Europa A-Z

Este índice leva a todos os posts já publicados de cada destino, em ordem cronológica inversa. Os destinos em MAIÚSCULAS já têm fichas organizadas.

 

1752 comentários

Fernanda

Em janeiro do ano passado estava em Londres e Paris, viagem mochileira ficando em albergue (quarto casal e banheiro compartilhado) e economizando bastante. Claro que com alguns luxos típicos de cada lugar. Londres me surpreendeu, achei barata e gastei menos de 60 euros por dia, muitas atrações como museus são de graça e ficando no centro dá pra fazer tudo a pé. Já Paris foi cara, mesmo economizando o máximo o custo ficou em 80 euros por dia. Em Londres libra com certeza.

Fernanda, tb fui para a Europa em 2008 e nossa meta foi 100 euros por dia para o casal, sem incluir a hospedagem. Foi super tranquilo…. claro que nao fizemos nenhum luxo, mas como alguns dias nao gastavamos tanto, faziamos uma caixinha para cacifarmos um jantar bacaninha… fizemos isso na provence, paris e roma!!! Mas faziamos igual ao Ivan, refeições rapidas durante o dia e um jantar melhor a noite!!! Se vc nao quiser luxo, da demais!!!

Fernanda, fui com a minha esposa em 2008, não somos nem de longe do perfil mochileiro, mas assim mesmo planejamos um orçamento de 50 euros por dias por pessoa para uma viagem de 21 dias entre Milão, Londres, Amsterdam e Paris. Isso não incluia hospedagens e viagens entre os países, apenas alimentação, transporte urbano, ingressos e compras de pequenos suvenirs. Combinamos um esquema que das duas grandes refeições diárias uma seria estilo Fast Food, rápido e barato (Crepes, MacDonalds, Wok, etc), e a outra seria num restaurante com “talheres” como disseram aqui, geralmente na base dos “Menus”. Apenas umas 5 vezes fomos a restaurantes para escolher livremente do menu, ou seja, pagando mais caro. Acho que foi uma viagem equilibrada com excelente custo/benefício, aproveitamos e provamos um pouco de tudo sem grandes privações e no final, com um bom planejamento é bom ressaltar, passamos apenas um pouco do orçamento de 50 Euros por dias. Mas isso foi em 2008, por isso acho que esse seu orçamento 60 Euros por pessoa por dia é bem atualizado e possível de se executar sem passar pelas privações de um mochileiro 😉 ! Agora exclua totalmente desse orçamento a hospedagem, passagens internacionais e qualquer compra mais vultosa, senão vc vai se ver perseguindo um orçamento irreal.

Os 120 euro seria por casal por dia excluindo a hospedagem…. Achei essa dica no site mas acho que vamos aumentar….

Muuuito obrigada pelas dicas! Ajudaram muito!

    Então vai tranquila. A menos que tua ideia seja uma viagem gastronômica, dificilmente tu vai sentar pra almoço e janta no mesmo dia. Uma dessas refeiç?es pode ser substituída por lanches típicos, como crepes em Paris, que saem por uns 5 euros Um menu do dia custa aproximadamente 20 euros por pessoa. Um ingresso de museu, 9. 2 tikets de metrô são mais 4. Vai somando que no fim sobra um troco pro sorvete!

Olá!!!

Estou adorando o site para programar minha primeira viagem ao exterior para a Europa com meu marido.

Ficaremos 20 dias em Maio em Paris – Londres – Berlim.

Como queremos nos virar por la, fiquei com 2 duvidas de principiante:

60 euro/dia/pessoa ainda está OK?

A agente de viagens disse que em Londres quese nem se usa mais Libra que é para pensar só em EURO, está correto?????

Abraços!

    Fernanda,

    Se não inclui a hospedagem, os seus 60 euros dão sim. Mas tem que economizar comendo os menús do dia , de vez em quando refeições no hotel com coisinhas do supermercado e evitando as compras. Muita gente opta pelo fast food, média de 7 euros. Questão de prioridade. Para mim, os novos sabores fazem parte da viagem, portanto prefiro investir na comida local e economizo na muamba hehehe. Mas aí a questão é pessoal 🙂

    Outra forma de economizar é preparando bem os roteiros de cada dia, evitando os deslocamentos e fazendo o máximo possível a pé. Em Paris é super viável porque cada bairro tem suas atrações e dá para ficar o dia inteiro em cada um deles. Eu já levo até 2 ou 3 sugestões de restaurante para almoçar em cada bairro. Alguns museus tem dias e horários gratuitos, vale a pena informar-se com antecedência.

    Fernanda, eu ficaria MUITO preocupado com um agente de viagens que afirma “que em Londres quese nem se usa mais Libra”. É uma informação totalmente incorreta e equivocada. Aliás, diria eu que é mais comum o uso de libra esterlina no continente do que o de Euros por lá, pagar qualquer coisa em Euro com moeda em uma loja é a CERTEZA de prejuízo.

    Isso posto, assumo que vc está se referindo a € 120/dia para o casal sem exclusão de nada (se a hospedagem e transporte entre cidades já estiver paga, € 60 para comes, bebes, passeios permitem uma viagem tranquila desde que sem exageros, no nível “classe média do local onde visito”).

    Se nada tiver incluído, é um orçamento bastante complicado. Se for alguém de 20 anos me perguntando e pensando no esquema mochileiro, eu digo “vai e cuida do orçamento”. Para uma viagem de casal? Não acho possível.

    Dá sim… É só não querer andar de táxi nem comer de garfo e faca !!
    Mas não dá pra ter muito luxo com hospedagem… Gastando só isso, só em quarto coletivo de albergue.

    Fui com meu marido ano passado, mochilamos e ficamos em albergues, mas pegamos suítes privativas. Gastamos cerca de 70 euros por dia com hospedagem (em Londres, em libras). Então, pra ter mais sossego tem que aumentar o orçamento diário.
    Pra gastar pouco, as dicas do matraqueando.com.br foram essenciais. 🙂

    Boa sorte !

    Sinceramente, 120 euros por dia o casal, sem incluir hospedagem, vai tornar a viagem algo apenas para ver as ruas e respirar o ar de outro país, ficaria complicado até entrar em museus e outras atrações pagas. A não ser que esteja muito disposta a enfrentar quartos coletivos de albergues (o que não parece ser o caso).

    Já quanto ao agente que disse que em Londres usa-se EURO, só tenho uma coisa a dizer: TRUCO!

    100 euros pessoa dia , sem incluir aí transporte entre os países é um valor mais próximo da realidade.

    Fernanda,

    não conheço Berlim, mas acredito que esse valor seja mais do que suficiente para qualquer cidade europeia. Claro que tudo depende do seu estilo de viagem, porém em um padrão normal – transporte público (observando as dicas de economia como os passes diários ou semanais), alimentação em restaurantes honestos e de boa qualidade em regiões turísticas e algumas extravagâncias – 60 euros por dia é uma ótima conta.

    Londres é mais cara, sim, mas não descontrolável. As opções são muitas e você conseguirá se adaptar a qualquer uma delas com esse orçamento. Só lá você sentirá o clima de verdade e colocará em prática tudo o que lemos enquanto planejamos as viagens.

    Com relação a libra, em Londres usa-se apenas essa moeda. Provavelmente a agente não quis te assustar, tendo em vista o valor um pouco mais alto de cotação. No mais, é interessante levar algo para despesas imediatas e sacar o restante por lá. Eu, por exemplo, que sou correntista do banco inglês HSBC, não paguei qualquer tarifa de saques. De qualquer forma, há casas de câmbio nos aeroportos e estações de trem, se for o caso.

    Boa viagem!

    Fernanda,

    Dizer se um certo valor dá ou não, depende muito do perfil de cada um, mas posso dizer quanto as coisas custam e você decide se 30, 60, 120 ou 240 unidades monetárias locais são suficientes ou não. Lembrando, como muita gente já disse, que em Londres não se usa euro, exceto em casa de câmbio.

    Hospedagem: Em Londres, fica na faixa de 120 libras a diária para um casal num hotel bom, mas sem luxos, como o Base2Stay (excelente indicação de Ricardo Freire), Darlington Hyde Park ou Space Apart Hotel (os dois primeiros é onde eu costumo ficar quando vou a Londres e o último é onde fiquei na minha última viagem, porque os outros estavam lotados).
    Em Paris, eu fui faz mais tempo, mas acho que foi na faixa dos 100 euros, no pequeno, mas simpático Residence Les Gobelin (não confundir com um hotel de luxo quase homônimo e muito mais caro).
    Em Berlim, fiquei agora num MotelOne. Hotel simples, de rede, mas bonzinho – vale pela economia. Paguei 79 euros num quarto triplo, café da manhã à parte (assim como em Paris e no Base2Stay e Space Apart Hotel em Londres).

    Café da manhã: Nos hotéis gira em torno de 7 a 10 euros. Num supermercado, depende do que você come, mas 8 euros pro casal dá um café razoável.

    Almoço e jantar: Em Londres, se você comer no Nandos (rede portuguesa especializada em galeto, que tem em toda esquina), acho que sai umas 8 libras por pessoa. No Busaba Eat Thai (excelente tailandês com uns 4 restaurantes por Londres) sai por cerca de 10 libras. Ambos incluindo uma bebida (Coca ou cerveja) e prato com acompanhamento. Se você quiser comer carne (Angus, Aberdeen etc.) isso sobe para umas 25 a 30 libras por pessoa. Num pub, você consegue fazer uma refeição com bebida variando entre 4 e 10 libras (depende da oferta do dia e do que você quer comer).
    Paris e Berlim: Pratos variando de 12 a 20 euros é fácil de encontrar. 2 a 3 euros pela bebida.
    Em Berlim é possível economizar comendo salsicha (Curry Wurst é ótima), o que sai por uns 4 a 6 euros.
    Dica geral de economia é passar no supermercado e comprar material para um lanche (incluindo refrigerante). Sai bem mais em conta, uns 6 euros por pessoa.

    Museus: Em Londres a maioria é de graça. Exceções: Torre de Londres (acho que são 13 libras), Madame Tussauds (16 libras salvo engano, mas é só ver a página de lá) e London Eye (não é museu, mas entra na conta. Algo próximo de 15 libras – ver a página – mas tem a opção de comprar um ingresso mais barato que vale para o Madame Tussauds e a London Eye – a economia é de umas 3 libras).
    Em Paris os museus são pagos, pelo que me lembro, na faixa de 15 a 20 euros.
    Em Berlim eu não fui a nenhum museu (exceto o campo de concentração de Sachesenhaus, mas não me lembro o preço – deve ter sido algo entre 3 a 5 euros).

    Parques: Excelente programa, que é gratuito. Se tiver tempo, em Londres vá ao Battersea Park, que fica fora do roteirão tradicional, mas é muito legal).

    Transporte: Passe semanal de metrô e ônibus em Londres sai por 25 libras (mais ou menos). Não me lembro agora o preço dos passes de Berlim e Paris, mas deve ser na faixa de 25 euros. Lembrando que em Paris tem a “pegadinha” da segunda-feira. O passe semanal de transporte em Paris começa sempre na segunda-feira e termina no domingo. Se você comprar num sábado ou mesmo no domingo, ele irá se expirar no domingo. Cuidado!

    Dito isso, eu diria que 60 unidades monetárias (libras ou euros) por pessoa são mais que suficientes, se nesta conta não está incluída a hospedagem, que serão mais 60 unidades monetárias.

    Riq ou Bóia,

    O link do perguntódromo sobre a Aurora Boreal está vindo para a dúvida de Fernanda sobre quanto dinheiro é suficiente em Paris, Londres e Berlim.

Boa noite:

Por favor, gostaria de opinião sobre transporte de Espanha à Itália passando pelo sul da França.Somos um casal de 54 e 55 anos e penso que com carro seria mais cansativo.Pretendemos visitar Madri, Barcelona, uma parada em Nice, chegar em Verona e seguir viagem até Veneza, Florença, Assis e Roma.

Obrigada, Maria Angelica.

Boa tarde Ricardo!

Vou passar férias na europa, os países escolhidos foram Portugal, Espanha, França e Itália.
Serão 30 dias, mas só tenho a passagen de ida (chegada em Lisboa) e de volta (saída por Milão). Gostaria que vc me ajudasse no roteiro, principalmente onde não devo deixar de ir e qnto tempo ficar em cada lugar.
Obrigada!

Trips!
Passei aqui para agradecer todas as dicas e posts…Minha viagem para a Europa foi MARAVILHOSA! Furando filas (legalmente claro), conhecendo lugares q não estão nos guias…Só queria deixar uma dica: cuidem os sapatos e dêem descanso para seus pés durante a viajem. Voltei com fascite plantar nos dois pés que demorou dois meses para me dar sossego…Mesmo assim não me arrependo da viajem q fiz.
Bjos

Houve uma coluna do Ricardo Freire no Estadão (acho que em 15/11) sobre os passaportes turísticos para aproveitar as atrações de várias cidades da Europa (e NY) com descontos. Queria saber os links para eles, mas não encontro a coluna aqui no site nem no próprio Estado. Alguém teria?

    Não são passaportes turísticos. São passes de descontos. Entre nas páginas de cada metrópole e na seção “Mão na roda” você achará o link para o meu post sobre o passe da cidade.

    As da Europa estão no menu “Europa” e Nova YOrk está em “Américas”.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito