Fotoblog: entardecer em Siena

Entardecer em Siena

Esquisito como Siena não me impressionou da primeira vez que visitei, há 15 anos.

Entardecer em SienaEntardecer em SienaEntardecer em Siena

Lembro de ter ficado com a impressão de que a cidade era austera demais. Não era páreo para Florença.

Entardecer em SienaEntardecer em SienaEntardecer em Siena

Talvez estivesse toda tapumada, quem sabe. Ou talvez eu estivesse num dia ruim.

Entardecer em Siena

Voltei agora a Siena e não consigo entender como não me deixei encantar por ela na outra passada.

Entardecer em SienaEntardecer em SienaEntardecer em Siena

Claro que ajudou o fato de eu ter chegado na hora mágica do meio da tarde. (Tivesse chegado quarenta e cinco minutos antes, teria encontrado Il Campo totalmente ao sol.)

siena-11

Entardecer em SienaEntardecer em SienaEntardecer em Siena

Deu tempo de perambular pelas vielas, tomar um vinhozinho no Campo, visitar o Duomo e subir ao seu mirante.

Entardecer em Siena

Entardecer em Siena

Entardecer em SienaEntardecer em SienaEntardecer em Siena

Muita beleza pra uma tarde só…

Duomo de Siena

Duomo de SienaDuomo de SienaDuomo de Siena

Para arrematar, descolei uma trattoria ótima no TripAdvisor.it, com direito a visões noturnas da cidade de saideira.

Siena

Arrivedêrtchi, béééélá!

A rede AccorHotels.com apoia essa temporada do VnV na Europa.

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

61 comentários

Ricky, vou de carro até Siena, onde pretendo devolvê-lo, passar o dia, e seguir de trem para Florença. Onde consigo deixar as malas? Não encontrei informação de que há lockers no terminal ferroviário de Siena…

    Olá, Giuliana! Quem responde é A Bóia. O melhor meio de ir de Siena a Florença é o ônibus. Na Itália, só as ‘grandi stazioni’ têm guarda-volumes — a de Suena é uma estação de linhas regionais. Encontrei esse guarda-volumes privado:

    https://bagbnb.com/luggage-storage/siena

Estaremos na Toscana nos últimos 10 dias de setembro. Nosso roteiro inclui 2 deslocamentos em ônibus ( Florença – Siena e Siena – Roma ). Tivemos a informação de que há possibilidade de utilizar um ônibus de alta velocidade, com 16 lugares, wi-fi e outras comodidades com o nome de Freccialink. Fomos remetidos ao site da Trenitalia mas não descobrimos como comprar. Imaginamos ser indicada a compra com antecedência pois acho que são apenas 2 horários diários e poucos assentos disponíveis. Poderiam nos orientar a respeito? Muito grata!

Acabei de sair de uma Florença tão abarrotada de gente que tirou parte do seu encanto. Siena, por sua vez, onde estou pela primeira vez, está me encantando!!! A cidade é bela, alegre e é simplesmente delicioso se perder por seus becos e ruas!!!

E’ muito dificil, para quem se interessa um pouco por historia e arte ocidental, escolher uma cidade preferida na Italia. Principalmente pela influencia, em praticamente todos os aspectos de nossas vidas (afinal, sao cerca de 2.500 anos de historia, ininterruptos). Essas cidades nao se resumem apenas as suas belezas indescritiveis, mas tambem, ao que esta’ por traz delas. Por exemplo: Para mim, as vezes, Florenca e’ mais bela por suas construcoes, mas tambem pelo que representa como berco do renascimento – que substituiu Deus pelo Homem como o centro do Universo, como criadora do sistema bancario internacional, pelo poder quase infinito de sua riqueza, pelo patrocinio incansavel de artes soberbas (pintura, escultura, musica, poesia e outras) e etc.
Por outro lado Siena, de repente toma esse lugar, por algumas de suas belezas fisicas, mas principalmente, quando me lembro das provas seculares dos “Palios” – a corrida de cavalos mais antiga do mundo, com suas “Contradas” – com certeza um secular certificado de DNA, para os Seneses, da “Banca Monte dei Paschi di Siena”, igualmente o banco mais antigo do mundo, de sua Catedral unica, da sua cor ao por do sol, enfim, de um sem numero de razoes e motivos.
Isso serve para, praticamente quase todas as cidades Italianas. Que tal Montepulciano, Veneza, Roma, Milao, Pisa, Genova, Assis, Napoles, Siracusa e algumas centenas de outras mais?
Qualquer afirmacao, alem de nosso gosto muito pessoal, seria uma injustica. Todas, quase na sua totalidade, suplanta qualquer outra, por sua secular riqueza historica, militar ou cultural (para nao falarmos em milenios). Basta nos aprofundarmos nos infinitos segredos de qualquer uma delas, e quase imediatamente, se tornara’ a nossa preferida.
Abcs.
Durval.

Gratíssima pela informação!
Quando chegar em Assis procurarei ver a melhor maneira para fazer um bate-volta a Siena!
Arrivederci!

Olá!
Como leitora assídua e fã deste espaço, gostaria de agradecer a imensa ajuda que sempre encontro por aqui para fazer os roteiros das minhas poucas viagens. Estarei em Assis no dia 16 de novembro próximo e gostaria de saber se há linha de ônibus regular entre a cidade de Assis e Siena. Agradeço desde já pela atenção.

Boia, não entendi bem a pergunta da Kaká,”, fiquei com uma duvida. Com o opa si pass e possível visitar esta parte nova de cima do como de siema?” e vc respondeu “É preciso marcar horário, mas tendo horário marcado o passe dá direito a subir.”
seria, por acaso a respeito referente a visita do Duomo e sua Torre? Eu quero ir lá! é preciso agendar? como se faz??
A propósito vcs são maravilhosos! muito obrigada

Riq, fiquei com uma duvida. Com o opa si pass e possível visitar esta parte nova de cima do como de siema?
No site fala que apenas e possível visitar com prenotacao e que as visitas sao limitadas a pequenos grupos.
Obrigada,
Kaka

    Olá, kaka! Quem responde é A Bóia. É preciso marcar horário, mas tendo horário marcado o passe dá direito a subir.

Olá!! Estou indo agora em maio passar 13 dias na TOscana com meu marido e estamos em dúvida sobre a hospedagem de Siena. Vamos passar duas noites lá, mas servirá meio como base para, de carro, conhecermos os arredores. É melhor ficarmos hospedados em Siena mesmo ou em algum hotel desse “agroturismo”? Nao teriamos nenhum dia dedicado totalmente a SIena, apenas pedacos do dia, com isso ficar fora da cidade seria prejudicial?
Outra coisa, Vamos de carro de FLorenca a Siena, nos falaram que a estrada do Vale do Chianti, a Chiantigiana é linda! Vale a pena fazer o trajeto por ela ou é melhor “ganhar” tempo e ir logo por San Gimignano /VOlterra chegando em Siena? Agradeco demais se me responderem, estou com muita duvida e temos que decidir ja ja!! Adoro o site, leio sempre e viajo so nas leituras…. 🙂

Olá,

Primeiramente parabéns pelo rico trabalho que ajuda a todos que amam viajar. VnV é leitura obrigatória pra mim, seja qual for a viajem que eu faça, sempre procuro as dicas aqui.

Para conhecer a região da Toscana, estou tentando aproveitar ao máximo as dicas, e pretendo ficar 2 noites em Florença, depois alugar um carro e ir pra Siena, por 4 noites. Depois queria entregar o carro em Siena mesmo e pegar um trem para Roma, só que não consegui localizar no site da companhia de trem esse trajeto Siena/Roma. Será que terei de voltar a Florença para depois seguir pra Roma?
Desde já agradeço pela dica.

    Olá, Adriana! A Trenitalia faz Siena-Roma; você precisa clicar em “tutti i treni”. Em alguns horários você fará baldeação em Florença, sim. O mais prático é ir de ônibus. Compre a passagem no primeiro dia que passar pela cidade (até a véspera está bom).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.