uma sinagoga antiquíssima com chão de areia (para relembrar os anos em que os judeus erraram no deserto). Já Aruba só tem cenário. Vencedor: Curaçao.

VIDA NOTURNA
Ambas tem cassinos – mas em Aruba praticamente todo hotel tem o seu. Além disso, não é preciso sair de Palm Beach para ir a bares, restaurantes e discos; já em Curaçao você vai precisar ir a Willemstad. Vencedor: Aruba.

Baby Beach, Aruba
Baby Beach, Aruba

CRIANÇAS
As praias são perfeitas para os baixinhos nas duas ilhas; ótima oportunidade para aprender a mergulhar de snorkel. Em Aruba dá para fazer passeio de submarino, safári para ver iguanas e uma visita a uma cidade em miniatura. Em contrapartida, no Sea Aquarium de Curaçao dá para entrar num tanque para tocar nos animais marinhos, e na Dolphin Academy os pequenos podem nadar com os golfinhos. Empate.

DUAS EM UMA
Já que está dando empate, por que não escolher um dos pacotes que combinam as duas ilhas? O vôo dura apenas 30 minutos, e você pode saracotear em Curaçao e depois sossegar no hotel em Aruba.

QUE HOTÉIS ESCOLHER
Em Aruba, evite o Renaissance, que está no centro da cidade (e cuja praia, “fabricada”,  fica numa ilhota em frente). Em Palm Beach, o Holiday Inn Sunspree não está à altura dos seus vizinhos; melhor cacifar o Marriott, o Hyatt, o Westin, o Radisson ou o Occidental (all-inclusive).Para economizar, o Mill Resort, com apartamentos com minicozinha, é OK (mas saiba que fica na quadra de trás da praia).

Breezes, Curaçao
Breezes, Curaçao

Em Curaçao, fique com os grandes nomes – Hilton e Marriott têm boas instalações, e o Breezes (all-inclusive) fica no canto direito da Seaquarium Beach.


1077 comentários

Ricardo,

Obrigado pelo comentário e pela sinceridade na resposta, não vai ter jeito, teremos que ficar longe de tudo, indo e vindo para o centro a todo instante.

Onde é melhor para compras, Aruba ou Curaçao?
Ou o que é melhor comprar em cada uma das ilhas?
Sei que os eletronicos não são o forte, mas para objetos pessoais e roupas, entendo que são muito vantajosos.

Por favor, preciso saber se nas duas ilhas são iguais as ofertas, as lojas e os preços. Ou em qual delas devo comprar o que, já que depois de sair de uma, não retorno!

Grato!

Rodrigo Aoki

Boa noite Ricardo,

Estou planejando uma viagem para o Caribe em maio de 2011 com minha mulher. Reservei por conta própria uma estadia 10 dias no hotel Aruba Beach Villas, por indicação neste blog.

Após este período, estou analisando reservar 07 dias no Plaza Hotel Curação. Tem uma promoção de 07 dias por U$ 99,00. Caso queira café da manhã, almoço e jantar, basta pagar mais U$ 25,00 por pessoa. Achei bem interessante.Portanto, gostaria de sugestões a respeito do hotel, pois não vi neste blog nenhum comentário sobre o Plaza.

A propósito, se der tempo, gostaria de conhecer Bonaire. Qual sua avaliação sobre esta ilha? Vale a pena ficar um ou dois dias lá?

Obrigado!

    Este blog não “indica” o Aruba Beach Villas. Este blog aponta a existência de hospedagem alternativa em Aruba, é diferente.

    O Plaza Curaçao é um hotel velhinho no centro da cidade, em Punda.

    Para saber sobre opiniões de hóspedes é sempre aconselhável visitar o https://www.tripadvisor.com .

É obrigatório ter seguro viagem para entrar em Aruba o Curacao? Meu cartao de credito me dá direito a assistencia/seguro viagem. Seria aceito? Obrigado!

    É sempre altamente recomendável viajar com seguro. Mas nem Aruba nem Curaçao exigem. No Caribe, só Cuba exige seguro como condição de entrada.

    Entenda a diferença entre o seguro que você compra e o seguro do cartão. No seguro do cartão, você paga tudo e depois pede reembolso; no seguro que você compra à parte, normalmente não precisa desembolsar nada na hora (mas leia com atenção o contrato).

    Veja também se o seguro do seu cartão é automático ou se depende de a passagem aérea ter sido comprada com ele. Cada cartão/categoria oferece um tipo de cobertura.

Olá! Estou indo em novembro pra Aruba e gostaria de saber opiniões se o hotel Riu Palace vale a pena.
E parabéns pelo blog, tiramos mtas dúvidas e pegamos várias dicas!

Estou indo para Curaçao e Aruba em Novembro…
A parte aérea já resolvi…
estou agora finalizando os hoteis…
Mas estou em dúvida, em Aruba: Westin ou Radisson???
Em Curaçao: Kura Hulanda, Renaissance ou Marriot?? E qual desses são beira mar…

Olá Ricardo,

Estava totalmente fora de rumo para fazer essa viagem antes de ler o seu Blog.
Agora não tenho mais tantas dúvidas.
Ficarei 12 dias entre Aruba e Curaçao. Hospedado no Radisson Aruba e Hyatt em Curaçao.
Li que o Hyatt em Curaçao é meio fora de mão, porém já paguei parte da estadia. Alugarei um carro para toda a estadia. Só quero saber quanto fora de mão é o Hotel?

Parabéns pelo blog, completo, com informações diretas e muito eficientes!!

Abs

Rodrigo Aoki

    É bastante fora de mão. 40 minutos para chegar ao centro, com bastante trânsito. E todas as outras atrações de Curaçao estão para lá do centro, na outra direção.

    Rodrigo, estava com a mesma dúvida em relação ao Hyatt, sobre a distância. Pesquisei bastante e a conclusão que tive foi a seguinte: É mais longe que os outros hotéis, mas se tiver de carro, vale a pena ficar lá visto que é um dos hotéis mais novos e luxuosos de Curacao, principalmente pelo preço da diaria até o final desse ano, de $149. Até porque você não vai ficar indo e vindo toda a hora para o hotel. Abraços!

    Vai sim, Gustavo. Eu fui visitar o Hyatt. O Hyatt é para quem quer ficar no hotel, jogar golfe, ficar na piscina, comer nos restaurantes de lá (que não são baratinhos). A praia é artificial e bastante mais-ou-menos. Ir e voltar à noite de Willemstad é complicado, sim. As praias boas de Curaçao estão na outra ponta da ilha. A única que está do mesmo lado do Hyatt é Jan Thiel.

    Não adianta você pesquisar opinião de americano nesse caso. Pra americano o hotel é perfeito. Mas americano não quer praia, quer hotel. Acredite, o barato vai sair caro.

Considerando que os maiores hotéis em Curaçao e Aruba tem praia particular, há cobrança de aluguel para utilizar cadeiras e guarda-sol nessas praias particulares, caso não seja hospede? Considerando que houve comentário acima de que é mais barato comprar bebidas em supermercados do que nas praias e hotéis, caso não seja hospede, a gerência e os garçons de determinados hotéis com praia particular dificultam o uso das cadeiras e guarda-sol em não havendo o consumo do cardápio desses hotéis?
Abs.

    A situação é totalmente distinta nas duas ilhas.

    Aruba = praias públicas. Se o seu hotel está na beira da praia, vai ter espreguiçadeiras grátis para os hóspedes. Se o seu hotel não está na beira da praia, você pode alugar espreguiçadeiras em algumas barracas espalhadas ao longo da praia inteira, passando em frente a qualquer hotel. Você pode caminhar na praia. Alugam-se espreguiçadeiras também em Baby Beach. Não há aluguel de espreguiçadeiras em Arashi Beach. A única praia particular é a ilha do hotel Renaissance, que só é freqüentada por hóspedes. (Há também a ilha da De Palm, que é um destino de passeios.)

    Curaçao = praias públicas e particulares. Nas praias públicas (a única realmente bacanona é Grote Knip/Kenepa Grandi, que é a mais bonita de toda a ilha) há espreguiçadeiras para alugar. Nas praias particulares (Seaquarium, Cas Abou, Port-Marie, Jan Thiel) você paga para entrar e, se quiser deitar em espreguiçadeira, paga o aluguel da espreguiçadeira. Alguns hotéis tem praias próprias. Essas são privativas dos hóspedes; se você não estiver hospedado você não vai freqüentar.

Olá,
Parabéns pelo site! Está me ajudando muito na viagem que farei mês que vem, especialmente nas dicas sobre hotéis!
Troquei milhas da Gol por passagens até Caracas (ida e volta). Para o trecho Caracas-Aruba, ida e volta, estou comprando do site http://www.flydae.com. Achei estranho (na verdade fiquei receosa) eles fazerem a reserva e pedirem um formulário assinado e escaneado autorizando o débito dos valores no cartão de crédito, com todos os dados do cartão (inclusive código de segurança), além de pedirem cópia (escaneada) dos 2 lados do cartão de crédito e de documento com foto.
Alguém já comprou assim? Sabem de algum problema ocorrido?
Grata!

    Uma vez comprei um pacote pela Tam Viagens e foi exigida a mesma documentação, que passei por fax. Deu tudo certo.

    Há vôos diretos da Gol para Aruba e Curaçao, mas quando fui emitir as passagens (troquei milhas) não tinha mais disponibilidade para Aruba nem Curaçao, apenas para Caracas, então emiti assim mesmo. Agora estou correndo atrás das passagens de lá para Aruba, como disse.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito