Miniguia de praias | Sergipe

Ilha da Sogra, Praia do Saco

Sergipe pode não ter o litoral recortado nem o mar azulzinho de outros estados nordestinos — mas em compensação oferece a maior diversidade de passeios que você vai encontrar perto da praia no Nordeste.


View Praias e passeios de Sergipe in a larger map

Estratégias & roteiros

  • O estado é compacto. Vale a pena alugar um carro para fazer os passeios por conta própria. Com base em Aracaju você pode visitar o litoral norte (Barra dos Coqueiros, Pirambu, o pantanal de Pacajuba), o litoral sul (Praia do Saco), as cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão e o Parque dos Falcões — um cardápio para pelo menos quatro dias inteiros.
  • A cereja do bolo sergipano, o passeio pelo cânion alagado do Xingó, no rio São Francisco, pode ser feito num bate-volta bastante cansativo desde Aracaju (neste caso, melhor fazer em passeio organizado do que por conta própria). Mas você vai aproveitar muito mais se programar um ou dois pernoites por lá, seja em Canindé de São Francisco (lago sergipano), seja em Piranhas (lado alagoano).
  • As épocas mais animadas em Aracaju são durante o Pré-Caju (em 2015: de 23 a 25 de janeiro) e o São João (o mais confortável do Brasil para o turista, devido à grande superioridade de Aracaju em comparação a Campina Grande e Caruaru nos quesitos hospedagem, gastronomia e passeios).

Role a página para ler mais sobre Aracaju (com dicas para o Xingó), Barra dos Coqueiros e Praia do Saco.

Aracaju

13 de julho

Barra dos Coqueiros

Hotel Prodigy

Praia do Saco

Praia do Saco

  • É a sua praia: se você procura uma praia calminha e de mar azul em Sergipe
  • Não é a sua praia: se você precisa de um hotelão ou resortão

Vai por mim: Praia do Saco

Normalmente, rios caudalosos que deságuam no mar são tidos como vilões que turvam as águas das praias próximas. Com o Rio Real acontece o oposto: graças a suas águas azuizinhas, a Praia do Saco tem o mar mais bonito – e calmo – de Sergipe. Da orla do vilarejo, ocupada por casas de bacanas, avista-se a Ilha da Sogra, um banco de areia que é parada de passeios de barco. Tudo isso já é lindo, mas é só um trailer: a praia realmente estonteante é a Ponta do Saco, um pouco mais ao sul, que fica exatamente na esquina do rio com o mar e mistura as duas paisagens: com os pés na areia branquinha, vê-se o mangue na outra margem. A mais famosa (e menos bonita, na minha opinião) Mangue Seco está do outro lado do rio, já na Bahia; a mesma escuna que leva à ilha da Sogra normalmente vai até a terra de Tieta também. Na praia da vila, experimente o catado de aratu do restaurante da Josefina.

Onde ficar: Praia do Saco

A pousada bem em frente à praia da vila é a Florais do Atlântico. Um pouco mais ao norte, na Praia das Dunas (o nome diz tudo), a melhor pousada é a Pousada Praia das Dunas.

Como chegar: Praia do Saco

A Praia do Saco está 65 km ao sul de Aracaju. Basta sair pela Rodovia José Sarney e pegar a ponte Joel Silveira, que atravessa o rio Vaza-Barris. No caminho você vai passar pela entrada a outras praias do litoral sul, como Abaís e Caueira, que têm mais estrutura para receber visitantes de um dia.

Leia mais:

Passagens mais baratas para Aracaju no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Garanta seus passeios em Aracaju com a Desbravo

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Aracaju na Rentcars em até 10 vezes

79 comentários

Quase todos os anos vamos à Aracaju, pra mim, a cidade mais simpática do Nordeste. Desta vez fomos à Croa do Goré, uma ilha no rio Vaza-Barris, com um bar flutuante, já que a ilha submerge com a maré. É mais um passei imperdível neste cidade linda demais. Super recomendo.

Vamos para Aracaju em outubro é esse site ajudou bastante a traçar a rota para outros passeios, pois só estava definido até então, o passeio pelo Cânio do Xingo.
Muito bom.

Gostaria de visitar Aracaju/SE no terceiro decenio de novembro deste ano, entretanto
não tenho noção de onde hospedar – lugares mais próximos das barracas da noite, lugar mais seguro, lugar mais estratégico para visitar praias mais distantes, etc. Se possível gostaria que me retornassem, no que agradeço muito.

    Olá, Alvaro! Leia a seção “Onde ficar em Aracaju”, está tudo explicado ali.

Olá, Ricardo, parabéns pelos excelentes miniguias, fico encantada com as suas descrições.
Estou programando minha viagem de férias com marido e filha de 6 anos para a primeira quinzena de julho. Gostei muito das dicas de Sergipe.
Para criança dessa idade, seria mais interessante ficarmos no Prodigy Resort? Ou nessa época ele é muito cheio e fica improvável descansarmos?
Muito obrigada por sempre ajudar-nos. Não viajo sem antes ler suas dicas!

Vou para Aracaju e só tenho dois dias para passeio.
Penso em ir ao oceanário logo na chegada, para aproveitar o resto do dia.
Basicamente tenho só a quinta feira para um passeio maior. Estarei com 3 crianças. Acho que ir até o Canion do Xingo será muito cansativo para eles.
Pelo que vi, ir até a Praia do Saco é uma boa opção. Mas fiquei confusa se Mangue-Seco é por ali ou não tem nada que ver? No mesmo passeio se passa pelo prejeto Tamar?
Para o terceiro dia queria uma dica de passeio pois tenho que voltar a Aracaju, caso for sair, até as 16hrs.
Obrigada.

    Olá, Débora! O Projeto Tamar fica para o norte de Aracaju. Você não viu o mapa?

    Há passeios de barco que saem das proximidades da Praia do Saco, passam pela Ilha da Viúva (Praia do Saco) e seguem a Mangue Seco. Informe-se no seu hotel, eles têm o contato.

Olá,

Gostaria se saber se há uma outra opção de cidade-base, que não Aracaju. Estou buscando uma cidade menor, com uma estrutura parecida com Jericoacoara, por exemplo. Piranhas seria assim?
O fim do ano é uma boa época para ir?

Obrigada!

    Olá, Luciana. Se essa cidade ou base existisse, fique certa que estaria citada no post. Não procure Jericoacoara em Sergipe. Não procure o cânion do Xingó no Ceará.

    O fim do ano é uma boa época. Piranhas fica em Alagoas, é uma base para o cânion do Xingó, não para passear por Sergipe.

Oi Ricardo e bóia,

vocês sabem se há alguma boa novidade em termos de hospedagem em Sergipe (Capital e litoral)? Mais uma dúvida: é possível ter uma experiência “parecida” com a Pousada do Toque em algum outro estado do Nordeste que não Alagoas?
Obrigada!

Bjos
Mari

    Olá, Mari! Não sabemos de novidades em Sergipe, a não ser a reativação do hotel da Barra dos Coqueiros, que agora se chama Prodigy, é da rede GJP (de Guilherme Paulus, que também é chairman da CVC).

    Não tente encontrar um destino em outro. As condições específicas da Rota Ecológica só ocorrem por lá.

Olá! Parabéns pelo trabalho.
Gostaria de viajar em julho com meu marido e minha filha de 13 anos para um lugar bem ensolarado. Já fomos a Natal e adoramos mas venta muito nessa época.
Goiás é uma boa opção com suas águas quentes? Ou é no Nordeste ou no Norte que devemos ir?
Agradeço a resposta.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito