Europa A-Z

Este índice leva a todos os posts já publicados de cada destino, em ordem cronológica inversa. Os destinos em MAIÚSCULAS já têm fichas organizadas.

 

1752 comentários

Pessoal, vou dar uma dica que uso muito e escrevi ontem em meu site sobre: realizar uma viagem para Europa, via Estados Unidos. Qual a vantagem? Dois continentes pagando o preço de somente um. Fiz em 2010 e farei novamente em 2011.
O texto completo, com todas as informações, dicas e fotos dos trechos/tarifas está aqui: https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=3&t=606
A tarifa fica na média de R$2.200,00 e pode ser paga em 6 vezes sem juros.

no momento atual, USA tá mais barato! se tiver que limitar a decisão ao budget…

    É mesmo, Val… os Estados Unidos com o câmbio atual está bem convidativo. As companhias aéreas estão batendo recordes de ocupação.

Olá Ricardo…

Estou meio perdido. Gostaria de agendar minha primeira viagem abroad em Setembro de 2011. Eu (36) e a patroa (35).

Então, pelo clima – Europa (Alemanha, Inglaterra e França) ou os States (Washington/NY)
E pelo custo?
E quanto tempo?

eu sei, eu já li o “coisas que o blogueiro não pode fazer por você… Mas ô dúvida cruel…!

Abraços.

Luiz Marcos.

    Qua tal ambos, Luiz? Leia meu comentário abaixo. Pode ser uma boa opção para você, que está em dúvida!

Olá pessoal…. estou indo para a Itália semana que vem, vou pela Lufthansa, ou seja, com escala em Frankfurt, essa será a minha primeira viajem internacional e tenho várias dúvidas!!
1° como tenho escala em Frankfurt passarei pela imigração lá ou na Itália?
2° Ví que posso fazer o check in em Guarulhos e pegar as minhas malas direto em Veneza, sem ter o trabalho de fazer novo check in em Frankfurt, MAS, se por uma ironia do destino eles me mandarem de volta para o Brasil, como faço para ter a minha bagagem??!!! Isso pode demorar dias??
Gente desculpa se pareço estúpida, mas como foi uma viagem programada em cima da hora, estou um pouco nervosa, saio daqui do Brasil no dia 23, chegando lá dia 24, ou seja, em cima da hora para as festas.
Ficarei na casa do meu namorado, ele já me mandou a carta convite, estou com passaporte em dia, e fiz aquele seguro saúde pelo Ministério da Saúde, na 9 de Julho.
3° (e última dúvida) não tenho muita grana, estão estou pensando em dividir o dinheiro que tenho em metade (300 euros) no Visa Travel Money, e a outra metade em espécie ( os outros 300 euros), é melhor assim ou alguém tem uma outra dica para me dar?
Desde já agradeço!! e desejem-me sorte!!!

    Daniela,
    Como a Alemanha e a Itália fazem parte da União Européia, vc só fará imigração na Alemanha. Não fará uma nova na Itália. Entrará, na Itália, junto com os residentes europeus.
    Qto à grana, tem que ter 60 euros/dia. Há quem diga que não precisa ser em espécie e que o cartão de crédito internacional basta, mas eu prefiro me precaver e levar em dinheiro, além, é claro, do cartão de crédito.
    Com relação aos outros questionamentos, aguarde a ajuda de outros participantes do site.
    Ab,
    Cinthia.
    PS – Ah, BOA VIAGEM!

Grecia e Turquia, 15 dias, a partir de 25 de maio de 2011. Melhor roteiro? Encarar um cruzeiro?

Ricardo,

meu trem chega em Mestre (vindo de Florença) às 00:10. Como chegar em Veneza nesse horário???

Grato

    O último trem parte às 23h56, depois só às 5 e pouco da manhã.

    À noite há um ônibus que faz o trajeto a cada vinte minutos.

    Chegando em Veneza à hora que for, o melhor a fazer sempre é pedir instruções de traslado ao hotel. Sem isso você vai se perder, pode parar no lugar errado, as chances de dar chabu são enormes.

Olá a todos,
Como vida de professor só me dá ao direito viajar em janeiro, pretendo pegar o frio Europeu no próximo mês (jan/2011), mas ainda estou em dúvida para qual país. Um amigo recomendou a Itália já que irei com minha esposa, e com bons preços para Milão, penso em utilizar esta cidade como base. Mas, lendo o blog, percebo que posso ter outras opções – melhores, sobre o que fazer na Itália. Alguma dica?
Obrigado

    Daniel,
    Depende de quantos dias você vai ficar. Para montar base eu escolheria Firenze, Roma, além de duas noites em Veneza. Acho Milão interessante como uma cidade de passagem.
    Abs

    Lucia,
    Depois de ver melhor tudo que poderia no site e ter mil dúvidas, voltei atrás quanto a Janeiro e…resolvi que vamos passar o Reveillon na Itália. Detalhando melhor, pretendo ir dia 27/12 e retornar 12/01 (ou datas próximas). A minha dúvida ainda é a cidade em que passaríamos o 31/12. De início, pensamos no seguinte roteiro:
    2 noites em Milão
    4 noites em Veneza (incluindo, o Reveillon)
    2 noites em Bologna
    2 noites em Firenze
    4 noites em Roma
    1 noite em Milão somente para retornar ao Brasil

    Essa, pelo menos, é uma ideia inicial com base em algumas dicas, especialmente de um amigo que esteve por lá recentemente. Mas, considerando os preços (e a procura) por Veneza no Reveillon, estamos agora dispostos a repensar o roteiro (dentro destas mesmas datas) e partir, talvez, para um Plano B. Apesar do orçamento curto, aliás, se alguém souber de um bom hotel ou restaurante para a noite de Ano Novo, pela Itália, ainda é de grande valia para rever o Roteiro.
    Obrigado pelas dicas.

    Daniel
    um primo do marido, em lua-de-mel, passou o Reveillon em Veneza, como você pretende. Ele e a esposa já tinham escolhido o restaurante para a virada, mas ao chegar na porta ficaram escandalizados com a alteração de preços do menu e acabaram encarando um mac-lanche para comer em plena Piazza San Marcos e contam a história com muita alegria.
    Se o orçamento é apertado, eu seguiria a dica do Ricardo Freire de passar num mercado e fazer uma ‘ceia’ em ‘casa’. Saiba que é comum ver as pessoas comendo pelas ruas (há umas saladinhas prontas para consumo no mercado que são maravilhosas – vêm com sistema para o tempero soltar quando você abre, garfo, etc).

    Se posso me meter no roteiro, jogaria uma noite de Milão para Florença. A uma porque amei Florença (passei 3 noites lá no ano passado) e a duas porque Milão é cara e em um dia se faz o ‘básico’ (eu, que fiquei só uma noite, vi os pontos turísticos mais clássicos na tarde em que cheguei – largamos as malas 12:30 no hotel e batemos muuuita perna).

    Daniel,
    Eu já passei um reveillon em Veneza. O negócio é comprar alguma coisinha e ficar na praça de San Marco mesmo. É muito mais animado que o de Paris e vai ficar na memória. Com relação à hospedagem para achar preço mais conta, acho legal dar uma pesquisada em Mestre. No site tem umas dicas legais de hospedagem. Eu fiquei na região de Santa Helena em Veneza. Era longe do burburinho e portanto não tão caro. Pesquise um hotel pelo venere.com, que te dá a localização dos hotéis no mapa. Eu ficaria somente duas noites em Veneza, a não ser que você tenha algum interesse específico na cidade. Acho melhor você ter mais dias em Firenze em um hotel próximo da estação central, para você poder explorar as cidades próximas (Pisa, San Gemigniano, Siena).
    Não vale a pena passar muito tempo em Milão. Em meio dia você conhece o básico. É só mesmo uma cidade de passagem.

    Daniel: eu tenho a mesma opinião da Lucia, inclusive quanto a Mestre, porque embora eu saiba que é muito melhor dormir e acordar em Veneza, para quem quer economizar uns trocos os preços em Mestre são tentadores.
    Em outubro do ano passado fiquei 2 noites no Villa Podgora em Mestre, que se mostrou bem razoável para 50 dólares/casal – preço de albergue, por quarto privativo com café da manhã. Comprei um vale Ônibus-Vaporetto para 2 dias, pegava o ônibus a uma quadra do hotel e em 5 minutos estava em Veneza. Não me arrependo. Penei para encontrar internet em Veneza e ri muito quando vi que ao lado do hotel havia uma lan house por um terço do preço.
    E faço coro com a Lucia – uma tarde e uma noite em Milão dá para o básico, mais vale pernoitar em outros lugares, como sugerido (de Firenze fazer bate-volta a Pisa, Siena, San Gemigniano). Mas se for ficar mais tempo em Milão considere ir ao Lago de Como, que se eu tivesse tempo eu teria encarado)

    “lan house por um terço do preço” – “um terço” em relação ao preço que paguei em Veneza.

    Lucia, Ana Carolina, Ricardo,

    Obrigado pelas dicas, foram ótimas e já as deixei registradas. Mas ficarão para um novo momento. Apesar de termos quase certa esta viagem, acabamos mudando (um pouquinho) nosso destino, para realizar também um sonho antigo: Reveillon em Praga. Agora, minha tarefa, é reler todas as dicas do VnV sobre os trechos que faremos, e planejar os últimos detalhes. Mas, confesso, fiquei impressionado com a qualidade do Blog. E, decerto, tentarei fazer o registro do que for possível, para também compartilhar. É uma ótima forma de incentivar as pessoas a viajarem. Obrigado a vocês.
    (em tempo, qualquer dica – além do que já está registrado – para Praga, Vienna, Budapeste e região, serão sempre bem-vindas!)

    Ricardo,
    Novamente valeu pelas dicas. Ficarei de olho aqui em seus relatos do Natal por lá. Serão muito valiosos.
    Abraço

Riq,

Embora nunca tenha me manifestado, sou leitor assíduo do blog. Praticamente diário. E isso por que descobri o seu blog no início do meu planejamento de uma viagem a Europa que farei em setembro do ano que vem, com a família, como presente de aniversário de minha filha de 15 anos. Claro que todas as dicas, museus e passeios sugeridos aqui (e nos blogs que tu recomendas) são a preferência. Mas como a viagem é dela, e eu não pretendo discutir a possibilidade dela ir à balada sozinha na Europa, as alternativas são os shows. Dia desses eu vi um site que tem uma espécie de agenda cultural, com shows, peças, espetáculos ao redor da Europa e cometi a infâmia de não adicioná-lo aos favoritos. E agora, adivinha: não acho nem a pau. Tu não terias uma dica a respeito do assunto? Desde já, obrigado.

Trips,
Preciso de uma ajuda. Estou montando um roteiro de 10 dias percorrendo a região de Bordeaux e da Dordogne.
Já googlei nos comentários e no site não achei nada sobre hospedagem na região. Será que alguém pode me dar uma dica bacana?

    Ricardo,
    Já tinha dado uma olhada, porém a Isabel não fala nada sobre hospedagem. Dei uma olhada no trip advisor também. A principal dúvida é com relação a Bordeaux. Vale a pena ficar na cidade de Bordeaux ou nos arredores?

    Oi, xará! Eu fiz uma viagem por essa região em 2001, mesclando carro e bike, e foi um barato!! Ñ fomos a Bordeaux, só à região vinícola ali perto – Médoc, Pauillac, depois seguimos p/St Emilion, e finalmente p/o Périgord. Mas nada disso está postado, está só no meu computador. Se vc tiver interesse, posso te mandar por e-mail o roteiro e a lista dos hotéis onde ficamos. É só vc me mandar o seu e-mail. E qq dúvida, me fale, quem sabe posso ajudar? O Périgord (Dordogne é uma parte do Périgord) é fantástico, e é uma das viagens que me encantariam repetir. Portanto, é um prazer falar de lá.
    Bjs,
    Lu

    Lu,
    Obrigada pelo oferecimento. Pretendo uma base em Bordeaux para fazer a região vinícola. Como vou agora no inverno, a maioria dos hotéis da região estão fechados, então acho que vou ficar em Bordeaux mesmo. Na região do Perigord vou ficar em Sarlat. Você poderia me mandar seu roteiro? Agradeço mesmo.O email é [email protected].

    lucia, estive há poucas semanas apenas em bordeaux. achei os preços de hospedagem na cidade meio altos por ser baixa estação, sobretudo aqueles que ficavam encravados no centro antigo, a parte + bacana da cidade. mesmo hotéis mt criticados no tripadvisor ñ saiam por menos de 100 euros a diária. acabei optando por um hotel de uma das redes da accor, o adagio gambetta ( https://www.accorhotels.com/pt/hotel-6643-adagio-bordeaux-gambetta/index.shtml ), por 80 euros no booking.com. o hotel é moderno, comwifi grátis, bem agradável, com mini-cozinha e quarto tremendamente espaçoso (mesmo), e está a apenas um quarteirão da “entrada” do centro antigo. acho q os adagio são meio apart-hotéis, com padrão de conforto intermediário entre ibis e mercure.
    embora eu estivesse acompanhado de apenas mais uma pessoa, fiquei num quarto para 3 ocupantes — o studio para 2 tem um sofá-cama em lugar de cama. ñ quis arriscar.

    Luis,
    Eu vi as resenhas do Adagio Gambetta no Trip Advisor. Ele está listado no venere na opção de apart hotel.
    A questão do sofá-cama me chamou a atenção. Boa dica em reservar para três pessoas no lugar de dois, para evitar o dito cujo. Obrigada.

    por nada.
    como é uma cidade francesa, vc vai achar accor pra todo tipo de gosto e bolso — de f1 a mercure, passando por outras categorias q a gente nem conhece aqui. pode valer a pena entrar no site da accor e ver q tarifas te interessam +. foi o q fiz, mas acabei reservando por outro site, + em conta. escolhi o gambetta pq era o q combinava melhor proximidade do centro histórico com espaço no quarto.
    uma ótima viagem pra vc.

    Em Bordeaux fiquei num Mercure da rede Accor muito bom e charmoso. Procure no site da Accor todas as possibilidades da rede, e dependendo da epoca do ano, pode encontrar boas promoções.

Uma outra dúvida de um marinheiro de primeira viagem: se eu for pra Paris com escala em Madrid, com troca de aeronave, eu tenho que passar na imigração de Madrid ou vou ter que fazer isso somente em Paris? E quanto ao preço da passagem, está cerca de 20 a 25% mais barato…

    A imigração é sempre no primeiro aeroporto. O vôo Madri-Paris vai ser doméstico. (A exceção seria a Inglaterra, onde há uma nova imigração porque está fora do espaço Schengen e você pega a fila dos não-comunitários)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito